• Piauí Férias de Norte a Sul
  • SOS Unimed
  • Ecotur 2019
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias União

27 de maio de 2019

Mais uma escola da zona rural é beneficiada com o projeto Comunidade Ativa

Mais uma escola da zona rural é beneficiada com o projeto Comunidade Ativa

U. E. Elvira Soares de Carvalho, na Terra Vermelha, recebeu equipe da gestão na última sexta-feira

O projeto Comunidade Ativa segue em frente com a abertura de mais uma escola que foi nucleada para ofertar reforço escolar no contra turno das aulas, além de serviços de saúde e assistência social. Um espaço para ser utilizado pela comunidade com atividades que envolvam o coletivo.

Na tarde da última sexta-feira (24), o prefeito Dr. Paulo Henrique e o secretário municipal de Educação, Marcone Martins, inauguraram o projeto na Unidade Escolar Elvira Soares de Carvalho, na Localidade Terra Vermelha. A escola é a segunda a ser reaberta e incluída no projeto Comunidade Ativa.


As aulas de reforço acontecem das 8h às 10h e de 14h às 16h. E já no dia 5 de junho terá um curso destinado à comunidade, que ensinará sobre a produção de detergente, uma possibilidade de reforço para a renda familiar. 

A senhora Iraci, que reside na comunidade, reconheceu que o projeto vai mudar a realidade das famílias. “Este projeto está devolvendo a nossa esperança... São atividades que vão envolver toda a comunidade e queremos que este projeto aconteça sim e temos fé que vai dar tudo certo”, frisou.

Durante a inauguração do projeto, o prefeito, Dr. Paulo Henrique, falou com a comunidade. “A Educação está avançando e alcançando resultados satisfatórios. Não queremos deixar os prédios que foram nucleados sem atividades e por isso criamos este projeto que aproxima a gestão das comunidades. Estaremos trazendo, além das atividades de reforço escolar, várias atividades sociais e de saúde. Queremos que a comunidade aproveite estes espaços da melhor forma possível para o bem estar de todos”, disse o prefeito.

O secretário, Marcone Martins, também destacou os benefícios do projeto. “Nosso grande objetivo é melhorar a qualidade da educação que é ofertada para os alunos da rede municipal. Nosso primeiro passo foi nuclear e agora estamos com o segundo passo, que é a promoção de atividades nas comunidades que tiveram escolas nucleadas. É um compromisso nosso, pois quando fizemos a nucleação nos comprometemos e dissemos que as escolas não ficariam fechadas”, disse o secretário.

23 de maio de 2019

União está recebendo seminários de implantação do Acessuas Trabalho

União está recebendo seminários de implantação do Acessuas Trabalho

Programa oferta oportunidades de capacitação e acesso ao mercado de trabalho

União está recebendo o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas). A iniciativa está sendo implantada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), que está percorrendo os principais polos levando informações.

Na manhã desta terça-feira (21), a região de David Caldas recebeu o seminário sobre o projeto. O evento contou com a presença do prefeito municipal, Dr. Paulo Henrique; da secretária de Assistência Social e Cidadania, Martina Cavalcante; de servidores municipais e da comunidade local. Outros seminários serão realizados nos próximos dias nas comunidades: Divinópolis, Buriti Alegre, Novo Nilo e zona urbana.

O programa busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades afeitas ao trabalho e emprego.

Para o prefeito, Dr. Paulo Henrique, a iniciativa leva mais oportunidade e qualificação. “É uma ação de inclusão produtiva que vai ofertar mais oportunidade e mais qualificação aos jovens de União. Queremos atingir cerca de 500 jovens com este programa e estamos felizes com a possibilidade de contribuir com essas pessoas, incentivando e fortalecendo o acesso aos direitos sociais”, destacou o gestor.

A secretária, Martina Cavalcante, destacou a importância do programa. “É mais uma grande oportunidade para estes jovens de nossa cidade. Uma iniciativa que visa, por meio de parcerias e estratégias, incentivar a qualificação da mão de obra na busca por inserção no mercado de trabalho. Estamos otimistas e somos gratos à gestão municipal pelo apoio e parceria em mais esta empreitada”, pontuou.

Ações do Acessuas

- Promoção de estratégias, ações e medidas para enfrentar a pobreza, por meio de identificação e sensibilização de usuários;

- Desenvolvimento de habilidades e orientação para os usuários; acesso a oportunidades por meio do encaminhamento de usuários;

- Monitoramento do percurso dos usuários no acesso ao mundo do trabalho;

- Articulação com outros programas e serviços da assistência social e de demais áreas, como saúde, educação e trabalho; acompanhar usuários que ingressem no mundo do trabalho, dentre outras ações.

