• credshop
  • TV O Dia - fullbanner
  • ExpoTeresina
  • drogarias globo
  • Unifsa
  • Sinhá
  • HOFV
  • rr mi
  • onix
  • predial
  • Itacor 310518
  • Marcas Inesquecíveis 2018 26/03

Notícias União

19 de junho de 2018

Prefeitura realiza formação com motoristas e monitores do transporte escolar

Qualificação foi realizada através da Secretaria Municipal de Educação e em parceria com a Fundação Bastos

Com o objetivo de melhorar o transporte escolar dos alunos da rede municipal, a Prefeitura de União, através da Secretaria Municipal de Educação e em parceria com a Fundação Bastos realizou neste sábado, 16, a primeira Formação dos Motoristas e Monitores de transporte escolar.

O Secretário de Educação, Marcone Martins, explica que a figura do Monitor de Transporte Escolar é algo novo na educação de União. "O cuidador ou monitor de transporte escolar é a pessoa responsável pelas crianças durante a viagem de ida e vinda para a escola e a  colocação desse responsável  dentro do ônibus escolar faz parte do processo de nucleação das escolas de União. O cuidador é uma pessoa escolhida pelos pais dos próprios alunos", explica o secretário.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, esteve presente na formação e conversou com os participantes, explicando a importância da qualificação. “Nosso objetivo vai além de oferecer um transporte de qualidade para os estudantes do município, queremos profissionais preparados e aptos a exercerem suas funções, que neste caso é transportar alunos e professores com segurança”, disse.

O secretário Marcone Martins informou ainda que a formação se faz importante para uma melhor relação entre motorista, cuidador e alunos e, também, enriquece o currículo do motorista que passa a ter mais um certificado de qualificação profissional.

16 de junho de 2018

Experiências exitosas da saúde de União são destacadas em revista

Trabalho que foi destaque também em Brasília foi publicado na 4ª edição da revista do COSEMS

Após ser destaque durante o XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, com trabalhos que comprovaram experiências exitosas realizadas no município, a Saúde de União ganhou mais um destaque a nível regional. O trabalho “A Inserção das ações de Saúde Mental na atenção básica como desencandeadora de mudanças nos processos de trabalho” foi publicado na 4ª edição da Revista do COSEMS-PI (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Piauí).

No Piauí, o trabalho alcançou a 6ª colocação, entre 10 que foram escolhidos para serem apresentados em Brasília. Na capital federal, o trabalho também se destacou e foi bastante elogiado. Quem assina a autoria do mesmo é a psicóloga e coordenadora do Nasf de União, Graziela Sampaio, juntamente com a enfermeira Margarete Rodrigues e a psicóloga, Marta Évelin e demais profissionais do Nasf.

Graziela destaca que é satisfatório receber o reconhecimento por um trabalho que tem gerado bons frutos no município. “União é um município onde grande parte da população vive na zona rural, por isso é importante levar esses atendimentos em Saúde Mental para mais perto, para o cotidiano das pessoas. O trabalho foi muito elogiado e já estamos trabalhando outro projeto para apresentarmos este ano”, informa.

Na ocasião, a Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Saúde deu total apoio e incentivo para que a equipe pudesse desenvolver e apresentar os trabalhos. “Para nós é motivo de orgulho ver o sucesso deste trabalho que hoje serve de referencia não somente no Piauí, mas em todo o Brasil. Estamos sempre dando apoio às ações realizadas neste sentido e buscando trabalhar em parceria para garantir que outros trabalhos como este também possam ser realizados. Quem ganha é a população!”, explica a secretária de Saúde, Dra. Anne Costa.

14 de junho de 2018

Prefeitura realiza entrega de enxovais para gestantes

Grupo de gestantes é atendido pelo CRAS II, enxovais foram entregues durante evento

A Prefeitura Municipal de União realizou, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), a entrega de vários kits de enxoval para futuras mamães que fazem parte do grupo “Mamãe Feliz, Bebê Sorridente”, atendido pelo CRAS II.

A entrega aconteceu durante encontro com o grupo, que contou ainda com palestra do psicólogo Jaelton Jakson, explanando sobre a missão de ser mãe. As gestantes são acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família- PAIF.

A secretária municipal, Martina Cavalcante, explicou como funciona o trabalho com as gestantes. “O grupo realiza encontros mensais, onde as futuras mamães participam de palestras sobre gestação, cuidados com o bebê, entre outros e ao final do acompanhamento elas são agraciadas com o kit enxoval. Para nós é muito satisfatório poder acompanha-las, compartilhar experiências e informações que certamente serão de grande valor para a vida inteira”, declarou.

