• Piauí Férias de Norte a Sul
  • SOS Unimed
  • Ecotur 2019
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias União

26 de março de 2019

25 de março de 2019

Projeto contra o tráfico de drogas é lançado em União

Caminhada e bate papo com estudantes, professores, servidores e autoridades foi realizado

O projeto “Alvo Contra o Tráfico de Drogas” foi lançado na manhã desta segunda-feira (25) em União. A iniciativa faz parte do conjunto de projetos que estão sendo desenvolvidos pelos Centros de Apoio Operacionais e integram o Plano Geral de Atuação Finalística do Ministério Público do Piauí. Em União, o projeto também conta com o apoio da Prefeitura Municipal.

O lançamento contou com uma caminhada e culminância na quadra poliesportiva da Vila Nova Conquista. O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique; a Promotora de Justiça do Município, Dra. Renata Márcia; o vereador Júnior Mota, representantes da Polícia Militar e Civil, representantes do Conselho Tutelar, secretários municipais, estudantes de várias escolas, professores e servidores participaram do evento.

O projeto possui três eixos de atuação: Vigilância, Prevenção e Repressão e tem como foco ações como a identificação da criminalidade do tráfico de drogas e território de atuação; prevenir a prática dos crimes e ação articulada das forças de segurança pública local. Em União, inicialmente, o projeto irá atender a região da Vila Nova Conquista.

“Precisamos estar do lado e apoiar iniciativas como esta! O Ministério Público sabe que poderá contar com o apoio da gestão municipal, pois é de grande importância à realização de um trabalho de conscientização e que permita aos jovens, crianças e adultos um diálogo sobre o perigo das drogas”, explicou o prefeito, Dr. Paulo Henrique.

A promotora, Dra. Renata Márcia, citou que o projeto irá atuar com parcerias. “O projeto acontecerá com ações das instituições parceiras, por exemplo, o CREAS e CAPS, a polícia... Serão realizadas rodas de conversa com os pais e responsáveis de crianças e adolescentes e com os próprios adolescentes para explicar o que causa o uso das drogas. O projeto também vai atender a quem deseja deixar o vício e basta procurar as instituições parcerias para que possamos dar o devido encaminhamento para o tratamento”, destacou.

COLABORAÇÃO

O evento também levou a mensagem de apelo a todos os participantes para que colaborem com o combate ao tráfico. Todos foram informados que as denuncias podem ser feitas de forma anônima ao Ministério Público, Polícia Civil ou Militar.

16 de março de 2019

Educação do município vive uma nova realidade

Secretário enumerou ações e conquistas da gestão de Dr. Paulo Henrique na educação, durante pronunciamento

“Ainda há muito que se fazer, mas os avanços são uma realidade e a educação pública do município vive uma nova realidade”, foi o que deixou bem claro o secretário de Educação do município, Marcone Martins, durante pronunciamento realizado durante a última sessão da Câmara Municipal, na noite desta quinta-feira (14).

 O secretário atendeu convite dos parlamentares do município e foi até a sede do legislativo para esclarecer dúvidas e questionamentos. Na ocasião, também foi apresentado um relatório de ações, investimentos e conquistas realizados pela gestão municipal, atualmente liderada pelo prefeito, Dr. Paulo Henrique Costa, em prol da melhoria da qualidade do ensino ofertado.

“Fomos até lá para mostrar que ao contrário do que algumas pessoas tentam colocas, a nossa Educação está avançando e ofertando um ensino de maior qualidade aos estudantes. Levamos dados e documentos que comprovam esses avanços e conseguimos mostrar de forma clara e objetiva aos vereadores e para a população unionense”, disse o secretário.

MELHOR IDEB DA HISTÓRIA

Um dos destaques do pronunciamento feito pelo secretário foi o índice do IDEB, que em 2017 atingiu a média de 4,7 que estava prevista para este ano (2019). “Estamos investindo bastante para avançarmos mais e atualmente o município conta com uma equipe de professores que receberam capacitação em Teresina para trabalhar prioritariamente a melhoria do nosso IDEB”, destacou.

SUPERVISÃO MAIS PRESENTE

Outro ponto questionado pelos vereadores e destacado pelo secretário foi a atuação dos supervisores em Educação. “Hoje os nossos supervisores estão mais presentes dentro das escolas. Contamos com uma van que faz o deslocamento desses profissionais e eles já chegam lá pautados com relatórios e atividades para realizarem junto aos servidores e estudantes”, citou.