21 de maio de 2019

17 de maio de 2019

18 DE MAIO: Caminhada em alusão à campanha é realizada

18 DE MAIO: Caminhada em alusão à campanha é realizada

18 DE MAIO: Caminhada em alusão à campanha é realizada

A Prefeitura Municipal de União realizou, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) em parceria com as secretarias de Educação, Esportes e Conselho Tutelar uma caminhada alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A caminhada faz parte da Campanha Faça Bonito, que é lembrada nacionalmente no dia 18 de maio.  

A caminhada teve início com concentração no Balão Hall e seguiu pelas ruas da cidade até a Praça de Eventos. Secretários municipais, servidores, estudantes, crianças e jovens que são atendidos pelos CRAS e a comunidade em geral também participaram.

Durante o evento os participantes presenciaram apresentações lúdicas, danças e peças de teatro que simbolizaram a luta contra o abuso sexual de crianças e adolescentes.

Para a secretária de Assistência Social e Cidadania, Martina Cavalcante, a campanha é importante para a conscientização das pessoas. “É uma realidade que devemos combater orientando, conversando e explicando. A campanha é de grande importância e tem unido toda a sociedade. Estamos mobilizando estudantes, professores e toda a população nesta luta!”, disse.

O secretário de Educação, Marcone Martins, representou o prefeito durante o evento e ressaltou a importância da iniciativa. "Nosso gestor está ausente aqui pois está participando de reunião em Teresina. Não podemos deixar de ressaltar a importância desta campanha e dizer que nós que fazemos a Educação também estamos mobilizados", destacou.

SOBRE O 18 DE MAIO

O 18 de maio é conhecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

15 de maio de 2019

13 de maio de 2019

18 DE MAIO: Capacitação sobre temáticas da campanha é realizada

18 DE MAIO: Capacitação sobre temáticas da campanha é realizada

Profissionais de diversas áreas, servidores municipais e a população participaram do evento

Realizou-se na tarde da última quinta-feira (09), uma capacitação sobre o tema “Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. O evento que foi realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania (SEMASC), aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores (STTR).

A capacitação contou com a presença do prefeito de União, Dr.Paulo Henrique; do vereador Frankilandy; da secretária de Ação Social e Cidadania, Martina Cavalcante; do secretário de Educação, Marcone Martins, servidores municipais e a população em geral. Os palestrantes contribuíram com a explanação de temáticas importantes e que capacitam profissionais da rede de atendimento.

A palestrante Luciana Evangelista Fernandes Franco, Assistente Social e mestra em Políticas Públicas, abordou o tema: “Enfrentando a violência sexual contra crianças e adolescentes - uma abordagem interdisciplinar”. Já o palestrante, Dr. Antônio Nunes Oliveira, médico legista e Diretor do Departamento de Polícia Técnica Científica do Estado do Piauí, abordou o tema: “Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - trabalhando com provas materiais”.

O prefeito, Dr. Paulo Henrique, lembrou a importância de se debater sobre o tema. “Infelizmente os índices estão aí para mostrar que devemos estar mais atentos e conversar sobre essa temática que é uma realidade. Aqui em União, a SEMASC vem desempenhando um belo trabalho de orientação e acompanhamento, mas é preciso agir mais! Esta é uma campanha importante e que conscientiza a todos nós”, destacou.

A capacitação é parte das ações alusivas ao Dia 18 de Maio- Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Além da capacitação, palestras educativas sobre a temática estão sendo realizadas nas escolas do município. Dia 17 de maio será realizada a caminhada alusiva e toda a população é convidada a participar.

09 de maio de 2019

TJ/PI suspende decisão da Juíza de União/PI sobre o Projeto Avançar Cidades

TJ/PI suspende decisão da Juíza de União/PI sobre o Projeto Avançar Cidades

Município, através do Procurador Geral, requereu a suspensão da decisão ao TJ-PI

O vereador Marcos Motta impetrou mandado de segurança contra o Prefeito de União/PI e o Presidente da Câmara Municipal de União/PI, afirmando que o Chefe do Poder Executivo reapresentou o Projeto de Lei n.04/2019 (trata sobre o Programa Avançar Cidades), que recebeu pareceres contrários das comissões temáticas, para ser votado na mesma sessão legislativa, sem passar pelas comissões, e que o Presidente da Câmara colocou em pauta o citado projeto de lei para deliberação no Plenário. 

