• Marcas Inesquecíveis 2018 09/04
  • Marcas Inesquecíveis 2018 26/03

Notícias União

20 de abril de 2018

Profissionais participam de Congresso Internacional sobre autismo

Psicóloga, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional representaram o município durante o evento em Teresina

União teve representação no I Congresso Internacional de Autismo no Brasil, que aconteceu entre os dias 05 e 07 de abril, no Atlantic City Clube, em Teresina. De União, participaram do evento a fonoaudióloga Socorro Cunha, a psicóloga e coordenadora do NASF, Graziela Sampaio e a terapeuta ocupacional do CAPS, Hildegarda Oliveira. A Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu total apoio para a participação das profissionais ao evento que oferece importante qualificação.

O congresso abordou o tema “Desenvolvendo as potencialidades do autista” e reuniu profissionais em Saúde de todo o país. O congresso dará continuidade ao desenvolvimento de um projeto macro que concerne em capacitar pais, profissionais e acadêmicos de diversas áreas para proporcionar qualidade de vida às pessoas com Autismo e também conscientizar a sociedade para torná-la mais inclusiva e com menos preconceitos.

De acordo com a psicóloga e coordenadora do NASF de União, Dra. Graziela Sampaio, o evento soma bastante às atividades que os profissionais vão desenvolver. “É um evento que busca uma maior interação, integração, comunicação e independência das pessoas com TEA, proporcionando mais qualidade de vida a estes e seus familiares. Para nós profissionais é uma grande oportunidade de aprender mais, trocar experiências e levar o aprendizado ao nosso ambiente de trabalho”, explicou.

O evento também teve o objetivo de projetar a capitação de recursos para a manutenção dos atendimentos gratuitos das crianças Autistas em tratamento nas instituições e também como o maior instrumento de expansão da informação e estudo sobre o Autismo no âmbito do conhecimento.

Prefeitura realiza chamada pública para artesãos do município

Profissionais participaram de reunião para saber como funcionará

Realizou-se na última quinta-feira (12) a chamada pública com artesãos e oficineiros interessados em ministrar cursos para os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e para os beneficiários do Bolsa Família no município. A chamada pública foi realizada pela prefeitura municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC).

Para a secretária, Martina Costa, a chamada pública é uma forma mais justa de oferecer oportunidades aos filhos da terra. “Estamos felizes com a chamada pública, é uma forma justa de chamar as pessoas. Publicamos o edital onde qualquer pessoa pode participar. É uma chamada para os artesãos e oficineiros de União. Todos esses artesões vão passar por uma seleção que analisará a qualificação e com são beneficiados os artesãos e beneficiários do Bolsa Família de União, pois é uma oportunidade também de geração de emprego e renda.”, destaca.

O advogado e coordenador do setor de licitação da Prefeitura, Dr. Walber Coelho, explicou aos presentes como funcionará a chamada. “Neste primeiro momento orientamos os participantes, mas vamos fazer uma analise curricular de documentos para que as pessoas que tenham essas habilidades possam estar fazendo treinamentos e capacitando as pessoas de União”, explicou.

Após a chamada pública, serão ofertados cursos de confecção de bolsas, rede, corte e costura, cabeleireiro, manicure, arte em cerâmica, pintura (em parede, telas, telhas) além de outros cursos e oficinas.

Exposição sobre cultura indígena é bastante prestigiada em União

Exposição sobre índios que habitam no Maranhão é realizada na Cibrazém

União está sediando a Exposição Obduco, que trás ao município fotografias dos índios da Tribo Guarajaras, que habitam em cidades do interior do vizinho estado do Maranhão. A exposição que trás aos unionenses ainda muitas informações e curiosidades sobre a cultura indígena, está acontecendo entre 08h e 18h no espaço Cibrazém.

O evento está sendo realizado pela Prefeitura Municipal de União, com a organização das secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Educação. No dia 19 de Abril, o Brasil comemora O Dia do Índio e a exposição é uma oportunidade dos unionenses terem contato com produtos reais de uma tribo indígena que habita o interior do Maranhão.

Para o secretário de Educação, Marcone Martins, a exposição é uma grande oportunidade aos estudantes do município. “Recebemos muitos estudantes e a população em geral veio prestigiar a exposição. Aqui há uma variedade de produtos que mostram em detalhes como é a cultura indígena próxima a nós, no Maranhão. É mais conhecimento para a nossa gente!”, destaca.

