• TV O DIA att
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias União

06 de setembro de 2018

03 de setembro de 2018

União conta com projeto de coleta seletiva do lixo

Lixeiras já estão instaladas em alguns pontos no centro da cidade

A Prefeitura Municipal de União adquiriu, através das Secretarias de Obras, Agricultura e Meio Ambiente, lixeiras para coleta de lixo seletivo. A ação é um dos primeiros passos de um olhar voltado para o cuidado com o meio ambiente que nunca teve os devidos cuidados em União. As lixeiras já foram instaladas na Avenida Filinto Rêgo e em algumas praças da cidade.

Para o prefeito, Dr. Paulo Henrique, a ação é de grande importância. “É mais uma forma de otimizar a coleta do lixo em nossa cidade. Estamos trabalhando para melhorar a cada dia a nossa limpeza pública e esta campanha da coleta seletiva veio para somar a este processo. Outras ações serão realizadas para melhorar mais”, destacou.

O secretário de Agricultura, Amaury Rachid, destacou a parceria entre as secretarias. “A parceria garante ações como esta para conscientização da população. Estamos juntos na busca por soluções para os problemas do município e a limpeza pública passa diretamente pelas ações da pasta do Meio Ambiente”, informou.

"É o primeiro passo para adequar União a lei ambiental que nunca foi respeitada no nosso município. Agora, estamos começando a Educação Ambiental nas escolas, distribuição de folhetos, buscando a conscientização da população. A gestão já contratou uma empresa que faz a limpeza no município, inclusive com dois veículos novos. Pedimos a consciência da população em usar de maneira correta as lixeiras, separando o lixo de acordo com cada tipo", comentou David Miranda, assessor da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

31 de agosto de 2018

28 de agosto de 2018

Shows e apresentações culturais marcam as noites dos Festejos

População participa ativamente das atividades na Praça e no Parque Beira Rio

São 10 noites de festejos de São Raimundo Nonato com intensa programação religiosa e cultural. A Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios tem recebido diariamente centenas de fieis que vem de todos os lugares para homenagear o co-padroeiro do município e prestigiar as demais atividades.

Com dois palcos distintos (um na Praça Barão de Gurgueia e outro no Parque Beira Rio) a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promovem mais de 20 shows para a população e visitantes. Já passaram por União, nos últimos dias, nomes como: Taty Girl, Rosa Xote, Validuaté, Dimas Bezerra, Cássio Bruno e ainda bandas locais como: Toinho do Arrocha, Irla Milena, Fernando Araújo, Monamour, Corpus Conti e outras atrações.

A diversidade de ritmos é o que mais tem chamado atenção da população. No domingo, a banda Monamour levou o melhor do rock e pop, já o cantor Cássio Bruno apresentou um repertório diversificado navegando por ritmos como: lambada, brega e forró das antigas. Nesta segunda-feira (27), foi à vez do artista da terra Fernando Araújo e da cantora Kelly Leite, com seu repertório de forró das antigas romântico.

Outros artistas ainda são aguardados nos palcos culturais. Entre eles: Eliane “A Rainha do Forró”, banda Toda Boa, Glauber Ferrari, Dudu Nogueira, Chikinho do Forró, Skema Jovem e outros.

27 de agosto de 2018

Orquestra Jovem União realiza apresentação especial nos Festejos

Projeto leva educação e música para 44 jovens do município

No último sábado (25), a população de União e visitantes presenciaram a apresentação especial da Orquestra Jovem União, projeto que foi reativado pela Prefeitura Municipal de União e leva educação musical aos jovens do município. A orquestra contempla estudantes das escolas municipais Lilásia Marques e U. E. Padre Luís Brasileiro.

Sob o comando do maestro Rocha Sousa, os alunos apresentaram um repertório especial ensaiado e preparado para o evento. Na ocasião, foram aplaudidos e elogiados pelos expectadores. A orquestra conta com 44 jovens que tocam instrumentos diversos.

A secretária de Cultura e Turismo, Patrícia Costa, destacou a apresentação dos jovens. “Um momento único e lindo! Estávamos ansiosos pelo resultado deste trabalho e confesso que me surpreendi, pois está perfeito. Parabéns ao maestro e aos jovens! União também está de parabéns por ter um projeto maravilhoso que leva educação e cultura aos nossos jovens. Continuaremos apostando e incentivando cada dia mais”, destacou.

O prefeito, Dr. Paulo Henrique, também comentou a apresentação da orquestra. “Uma belíssima apresentação, muito bem ensaiada e com bom gosto. Estamos satisfeitos por ter em nossa cidade um projeto de valor como este. Tenho certeza que vai continuar rendendo bons frutos e proporcionando educação, cultura e lazer para os nossos jovens. A gestão continuará apoiando e incentivando sempre”, comentou.

FESTEJOS

Ainda na noite do sábado, subiram ao palco da Praça Barão de Gurgueia os cantores Onofre Neto e Hallyson (Banda Balada de Luxo). Na oportunidade, a praça esteve mais uma vez lotada e as atrações levaram a boa música aos expectadores.

24 de agosto de 2018

Taty Girl e Eliane são atrações aguardadas nos Festejos de União

Cantoras cearenses estão na programação das festividades

A época mais aguardada do ano para os unionenses é o período dos Festejos de São Raimundo Nonato, co-padroeiro do município. Entre os dias 21 e 31 de agosto o município recebe fieis e visitantes de todos os lugares. Com intensa programação religiosa e também programação cultural, o festejo é o principal evento do calendário do município.

Este ano, a Prefeitura Municipal está organizando uma intensa programação cultural e artística para somar com a programação religiosa e assim ofertar lazer e diversão aos unionenses e também aos visitantes. Para incrementar este momento, dois palcos (um na praça da igreja e outro no Parque Beira Rio) sediam os shows e apresentações.

