• TV O DIA att
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias União

15 de agosto de 2018

Rua Aneirão Coutinho recebe obras de asfaltamento

Obra é parte de projeto de mobilidade que beneficiará também outras ruas de União

Dando continuidade às obras de mobilidade urbana no município de União, a Rua Aneirão Coutinho que compreende trechos do centro da cidade e outros bairros, está sendo beneficiada com obras de pavimentação asfáltica (asfaltamento). A realização dos trabalhos iniciou-se na manhã desta quarta-feira (15) e o projeto é fruto de parceria entre a Prefeitura Municipal de União, Governo do Estado e os deputados Fábio Abreu e Georgiano Neto, com apoio também do vereador Frankilandy.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, comentou a retomada das obras de mobilidade. “Estamos honrando mais compromissos com a população unionense. É mais uma obra importante e que faz parte de um grande projeto de mobilidade que temos para União. Além destas ruas que estamos asfaltando, muitas outras vão receber obras de asfaltamento e calçamento através do Avançar Cidades e de outros projetos. União está se transformando e ganhando uma nova cara! Agradecemos as parcerias com o Governo e com os deputados que sempre estão nos apoiando”, disse o gestor.

O vereador Frankilandy esteve visitando o local durante o início das obras e explicou em detalhes como serão realizadas as obras nesta etapa. “Ao total serão 2,640 km (linear) de asfaltamento a serem implantados em União nesta etapa das obras. O projeto também vai beneficiar as ruas: João Abreu, Areolíno de Abreu (trecho) e Rua São Sebastião, além de outros trechos. Reafirmamos o nosso empenho e só temos a agradecer a gestão e as parcerias que estamos conseguindo com os parlamentares e viabilizando obras como estas”, frisou.

O senhor Osvaldo Melo, que reside na rua há 48 anos, citou que a obra é um sonho antigo. “É a realização do sonho de uma vida inteira. São mais de 48 anos convivendo aqui e a rua encontrava-se em um estado muito ruim, praticamente intrafegável para carros e motos. É de grande importância e só temos a agradecer!”, disse.

Edição 2018 do Projeto Samuzinho nas Escolas

Começa nesta quinta-feira (16), na U. E. Maria de Lourdes Craveiro

Acontece na manhã desta quinta-feira (16) a abertura do Projeto Samuzinho nas Escolas (Edição 2018). O projeto será iniciado na Unidade Escolar Maria de Lourdes Craveiro, com palestras ativas e simulações de atendimentos de urgências e emergências. O projeto é realizado pelo SAMU de União em parceria com a Prefeitura Municipal, através das secretarias municipais de Saúde e Educação.

De acordo com o coordenador do SAMU, Kerly Silva, o projeto é extensivo a todas as escolas do município e dará continuidade eu outras escolas no decorrer do mês de agosto. “Ano passado realizamos e foi um sucesso. Estamos retornando este ano com essa importante medida de capacitação para crianças e jovens. É um aprendizado que eles podem levar para o cotidiano também”, destacou.

Kerly citou ainda o conteúdo das palestras realizadas em 2017. “Estivemos em um número máximo de escola do município, alcançando um público de crianças jovens adolescentes e adultos resultando na diminuição dos índices de ocorrências e números de trotes, devido às informações repassadas no decorrer das palestras. Abordamos de forma ativa, lúdica, e dramatizada pelos próprios alunos e socorristas seguindo as orientações do instrutor do projeto”, explica.

SOBRE O PROJETO

O projeto Samuzinho nas Escolas foi idealizado pelos SAMU 192 do Distrito Federal em Maio de 2007, onde outros municípios copiam o projeto.  O projeto apresenta para a população o tipo de trabalho realizado pelo Samu 192, ensina também os procedimentos a serem realizados em situações de emergência, visando igualmente à conscientização da população sobre a importância do serviço de saúde e também tem o intuito de conscientizar as crianças em relação aos problemas causados por ligações indevidas (trotes) para o número de emergência 192, e o mais importante de tudo ensina resgatar a cidadania e ajudar o próximo. 

14 de agosto de 2018

Jovens da zona rural recebem kits do Projovem Campo

Prefeito e secretário participaram de evento para entrega de kits

Jovens da região do Alto São José (zona rural de União) estão sendo beneficiados com o programa Projovem Campo “Saberes da Terra”. Na noite da última quinta-feira (09), realizou-se a entrega dos kits escolares aos beneficiados com o projeto. O evento contou com a presença do prefeito de União, Dr. Paulo Henrique e do secretário de Educação, Marcone Martins.

O curso tem o objetivo de preparar estudantes para o mercado de trabalho. O curso está sendo realizado na Unidade Escolar Joana Pereira dos Santos, com uma turma de 20 alunos com idade entre 18 a 29 anos, que estão atrasados nas séries do Ensino Fundamental. O programa tem a duração de 18 meses com direito ao certificado de conclusão do Ensino Fundamental e do Curso Técnico.

“É um curso de extrema importância, pois oferece mais educação e muito mais oportunidade para estas pessoas. Com essa capacitação eles ficam aptos a ingressar no mercado de trabalho com mais profissionalismo e conhecimento”, disse o secretário de Educação Marcone Martins.

O prefeito, Dr. Paulo Henrique, destacou ações em prol da educação. “Temos trabalhado de forma ativa para garantir mais qualidade na educação que é oferecida. Já estamos colhendo os frutos, pois em menos de dois anos já registramos o crescimento do nosso IDEB e sei que quem ganha com isso é a população. Este curso é de extrema importância, onde quem é beneficiado tem mais educação, tem mais oportunidade. Reafirmamos o compromisso de agir pela nossa educação, especialmente na zona rural”, frisou.

08 de agosto de 2018

Capacitação sobre prevenção à violência contra mulher é realizada

Encontro contou com palestra da promotora de Justiça, Amparo Paz

A Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria de Assistência Social - SEMASC em parceria com o Ministério Público do Estado do Piauí, realizou na manhã desta terça-feira, 07 de agosto, uma capacitação da rede de atendimento da mulher vítima de violência no município de União.

A Capacitação teve como participantes técnicos da SEMASC e conselheiros dos diversos conselhos do município de União. A palestra foi conduzida pela Promotora de Justiça Maria Amparo Paz e pela psicóloga e coordenadora do CREAS União, Lidiane Mendes. O evento aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica do Piauí - SINTE, em União.

Na ocasião marcaram presença no evento a promotora de Justiça. Maria do Amparo Paz; Cynara Veras, psicóloga; Lidiane Mendes, coordenadora do CREAS, o delegado do município Ricardo Moura e outros servidores da gestão municipal.

A promotora, Amparo Paz, citou a importância do encontro. "Esses encontros são importantes para os conselheiros que lidam no dia a dia com mulheres vítimas de violência. A sociedade em pé de igualdade a gente tem que ir construindo, pois sabemos que isso ainda não é assim, então a gente tem que compreender a violência de gênero para poder acolher as mulheres, porque muitas vezes a gente se pega culpando a mulher, e isso não pode acontecer", disse.

A psicóloga Lidiane Medes destacou a importância da prevenção da violência contra as mulheres. “Infelizmente casos de violência contra mulheres são mais presentes no nosso cotidiano do que imaginamos, por isso se faz necessário cada dia mais ações de prevenção. A SEMASC tem realizado ações preventivas e sempre contando com o apoio da Prefeitura Municipal, pois entendemos que precisamos estar atentos e juntos da população por esta luta que é de todos nós”, enfatizou.