A secretária de Cultura e Turismo, Patrícia Costa, também falou sobre a exposição. “A cultura indígena faz parte da história do Brasil e também do Nordeste. No Dia do Índio, nada melhor que compartilhar com a população unionense esta riqueza em conhecimento, em cultura. Afinal, sabemos que a cultura liberta e ensina! Para nós é uma satisfação receber esta exposição!”, pontua.

19 de abril de 2018

Hospital de União será reformado por completo

Prefeito realizou visita técnica e anunciou a novidade. Recurso estará disponível em breve

O Hospital Municipal Dr. José da Rocha Furtado passará por mais uma etapa de reforma.  O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, foi quem anunciou a realização da obra que transformará por completo a estrutura do local. O gestor esteve visitando o local na última terça-feira (10) acompanhado pela secretária municipal de Saúde, Dra. Anne Costa, o arquiteto Júlio Medeiros, a diretora do hospital Aranucha Brito, o diretor clínico do hospital Dr. Itapuã Damásio e o engenheiro do município, Ângelo Cavalcante.

De acordo com o prefeito, a visita teve o objetivo de mostrar a situação em que se encontra o hospital e começar a idealizar a funcionalidade do mesmo após a reforma. “O arquiteto Júlio Medeiros com ampla experiencia na área hospitalar, assinou projetos como Hospital da Unimed, atual Santa Maria assim como prédios de consultórios. Queremos fazer aqui uma mudança por completo com profissionais treinados e preparados”, explicou.

Durante a visita, Dr. Paulo Henrique, explicou ainda sobre como será realizada a reforma. “Há 06 meses fizemos este pedido ao senador Ciro Nogueira, mostramos a situação do nosso hospital que tem uma estrutura muito antiga e fomos atendidos, dando apoio junto ao Ministério da Saúde, onde conseguimos a liberação de recursos para reformarmos por completo toda a estrutura do hospital”, disse.

De acordo com a secretária de Saúde, Dra. Anne Costa, a reforma contemplará todas as áreas do hospital. “A recuperação será total em toda essa estrutura, desde a área administrativa, as enfermarias, sala de parto, com aparelhos novos e enfim o hospital terá instalações dignas para a população. Acreditamos que muito em breve, o recurso estará disponível e poderemos começar os procedimentos”, disse.

CENTRO CIRÚRGICO

O hospital já teve o centro cirúrgico reformado, em sua primeira etapa, e está sendo equipado para que possa ser entregue em breve a população unionense. “Estamos agilizando a vinda de todos os equipamentos necessários para que o centro cirúrgico seja reaberto e a população passe a dispor de pequenas cirurgias aqui mesmo no hospital. É mais um compromisso que estamos honrando com a população unionense, pois sempre prezamos pela qualidade da Saúde do município”, pontua o prefeito, Dr. Paulo Henrique.


18 de abril de 2018

16 de abril de 2018

Amaury Rachid toma posse como novo secretário de Agricultura

Solenidade foi realizada na sexta-feira (13), na sala de reuniões da Prefeitura

Na manhã da última sexta-feira (13), na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de União, o prefeito, Dr. Paulo Henrique, assinou a nomeação do novo secretário municipal de Agricultura, Amaury Rachid. Participaram da solenidade também o vice-prefeito Lauro Nery, os vereadores: Alderico Cunha, Eliane Costa, Frankilandy e Feitosa, além de secretários municipais e servidores.

Em seu discurso, Amaury agradeceu a confiança depositada pela gestão. “Quero agradecer a oportunidade, é um desafio e creio que será uma grande experiência. Quero somar o meu trabalho na área da educação à área da agricultura. Queremos ajudar os agricultores do nosso município, especialmente os familiares a trabalharem da melhor forma possível. Estaremos buscando parcerias com os órgãos estaduais, trabalharemos em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de União para desenvolvermos mais ainda a nossa agricultura”, disse.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, falou aos presentes. “Quero desejar muita sorte ao Amaury nesta nova empreitada e dizer que estamos confiantes no seu trabalho. Queremos trabalhar em conjunto para fortalecer a nossa agricultura e oferecer melhores condições aos nossos agricultores. A Prefeitura está de portas abertas para colaborar no que for necessário aos trabalhos que serão realizados”, disse o gestor.

