• Campanha da Santa Missa
  • Vencer 03
  • Vencer 02
  • Vencer 01
  • Prerrogativas da advogacia
  • Peregrinos da fé
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias União

09 de setembro de 2019

Ex-estudantes unionenses reencontram amigos de escola há 25 anos

Ex-estudantes unionenses reencontram amigos de escola há 25 anos

Após 25 anos sem se reencontrar colegas de sala de aula, unionenses tiveram boas recordações

Na manhã de sábado (07), em meio as comemorações do dia da Independência do Brasil, ex-alunos do antigo colégio Cursão, onde vários unionenses já estudaram, aproveitaram para participar do primeiro reencontro após 25 anos terminarem os estudos na referida escola. A ideia partiu de três pessoas, que então, passaram a descobrir contatos de cada um, e que conseguiram realizar o sonho de rever os amigos de colégio.

O dia 7 de setembro, para um grupo de amigos unionenses, não ficou apenas como comemoração da Independência do Brasil, mas sim, um marco histórico na vida de cada ex-estudantes que há 25 anos não reencontravam seus colegas de colégio em Teresina. Após dias realizando buscas de contatos de cada colegas, o grupo foi crescendo, chegando 50 participantes, que puderam rever cada colega de sala de aula. Maryvelta Moraes, uma das organizadora do encontro, relatou a reportagem, “a tarefa de realizar esse encontro não foi nada fácil, mas me proporcionou uma emoção enorme de poder rever meus amigos, e ver os caminhos que cada um deles seguiram após anos de estudos no Colégio O Cursão, agradeço a cada um que pôde comparecer, e teremos outro encontro em breve, pontuou Maryvelta.

O encontro foi realizado em uma churrascaria da capital, onde a alegria, as lágrimas, as conversas e os sorrisos tornaram o encontro mais que um sonho do grupo. Este repórter também fez parte desse grande encontro, onde foi percebido que alguns se formaram em diversas áreas, como jurídico, administradores, saúde, educação, enfim, diversas profissões. Um novo encontro foi marcado para acontecer na cidade de União onde muitos dos ex-estudantes são naturais desta cidade, e deve reunir mais gente que por motivos maiores não puderam comparecer. 

 

06 de setembro de 2019

Novo setor de urgências do HMU será inaugurado no aniversário de União

Novo setor de urgências do HMU será inaugurado no aniversário de União

Solenidade acontecerá no dia 16 de setembro às 11h

Durante a programação do aniversário dos 166 anos de União, a gestão municipal realizará a entrega de importantes obras para a população. O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, informou que uma vasta programação será realizada, mas que a entrega de obras é bastante aguardada, especialmente o novo setor de urgências do Hospital.

Espaço modernizado

Totalmente reformado, o novo setor de urgências do Hospital Municipal de União passará a oferecer uma estrutura nova e moderna, ofertando para a população mais qualidade e eficiência no atendimento daqueles que procuram a unidade de Saúde. A solenidade acontecerá no dia 16/09, às 11h.

O secretário de Saúde, Narcizo Chagas, informou que a obra da Urgência e Emergência é um grande passo entre as conquistas da Saúde. “É um grande passo que a gestão está dando e marca também uma etapa importante que é o empenho do prefeito para a reforma de todo o Hospital. Com a Urgência entregue e modernizada poderemos ofertar um melhor serviço. A cidade está de parabéns e muitas outras conquistas ainda estão por vir”, citou.

Outras obras

A Unidade Escolar Pe. Luís Brasileiro passou por uma ampla reforma e também será entregue à população. A escola, que é uma das mais antigas da zona urbana da cidade, recebeu diversas intervenções, adequações e melhorias em sua estrutura. A inauguração também acontecerá no dia 16 de setembro, às 08h.

