• baile da santinha
  • monge executivo
  • e-titulo
  • TV O DIA - fullbanner w3b
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias União

19 de setembro de 2018

Prefeitura realiza encontro sobre direitos dos LGBTs

Evento foi realizado através da SEMASC na sede da UESPI de União

A Prefeitura Municipal de União, por intermédio da secretaria de Ação Social e Cidadania-SEMASC, em parceria com a Diretoria de Direitos Humanos e Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania-SASC, realizou nesta terça-feira, dia 18, atividades com o Grupo de Convivência de Travestis e Transexuais Itinerante com o tem "Direito de Travestis e Transexuais em Movimento, movendo as estruturas".

O evento foi mais uma oportunidade para se debater os direitos de travestis e transexuais. "Nós da SEMASC, enquanto gestão, estamos abertos a todos os movimentos, roda de conversa, se precisar de material, organizar conferência, tudo que for necessário para a gente trabalhar a questão de respeito ao próximo", disse a secretária Martina Costa.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, compareceu e falou sobre a importância do encontro. “O respeito ao próximo é de grande importância. A nossa gestão tem trabalhado esta questão em relação a todos os cidadãos e este encontro é de grande importância para a conscientização de todos nós”, explicou.

O encontro aconteceu no Auditório da UESPI, em União, e contou com a participação de populares e autoridades. Entre os presentes estavam o Prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, o Delegado de União, Dr. Ricardo Lemos, a Secretária de Ação Social e Cidadania, Martina Cavalcante, Secretário de Educação Marcone Martins, a Secretária do Centro de Referência LGBT do SASC, Maria Laura dos Reis e a Defensora Pública Patrícia Monte.

18 de setembro de 2018

17 de setembro de 2018

13 de setembro de 2018

Confira a programação para o aniversário de 165 anos de União

Atividades de ação social, saúde, missa e corte do bolo fazem parte da programação

O município de União vai comemorar 165 anos com vasta programação de atividades, começando neste sábado (15) e seguindo até a segunda-feira (17). A Prefeitura Municipal estará entregando obras na zona urbana e zona rural, haverá ainda a abertura de um campeonato de futebol e a oferta de serviços de cidadania e de Saúde, além de missa em ação de graças, corte do bolo de aniversário e shows artísticos.

Para o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, a programação contempla os feitos da gestão nos últimos meses. “Trabalhamos bastante desde que assumimos, iremos entregar para a população as obras e ações mais recentes realizadas pela gestão municipal. Todas as secretarias estão envolvidas na organização das demais atividades que serão realizadas”, destacou.

O ponto mais aguardado da programação é o show de aniversário, que acontece no domingo (16), às 20h na Praça Barão de Gurguéia. Este ano a prefeitura está trazendo o cantor Avine Vinny como atração principal e que estará acompanhado pelas bandas unionenses: Glauber Ferrari e Hallyson e Balada de Luxo.

CONFIRA:

Sábado (16/09)

8:00h - Entrega de um Carro Modelo L200 para a Secretaria Municipal de Saúde

Entrega de um Carro Modelo pick up cabine dupla para a Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania

Local: Praça de Eventos em frente ao Mercado Municipal

8:00 às 12:00h -  Ação Social (Atendimento ao Público com prestação de serviços) Local: Praça de Eventos em frente ao Mercado Municipal

Secretaria Municipal de Educação: Atividades Lúdicas para as crianças

Secretaria Municipal de Saúde: Aferição de Pressão, exame de glicemia, IMC e Correção de Postura com Fisioterapeutas

Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania - Manicure e pedicure cabelereiro, Sobrancelha.

 8:30h - Inauguração da Reforma da Unidade Escolar Camilo José dos Reis

Local: Zundão dos Camilos

9:30h - Inauguração da Estrada na Localidade Bandeira/Capão do Coco- Zona Rural

11:00h - Inauguração da Pavimentação Asfáltica da Rua Quintino Bocaiuva- Bairro Cruzeiro - Zona Urbana

11:30h - Entrega de Fardamentos e TV para o SAMU

Local: Base Descentralizada - SAMU/ União  

17:00h - Abertura dos jogos de Futebol -  Campeonato Rural com disputa da Taça do Aniversário de União 165 Anos.