KIT ENXOVAL

O kit enxoval é um benefício eventual de natalidade, assegurado pelo artigo 22 da Lei número 8.742, da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), entregue às gestantes em situação de vulnerabilidade social. Para ter acesso ao kit enxoval é necessário que a gestante faça o pré-natal, esteja inserida no Cadastro Único e frequente os grupos de acompanhamento do Cras.

13 de junho de 2018

Prefeitura realiza ação em alusão ao Dia Contra o Trabalho Infantil

SEMASC e Conselho Tutelar estiveram em vários pontos da cidade

No dia 12 é comemorado o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Em União, a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), CREAS e CMDCA e Conselho Tutelar realizou uma mobilização para conscientizar a população.

Organizadores estiveram na Praça no Centro de União, percorreram lugares movimentados como casas lotéricas, Sindicato Rural e Mercado Municipal distribuindo material informativo e esclarecendo o que vem a ser o trabalho infantil.

Lidiane Mendes, Coordenadora do Creas e Aepeti, explica que não dá para confundir atividades de responsabilidade com trabalho infantil. "Estamos trabalhando a conscientização e explicando o que é trabalho infantil e o que é responsabilidade. Fazer atividades de casa como encher uma garrafa, não é trabalho infantil. Trabalho infantil é, por exemplo, deixar uma criança sozinha em casa cuidando de outra, trabalhar de roça", explica a Coordenadora. 

A secretária municipal, Martina Costa, falou da importância das ações. “Infelizmente o trabalho infantil ainda é uma realidade muito presente aqui no nosso município e no mundo inteiro. É preciso investir em mais ações de conscientização para combater esse problema e é preciso abraçar a causa. Estamos percorrendo vários locais aqui em União realizando este trabalho que é de grande importância. A prevenção é o melhor caminho”, destaca.

De acordo com a SEMASC, as atividades serão estendidas para as escolas e para Povoados como Novo Nilo e David Caldas.

12 de junho de 2018

Gestão municipal participa de encontro sobre turismo em Teresina

Secretária de Cultura e Turismo, Patrícia Costa e assessores representaram o município

A Prefeitura Municipal de União teve representação no encontro de gestores sobre a Instância de Governança Regional no Polo Turístico Teresina. Na oportunidade, a secretária municipal de Cultura e Turismo, Patrícia Costa, esteve acompanhada pelos assessores Eudes Ribeiro e Silvana Oliveira.

O evento aconteceu na sede da Associação Piauiense de Prefeitos (APPM) e contou ainda com a participação do secretário de Estado do Turismo, Bruno Correia Lima; da coordenadora Geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo do Ministério do Turismo (MTur), Ana Carla Fernandes Moura; do deputado estadual Flávio Nogueira Júnior, além de representantes de outros municípios.

O secretário Bruno Correia Lima, falou sobre a importância do encontro. “Iremos ter como meta o foco em afinidades culturais, sociais e econômicas, tendo a participação dos setores público e privado para organizar, desenvolver e consolidar as atividades turísticas local e regional”, destaca o gestor, acrescentando ainda que após o Encontro, serão agendadas novas reuniões para tratar sobre os demais polos no Estado. 

A secretária, Patrícia Costa, enfatizou as potencialidades de União. “Nossa cidade tem um grande potencial turístico e cultural e a gestão tem buscado fortalecer isso através de ações. Estamos aqui para colaborar com este encontro e para absolver também informações que poderemos estar levando para somar aos próximos projetos que estaremos desenvolvendo no município”, frisou.

SOBRE O ENCONTRO

A ideia é que cada Unidade Federada, região e município busque suas próprias alternativas de desenvolvimento, de acordo com suas realidades e especialidades. O que propõe o Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil são diretrizes políticas e operacionais para orientar o processo do desenvolvimento turístico, com foco na regionalização.

Compõem o Polo Teresina os municípios de Altos, Beneditinos, Campo Maior, José de Freitas, Miguel Leão, Miguel Alves, Monsenhor Gil, Novo Santo Antônio, Pau D'Arco, Passagem Franca, Santa Cruz dos Milagres, Teresina e União. 

11 de junho de 2018

União terá representação em encontro nacional contra trabalho infantil

Equipe da SEMASC está acompanhando jovens que representam o município

O município de União teve representação no I Encontro Estadual de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. O evento foi realizado no dia 06 de junho no auditório do Tribunal Regional do Trabalho – TRT da 22ª Região, em Teresina.

A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) marcou presença, através da técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Eliene Costa, que acompanhou os jovens Francisco Kenedy Nascimento e Maria Gabriella Moita. Na ocasião, eles conseguiram vagas para representar o município de União e o Estado do Piauí para o Encontro Nacional.