O vice-prefeito Lauro Nery aproveitou para parabenizar o novo secretário. “Parabenizo tanto a gestão pela sábia escolha, como o Amaury, creio no seu trabalho e temos um alinhamento muito bom com a SDR. Sei que isso trará muitos benefícios possibilitando que façamos um bom trabalho. Essas parcerias serão feitas também com o homem do campo. Quero desejar sorte ao novo secretário e dizer que estarei à inteira disposição”, destacou.

13 de abril de 2018

12 de abril de 2018

11 de abril de 2018

Prefeitura assina convênio para aquisição de nova ambulância

Parceria entre a Prefeitura, Governo do Estado e os deputados Júlio César e Georgiano Neto

Na manhã desta terça-feira (10) o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique e a secretária municipal de Saúde, Dra. Anne Costa, estiveram na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI) em reunião com o secretário, Florentino Neto e com os deputados Georgiano Neto (dep. Estadual) e Júlio César (dep. Federal).

Na ocasião, o prefeito assinou convenio com o órgão para aquisição de uma nova ambulância para o município, o que será possível através de esforços dos referidos deputados em parceria com o Governo do Estado.

De acordo com a secretária de Saúde, Dra. Anne Costa, a chegada dessa nova ambulância vai reforçar os trabalhos da Saúde. “Estamos satisfeitos, pois União está realmente precisando, a demanda aumentou muito no hospital e a chegada de uma nova ambulância ajudará muito, pois estamos com ambulâncias antigas, com muito tempo de uso, o que dificulta muito o trabalho de transferência. A ambulância vai beneficiar principalmente a população de União, facilitando essa transferência com muito mais segurança para os pacientes e profissionais." explicou.

O prefeito, Dr. Paulo Henrique, destacou as conquistas na Saúde. “Esta ambulância vai somar e melhorar os trabalhos da nossa Saúde municipal, mas também é importante destacar outros avanços que estamos pleiteando em parceria com o Governo do Estado e também com os deputados Georgiano Neto e Júlio César para que tenhamos uma Saúde cada vez melhor e mais eficaz para a população unionense”, destacou.

06 de abril de 2018

SEMASC realiza confraternização pascal com jovens e crianças

Participantes são atendidos pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

A Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), realizou nesta quinta-feira (04) a festa de páscoa com jovens participantes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O evento foi realizado na AABB de União.

Durante uma manhã de atividades, os integrantes dos serviços participaram de um momento especial com reflexão sobre o sentido da Páscoa, e ainda várias atividades: dança, gincana, lanche, sorteio de cestas com chocolates e distribuição de Ovos da Páscoa para todos.

A secretária de Assistência Social, Martina Cavalcante, comemorou a integração das crianças e adolescentes. "A Páscoa nos remete à maior história de amor que já existiu no mundo. Fizemos um momento de reflexão sobre o verdadeiro sentido desta data. Aproveitamos para partilhar, pois tínhamos crianças e jovens que nunca ganharam um ovo da páscoa, são pessoas carentes que nunca tiveram a oportunidade na vida de ter uma mesma da páscoa em sua casa. Então, nosso objetivo de hoje foi alcançado que é de unir cada vez os participantes do Serviço de Convivência", disse.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, participou do evento e falou aos presentes. “É mais uma atividade de grande importância, realizada pela equipe da SEMASC e que promove uma confraternização e integração com essas crianças e jovens. Sabemos que Páscoa é momento de reflexão e de partilha, então estamos felizes por poder contribuir com este trabalho e participar de um momento como este”, frisou.

Martina destacou ainda que, o Serviço de Convivência tem alcançado mais gente e em 2018 aumentou de uma hora para três horas cada dia de atividades no decorrer da semana.

Edital para realização de Teste Seletivo em União é divulgado

Confira detalhes e o link para acessar o edital e todas as informações sobre o teste

A Prefeitura Municipal de União divulgou nesta sexta-feira (06), edital de teste seletivo para preenchimento de vários cargos no quadro de servidores municipais. O teste será realizado pelo Instituto Machado de Assis com prova objetiva e prova de títulos para todos os cargos. As provas serão aplicadas no município de União.

As Inscrições serão feitas via internet no endereço eletrônico  www.institutomachadodeassis.com, a partir do dia 04 de abril e seguem até o dia 20 de abril, sendo este também o último dia para pagamento do boleto.

Aplicação das provas

De acordo com o edital, a prova objetiva terá a duração de 03 (três) horas está prevista para o dia 29/04/2018, no horário de 09h (nove horas) às 12h (doze horas). Caso seja necessária a aplicação de prova em 02 (dois) turnos, possibilidade prevista no Edital, o turno da tarde será realizado no mesmo dia previsto no item anterior, no horário de 14h (quatorze) horas às 17h (dezessete) horas.