 Local: Estádio Municipal Sergisnando Alencar

20:00h - Show Musical: Glaúber Ferrari, Hallisson Balada de Luxo e Avine Nevine

 Queima de Fogos

 Local Praça Barão de Gurguéia

 Domingo – 16/09

10:30h - Corte do Bolo

 Local: Em frente à Igreja Matriz

11:00h - Missa em Ação de Graças

 Local: Igreja Matriz

12 de setembro de 2018

Parceria entre gestão e Poder Judiciário realiza casamento comunitário

Ao total, 53 casais foram beneficiados com uma linda festa realizada na AABB

A Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria de Ação Social e Cidadania - SEMASC e o Poder Judiciário, através do projeto Justiça Itinerante, realizou na manhã de segunda-feira, 10 de Setembro, o casamento comunitário de 53 casais.

A cerimônia aconteceu na AABB e contou com a presença do Prefeito Dr. Paulo Henrique, a Secretária de Assistência Social Martina Costa, o Vereador Manoel Cecílio, Lucinete do Cartório, que compuseram a mesa e também contou com a presença dos secretários Macone Martins, (Educação), França (Esporte), Leonardo Meneses (Finanças), Walterlene Sousa (Administração) que prestigiaram o evento.

O local ganhou uma decoração especial e requintes de um casamento dos sonhos: mesa de bolo, flores, música, recepção, espaço para fotos e uma banda para alegrar a festa.

O Prefeito Dr. Paulo Henrique, em seu discurso falou da alegria em poder ajudar a realizar este sonho "Não importa a diferença de idade, a cor ou poder aquisitivo e sim o amor entre as pessoas. Isso é fundamental na preservação e no equilíbrio de uma família, tornando a convivência saudável e feliz. Votos de que os casais continuem desfrutando do amor e de uma vida conjugal cada vez melhor", destacou.

A Secretária de Ação Social e Cidadania, Martina Costa, dirigiu aos noivos palavras de otimismo e satisfação, além da alegria de poder proporcionar esse momento. “É uma imensa satisfação poder proporcionar a todos vocês um momento como este, tudo preparado com muito amor e carinho para celebrar a união destas pessoas de bem”, frisou.

Logo após o casamento, os casais assinaram os documentos, tiraram fotos e participaram de uma linda festa.

Escolas se preparam para VI Olimpíadas Escolares em União

Evento acontece entre os dias 18 e 22 de setembro

As escolas da rede municipal de ensino de União já estão se preparando para a realização da VI Edição das Olimpíadas Escolares no município, evento que acontece no dia 18 deste mês. O evento deve atrair mais uma vez milhares de pessoas e contará com a participação das escolas dos polos de: Novo Nilo, David Caldas, Buriti Alegre e Divinópolis. O evento segue até sábado (22).

O Ginásio de Esportes “O Pindungão” e o Estádio Municipal vão sediar a realização do evento, com as modalidades de atletismo, voleibol, futsal e queimada, divididos em quase 700 jogos, com a participação de mais 750 atletas que participaram de eliminatórias já realizadas nos polos.

O Secretário Municipal de Educação, Marcone Martins, em entrevista relatou a importância do envolvimento dos alunos e professores. “Será um momento de confraternização e também de integração entre as escolas do município. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Educação, por meio do departamento de Educação Física”, explicou. 

A coordenadora do evento, Nildes Piauilino, está otimista com a realização e ressaltou o apoio total da prefeitura e da Secretaria de Educação. “É mais um desafio que nossa equipe irá conseguir realizar com sucesso e contamos com presença dos nossos atletas e professores. É um evento que proporciona ainda um ambiente para aprendizagem no âmbito da educação física”, frisou.

11 de setembro de 2018

União atinge média histórica no IDEB e avança na Educação

Município ficou com a 7ª colocação entre os municípios piauienses com mais de 20 mil habitantes

O município de União registrou em 2017 uma média histórica no IDEB. Alcançou previamente a nota de 4.7, projetada somente para o ano de 2019, com isso a cidade se destacou e ficou em 7º lugar entre os municípios piauienses com mais de 20 mil habitantes. 