Na oportunidade, foi criado o Comitê Municipal de Adolescente na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (COMAPETI) de Teresina e também o Comitê Estadual de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (CEAPETI). O evento foi conduzido pelo o Dr. Antônio Oliveira Lima Procurador do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará. 

A secretária Martina Cavalcante destaca a importância do evento para os trabalhos da pasta. “Estamos felizes por termos dois jovens unionenses representando a nossa cidade e também o Estado neste evento que é tão importante. Lutar contra o trabalho infantil tem sido uma de nossas bandeiras de atuação e é uma problemática nacional. Contamos com o apoio da Prefeitura Municipal e estamos levando adiante projetos para reforçar essa temática”, destacou.

08 de junho de 2018

Equipe da SEMASC participa de encontro sobre Bolsa Família

Evento promovido pela SASC reuniu diversos municípios piauienses

A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de União (SEMASC) participou do Encontro Estadual Intersetorial do Programa Bolsa Família. O evento que é uma iniciativa da Unidade de Gestão do Suas e da SASC, foi realizado em Teresina.

Na ocasião, esteve representando a Secretária Estadual da Assistência Social (SASC), Ana Paula, o coordenador estadual do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, Roberto Oliveira. Estiveram presentes, ainda, o Secretário Estadual de Educação, Helder Jacobina; além do representantes do Governo Federal, da Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (Senarc) e do departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde. 

Para a secretária Martina Cavalcante, o encontro trouxe oportunidades e novas experiências. “Foi um momento importante, onde adquirimos mais conhecimentos, trocamos experiências com os muitos representantes que ali marcaram presença e desta maneira poderemos multiplicar cada vez mais o programa e também melhorar a forma como o mesmo é desenvolvido em nossa cidade”, explicou.

O ENCONTRO

O encontro teve como objetivo capacitar os técnicos do Programa Bolsa Família para o acompanhamento das condicionalidades e o aprimoramento da gestão do Programa no Piauí, principalmente nas áreas de assistência social, educação e saúde. Todos os 224 municípios do Piauí estiveram representados através da presença de mais de 600 pessoas.

CAPS de União participa de seminário sobre saúde mental no DF

Diretora do CAPS e usuárias participaram e colaboraram nos debates durante o evento

O município de União, 55 km de Teresina, teve representação na I Edição do Seminário Nacional “O Trabalho do/a Assistente Social na Política sobre Drogas e Saúde Mental”, organizado pelo CFESS conjuntamente com o CRESS-DF, realizado nos dias 29 e 30 de maio, em Brasília (DF).

Na oportunidade, a diretora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de União, Thaís de Andrade e as usuárias do CAPS de União: Luzia Gomes (que na oportunidade fez discurso) e Jossinete Piauilino, Presidente da Associação de Usuários e Familiares de União (Associação Liberdade), participaram destes eventos que tratavam do desmonte da atual Política Nacional de Saúde Mental.

Na oportunidade, os profissionais do país inteiro que participaram do evento, aproveitaram o espaço para realização de debates e para pautar as temáticas de saúde mental e a política sobre álcool e outras drogas – esta como uma questão de saúde pública – que têm interface com a política de assistência social, por meio de ações que devem respeitar a dignidade, a liberdade, os direitos sociais e humanos fundamentais.

Para a diretora do CAPS, Thaís de Andrade, os eventos trouxeram uma oportunidade de participar juntamente com as usuárias desse momento histórico na saúde mental e colaborar na construção de propostas e estratégias que se contraponham ao tratamento conferido pelo atual governo, que vêm sendo tratadas como objeto da área de segurança pública e enfrentadas com ações repressoras e violentas, principalmente contra as pessoas em situação de rua e em uso abusivo de álcool e outras drogas. “Estas ações criminalizam usuários e usuárias e reforçam um caráter de higienização, já que buscam afastar essa população dos espaços públicos”, destaca. “A audiência discutiu sobre a atual conjuntura onde são propostas modificações na política de saúde mental que ameaçam os avanços da Reforma Psiquiátrica no país, entendemos que é fundamental que a categoria debata e organize ações de resistência”, completa.

Thaís ressalta ainda que os usuários deram relevantes contribuições aos debates em ambos os eventos apontando os impactos dessas ações em suas vidas e lamentando os retrocessos. “Em outubro, iremos sediar em nosso município o 7º Encontro de Usuários e Familiares de Saúde Mental do Piauí, estratégia de fortalecimento da protagonização dos usuários e seus familiares. Sinto-me orgulhosa em trabalhar com gestores que apoia o fortalecimento do controle social e a participação de profissionais e usuários nos eventos nacionais”, finaliza.

