• the shopping
  • Tirulipa
  • novembro azul 2018
  • show gustavo lima
  • Estreia programa Italo Motta
  • TV O DIA - fullbanner w3b
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias União

12 de novembro de 2018

União realiza VIII Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

Evento foi realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Foi realizada nos dias 08 e 09 de novembro, a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que teve como tema: “Proteção Integral: diversidade e enfrentamento às violências”. O evento ocorreu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de União, com a presença de várias autoridades e representantes de grupos sociais e comunitários do município. 

O Conselho do Direito da Criança e do Adolescente – CMDCA é um órgão responsável pelas políticas públicas de defesa de direitos e promoção do bem estar social da criança e do adolescente no município de União, é um órgão paritário, deliberativo e controlador das ações de atendimento da criança do adolescente, criado pela Lei Federal nº 8069/90 ECA e Lei Municipal nº 243/2001 em 28 de junho de 2001.

A secretária municipal de Ação Social e Cidadania, Martina Costa, falou da importância do evento. “O objetivo da conferência é promover um espaço de discussão no qual foram debatidas várias temáticas para que possamos melhorar as condições das crianças e dos adolescentes, através de cinco eixos, na qual a principal temática é a proteção integral; a diversidade e também ao enfreamento a violência infantil. A melhor forma de combater é prevenir, é o melhor remédio e é mais eficiente e menos onerosa”, pontuou.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes, Maria do Socorro, destacou sobre o trabalho que vem sendo realizado. “Estamos trabalhando nessa conferência onde tivemos várias reuniões debatendo e discutindo a importância das nossas crianças e adolescentes participarem para expor suas opiniões e o que eles querem. É uma oportunidade que eles tem de colocar os seus anseios, os seus sonhos, e também a comunidade unionense conhecer melhor as políticas públicas. Sabemos que a conferência é uma ato democrático, onde a sociedade participa, opina e debate”, destaca.

O Prefeito, Dr. Paulo Henrique, foi representado pelo secretário de educação, Marcone Martins, que relatou que a gestão tem interesse de desenvolver trabalhos de políticas públicas, que a gestão irar conferir e monitorar essas atividades com o intuito de garantir o direito da criança e do adolescente. “Nós enquanto gestão, não podemos trabalhar de forma isolada assim como as outras secretarias. Iremos realizar um trabalho unido, para proporcionar aquilo que de fato é direto da criança e do adolescente”, pontua.

08 de novembro de 2018

Após recomendação do TCE, prefeitura decreta corte de gastos

Decreto 048/2018 exonera todos os cargos comissionados do município

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, publicou o Decreto Municipal nº 048/2018, que estabelece medidas de contenção e racionalização de gastos públicos, que incluem despesas de pessoal e custeio. A gestão municipal precisou tomar as seguintes medidas seguindo uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, que através de ofício, alertou o município para o limite legal de gastos, acima das normas de finanças públicas, lembrando, inclusive, dos riscos de penalidades.

A gestão também quer, com o decreto, manter o equilíbrio fiscal e financeiro das contas públicas, diante de um cenário de crise fiscal e financeira, pela qual atravessa o país, inclusive com queda de receitas estaduais, federais e municipais.

Por conta das frequentes quedas nos repasses oficiais e aumento de salários, percebeu-se a necessidade da realização destas ações e medidas, já que os repasses federais que são destinados à merenda escolar, transporte e principalmente para a Saúde, não tem sido suficientes para que o município opere em sua plenitude. 

Com isso, a gestão municipal, ao longo deste período vem bancando parte significativa desta defasagem com recursos próprios, mas sempre com o objetivo de prestar o melhor serviço à população. É importante ressaltar que os tributos municipais, em especial o IPTU, não encontraram respostas na sociedade, registrando baixíssima arrecadação.

Diante de todos estes fatores externos e internos, a Prefeitura Municipal precisou tomar as medidas do Decreto Municipal Nº 48/2018, visando resguardar o pagamento dos servidores municipais e a manutenção dos serviços essenciais e correto cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Decreto publicado no Diário Oficial dos Municípios:

29 de outubro de 2018

Tudo preparado para o Dia dos Finados em União

Cemitérios estão recebendo últimos reajustes para o Dia dos Finados

Com o dia de finados se aproximando, a Prefeitura Municipal de União está realizando limpeza de vários cemitérios. No principal cemitério da cidade, no Bairro Nossa Senhora das Graças, a limpeza está quase concluída, faltando alguns ajustes, que deverão ser concluídos até quinta-feira (01). O local onde estão sepultados muitos unionenses passou por uma limpeza geral para receber os visitantes.