A conquista foi recebida e celebrada pela gestão municipal e também pelos profissionais envolvidos na Educação do município. O secretário municipal de Educação, Marcone Martins, atribui a conquista a uma soma de esforços e ações realizadas nos últimos meses na Educação que é ofertada na rede municipal de ensino.

“Não podemos deixar de destacar o empenho dos profissionais da Educação do município... Professores, diretores e todos aqueles envolvidos. A gestão está trabalhando em parceria com estes profissionais para fortalecer e melhorar a qualidade da nossa Educação. É um trabalho de formiguinha, mas já estamos vendo os resultados e colhendo os frutos”, frisou.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, comemorou a notícia e destacou os avanços na Educação. “Tomamos algumas medidas e continuamos fazendo estudos aprofundados na nossa Educação, buscando parcerias e formas de melhorar ainda mais. É importante destacar o nosso trabalho sempre em parceria com os professores e servidores da Educação, sabemos do esforço e do compromisso de cada um. Alcançamos esta meta em 2017, queremos avançar mais este ano de 2018 e assim sucessivamente. Quem ganha com isso são os nossos estudantes e a população unionense!”, destaca.

Secretário Marcone Martins e prefeito, Dr. Paulo Henrique

06 de setembro de 2018

03 de setembro de 2018

União conta com projeto de coleta seletiva do lixo

Lixeiras já estão instaladas em alguns pontos no centro da cidade

A Prefeitura Municipal de União adquiriu, através das Secretarias de Obras, Agricultura e Meio Ambiente, lixeiras para coleta de lixo seletivo. A ação é um dos primeiros passos de um olhar voltado para o cuidado com o meio ambiente que nunca teve os devidos cuidados em União. As lixeiras já foram instaladas na Avenida Filinto Rêgo e em algumas praças da cidade.

Para o prefeito, Dr. Paulo Henrique, a ação é de grande importância. “É mais uma forma de otimizar a coleta do lixo em nossa cidade. Estamos trabalhando para melhorar a cada dia a nossa limpeza pública e esta campanha da coleta seletiva veio para somar a este processo. Outras ações serão realizadas para melhorar mais”, destacou.

O secretário de Agricultura, Amaury Rachid, destacou a parceria entre as secretarias. “A parceria garante ações como esta para conscientização da população. Estamos juntos na busca por soluções para os problemas do município e a limpeza pública passa diretamente pelas ações da pasta do Meio Ambiente”, informou.

"É o primeiro passo para adequar União a lei ambiental que nunca foi respeitada no nosso município. Agora, estamos começando a Educação Ambiental nas escolas, distribuição de folhetos, buscando a conscientização da população. A gestão já contratou uma empresa que faz a limpeza no município, inclusive com dois veículos novos. Pedimos a consciência da população em usar de maneira correta as lixeiras, separando o lixo de acordo com cada tipo", comentou David Miranda, assessor da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

31 de agosto de 2018

28 de agosto de 2018

Shows e apresentações culturais marcam as noites dos Festejos

População participa ativamente das atividades na Praça e no Parque Beira Rio

São 10 noites de festejos de São Raimundo Nonato com intensa programação religiosa e cultural. A Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios tem recebido diariamente centenas de fieis que vem de todos os lugares para homenagear o co-padroeiro do município e prestigiar as demais atividades.

Com dois palcos distintos (um na Praça Barão de Gurgueia e outro no Parque Beira Rio) a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promovem mais de 20 shows para a população e visitantes. Já passaram por União, nos últimos dias, nomes como: Taty Girl, Rosa Xote, Validuaté, Dimas Bezerra, Cássio Bruno e ainda bandas locais como: Toinho do Arrocha, Irla Milena, Fernando Araújo, Monamour, Corpus Conti e outras atrações.

A diversidade de ritmos é o que mais tem chamado atenção da população. No domingo, a banda Monamour levou o melhor do rock e pop, já o cantor Cássio Bruno apresentou um repertório diversificado navegando por ritmos como: lambada, brega e forró das antigas. Nesta segunda-feira (27), foi à vez do artista da terra Fernando Araújo e da cantora Kelly Leite, com seu repertório de forró das antigas romântico.