O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência de 01 (uma) hora do horário determinado para o início das provas munido de caneta esferográfica de tinta preta ou azul fabricada em material transparente, documento de identificação original com foto e comprovante de pagamento de inscrição.

 Pessoas com deficiências

Serão reservadas 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas neste certame, conforme estabelecidas no anexo II deste Edital, aos candidatos com deficiência, de acordo com os critérios definidos no art.4º, do Decreto Federal nº3298, de 20 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto Federal nº 5.296, de 02 de dezembro de 2004, bem como o que prevê a Constituição Federal de 1988 em seu artigo 37, VIII.

O Teste Seletivo terá validade para a convocação de 01 (ano) a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de UNIÃO- PI.

Gabarito

Os gabaritos preliminares referentes às provas objetivas serão divulgados em até 24h (vinte e quatro horas) após a realização das provas no site eletrônico: www.institutomachadodeassis.com.br.

Locais de prova

A partir de 26 de abril, o candidato poderá conferir no endereço eletrônico do INSTITUTO MACHADO DE ASSIS, os locais e horários para realização das provas.

Valor das inscrições

> TODOS OS CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL - R$ 50,00

>  TODOS OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO - R$ 70,00

> TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR - R$ 90,00

Outras informações

Os interessados podem obter mais informações sobre este Teste Seletivo através do endereço de e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (86) 3025-1017, com horário de atendimento de segunda à sexta, das 09h às 12h e das 14h00min às 17h00min.

Confira o edital para o Teste Seletivo clicando neste link: https://bit.ly/2GDET4C 

CAPS realiza celebração ecumênica pela passagem da Páscoa

Evento foi destinado aos usuários que participam semanalmente das atividades no centro

O Centro de Atenção Psicossocial de União (CAPS) realizou na manhã desta quinta-feira (05) uma Celebração Ecumênica Pascal, com a participação da Igreja Católica e também Igreja Evangélica. O evento foi realizado na própria sede do centro e contou com a presença do prefeito, Dr. Paulo Henrique; do pároco de União, padre Ângelo Marcos de Sousa; de Washington Alves Campos, representado a Igreja Evangélica; da equipe do CAPS e usuários que participam semanalmente das atividades do CAPS.

Após a celebração, os participantes receberam chocolates que foram feitos por eles mesmos durante as oficinas de fabricação de chocolate, ministrada pela terapeuta ocupacional, Hildegarda Oliveira.

A coordenadora do CAPS, Thaís Andrade, falou sobre a realização da celebração. “Realizamos pela primeira vez esta celebração ecumênica, afinal vivemos em um Estado Laico - somos imparciais em relação às questões religiosas, não apoiando nem se opondo a nenhuma religião e respeitamos o direito à descrença religiosa”, destacou. “Atualmente a maioria de nossos usuários pertencem a Igreja Católica, mas também temos muitos evangélicos”, complementa.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, destacou o carinho e atenção que a gestão tem tido com o centro. “Temos um carinho especial por este centro que foi criado em 2004, sendo o primeiro CAPS do interior do Estado e na época o meu pai era gestor do município. Sabemos das dificuldades enfrentadas e reconhecemos que vocês precisam de um apoio grande por parte da prefeitura para que a assistência seja dada de forma eficaz. Então reafirmo o nosso apoio, a nossa parceria para que possamos melhorar a cada dia essa estrutura e em um futuro próximo queremos criar o prédio próprio do CAPS”, destacou.

A usuária Maria do Rosário, que é assistida desde a criação do CAPS elogiou o trabalho realizado no centro. “Percebemos o carinho de toda a família do gestor e da equipe para com o CAPS e isso dá muita força pra que a gente continue. Aqui está muito bom, não falta remédio, temos atenção por parte dos funcionários que são pessoas muito boas. As refeições já são realizadas aqui, eu gosto muito...”, disse.

TERAPIA E GERAÇÃO DE RENDA

A coordenadora do CAPS, Thaís Andrade, explica ainda que a oficina de confecção de chocolates surge como uma oportunidade para geração de trabalho e renda para os usuários. “Tivemos duas encomendas e já está sendo comercializado, por enquanto o dinheiro será revertido para compra de mais materiais”, explica.