NUCLEAÇÃO

Marcone também explicou detalhadamente como se deu o processo de nucleação de algumas escolas do município. “Isso não vem de agora. Já recebemos o município com diversas escolas nucleadas e fizemos a nucleação de algumas escolas sim, mas antes realizamos um estudo, uma análise que foi levada ao Conselho e a Promotoria do município. Fizemos tudo dentro da lei, ao contrario de outros episódios de nucleação feitos em gestões passadas”, explicou.

O secretário enfatizou ainda que os resultados da nucleação já são visíveis. “O objetivo deste processo é unicamente a melhoria da qualidade da nossa Educação! Queremos que nossos estudantes tenham um ensino de verdade e possam pleitear vagas nas universidades, tendo mais oportunidades. Com o multisseriado que era ofertado antes, isso não seria possível. Hoje já recebo pais de alunos que antes eram radicais a este processo e já elogiam, pois sabem que os filhos estão realmente aprendendo na escola”, explica.

TRANSPORTE E MERENDA ESCOLAR

Marcone explicou a logística do transporte no município, que melhorou significativamente na gestão liderada pelo prefeito, Dr. Paulo Henrique. “Os ônibus são mais novos, exigimos dos proprietários uma qualidade para oferecer mais conforto aos nossos alunos e isso também é parte do processo de nucleação”, citou.

Questionado pelos vereadores sobre a distribuição da merenda para as escolas, o secretário esclareceu que o depósito encontra-se com estoque suficiente para atender as escolas. “Por questões de logística para abastecer todas as escolas, pode ter ocorrido a falta de alguns itens em algumas escolas, o que não ocorreu por mais de dois dias. Convido a todos que se dirijam e vejam que o nosso depósito encontra-se ‘abarrotado’ de merenda para atender as nossas escolas. Lembrando que os recursos federais para merenda só chegam no mês de março, mas iniciamos as aulas em fevereiro com merenda em todas as escolas”, explicou.

APOIO A OUTRAS ENTIDADES

Marcone destacou ainda a parceria entre a gestão municipal e outras entidades, como por exemplo, a APAE e o PCIME. “Nosso prefeito tem sido muito sensível dando total apoio para essas entidades, especialmente a APAE que tem mostrado grandes resultados na educação inclusiva do nosso município”, explicou.

OBRAS E REFORMAS

Marcone explicou que muitas escolas ainda precisam de reparos em instalações elétricas e hidráulicas. “Estamos licitando uma empresa para cuidar disso especificamente, pois atualmente ainda é um ‘gargalo’”, explica. O secretário destacou a reforma de várias escolas e a reforma e ampliação da U. E. Maria de Lourdes Craveiro, que passará a atender mais 120 alunos na zona urbana.

Ao final do pronunciamento, o secretário agradeceu a equipe da SEMED e ao prefeito, Dr. Paulo Henrique. “Agradeço ao prefeito pela oportunidade e confiança e a toda nossa equipe, sem eles nada disso seria possível. Somos uma equipe incansável e que segue lutando pela melhoria da nossa Educação. Marcone recebeu cumprimentos e elogios por parte dos vereadores que marcaram presença.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

14 de março de 2019

13 de março de 2019

Juíz determina que Facebook forneça dados de perfil fake que atua em União

O perfil com nome Gabriel Vasconcelos tem realizado postagens difamatórias

No dia 27 de fevereiro do corrente ano, determinado usuário de Facebook que se identifica como Gabriel Vasconcelos acusou que o Procurador Geral do Município, Pedro Costa, e o Secretário de Obras do Município, Andersow Medeiros, utilizaram a estrutura do Município de União para proveito próprio e alheio.

Logo em seguida, no dia 3 de março, o citado usuário afirmou que o Secretário de Obras inaugurou a primeira piscina de nudismo em União/PI.

Diante disso, as autoridades acima identificadas ingressaram com uma ação judicial com pedido de tutela de urgência contra o Facebook requerendo que o juízo determinasse que a referida rede social fornecesse todos os dados necessários para a identificação da pessoa que está por trás do perfil Gabriel Vasconcelos.

O MM. JUIZ da comarca de União/PI determinou que o Facebook forneça com urgência todos os dados requeridos na petição inicial, sob pena de multa diária.

O Procurador Geral do Município de União, Pedro Costa, destaca que o anonimato é vedado pela Constituição Federal e que é um defensor da liberdade de expressão, desde que seja efetivada dentro dos limites legais. Complementa que "não se pode permitir que pessoas utilizem perfil falso para imputar condutas falsas e maldosas que atentam contra a honra e dignidade das pessoas."

