• Canta
  • SOS Unimed
  • Fagner
  • Trilha das emoções
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias União

06 de junho de 2019

Seminário marca atividades em alusão ao Dia do Meio Ambiente

Seminário marca atividades em alusão ao Dia do Meio Ambiente

Seminário reuniu estudantes da rede municipal de ensino

O Seminário “Educação Ambiental e Sua Importância” marcou as atividades em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado anualmente no dia 05 de junho. O encontro reuniu estudantes das escolas da rede municipal de ensino e foi realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores (STTR), pela gestão municipal, através das secretarias de Educação e Agricultura e Meio Ambiente.

Na oportunidade, os jovens participaram de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente e os impactos negativos da ação do homem sobre ele. O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique; o secretário de Educação, Marcone Martins; a secretária de Saúde, Socorro Silva e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Amaury Rachid, participaram do evento.

“Cuidar do meio ambiente é um dever de todos nós! Este seminário é mais uma maneira de conscientizarmos estes jovens sobre os riscos que vivemos com a não preservação da natureza e discutirmos também sobre o crescimento dos problemas ambientais. A gestão está apoiando iniciativas como esta”, destacou o prefeito, Dr. Paulo Henrique.

O secretário de Educação, Marcone Martins, destacou a importância do seminário. “Os estudantes são o futuro da nossa cidade, do nosso país e do mundo. Levar informações como estas para as escolas é de grande importância e muito necessário. Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, o consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento e outros. São assuntos que merecem a nossa atenção e é isso que temos buscado realizar”, pontuou.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Amaury Rachid, comentou as ações que vem sendo realizadas. "É importante que cada um faça sua parte! Estamos buscando parcerias para a realização de projetos para o município e o mesmo já está se adequando ao ICMS Ecológico. A iniciativa de levar informações e orientações para as escolas é de grande importancia e merece o nosso apoio", comentou.

Ao final do encontro, cada escola participante recebeu mudas de plantas frutíferas para que as mesmas sejam plantadas pelos estudantes.


04 de junho de 2019

03 de junho de 2019

Município dá entrada em projeto para construção de matadouro

Município dá entrada em projeto para construção de matadouro

Prefeito e secretário participaram de reunião na SEPLAN

No último dia 30 de maio, o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique Costa e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Amaury Rachid, estiveram em reunião na sede da Secretaria de Estado do Planejamento (SEPLAN).

Na oportunidade, os gestores se reuniram com o secretário estadual de Planejamento, Antonio Neto e trataram de algumas pautas referentes ao Orçamento de Investimentos no Território Entre Rios, no qual o município de União faz parte. Os gestores deram entrada em projeto de construção de um matadouro público na cidade (local com instalações adequadas para o abate de animais).

“Participamos da Plenária do Território Entre Rios que aconteceu em Água Branca e saímos de lá com a certeza de que nosso município está apto a colaborar com a estratégia de desenvolvimento do território. Viemos em busca de parcerias e inicialmente queremos viabilizar a construção deste matadouro, que é algo importante e que União necessita”, disse o prefeito.

O secretário, Amaury Rachid, detalhou sobre a reunião. “Na oportunidade, o Presidente do Conselho Territorial, Evandro Aragão também participou e firmou compromisso com o município de União. Eles garantiram agilidade na execução do projeto e este é o início de outras parcerias que ainda iremos viabilizar. Quero ressaltar a colaboração do Agente de Desenvolvimento do Território, Avelar Almeida, que tem nos ajudado bastante”, explicou.

31 de maio de 2019

Acessuas Trabalho: Seminário é realizado no Povoado Tabocas

Acessuas Trabalho: Seminário é realizado no Povoado Tabocas

Cerca de 100 estudantes participaram do encontro que falou sobre empreendedorismo

O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) segue sendo realizado em União. Na tarde da última terça-feira (28) foi a ver da comunidade Tabocas, zona rural de União, receber o projeto. Na oportunidade, cerca de 100 estudantes da U. E. Alcides Rodrigues participaram do encontro

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, a vereadora Eliane Costa e a secretária de Assistência Social e Cidadania, Martina Cavalcante participaram do evento. A iniciativa vem sendo realizada pela gestão municipal, através de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação (SEMED) e Assistência Social e Cidadania (SEMASC).

“É um projeto bonito e que dá a estes jovens mais qualificação e oportunidades. Com estes seminários é possível entender melhor sobre empreendedorismo e obter dicas valiosas para a inserção no mercado de trabalho. É bonito participar e ver que todos eles tem objetivos”, destacou o prefeito, Dr. Paulo Henrique.

Sobre o Acessuas Trabalho

O programa busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades afeitas ao trabalho e emprego.

29 de maio de 2019