• assinatura jornal

Notícias União

19 de janeiro de 2018

17 de janeiro de 2018

Prefeitura segue recuperando estradas na zona rural do município

Prefeito esteve acompanhando e vistoriando os trabalho da equipe da Secretaria de Obras

Com a chegada do período chuvoso algumas regiões ficam com difícil acesso por conta das estradas que acabam ficando de forma intrafegável. Pensando nisso e com o objetivo de manter a mobilidade na zona rural de União, a Prefeitura Municipal segue com a recuperação das estradas, através da Secretaria Municipal de Obras.

Nos últimos dias várias estradas receberam reparos. No Povoado Liberdade, por exemplo, a equipe realizou a colocação de manilhas para evitar que um trecho crítico venha a abrir com o inverno. Em Novo Nilo também foram realizados reparos e construção de bueiro.

A estrada do Morro dos Pires passando pelo Povoado Meios até a localidade Excelência, encontrando com a estrada recuperada do Montevidéu à Londrina também foi recuperada. Foram feitos os primeiros reparos na estrada que liga União ao Cajueiro e da Localidade Santa Maria para o Cajueiro.

Na manhã desta terça-feira (16) o prefeito da cidade, Dr. Paulo Henrique, esteve acompanhando e vistoriando o andamento dos trabalhos de recuperação. “Temos recebido solicitações da população que reside nas regiões e estamos trabalhando para atender, começando pelas estradas que tem mais fluxo e mais movimento. É um trabalho necessário para evitar que a chuva atrapalhe a mobilidade entre as regiões da nossa zona rural”, informou o gestor.

Negócio Certo Rural oferece oportunidades a famílias na zona rural

Curso é fruto de parceria entre a Prefeitura Municipal e o SENAR

Muitas famílias da zona rural de União estão tendo a oportunidade de conhecer melhores maneiras de planejar e administrar seu negócio através do curso Negócio Certo Rural. Esta oportunidade está sendo ofertada pela Prefeitura Municipal de União em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAR), através da Secretaria Municipal de Agricultura.

Na tarde deste domingo o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique; o secretário de Agricultura, José Wilson e o assessor David Miranda estiveram na localidade Vereda Cumprida participando da conclusão de um das turmas do curso. Na oportunidade o gestor falou aos presentes. “É um curso que vai agregar bastante conhecimento aos produtores rurais, gerar mais oportunidades de renda. É um benefício que conseguimos com o apoio também do deputado Júlio César e quero dizer que continuaremos trabalhando para trazer mais benefícios para a região”destacou.

David Miranda, da Secretaria de Agricultura, falou sobre os benefícios do curso. “O curso tem como objetivo ensinar o produtor a administrar sua propriedade, administrar o recurso que ele tem e assim possa ter mais produtividade e uma melhor renda. Começamos com 25 famílias, mas chegamos a 30 famílias. Temos turmas em David Caldas e Novo Nilo e a meta do Dr. Paulo Henrique é instalar mais três turmas em outras localidades”, explicou.

O produtor Joaquim Cardoso Neto que é presidente da Associação de Moradores da comunidade elogiou a iniciativa. “Estamos todos felizes por que nossa região foi beneficiada com este curso que veio através da Prefeitura de União. Já tivemos outros cursos, mas creio que este tem sido o melhor e mais proveitoso. Somos gratos pela iniciativa do Dr. Paulo Henrique e sua equipe”, afirmou.

15 de janeiro de 2018

Prefeito e secretária participam de formatura da U. E. Padre Luís

Jovens do 9º ano do ensino fundamental colaram grau na última sexta-feira

Na noite da última sexta-feira (12), realizou-se a formatura dos estudantes do 9º ano da Unidade Escolar Padre Luís Brasileiro, em União. Na oportunidade, direção da escola, professores e alunos organizaram uma solenidade para marcar a colação de grau. O prefeito da cidade, Dr. Paulo Henrique e a secretária de Educação, Edinalva Freitas, além de outras autoridades, marcaram presença no evento.

A diretora Suzana Moura, lembrou a passagem dos estudantes pela escola. “É um momento de emoção e também de parabenizar a cada um por esta conquista. Estamos felizes por acompanhar esta caminhada e sabemos que todos vão agora trilhar um caminho em busca do futuro”, disse.

Na oportunidade o prefeito, Dr. Paulo Henrique também falou aos presentes. “É importante parabenizar a cada um de vocês, que agora vão ter a oportunidade de avançar mais e ter uma profissão, participar da sociedade e contribuir com o desenvolvimento do nosso país e com o crescimento de nossa terra. Queremos estar trazendo cada vez mais qualidade para a nossa educação e tenho dito por onde tenho passado que faremos um trabalho em conjunto também com as famílias, com os professores para alcançar este objetivo”, frisou o gestor.

A secretária de educação, Edinalva Freitas, elogiou a equipe da escola e parabenizou os estudantes. “É motivo de alegria estar aqui vendo de perto a conquista de vocês. São alunos privilegiados, pois a U. E. Padre Luís tem uma equipe de professores competentes e compromissados. Espero que possamos continuar caminhando neste caminho, crescendo e dizer que estaremos firmes na busca pela qualidade do ensino em nossas escolas”, declarou.

12 de janeiro de 2018

Internet para Todos: União está entre os municípios contemplados

Programa levará internet banda larga aos municípios piauienses

Foi lançado na tarde desta quinta-feira (11), em Teresina, o programa ‘Internet Para Todos’, que visa garantir conexão em alta velocidade no Estado. O evento de lançamento, realizado no auditório da Associação Piauiense de Prefeitos (APPM) contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.

Inicialmente o programa estava previsto para atender apenas 50 municípios do Piauí, em sua primeira etapa. A expectativa é que com o programa ‘Internet para Todos’ atenda os 224 municípios tenham acesso à internet de alta velocidade até julho deste ano.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, também esteve participando da solenidade e lembrou que União foi uma das primeiras cidades do Piauí a serem contempladas com o programa. “Estive em Brasília no mês de maio do ano passado, com os deputados Georgiano Neto e Júlio César em audiência com o Ministro. Naquela ocasião ele nos deu a feliz notícia de que União estava sendo inclusa e receberia recursos para internet banda larga. A vinda deste projeto vai proporcionar um grande avanço e será sem dúvidas de grande importância para o nosso município”, destacou.

SOBRE O PROGRAMA

O intuito do programa é a inclusão digital de populações que, seja por hipossuficiência econômica ou por não dispor de serviços de internet em sua localidade de residência, não conseguem contratar serviços de internet de Banda Larga. O Internet para Todos é viabilizado pelo primeiro satélite brasileiro, lançado em 4 de maio de 2017 ao custo de R$ 2,7 bilhões.