De acordo com o Secretário de Obras, Andersow Medeiros, o manejo da ação se deve para buscar a reparação do dano moral sofrido e para ajuizar a competente ação criminal com a finalidade de impedir que o perfil falso não continue atacando a sua pessoa e a outros cidadãos de bens. Pontua que "também é defensor da liberdade de expressão, desde que seja respeitada a honra e a dignidade das pessoas. Esse perfil falso é conhecido no Município de União/PI por difamar, injuriar e caluniar outras pessoas. Não podemos permitir a continuidade disso”.

De acordo com o advogado que representa as vítimas, Eduardo Tobler, as medidas judiciais estão sendo providenciadas visando a exata identificação do responsável pelas publicações. Destaca que os provedores de aplicações de internet, como o Facebook, tem a obrigação legal de guardar os registros eletrônicos de seus usuários e fornecer a partir de ordem judicial. Pontua ainda que manifestações publicadas sob o manto do anonimato e que extrapolam os limites da liberdade de expressão, devem ser combatidas.

O processo judicial em comento tramita em sigilo na Vara da Comarca de União/PI.

Postagens feitas pelo referido perfil:

Com informações: Clique União

SEMASC realiza entrega de uniformes e brinquedoteca

Jovens e crianças atendidos pelos serviços de convivência foram beneficiados

A Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania (SEMASC), realizou a entrega de uniformes e de uma brinquedoteca para crianças e jovens que são atendidos pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

A entrega aconteceu na sede do CRAS I e contou com a presença do prefeito, Dr. Paulo Henrique; da secretária, Martina Costa e de servidores da SEMASC. “Foi um momento especial para todos eles, que agora devidamente fardados poderão desenvolver melhor as suas atividades dentro dos grupos. A brinquedoteca é mais um instrumento para o desenvolvimento das diversas atividades”, explicou a secretária.

“A SEMASC vem realizando um trabalho diferenciado com essas crianças e jovens, através dos Serviços de Convivência e nós, enquanto gestão estamos aqui para apoiar e incentivar ainda mais estas iniciativas”, destacou o prefeito, Dr. Paulo Henrique.

SOBRE O SCFV

O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.

12 de março de 2019

08 de março de 2019

Município é referência em transparência e acesso à informação

Prefeito lembra que transparência é obrigação de qualquer gestão pública

No ano de 2016, o Ministério Público Federal ajuizou Ação Civil Pública contra o Município de União/PI, na gestão do ex-prefeito Gustavo Conde Medeiros, em razão do descumprimento reiterado da Lei da Transparência (Lei nº 131/2009) e da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2001), na medida em que o Portal da Transparência da municipalidade não disponibilizava aos cidadãos informações que as citadas leis exigem como necessárias e imprescindíveis.

A atual gestão, encabeçada pelo Prefeito Paulo Henrique, manifestou-se no processo informando que desde o ano de 2017 o Município de União/PI vem cumprindo integralmente com a Lei da Transparência e com a Lei de Acesso à Informação. O Procurador Geral do Município, Pedro Costa, destaca que “houve demonstração pormenorizada ao Ministério Público Federal e ao MM. Juiz que atualmente o Município de União/PI vem garantindo o direito à informação dos cidadãos e a devida transparência”.

Concordando com as argumentações do Município de União/PI, o representante do Ministério Público Federal requereu ao MM. Juiz o arquivamento do processo, por entender que União/PI demonstrou o efetivo cumprimento das disposições da Lei da Transparência e da Lei de Acesso à Informação, o que foi acatado pelo douto julgador. O referido processo tramitava na 5ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí sob o nº 27426-88.2016.4.01.4000.

O Prefeito Municipal de União/PI, Paulo Henrique, destaca que é obrigação da Administração Pública garantir à população amplo acesso à informação. Complementa que “um dos pilares da nossa administração é propiciar aos unionenses o conhecimento de todas as ações da gestão, pois, além de cumprirmos com as normas atinentes à matéria, permitimos uma maior participação e fiscalização da população. Esperamos que essa prática se perpetue nas administrações futuras.”