A coordenadora destaca ainda a possibilidade de o município sediar pela primeira vez o Encontro de Formação Política para Usuários e Familiares de Saúde Mental do Piauí. “Pretendemos junto com a Associação Liberdade (associação de usuários e familiares de saúde mental de União) sediar este encontro pela primeira vez em nossa cidade. Este evento que vai para a sua 7ª edição conta com apoio da Prefeitura Municipal, mas precisamos levantar outros fundos de apoio”, pontua.

Mais fotos da celebração

30 de março de 2018

Prefeitura realiza entrega de cestas para familias carentes

Beneficiários são atendidos pelos CRAS e CREAS, através da SEMASC

A Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria de Ação Social e Cidadania (SEMASC) realizou nos dias 26, 27 e 28 de março, a entrega cestas básicas para as famílias das localidades rurais e da cidade que são acompanhadas pelos CRAS e CREAS. As famílias atendidas estão em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.

A entrega foi realizada sob coordenação da equipe técnica que atua no CRAS e no CREAS, responsáveis pelo acompanhamento dos benefícios socioassistenciais, que acontecem após realização de visita domiciliar, para averiguação da situação de vulnerabilidade das famílias beneficiárias.

A cesta básica integra uma das modalidades dos Benefícios Eventuais. São benefícios da política de assistência social, de caráter suplementar e provisório, prestados aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública.  São assegurados pelo o artigo 22 da Lei n 8.743, de 07 de dezembro de 1993, Lei Orgânica da Assistência Social -LOAS, alterada pela a Lei n 12.435, de 06 de julho de 2011, e integram organicamente as garantias do Sistema Único de Assistência Social - SUAS. 

Um dos aspectos de grande importância decorrentes desta medida é a transparência em todo o processo e a continuidade do abastecimento. "É uma política pública de caráter emergencial e complementar a outras estratégias, na intenção de garantir o acesso contínuo desse benefício, sendo que este se configura como direito social garantido pela a nossa constituição", afirma o prefeito Dr. Paulo Henrique.

A secretaria de Assistência Social e Cidadania, Martina Cavalcante, falou sobre a realização da entrega do benefício. “Estamos felizes e satisfeitos por contribuirmos através de mais esta ação social junto a estas famílias que estão em situação de extrema necessidade. Nossa equipe acompanhou e fez as entregas para famílias atendidas pelos CRAS e CREAS”, destaca.

28 de março de 2018

SEMASC realiza atividades com grupo de mulheres no Mundo Novo

Dinâmicas, palestras de conscientização e roda de conversa foram realizadas

Realizou-se no dia 09 de março uma série de atividades com o grupo de convivência na localidade Mundo Novo, zona rural de União. O evento foi coordenado pela equipe do CRAS II e contou com a presença do prefeito, Dr. Paulo Henrique e da secretária, Martina Cavalcante.

O encontro foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através  da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) e contou com acolhimento, realização de dinâmicas, roda de conversa e palestra sobre os direitos da mulher.

Na ocasião, o prefeito da cidade, Dr. Paulo Henrique, falou aos participantes. “A mulher tem desempenhado um papel de grande importância na sociedade. Tem alcançado grandes conquistas e é uma luta contínua. Temos que reconhecer o valor de cada uma e é por isso que estamos apoiando as atividades que ressaltam este valor, esta importância aqui em nosso município. Aproveitamos para parabenizar a todas as mulheres”, destacou.

A secretária Martina Costa também participou e deu as boas vindas às mulheres da região. “Um encontro bem proveitoso, com troca de experiências e informações. A equipe fez um trabalho de conscientização com essas mulheres sobre os seus direitos como cidadãs e aproveitamos também para ter um momento de descontração com acolhimento, dinâmicas e outras atividades”, disse a secretária.

26 de março de 2018

Prefeitura renova parceria com a APAE de União

Em solenidade, Dr. Paulo Henrique garantiu que a parceria está mantida durante toda sua gestão

Aconteceu na manhã deste sábado (24), a renovação do contrato de parceria entre a Prefeitura Municipal de União e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, de União.

A parceria possibilita vários benefícios à entidade e aos que são atendidos por ela. Um dos termos previstos na parceria é que a prefeitura continue cedendo profissionais da gestão para prestarem serviços na APAE.

Na oportunidade o prefeito, Dr. Paulo Henrique, falou aos presentes na solenidade. "Para nós é uma grande satisfação poder contribuir com o trabalho da APAE, sabemos que é um trabalho sério e de comprometimento. O convênio, por lei, só pode ser feito por um ano. Mas fizemos a parceria no ano passado, renovamos agora para 2018 e já garantimos para a direção que a parceria está garantida todos os anos de nossa gestão", destacou.