A MM. Juíza de União/PI, sem ouvir o Município de União, concedeu medida liminar para suspender a votação do projeto de lei acima citado. 

Diante disso, o Município de União/PI, através do Procurador Geral do Município, Dr. Pedro Costa, requereu à MM. Juíza a reconsideração de sua decisão tendo em vista que foi levada em erro pelo autor do Mandado de Segurança e que o Recurso ao Plenário para a derrubada dos pareces das comissões temáticas da Câmara Municipal é plenamente possível.

Além disso, interpôs o recurso de Agravo de Instrumento (Processo n. 0706554-68.2019.8.18.0000) junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Piauí requerendo liminar para suspender a decisão da MM. Juíza, além de outros pedidos.

O Relator do Processo, Desembargador Olimpio Galvão, convencendo-se das alegações do Município de União/PI, acatou o pedido da Procuradoria Geral, concedendo liminar para suspender a decisão da MM. Juíza que proibia a votação do PL n. 04/2019. De acordo com o desembargador o autor do Mandado de Segurança não demonstrou argumentos que evidenciem a probabilidade do direito invocado. 

Indagado pelo portal sobre a decisão, o Procurador Geral do Município afirmou "que acredita que a respeitável juíza de União/PI só concedeu a decisão liminar porque foi induzida com informações falsas pelo autor do Mandado de Segurança, o que pode ensejar inclusive a responsabilização do vereador Marcos Motta por litigância de má-fé. Portanto, a decisão do Desembargador Olímpio Galvão foi acertada, pois além de o mandado de segurança conter informações falsas, é incontroverso que o Recurso ao Plenário é plenamente possível.

08 de maio de 2019

Procurador vai ao TCE para buscar solução para os aprovados em concurso

Procurador vai ao TCE para buscar solução para os aprovados em concurso

Procurador Geral de União vai ao TCE para buscar solução para os aprovados em concurso público

O Procurador Geral do Município de União/PI, Dr. Pedro Costa, esteve nesta quarta-feira (8), no Tribunal de Contas do Estado do Piauí, reunido com a Auditora de Controle Externo e Chefe da Divisão de Registros de Atos de Pessoal, Dra. Carolline Leite, para tratar novamente o concurso público realizado pelo Município de União/PI no ano de 2015, na gestão do ex-prefeito Gustavo Medeiros, em virtude da existência de várias ilegalidades no certame. 

Recentemente, o TCE/PI julgou o TC/009881/2015 que analisou a regularidade do concurso realizado. A corte de contas concluiu pela ocorrência de diversas irregularidades, dentre elas, a oferta de vagas para professores e agentes de endemias sem a devida e necessária previsão legal de criação de tais vagas.

Diante da situação, a atual administração vem tomando as medidas necessárias para a regularização da situação para que nenhum servidor público seja prejudicado. 

De acordo com o Procurador Geral, a atual gestão vem debatendo com o TCE/PI a melhor solução para a resolutividade do caso. “O Prefeito de União/PI, Dr. Paulo Henrique, pediu para que a Procuradoria, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde, aja de forma rápida e eficiente para que nenhum professor e agente de endemias saia prejudicado”, afirma. 

A solução para o problema em discussão, de acordo com o Procurador Geral, Dr. Pedro Costa, "será a criação de uma nova lei estabelecendo o quantitativo de pessoal existente das categorias afetadas na atual administração, com base em entendimento jurisprudencial da Corte de Contas. Não permitiremos que nenhum servidor que lutou arduamente para assumir o seu posto de trabalho seja prejudicado por erros de gestão anterior. A correção desse erro é um compromisso da atual gestão".

O Procurador afirmou também que o Prefeito pretende enviar os dois projetos de lei para a Câmara Municipal ainda neste mês, com pedido de urgência. E, logo depois, comunicar ao TCE/PI sobre a criação de tais leis.

Parceria prevê a regularização de terras na região de David Caldas

Parceria prevê a regularização de terras na região de David Caldas

Representantes do INCRA, o prefeito de União e o vereador Frankilandy estiveram realizando visita técnica e conversando com a comunidade

Na manhã desta terça-feira (07), representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) estiveram realizando visita técnica na região do Povoado David Caldas, zona rural de União. Na oportunidade, eles foram acompanhados pelo prefeito do município, Dr. Paulo Henrique Costa e pelo vereador Frankilandy.