06 de março de 2019

Folia e tranquilidade marcam Carnaval 2019 em União

Programação levou foliões para a diversão no corredor da folia

Foram quatro dias de muita folia e tranquilidade também, em União. O Carnaval 2019 também foi marcado pela chuva, que todos os dias compareceu, mas mesmo assim os foliões foram para a avenida brincar e aproveitar.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, avaliou de forma positiva o período carnavalesco na cidade. “O que vimos foram os filhos da nossa terra brincando, se divertindo com tranquilidade. A polícia e a equipe de segurança garantiram a paz durante o carnaval e isso foi muito bom! Próximo ano faremos novamente esta programação que é tradição”, destacou.

A secretária de Cultura e Turismo, Patrícia Costa, agradeceu aos foliões. “Só temos que agradecer a Deus e a todos que participaram! Foi um belo carnaval, dentro das possibilidades. A população brincou, se divertiu e tudo com paz, respeito e tranquilidade. O carnaval é isso! É para o povo! Valeu mesmo!”, disse.

DESTAQUES DO CARNAVAL

O cantor Luketta foi a atração mais aguardada da programação. Ex-vocalista da banda Leva Noiz, o artista baiano apresentou-se na segunda-feira (04) e levou uma multidão de gente a loucura com seu repertório marcado pelo melhor do axé e swing.

Outro destaque que é tradição em União é a passagem dos blocos e este ano mais uma vez o Bloco dos Gatões foi às ruas, levando milhares de pessoas para a avenida. Os demais blocos também se destacaram com suas programações aleatórias.

As bandas que fizeram parte da programação também receberam elogios por parte dos foliões. Bandas locais como: Chikinho do Forró, Unny City e Toinho do Arrocha foram presença marcante neste carnaval. Bandas regionais como: Forró Bandido, BB Chorão, Pilera, Forró D’Paredão, Pegadões e outros artistas também fizeram bonito.

03 de março de 2019

02 de março de 2019

27 de fevereiro de 2019

Bloco Avalanche com grande número de foliões para o carnaval de União

Foliões com passaporte garantido pra folia, bloco lança mais novidades.

É grande a expectativa para o carnaval de União, com a programação toda definida pela prefeitura da cidade, foliões estão correndo para os locais de venda de abadá e garantindo a alegria de curtir um bom carnaval em União. O bloco Avalanche que foi lançado á poucos dias, trás mais novidades para quem ainda não adquiriu o abadá, novidades também para quem já comprou. Recentemente os organizadores estiveram no programa de TV com o apresentador Mariano Marques, de lá conseguiram parcerias que o portal O DIA vai contar.  

Os foliões que ainda não garantiram o abadá, que acompanha um copo personalizado, o bloco conta com máquina de cartão de crédito, e você já pode ir até aos pontos de venda e desfrutar dessa facilidade, por apenas R$ 25,00. Outra novidade, é a disponibilidade de wi fi para os foliões na concentração do bloco que será no Balão Hall e na Praça Filinto Rêgo, tudo com sinal de qualidade. Para fechar com chave de ouro, o bloco fechou parceria com a TV Antena 10 cobrindo todo o evento como repórter Chico Filho.

"O Bloco do Avalanche reunirá um dia de folia, 03 de março, muitos jovens unionenses e visitantes em um clima gostoso e alto astral. O Bloco contará com uma super estrutura de seguranças treinados, carro de apoio equipado com eficiente sistema de bar com grande variedade de bebidas (cerveja, refrigerante e água mineral), serviço móvel interno, enfermaria com assistência gratuita de primeiros socorros, auxiliar de enfermagem, e distribuição de materiais preservativos para garantir o conforto do folião durante o percurso", frisou a organização do Bloco Avalanche.

Confira mais detalhes do bloco:

CONCENTRAÇÃO COMPLEXO BALÃO HALL - Espaço 2 na Rua Areolino de Abreu, 1628-1660 - São Francisco, União - PI.

ATRAÇÕES: 

BANDA Pedro Sousa - "É o Pago Funk do PS" 

TRIO Elétrico Gigante de Aço

 PAREDÕES DE SOM.

ATENÇÃO:

CERVEJA 350ml, Refrigerantes e Água.

3 Cerveja por R$ 4,99.

COBERTURA DO EVENTO FILMAGEM AÉREA COM DRONE E TOUR VIRTUAL. 

Vale Abadas + Copos Personalizado kit's disponíveis por apenas R$ 24,99, apartir do dia 09/02.

Adquira já seu kit:

WhatsApp -  99462 7910 - EVS

WhatsApp - 98879 4464 - Alenilson Silva 

 WhatsApp -99562 3156 - Leandro Castro 

 WhatsApp - 99557 8134 - Anderson Santos