A secretária municipal de Saúde, Dra Anne Costa, falou sobre a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo CAPS do município. “É um trabalho que vem se tornando referência dentro e fora do Piauí e para nós é motivo de orgulho. A prefeitura deu o suporte para que a nossa equipe participasse deste evento, pois entendemos a importância destes espaços, que proporcionam mais conhecimento e troca de experiências”, destacou.

30 de maio de 2018

HOSPITAL DE UNIÃO: Após reforma, cozinha funciona dentro dos padrões

Cozinha foi recebida sem condições de permanecer funcionando, gestão fez reforma com recursos próprios

Na última quinta-feira (24), o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique; a secretária municipal de Saúde, Dra. Anne Costa; realizaram visita a nova cozinha do hospital, acompanhados pela diretora, Aranucha Brito. Na ocasião, o vereador Júnior Mota em visita ao hospital foi convidado a conhecer as novas dependências da cozinha, que passou por reformas e encontra-se já em pleno funcionamento, atendendo as necessidades do hospital e dos pacientes.

A diretora do hospital, Aranucha Brito, informou que a reforma que foi concluída na semana passada, seguindo normas, utilizando revestimentos de fácil limpeza e manutenção. “Adquirimos também uma coifa industrial e exaustores, o que permite um ambiente com temperaturas mais amenas, garantindo ótimas condições de trabalho para a equipe que trabalha aqui”, explicou.

Para a secretária de Saúde, Dra. Anne Costa, a reforma proporciona um ambiente adequado e limpo para a manipulação e preparo da alimentação de qualidade. “Este trabalho mostra que cada vez mais estamos buscando melhorias para atender, de maneira digna, a população unionense”, destaca.

O prefeito, Dr. Paulo Henrique, citou os benefícios da realização da reforma. “Foi uma reforma realizada com recursos próprios do município, pois percebemos a necessidade e a urgência de se ter um ambiente mais adequado. Vale ressaltar que a cozinha tinha condições insalubres e sem condições de uso. Foi necessário revisar toda a instalação elétrica e de gás, o que fez com que se estendesse além do prazo estipulado, pois buscamos sempre fazer tudo com segurança e responsabilidade”, declarou.

Na oportunidade, os gestores e também o vereador Júnior Mota, aproveitaram para experimentar e aprovar a alimentação que é oferecida aos funcionários e pacientes do hospital.

24 de maio de 2018

Governador e comitiva inauguram reformas e autorizam obras em União

Durante a visita, comitiva foi recepcionada pelo prefeito, Dr. Paulo Henrique Costa

O governador Wellington Dias esteve em União na tarde desta quinta-feira (24), acompanhado por uma comitiva de deputados e assessores e foi recepcionado pelo prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, vereadores do município, secretários da gestão municipal, servidores e outras lideranças políticas.

Na oportunidade, Wellington Dias, inaugurou a reforma do Centro Estadual Educacional Profissional Rural (CEEPRU) Manoel Otávio. Aproveitando a visita, o gestor e sua comitiva também entregaram a Quadra Poliesportiva da Unidade Escolar Barão de Gurgueia e vistoriaram as obras do Centro de Cultural de União.

O chefe do executivo piauiense também autorizou a Licitação para a reforma da Unidade Escolar Barão de Gurgueia e deu a Ordem de Serviço para a pavimentação asfáltica de aproximadamente 10 Km na PI 112, entre os povoados Divinópolis e Santa Rita.

Além do governador, a deputada federal, Rejane Dias; o deputado estadual, Georgiano Neto; o deputado estadual, Francisco Limma; o ex-deputado federal, Antonio José Medeiros; o Secretário de Estado da Educação, Helder Jacobina; o ex-deputado, Merlong Solano; a Secretária de Estado do Governo, Ariane Sídia e o ex-prefeito José Barros Sobrinho marcaram presença.

O prefeito de União, Paulo Henrique Medeiros, agradeceu a parceria com o Governo do Estado do Piauí e falou do impacto que esse conjunto de obras tem feito no dia a dia da população. “Cito aqui a reforma desse Centro de Educação Agrário que vai beneficiar diretamente as pessoas do campo, profissionalizando-a e dando mais oportunidades de emprego e renda. No entanto, são muitos os benefícios que o nosso município tem recebido, a exemplos dos investimentos em saneamento e também em mobilidade urbana. Essa obra de asfaltamento que vem aí para a região do Divinópolis é outro sonho da população que será realizado. Somos gratos por esta parceria com o Governo do Estado”, destacou.

Fotos: Ccom





Enquete

Depois de perder por 3 a 0 para a Croácia, a Argentina é a última colocada do grupo D. Qual você acha que é o mais provável futuro dos 'hermanos' na Copa da Rússia?

ver resultado