Na oportunidade foi realizado ainda o descerramento da placa de inauguração da climatização das salas. Todos os alunos da APAE agora estudam em salas com ar-condicionados.

Além do prefeito, Dr. Paulo Henrique, também participaram da solenidade o secretário de Educação, Marcone Martins; o presidente da APAE, Francisco das Chagas Nery; o representante da diretoria dos sócios da APAE, José Raimundo Soares; a representante dos professores, Erilene Silva; o representante dos pais dos alunos da APAE, Edileusa Rodrigues e a comunidade em geral.

23 de março de 2018

Escola da zona rural tem estrutura reformada para receber estudantes

Escola atenderá vários estudantes da região com processo de nucleação

A escola Liberalindo Alves Fernandes, na localidade Concórdia, foi reformada e já recebendo alunos através do processo de nucleação. Antes a unidade escolar estava com infiltrações, problemas elétricos e falta de água. Após a reforma e reparos feitos pela Prefeitura Municipal, a escola está em situação completamente diferente, com estrutura reforçada, telhado recuperado, água, energia e banheiro normalizados.

Com o processo de nucleação, a escola vai atender vários estudantes da região. Na manhã desta quinta-feira (22), o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique e o secretário de Obras, Cícero Cunha, foram até o local ver de perto as instalações e conversar com funcionários que trabalham por lá.

"Tínhamos escolas onde em uma turma agregava alunos do maternal ao quinto ano. Agora, foi dividido e se antes o professor passava conteúdo para seis níveis diferente, agora está passando para dois ou três no máximo. Isso vai provocar uma melhoria na qualidade do ensino oferecido aos nossos alunos, através da nucleação", disse o prefeito. Dr. Paulo Henrique.

O professor Raimundo, que trabalha na escola, explicou ao gestor como vai funcionar com a nucleação. “Com esta melhoria o ensino infantil aqui ficará somente em uma sala e o ensino fundamental ficará separado, o que era a maior prioridade. Pela manhã teremos uma turma de 1º, 2º e 3º ano e 4º e 5º ano na parte da tarde. Com isso se ganha na qualidade”, disse.

Para o gestor a melhoria na qualidade do ensino é um dos focos da gestão. “Fizemos uma análise dos índices da nossa educação e sabemos que é preciso evoluir. É preciso agir para garantir o futuro dos jovens e crianças do nosso município através da educação”, pontua o gestor.

22 de março de 2018

Saúde inicia a campanha "Em União, Dengue não!"

Mutirões estão sendo realizados nas zonas urbana e rural do município

A campanha ‘Em União, dengue não’ já começou a percorrer bairros e localidades rurais do município. Os mutirões estão sendo realizados pela Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Saúde e iniciaram no dia 20 deste mês, e se ocorrerá até o dia 26 de abril do corrente ano.

Começando sempre às 07:30h da manhã, as equipes percorrerão casas, levando informações e orientações além de realizarem a distribuição de hipoclorito de sódio, repelentes e identificação e coleta de lixo nas residências e em pontos onde o mosquito possa se reproduzir. A campanha também classifica os pontos de acordo com o risco.

Para a secretária de Saúde, Dra. Anne Costa, a campanha é a melhor forma de conscientizar a população sobre os riscos da dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. “É através destas ações que estamos levando informação e conscientização para a população unionense. Seja na zona urbana ou zona rural, os cuidados são necessários para evitar o surgimento de focos do mosquito. Temos certeza que será uma contribuição positiva a  implantação desse projeto ‘Em União, dengue não!’ e o município estará livre do mosquito, com a ajuda de toda população”, destacou.

O primeiro mutirão está sendo realizado na manhã desta quinta-feira (22), no Bairro Nossa Senhora das Graças.

CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

22 de março – Nossa Senhora das Graças

26 de março – São Sebastião

27 de março – Bairro Cruzeiro

02 de abril – Vila Nova Conquista I

03 de abril – Vila / São Pedro

04 de abril – Vila Conquista II

05 de abril – David Caldas

10 de abril – Buriti Alegre

12 de abril – Mussum

17 de abril – Cajueiro

18 de abril – Novo Nilo II

19 de abril – Baixa Grande

24 de abril – São João

01 de maio – Divinópolis

03 de maio – Beira Rio