A visita técnica teve como principal objetivo a realização de vistoria das áreas pertencentes ao INCRA e a formalização de uma parceria com a gestão municipal e também com o vereador Frankilandy para a regularização destes terrenos. De acordo com o superintendente do órgão, Sérgio Viana, o INCRA fará um mapeamento da área e os terrenos da região serão doados para a Prefeitura que, posteriormente, fará a entrega aos devidos proprietários, aqueles já habitam o local.

O prefeito, Dr. Paulo Henrique, falou da satisfação desta parceria. “Este projeto representa a realização do sonho de centenas de pessoas. É um projeto bonito, que beneficia e dá autonomia para muitas famílias. São 227 terrenos urbanos e 49 rurais. David Caldas não é mais um pequeno povoado, já é um dos maiores de União e precisa de legalidade em tudo se faz. Conversamos com algumas pessoas e explicamos como tudo será feito e eles estão otimistas, assim como nós!”, disse o gestor.

O vereador Frankilandy destacou a importância da regularização das terras na região. "Já conseguimos a doação de um terreno onde será feita a construção de uma UBS na Gameleira e agora o INCRA, em parceria conosco, fará a regularização destes lotes aqui da região. Para nós é uma grande conquista e para as famílias que serão beneficiadas é a realização de um sonho de toda a vida", destacou o vereador.

O próximo passo é a realização do mapeamento da área, que será feito em parceria com o Instituto Federal (IFPI). O projeto prevê ainda a realização de uma audiência pública com a comunidade e posteriormente o credenciamento, finalizando com a entrega dos títulos legalizados para cada família.


Prefeito e equipe de gestão participam do II Congresso das Cidades

Prefeito e equipe de gestão participam do II Congresso das Cidades

Evento dissemina propostas, inovações, informações e soluções para o desenvolvimento dos municípios

O prefeito de União Dr. Paulo Henrique e sua equipe de gestão estão participando do II Congresso das Cidades. O evento que reúne gestores e técnicos dos 224 municípios piauienses está sendo realizado no Atlantic City, em Teresina. A abertura do evento aconteceu na segunda-feira (06) e contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; do governador do Estado, Wellington Dias e de vários parlamentares da bancada piauiense.

O Congresso das Cidades apresenta debate e dissemina propostas, inovações, informações, soluções inteligentes e conhecimentos práticos para empreendedores e gestores públicos buscando o desenvolvimento das cidades piauienses. Este ano, o evento trouxe o tema “Gestão, inovação e desenvolvimento humano”, com objetivo de unir os participantes na busca por conhecimento e aprimoramento da administração pública.

Para o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, o evento é uma grande oportunidade para troca de experiências e mais conhecimento. "O evento nos trouxe uma oportunidade de avançarmos no debate de assuntos que são de grande importância para a gestão pública municipal. Certamente sairemos daqui fortalecidos e mais pautados para o desenvolvimento das demandas referentes a nossa gestão em União", destacou.

Também participaram do evento os secretários municipais: Sérgio Motta (Gabinete), Leonardo Menezes (finanças), Socorro Silva (Saúde), Martina Cavalcante (Assistência Social), Amaury Rachid (Agricultura), Lidiane Nunes (Administração) e assessores técnicos. 

03 de maio de 2019

Reformada e ampliada, nova sede da SEMASC é entregue à população

Reformada e ampliada, nova sede da SEMASC é entregue à população

Local recebeu modernização, novas salas climatizadas e acessibilidade

Com ambiente totalmente modernizado, estrutura arrojada, piso tático, espaços adaptados para acessibilidade, salas amplas e climatizadas, a nova sede da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania (SEMASC) foi entregue à população unionense. A obra de reforma e ampliação que transformou o local foi feita com recursos próprios do município.

A solenidade de entrega foi realizada na manhã desta sexta-feira (03) com a presença do deputado estadual Georgiano Neto; do prefeito de União, Dr. Paulo Henrique; do vice-prefeito, Lauro Nery; dos vereadores Mascarenhas e Frankilandy; do pároco da cidade, Pe. Ângelo; do coordenador estadual do Cadastro Único e Bolsa Família, Roberto Oliveira, de secretários municipais, servidores e a população.