Na manhã desta segunda-feira (29), a reportagem do ODIA conversou com populares no cemitério que estavam realizando alguns ajustes nos túmulos de seus entes já falecidos.

LIMPEZA DOS CEMITÉRIOS

O Secretário de Obras, Cícero Cunha, em entrevista, falou dos trabalhos realizados nos cemitérios de União; “Iniciamos a limpeza no principal cemitério do município com muita antecedência, faltando pequenos reajustes, em alguns cemitérios encontramos limpos, é o caso do São Felipe, e esses dias vamos realizar a limpeza do cemitério da comunidade Xixá que atende Divinópolis e região”, relatou.

MOVIMENTAÇÃO DO COMÉRCIO

O Dia de Finados deve movimentar o comércio na cidade de produtos como vela e flores, uma grana extra para muitas famílias que confeccionam coroas nesta época. Vendedores ambulantes estão se preparando para a venda de produtos de alimentação e água na frente de cemitérios. A Igreja Católica confirmou a reportagem do O DIA que haverá duas missas para o dia de finados, às 05h na capela do cemitério Nossa Senhora de Fátima e às 19h na Igreja Matriz.

Encontramos o unionense, José dos Santos e sua família no cemitério, em entrevista, relatou que todos os anos vai ao cemitério realizar uma geral no túmulo de seu pai falecido há 7 anos. “Está chegando o dia de finados, e acho importante deixar o túmulo do meu pai bonito para nossa família vir acender velas e rezar, todos os anos fazemos questão de reunir a família para este dia”, disse.

27 de outubro de 2018

Mais Saúde: Município recebe van para transporte de pacientes

Transporte é fruto de parceria com o Governo e deputados Georgiano Neto e Júlio César

União está entre os municípios piauienses contemplados pelo Governo do Estado com a entrega de vans destinadas a atenção a Saúde. A distribuição foi realizada na manhã da última quinta-feira (18), pelo governador Wellington Dias. Os veículos comportam até 17 passageiros.

De acordo com o governador Wellington Dias, o benefício foi iniciativa dos deputados Júlio César e Georgiano Neto. “Uma iniciativa louvável que vem trazer solução para um problema antigo: pessoas no interior do Estado que precisam se deslocar para capital para consultas, tratamentos contínuos ou hemodiálise”, destacou.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, agradeceu ao benefício. “É mais um transporte que vem para somar com os trabalhos que estão sendo realizados na nossa Saúde. Vai facilitar a vida das pessoas, especialmente aqueles pacientes que precisam de deslocamento. Somos gratos a esta importante parceria com o Governo e com os deputados”, destacou.

A secretária municipal de Saúde, Dra. Anne Costa, também destacou a importância do veículo. “Quem ganha com isso é a população unionense que agora conta com mais este transporte. Aqueles pacientes que precisam se deslocar para Teresina em busca de tratamentos específicos serão beneficiados e com isso os trabalhos da Saúde municipal também serão mais agilizados”, explica.

O deputado federal Júlio Cesar ressaltou a importância das vans para a maior eficiência no tratamento a saúde da população das cidades beneficiadas com o transporte. “Estas vans são originárias de uma emenda de bancada que coube a mim a indicação. Essas vans são uma forma de contribuir e proporcionar uma maior eficiência no atendimento à Saúde no interior do Estado além de facilitar também o translado para a capital”, declarou.

26 de outubro de 2018

Cursos criam oportunidades de geração de renda para famílias

Cursos são realizados em parceria entre o SENAC e a Prefeitura Municipal

Estão acontecendo nos dias 25 a 27 deste mês, os cursos de criação e confecção de bijuterias e oficina de pizza, os cursos estão sendo ministrados pelo o SENAC em parceria com a Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. Os cursos ofertados devem gerar renda as famílias que estão sendo assistidas e melhorar a qualidade de vida de pessoas que não tem o seu próprio negócio. Os cursos acontecem em finais de semanas diferentes.