A gestão realizará também a entrega de duas estradas na zona rural. A estrada da localidade Canastro e da Localidade Bode serão entregues, ofertando para centenas de pessoas que convivem nessas regiões, mais mobilidade e mais segurança. Estas inaugurações vão ser realizadas no dia 15 de setembro, às 09h.

Outra obra que também será entregue é a intervenção realizada no Estádio Municipal Sergisnando Alencar. O local recebeu diversas melhorias estruturais, para oferecer aos amantes do Esporte, uma estrutura mais digna. A entrega acontecerá no dia 21 de setembro às 15h.

Confira a programação do aniversário de 166 anos de União

Confira a programação do aniversário de 166 anos de União

shows musicais, inaugurações de obras e outros eventos marcam a data

União já está no clima da comemoração do aniversário de 166 anos de emancipação política do município. Para celebrar este evento, a gestão municipal está organizando uma programação com inaugurações, eventos religiosos, esportivos, culturais e shows musicais.

O prefeito, Dr. Paulo Henrique, informou ações que serão realizadas durante todo o mês de setembro, mas o ponto alto será entre os dias 15 e 17. “É tempo de festejar, pois nossa cidade comemora mais um ano. União é uma terra de muitos talentos, de gente humilde, guerreira... É uma terra de ótimos frutos e neste mês vamos celebrar isso em grande estilo”, destacou.

Entrega do novo setor de urgências

Entre as obras que serão inauguradas, a entrega do novo setor de urgências do Hospital Municipal de União é a mais aguardada. O setor vai proporcionar uma estrutura totalmente nova e modernizada para atender com mais eficiência os unionenses.

Outras obras

A gestão vai entregar à população as estradas dos povoados Canastro e Bode. Haverá também a inauguração da reforma da Unidade Escolar Pe. Luís Brasileiro e das intervenções realizadas no Estádio Municipal Dr. Sergisnando Alencar.

Eventos religiosos

No dia 16 de setembro (segunda-feira), um culto evangélico será realizado na Praça Getúlio Vargas (Praça do Fenelon), às 18h. Já no dia 17 de setembro (terça-feira), uma missa em ação de graças será realizada na Igreja Matriz às 17h, seguida do corte do bolo.

Shows musicais

Até o momento estão confirmadas as apresentações das bandas Taty Girl e Toca do Vale, que se apresentam na segunda-feira (16), a partir das 21h na Praça Barão de Gurgueia.

Outros eventos

Haverá ainda o início do torneio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que acontece no dia 16 de setembro às 16h no CT do Léo e a final do Campeonato Master Feminino e Masculino, no sábado (21/09) no Estádio Municipal.

No domingo (15/09) a programação será aberta com café da manhã no Mercado Municipal. Na terça-feira (17) haverá alvorada e passeio ciclístico pelas ruas da cidade.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Dia 15/09 – Domingo

06h – Café da manhã no Mercado (com apresentação de Sebastião Kadete)

09h – Inauguração da Estrada do Canastro

11h – Inauguração da estrada do Bode


Dia 16/09 – Segunda-Feira

08h – Inauguração da Unidade Escolar Padre Luís de Castro Brasileiro

11h – Inauguração da urgência e emergência do Hospital Municipal de União

16h – Abertura do Campeonato do Serviço de Convivência

Local: CT do Léo

18h – Culto evangélico na Praça Getúlio Vargas (praça do Fenelon)

21h – Festa na praça da Igreja Matriz

Taty Girl

Toca do Vale


Dia 17/09 – Terça-feira

06h – Alvorada pelas ruas da cidade

07h – Concentração do Passeio Ciclístico na Vila

17h – Missa na Igreja Matriz

18h30 – Corte do bolo e apresentação de bandas marciais na Praça da Igreja Matriz


Dia 21/09 – Sábado

15h - Entrega de intervenção feita no Estádio Municipal Sergisnando Alencar

16h - Final do campeonato Master Feminino e Masculino

03 de setembro de 2019

Gestão realiza I Encontro de Atenção Primária à Saúde

Gestão realiza I Encontro de Atenção Primária à Saúde

Evento contou com a presença de servidores municipais da Saúde

A gestão municipal realizou na manhã desta terça-feira (03), o 1º Encontro Municipal de Atenção Primária à Saúde. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde foi voltado para os profissionais de saúde que atuam no município, com o objetivo de aprimorar o atendimento feito junto à população e compreender como se dará a implantação das novas mudanças propostas pelo Governo Federal.