Muro da sede da SEMASC recebeu pintura feita pelo artista unionense, Enagio Sampaio

O evento foi iniciado com a celebração de uma missa em ação de graças e pronunciamentos das autoridades que marcaram presença. O deputado Georgiano Neto destacou a parceria com a gestão municipal em benefício do município. “Continuamos firmes com o objetivo de promover mais desenvolvimento e progresso para União. Nosso mandato tem feito diversos investimentos nos setores da gestão, melhorando a vida de milhares de pessoas”, destacou.

O prefeito, Dr. Paulo Henrique, reafirmou o compromisso com as políticas sociais. “Nossa gestão, através da SEMASC, tem realizado um trabalho social de grande importância, buscando atender as necessidades daqueles que mais necessitam. Continuaremos dando total apoio e garantindo que este trabalho alcance cada vez mais as pessoas”, afirmou.

A secretária de Ação Social e Cidadania, Martina Cavalcante, destacou as mudanças que a SEMASC recebeu com a reforma e ampliação. “União recebe agora um novo espaço para o desenvolvimento do trabalho com políticas sociais. Um espaço totalmente climatizado, com piso tático, rampas de acessibilidade, portas e banheiros adaptados e atendimento totalmente automatizado. O ambiente também foi ampliado, ganhando novos espaços para que possamos oferecer um melhor atendimento à população. Quem ganha com isso é o povo! Estamos felizes e os avanços vão continuar”, pontuou.

01 de maio de 2019

Dia do Trabalhador é marcado pela 1ª edição do União em Ação

Dia do Trabalhador é marcado pela 1ª edição do União em Ação

Projeto será realizado nas principais comunidades do município

Ofertar serviços de cidadania, realizar ações e atividades educativas, levando a presença da gestão municipal para o cotidiano das pessoas são objetivos do projeto União Em Ação, que foi lançado na manhã desta quarta-feira (1º de maio) em União.

A primeira edição do projeto que também será realizado nas principais comunidades do município, realizou-se na Praça de Eventos, tendo o início marcado por uma aula de alongamento com educadores físicos e uma pedalada, organizada pela Secretaria de Esportes, que percorreu as principais vias do centro da cidade.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, esteve presente durante todo o evento e informou sobre a continuidade do projeto. “É mais um projeto em benefício da população unionense. Estamos felizes em poder ofertar, de uma só vez, tantos serviços que são importantes para todos. É um projeto que iremos levar de forma itinerante para as principais comunidades do nosso município. Todos os envolvidos estão de parabéns! A nossa população merece o melhor”, destacou o gestor.

Durante toda a manhã centenas de pessoas participara do projeto que ofertou para a população uma variedade de serviços gratuitos de cidadania. Na área de beleza e estética, por exemplo, foram ofertados cursos e serviços de maquiagem, penteado, corte de cabelos e design de sobrancelhas, manicure e limpeza de pele.

A Saúde esteve presente disponibilizando para a população serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, teste de IMC, serviços odontológicos, atividades físicas e ações do CAPS.

A Educação também participou do evento disponibilizando um espaço pedagógico (com atividades de letramento, jogos e pintura), um espaço lúdico (com exibição de filmes e brincadeiras infantis) e oficinas diversas.

Na sede da SEMASC, a população contou com atendimentos e informações sobre os programas e os benefícios ofertados no município. Muitos populares aproveitaram para realizarem a emissão de documentos como RG, Carteira do Idoso, Passe Livre e outros. A Secretaria disponibilizou ainda o espaço Criança Feliz, que contou com teatro com fantoche, cantinho da pintura, espaço lúdico, brinquedos, exposição de fotos e trabalhos já realizados no programa.

A Justiça Itinerante, através do NUPEMEC, realizou atendimentos para mediação de conflitos e tirou dúvidas dos cidadãos com agendamento e realização de Sessão e Conciliação e Mediação Pré-Processual (questões de família e cível, direitos de vizinhança, danos morais, materiais, pensão alimentícia, guarda de filhos, exoneração de pensão de alimentos, divorcio).

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAMA) disponibilizou um espaço com degustação de alimentos feitos com babaçu e realizou a distribuição de centenas de mudas de plantas para a população. O evento ainda contou com a animação de várias bandas locais.

Para a dona de casa Francisca Maria, a iniciativa trouxe oportunidades. “Para nós é uma iniciativa de grande importância. É oportunidade de conhecermos de perto as ações da prefeitura e também obtermos informações que muitas vezes não sabemos. Eu, por exemplo, aproveitei para fazer a emissão de um documento de um filho meu!”, pontuou.