Os cursos são ofertados para oportunidades de geração de renda para famílias acompanhadas pelo os Cras. Estão sendo ofertados 09 cursos que serão executados até janeiro de 2019, em datas diferentes. “Nessa primeira etapa iniciamos com os cursos de criação e confecção de bijuterias e oficina de pizza, estes cursos tem foco na geração de trabalho e renda. Na intenção de priorizar políticas públicas que gerem autonomia às famílias, cada participante deve receber certificado de conclusão dos referidos”, destacou Katiane Gualberto, Coordenadora do Programa Bolsa família. 

Com os cursos oferecidos pela a Prefeitura Municipal de União através da Semasc, os alunos têm a oportunidade de melhorar a qualidade de vida e consequentemente a renda, com a comercialização dos seus próprios produtos. Isso tem impacto direto na vida dessas pessoas. Lembrando que o público prioritário para a participação dos cursos são as famílias beneficiadas do Programa Bolsa Família e ainda há algumas vagas em aberto, destacou a Coordenadora do Programa Bolsa Família em União.

23 de outubro de 2018

19 de outubro de 2018

Antiga fazenda de gado se torna União

O município de União está localizado a 60 quilômetros ao norte de Teresina, hoje com mais de 44 mil habitantes.

A construção da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios foi determinante para a elevação da Fazenda Estanhado à categoria de vila, já com o nome de União. Hoje com 165 anos de fundação, a cidade faz parte dos 224 municípios do Piauí.

O município de União está localizado a 60 quilômetros ao norte de Teresina, hoje com mais de 44 mil habitantes. Recebeu status de vila pela resolução provincial nº 362 em 1853, com território desmembrado de Campo Maior. Foi elevado à condição de cidade pelo decreto estadual nº 1 de 28 de dezembro de 1889.

A origem do nome

Marcos Brito, estudioso sobre a história do município, contou ao O DIA um pouco sobre origem do nome da cidade. “Existem duas versões para este nome de União. Uma delas, que a maioria aceita, é que, na época da Batalha do Jenipapo, foi aqui que as tropas se juntaram para o combate. Neste período, ficou conhecido para alguns historiadores como o local da união das tropas e depois foi derivando e ficou apenas União. É interessante, pois aqui em nossa cidade, ainda hoje existem marcas desses confrontos. Existe outra versão que conta que, na época, o representante do município dizia que como aqui era um local de pessoas hospitaleiras, não havia brigas, passou a se chamar cidade de União”, explica.

Marcos Brito, que também é poeta, descreve como é morar em União. “Procuramos exercer essa união entre nós. Quando alguém faz um evento poético, por exemplo, todos se mobilizam e, muitas vezes, fazemos por conta própria, pois sabemos que, muitas vezes, quando se trata de cultura, não se tem os incentivos necessários; embora ainda tenhamos muito a tradição do Estanhado; usamos os nomes ‘poetas do Estanhado’ e aqui tem muita música, muitos poetas. Então é um município acolhedor, onde as pessoas são hospitaleiras e o sentimento de União existe sim”, descreve.

Terras de poetas e cultura do vaqueiro

Anualmente, comemora-se o Dia Nacional do Vaqueiro em União, sempre em 29 de agosto, dentro da Programação dos Festejos de São Raimundo Nonato, que é co-padroeiro da cidade. Outro ponto de destaque é o Coral dos Vaqueiros de União, que é reconhecido nacionalmente e já fez grandes apresentações em todo o país.

União também conta com muitos músicos, poetas e outras manifestações culturais que são presentes no cotidiano das pessoas. A banda piauiense Validuaté, por exemplo, é de origem unionense e que hoje faz sucesso em todo o país.

O prefeito do município, Dr. Paulo Henrique, também comenta as lembranças e o sentimento de viver no município. “União está completando 165 anos de muitas histórias. Eu fui criado no Povoado Novo Nilo (zona rural de União), morei e estudei lá e também estudei no Patronato, que é uma escola tradicional daqui, administrada por freiras e nos orgulha muito. Meu pai foi prefeito por três vezes e tive a oportunidade de morar aqui em União alguns anos. Lembro-me que, quando meu pai foi prefeito pela primeira vez, não havia energia. Nesta época, foi comprado um motor para que funcionasse a iluminação da cidade. Temos muitos artistas, temos um artesanato em crescimento e a parte artística é muito importante também, temos músicos com reconhecimento nacional e não podemos deixar de citar a tradição dos vaqueiros”, descreve.

