• Novo app Jornal O Dia
  • TV O DIA att
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias União

26 de outubro de 2018

Cursos criam oportunidades de geração de renda para famílias

Cursos são realizados em parceria entre o SENAC e a Prefeitura Municipal

Estão acontecendo nos dias 25 a 27 deste mês, os cursos de criação e confecção de bijuterias e oficina de pizza, os cursos estão sendo ministrados pelo o SENAC em parceria com a Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. Os cursos ofertados devem gerar renda as famílias que estão sendo assistidas e melhorar a qualidade de vida de pessoas que não tem o seu próprio negócio. Os cursos acontecem em finais de semanas diferentes.

Os cursos são ofertados para oportunidades de geração de renda para famílias acompanhadas pelo os Cras. Estão sendo ofertados 09 cursos que serão executados até janeiro de 2019, em datas diferentes. “Nessa primeira etapa iniciamos com os cursos de criação e confecção de bijuterias e oficina de pizza, estes cursos tem foco na geração de trabalho e renda. Na intenção de priorizar políticas públicas que gerem autonomia às famílias, cada participante deve receber certificado de conclusão dos referidos”, destacou Katiane Gualberto, Coordenadora do Programa Bolsa família. 

Com os cursos oferecidos pela a Prefeitura Municipal de União através da Semasc, os alunos têm a oportunidade de melhorar a qualidade de vida e consequentemente a renda, com a comercialização dos seus próprios produtos. Isso tem impacto direto na vida dessas pessoas. Lembrando que o público prioritário para a participação dos cursos são as famílias beneficiadas do Programa Bolsa Família e ainda há algumas vagas em aberto, destacou a Coordenadora do Programa Bolsa Família em União.

23 de outubro de 2018

19 de outubro de 2018

Antiga fazenda de gado se torna União

O município de União está localizado a 60 quilômetros ao norte de Teresina, hoje com mais de 44 mil habitantes.

A construção da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios foi determinante para a elevação da Fazenda Estanhado à categoria de vila, já com o nome de União. Hoje com 165 anos de fundação, a cidade faz parte dos 224 municípios do Piauí.

O município de União está localizado a 60 quilômetros ao norte de Teresina, hoje com mais de 44 mil habitantes. Recebeu status de vila pela resolução provincial nº 362 em 1853, com território desmembrado de Campo Maior. Foi elevado à condição de cidade pelo decreto estadual nº 1 de 28 de dezembro de 1889.

A origem do nome

Marcos Brito, estudioso sobre a história do município, contou ao O DIA um pouco sobre origem do nome da cidade. “Existem duas versões para este nome de União. Uma delas, que a maioria aceita, é que, na época da Batalha do Jenipapo, foi aqui que as tropas se juntaram para o combate. Neste período, ficou conhecido para alguns historiadores como o local da união das tropas e depois foi derivando e ficou apenas União. É interessante, pois aqui em nossa cidade, ainda hoje existem marcas desses confrontos. Existe outra versão que conta que, na época, o representante do município dizia que como aqui era um local de pessoas hospitaleiras, não havia brigas, passou a se chamar cidade de União”, explica.

Marcos Brito, que também é poeta, descreve como é morar em União. “Procuramos exercer essa união entre nós. Quando alguém faz um evento poético, por exemplo, todos se mobilizam e, muitas vezes, fazemos por conta própria, pois sabemos que, muitas vezes, quando se trata de cultura, não se tem os incentivos necessários; embora ainda tenhamos muito a tradição do Estanhado; usamos os nomes ‘poetas do Estanhado’ e aqui tem muita música, muitos poetas. Então é um município acolhedor, onde as pessoas são hospitaleiras e o sentimento de União existe sim”, descreve.

Terras de poetas e cultura do vaqueiro

Anualmente, comemora-se o Dia Nacional do Vaqueiro em União, sempre em 29 de agosto, dentro da Programação dos Festejos de São Raimundo Nonato, que é co-padroeiro da cidade. Outro ponto de destaque é o Coral dos Vaqueiros de União, que é reconhecido nacionalmente e já fez grandes apresentações em todo o país.

União também conta com muitos músicos, poetas e outras manifestações culturais que são presentes no cotidiano das pessoas. A banda piauiense Validuaté, por exemplo, é de origem unionense e que hoje faz sucesso em todo o país.

O prefeito do município, Dr. Paulo Henrique, também comenta as lembranças e o sentimento de viver no município. “União está completando 165 anos de muitas histórias. Eu fui criado no Povoado Novo Nilo (zona rural de União), morei e estudei lá e também estudei no Patronato, que é uma escola tradicional daqui, administrada por freiras e nos orgulha muito. Meu pai foi prefeito por três vezes e tive a oportunidade de morar aqui em União alguns anos. Lembro-me que, quando meu pai foi prefeito pela primeira vez, não havia energia. Nesta época, foi comprado um motor para que funcionasse a iluminação da cidade. Temos muitos artistas, temos um artesanato em crescimento e a parte artística é muito importante também, temos músicos com reconhecimento nacional e não podemos deixar de citar a tradição dos vaqueiros”, descreve.

Dr. Paulo Henrique destaca ainda alguns feitos da sua gestão à frente do município. “Nossa gestão está com 1 ano e 9 meses e estamos fazendo um trabalho voltado para o bem-estar da população, dos cidadãos. Tivemos dificuldades no início, tivemos que tomar algumas medidas impopulares para conseguir fazer uma gestão organizada. Além disso, estamos trabalhando a reestruturação da cidade, que estava esburacada e tivemos que reformar postos de saúde, reformamos escolas e estamos realizando importantes obras de mobilidade urbana na zona urbana e também na zona rural. Tivemos ainda que implantar melhorias no Hospital Municipal e estamos nos preparando para reabrir o centro cirúrgico que foi reformado. Além disso, realizamos um grande trabalho na nossa Educação, através de uma nucleação, reunindo o maior número de alunos em uma sala e oferecendo mais qualidade na Educação e, com isso, já estamos colhendo frutos, pois alcançamos, em 2017, o maior Ideb da história do município”, destaca.

Leia mais reportagens especiais sobre o Dia do Piauí na edição deste fim de semana do jornal O DIA.