Outros artistas ainda são aguardados nos palcos culturais. Entre eles: Eliane “A Rainha do Forró”, banda Toda Boa, Glauber Ferrari, Dudu Nogueira, Chikinho do Forró, Skema Jovem e outros.

27 de agosto de 2018

Orquestra Jovem União realiza apresentação especial nos Festejos

Projeto leva educação e música para 44 jovens do município

No último sábado (25), a população de União e visitantes presenciaram a apresentação especial da Orquestra Jovem União, projeto que foi reativado pela Prefeitura Municipal de União e leva educação musical aos jovens do município. A orquestra contempla estudantes das escolas municipais Lilásia Marques e U. E. Padre Luís Brasileiro.

Sob o comando do maestro Rocha Sousa, os alunos apresentaram um repertório especial ensaiado e preparado para o evento. Na ocasião, foram aplaudidos e elogiados pelos expectadores. A orquestra conta com 44 jovens que tocam instrumentos diversos.

A secretária de Cultura e Turismo, Patrícia Costa, destacou a apresentação dos jovens. “Um momento único e lindo! Estávamos ansiosos pelo resultado deste trabalho e confesso que me surpreendi, pois está perfeito. Parabéns ao maestro e aos jovens! União também está de parabéns por ter um projeto maravilhoso que leva educação e cultura aos nossos jovens. Continuaremos apostando e incentivando cada dia mais”, destacou.

O prefeito, Dr. Paulo Henrique, também comentou a apresentação da orquestra. “Uma belíssima apresentação, muito bem ensaiada e com bom gosto. Estamos satisfeitos por ter em nossa cidade um projeto de valor como este. Tenho certeza que vai continuar rendendo bons frutos e proporcionando educação, cultura e lazer para os nossos jovens. A gestão continuará apoiando e incentivando sempre”, comentou.

FESTEJOS

Ainda na noite do sábado, subiram ao palco da Praça Barão de Gurgueia os cantores Onofre Neto e Hallyson (Banda Balada de Luxo). Na oportunidade, a praça esteve mais uma vez lotada e as atrações levaram a boa música aos expectadores.

24 de agosto de 2018

Taty Girl e Eliane são atrações aguardadas nos Festejos de União

Cantoras cearenses estão na programação das festividades

A época mais aguardada do ano para os unionenses é o período dos Festejos de São Raimundo Nonato, co-padroeiro do município. Entre os dias 21 e 31 de agosto o município recebe fieis e visitantes de todos os lugares. Com intensa programação religiosa e também programação cultural, o festejo é o principal evento do calendário do município.

Este ano, a Prefeitura Municipal está organizando uma intensa programação cultural e artística para somar com a programação religiosa e assim ofertar lazer e diversão aos unionenses e também aos visitantes. Para incrementar este momento, dois palcos (um na praça da igreja e outro no Parque Beira Rio) sediam os shows e apresentações.

Artistas variados que trazem repertórios diversos estão passando por União ao longo destes 10 dias de evento. MPB, forró, rock e outros ritmos são apresentados para a população. Os shows mais aguardados da programação são os das cantoras cearenses: Taty Girl (que se apresenta nesta sexta-feira, 24) e Eliane “A Rainha do Forró” (que se apresenta na quarta-feira, 29).

Cantora Taty Girl

Também podemos destacar a presença de várias bandas e artistas locais e até filhos de União que residem fora e voltam a terra para se apresentar, como foi o caso da banda Validuaté que abriu os festejos e também do cantor Dimas Bezerra, que se apresentou pela primeira vez na cidade.

A secretária de Cultura e Turismo, Patrícia Costa, comenta sobre a realização dos eventos. “É bem trabalhos, são muitos detalhes... Mas a nossa cultura está de parabéns! União tem muitos talentos e estamos buscando abrir espaços e incentivar todas estas manifestações. Defendemos, na nossa gestão, a inclusão dos nossos artistas em todos os eventos”, explicou.

Eliane, A Rainha do Forró





Enquete

Um jovem morreu ao sofrer descarga elétrica colocando celular para carregar. Quais cuidados você toma em relação a isso?

ver resultado