Dr. Paulo Henrique destaca ainda alguns feitos da sua gestão à frente do município. “Nossa gestão está com 1 ano e 9 meses e estamos fazendo um trabalho voltado para o bem-estar da população, dos cidadãos. Tivemos dificuldades no início, tivemos que tomar algumas medidas impopulares para conseguir fazer uma gestão organizada. Além disso, estamos trabalhando a reestruturação da cidade, que estava esburacada e tivemos que reformar postos de saúde, reformamos escolas e estamos realizando importantes obras de mobilidade urbana na zona urbana e também na zona rural. Tivemos ainda que implantar melhorias no Hospital Municipal e estamos nos preparando para reabrir o centro cirúrgico que foi reformado. Além disso, realizamos um grande trabalho na nossa Educação, através de uma nucleação, reunindo o maior número de alunos em uma sala e oferecendo mais qualidade na Educação e, com isso, já estamos colhendo frutos, pois alcançamos, em 2017, o maior Ideb da história do município”, destaca.

Leia mais reportagens especiais sobre o Dia do Piauí na edição deste fim de semana do jornal O DIA.

12 de outubro de 2018

CAPS realiza semana de atividades em alusão ao Dia da Saúde Mental

Programação contou com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde

Entre os dias 08 e 11 deste mês o Centro de Atenção Psicossocial de União (CAPS) realizou atividades alusivas ao Dia da Saúde Mental, que é comemorado no dia 10 de outubro. As atividades foram realizadas em parceria com a Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Na ocasião, foram realizadas diversas atividades durante a semana sempre buscando acolher o usuário e inseri-lo como parte ativa, dando assim poder para que cada um se torne protagonista de sua história, sempre respeitando e valorizando suas crenças e diferenças.

Dentre as atividades realizadas pode se destacar: Capoterapia com o mestre Gaúcho, Terapia manual – com a terapeuta ocupacional Hildegarda Oliveira, Música ao vivo com Will Jonh e Massoterapia com Fatima Araújo.

Para finalizar as atividades em grande estilo, realizou-se uma ação social com entrega de bombons feitos por usuários do Caps para crianças em creches de União. A distribuição foi realizada em alusão ao Dia das crianças e por fim houve um piquenique para confraternizar com os usuários e servidores do Caps.

A diretora do Caps de União, Francisca Teixeira, comentou sobre a data. “Apesar de a data merecer comemorações devido inúmeros avanços na área, também é necessário que sirva como um momento de reflexão sobre o que realmente e saúde mental e o que se preconiza pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Orientar que existe uma diferença entre estar doente e ser doente, desmistificando assim o Caps onde é visto como lugar para loucos”, destaca.

10 de outubro de 2018

Prefeitura realiza evento em alusão ao Dia da Criança

Crianças assistidas pelos Cras I e II participaram da comemoração

Realizou-se na tarde desta quarta-feira (09), um evento especial para as crianças atendidas pelos serviços ligados à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC). O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de União através da SEMASC.

A festinha foi marcada pela realização de brincadeiras, brinquedos para as crianças brincarem, apresentações, sorteios, participação de palhaços e ainda do humorista Zé Pinguelo (da TV Meio Norte), lanche e outras atividades que fizeram a alegria da criançada.

A Secretária, Martina Cavalcante, citou a importância do evento. “Mais uma vez estamos comemorando o Dia da Criança, uma data tão alegre e divertida, queremos que este seja um dia mágico e cheio de alegria. Pensando nisso trouxemos os palhaços e os humoristas para enriquecerem ainda mais o evento. Nosso objetivo é proporcionar um momento único para essas crianças, não tem coisa melhor que chegar e receber um abraço, um sorriso e um olhar”, destaca.

O Vice-Prefeito, Lauro Nery, este presente com sua família no evento e também parabenizou a organização do mesmo. “A gente se sente feliz em ver a felicidade das crianças que estão aqui brincando e participando ativamente do evento. A Semasc está de parabéns mais uma vez por comemorar em grande estilo e com muita organização o Dia da Criança”, destaca. Lauro Nery lembrou ainda da importância de se comemorar o dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, momento também de carregar nossas energias e fé de que muitas coisas serão feitas no município. 