O evento foi realizado no auditório do Centro Cultural Martins Napoleão, em União e contou com a presença do prefeito, Dr. Paulo Henrique, de secretários municipais e dos servidores que atuam na saúde pública municipal (enfermeiros, médicos, agentes de saúde, técnicos em saúde bucal, etc.).


O prefeito Dr. Paulo Henrique esteve presente durante o evento, reforçando que a saúde é prioridade para a gestão, além de pontuar os investimentos que vem sendo feitos nas estruturas, bem como a busca de recursos junto ao governo estadual e federal para reforçar e ampliar o trabalho que vem sendo feito no município. “Já conquistamos muito para a nossa Saúde, mas queremos avançar muito mais e este trabalho sendo feito com uma equipe focada, será um sucesso”, disse o gestor.

O secretário municipal de Saúde, Narcizo Chagas, informou que a gestão tem trabalhado para promover melhorias em todos os setores da Saúde. “Encontros como este promovem mais capacitação, mais conhecimento e uma interação maior entre os servidores da nossa Saúde. Com isso é possível compreender melhor e resolver de forma mais rápida as nossas demandas”, destacou.

29 de agosto de 2019

Dia Nacional do Vaqueiro é comemorado com procissão e homenagens

Dia Nacional do Vaqueiro é comemorado com procissão e homenagens

O saudoso Chico Teófilo e sua esposa Conceição estão sendo homenageados no evento

A tradicional missa, seguida de procissão em alusão ao Dia Nacional do Vaqueiro foi realizada na manhã desta quinta-feira (29) em União. A tradicional movimentação religiosa realizou homenagens ao saudoso Chico Teófilo e sua esposa Conceição, que por muitos anos mantiveram viva a tradição.

A cavalgada saiu do pátio da Igreja Matriz de União e seguiu até a fazenda do saudoso Chico Teófilo, onde foi realizada uma missa e diversas homenagens. A movimentação contou com a presença de centenas de vaqueiros e vaqueiras. O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, também acompanhou a procissão montado a cavalo.

Após a missa, uma programação intensa será realizada para os vaqueiros durante todo o dia de hoje. Vaquejada, pega de boi no limpo, almoço para os vaqueiros e apresentações com bandas de forró estão dentro da programação.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, destacou a importância das movimentações em torno da data. “É uma data importante para todos nós! O vaqueiro faz parte da nossa cultura e das nossas raízes. Temos orgulho em manter viva esta tradição que é tão bonita e tão prestigiada. A gestão sempre em parceria com a Associação, na realização dessas atividades”, frisou.

O Dia Nacional do Vaqueiro

A institucionalização do 29 agosto como dia  Nacional dedicado ao Vaqueiro é de 2008. Mas desde 29 de agosto de 1944 em União, ocorre uma grande procissão da categoria com devoção a São Raimundo Nonato, que é co-padroeiro da diocese do município. Em União existe um coral composto somente por vaqueiros e também uma associação da categoria fundada em 1984.

Chico Teófilo

Foi o presidente da primeira associação de vaqueiros (AVAU), em União. Era vaqueiro e dono da Fazenda do Vaqueiro, local onde realizava vaquejada todos os anos no dia 29 de agosto. Foi vereador de União, fundador e presidente do Coral dos Vaqueiros de União. Fundou também a primeira Associação de vaqueiros do Brasil, a Associação de Vaqueiros de União.