09 de outubro de 2018

Gestão comemora Dia dos Agentes Comunitários de Saúde

Profissionais foram beneficiados com fardamento novo e equipamentos de trabalho

Na manhã da última quinta-feira (04), a Prefeitura Municipal de União através da Secretaria Municipal de Saúde comemoraram o dia dos agentes municipais de saúde onde foram entregues fardamentos e equipamentos de trabalho,  além de com palestra motivacional com a palestrante Jessiane Mourão, psicóloga do Hospital Getúlio Vargas.

O Prefeito, Dr. Paulo Henrique, e a Secretária Dra. Anne Costa foram representados respectivamente pelo o procurador do município, Dr. Pedro Costa, e Socorro Costa. Dr Pedro Costa explicou sobre o plano de carreira dos agentes está em estudo e espera-se que até o final de ano tenha alguma informação positiva para sonho da categoria.  “Antes de ser levado para Câmara, iremos entregar o plano de carreira para o representante da classe analisar, só aí, a Câmara poderá apreciar e votar o plano de carreira destes profissionais, que merecem o reconhecimento”, relatou.

A coordenadora da Atenção à Saúde e representante também a secretária de saúde, Socorro Silva, relatou a importância do trabalho dos Agentes de Saúde do município. “Eles são a base, o início da identificação, prevenção de doenças para a população. É de extrema importância os relatórios repassados para que se planeje e atue precocemente em relação a saúde pública, por este motivo a gestão faz questão de investir no que seja necessário para o melhor desempenho deles no trabalho. Hoje estamos comemorando o Dia do Agente de Saúde, entregando fardamentos,  cada um vai adquirir uma camisa de manga curta e uma de manga longa, chapéu, balança e mochila, e os agentes de endemias irão receber calça, camisa, chapéu, botas enfim o que for necessário”, ressaltou.

O agente de saúde, Roniere Ygo, durante entrevista relatou que faz parte do quadro há dois anos e via a necessidade e importância do trabalho dessas pessoas na sociedade. “Antes eu percebia que eles tinham essa dificuldade de aquisição de fardamentos, apoio e incentivo, muitos viviam reclamando, do período que entrei, percebi que houve muitas mudanças positivas, como hoje temos incentivo, fardamento, sindicato e enfim, apoio dos poderes maiores”, frisou.

08 de outubro de 2018

Obras de asfaltamento devem ser retomadas nos próximos dias

Prefeitura está analisando as ruas que serão contempladas com nova etapa

O município de União está recebendo importantes obras de mobilidade urbana. Atualmente dois projetos estão sendo executados no município. Um deles prevê a implantação de cerca de 10 quilômetros de asfaltamento, em parceria com o Governo do Estado e emendas parlamentares dos deputados Júlio César e Georgiano Neto. O outro prevê a implantação de cerca de 2,4 quilômetros e é fruto de parceria entre a gestão, emendas dos deputados Fábio Abreu, Georgiano Neto e o vereador Frankilandy.

O Secretário Municipal de Obras, Cícero Cunha, informou que logo no inicio da próxima semana as obras estarão sendo retomadas. “Estávamos aguardando um material que estava em falta, o mesmo já chegou ao centro de distribuição. Acredito que as obras estejam sendo retomadas nesta semana aqui em União”, destaca.

Cicinha disse ainda que estará definindo com o prefeito e a equipe de gestão as próximas ruas a serem contempladas com as obras de asfaltamento. “Acredito que daremos início pela região do Parque Beira Rio e em seguida a obra contemplará outras ruas em outros bairros que estamos analisando e vamos fazer a medição”, frisou.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, lembrou que outros projetos ainda serão realizados em União. “Além destas duas importantes obras ainda teremos o Avançar Cidades, que vai pavimentar diversas ruas de União. Nosso município nunca avançou tanto em mobilidade urbana, em tão pouco tempo”, concluiu.





Enquete

Um jovem morreu ao sofrer descarga elétrica colocando celular para carregar. Quais cuidados você toma em relação a isso?

ver resultado