Artistas variados que trazem repertórios diversos estão passando por União ao longo destes 10 dias de evento. MPB, forró, rock e outros ritmos são apresentados para a população. Os shows mais aguardados da programação são os das cantoras cearenses: Taty Girl (que se apresenta nesta sexta-feira, 24) e Eliane “A Rainha do Forró” (que se apresenta na quarta-feira, 29).

Cantora Taty Girl

Também podemos destacar a presença de várias bandas e artistas locais e até filhos de União que residem fora e voltam a terra para se apresentar, como foi o caso da banda Validuaté que abriu os festejos e também do cantor Dimas Bezerra, que se apresentou pela primeira vez na cidade.

A secretária de Cultura e Turismo, Patrícia Costa, comenta sobre a realização dos eventos. “É bem trabalhos, são muitos detalhes... Mas a nossa cultura está de parabéns! União tem muitos talentos e estamos buscando abrir espaços e incentivar todas estas manifestações. Defendemos, na nossa gestão, a inclusão dos nossos artistas em todos os eventos”, explicou.

Eliane, A Rainha do Forró

22 de agosto de 2018

Agosto Dourado: Saúde encerra campanha nas UBS de União

Campanha foi realizada nos postos de saúde com orientações

A Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Saúde, encerrou o a campanha Agosto Dourado (incentivo da amamentação na promoção da saúde da criança e criação do vínculo familiar). Na oportunidade, foi realizada uma vasta programação nas Unidades Básicas de Saúde do Município com atividades oferecidas à população unionense. A programação foi organizada pela Coordenação da Saúde da Mulher, Coordenação da  Atenção a Saúde, Assessoria dos Postos de Saúde da Família e Coordenação do NASF.

A coordenadora da Saúde da Mulher, Vizandra Letícia, informou que foi realizado atividades e ações voltadas à importância do leite materno tanto para os bebês quanto para as mães. “Oferecemos também roda de conversa com sorteio de brindes, onde foram discutidos muitas informações principalmente a respeito do aleitamento materno e da amamentação exclusiva até os seis meses de vida do bebê”, explicou.

A secretária municipal de Saúde, Dra. Anne Costa, destacou a importância da campanha. “É mais uma atividade da secretaria de saúde na orientação e ensinamento para as mulheres e a importância da amamentação exclusiva até os seis meses. Por exemplo, não oferecer água sem haver necessidade. Com isso se previne doenças e reduz a mortalidade infantil. Quero parabenizar a todos os envolvidos nesta campanha e dizer que a Saúde está sempre apoiando iniciativas como esta, onde o objetivo é melhorar a saúde das crianças unionenses”.

AGOSTO DOURADO

A Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) é uma campanha criada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA, na sigla em inglês), e todo ano, mundialmente, é comemorada entre os dias 1 a 7 de agosto. A intenção dessa ação é dar visibilidade e promover informação acerca da importância da amamentação para as crianças e também para as mães.

Essa semana tem o foco na sobrevivência e proteção do desenvolvimento infantil, uma vez que o leite materno é o melhor alimento para elas. Estima-se que anualmente, no mundo todo, mais de 10 milhões de crianças com idade inferior a 5 anos morrem por doenças que podem ser prevenidas e tratadas.

21 de agosto de 2018

APAE realiza a Semana do Excepcional em União

APAE realiza a Semana do Excepcional em União

Semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla

  No período de 21 a 28 de agosto a Federação Nacional das Apaes comemora a semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla com o tema “Família e pessoa com deficiência, protagonista na implementação das políticas públicas”. A APAE de União não fica de fora e também fez sua programação:

*Dia 21/08 – Abertura oficial da semana acontece na sede da Apae na avenida João Osório em União a partir das 8h com as seguintes atividades: hasteamento de bandeiras; fala do presidente/ diretor e outros convidados; estande com a história da APAE; estande com artesanatos; estande com o projeto higiene pessoal; bazar sala com atividades especificas para os alunos e café da manhã.

*As 19h missa novena em agradecimentos pela semana nacional, pelos 29 anos de APAE em União e apresentação dos nossos apaenos a comunidade unionense.

*Dia 22/08 – Sessão de cinema para alunos e professores pela manhã

*Dia 23/08 – Encontro de” quem cuida de mim” (com assistente social, psicólogo, fisioterapia Terapia  ocupacional). A partir das 8h: 30mim.

*Dia 24/08- Aula passeio em Teresina nas seguintes Entidades: Parque da cidade para tomar o café da manhã, em seguida Aeroporto, corpo de bombeiro; Parque Potycabana para o lanche, seguiremos para o Teresina Shopping.

Contamos com o apoio do poder publico municipal para realização dessas atividades, bem como o companheirismo, aceitação  e disponibilidade de Padre Ângelo, sócios e muitos amigos, pontuou Marias do Carmo Mendes, Presidente da APAE em União.

20 de agosto de 2018

Travessa 7 de Setembro recebe obras de pavimentação asfáltica

Mais uma rua contemplada com obras de mobilidade urbana

Mais uma Rua de União está recebendo obras de pavimentação asfáltica (asfaltamento), desta vez a Travessa 7 de Setembro (Saindo da Rua Aneirão Coutinho, passando pela Rua 7 de Setembro e ligando até a Rua São José, no Bairro São Sebastião), outro trecho importante do município.

Esta é mais uma etapa da obra de mobilidade que está sendo realizada e é fruto de parceria entre a Prefeitura Municipal de União, Governo do Estado, deputados Fábio Abreu e Georgiano Neto, a pedido também do vereador Frankilandy.

Para o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, a obra só vem a somar com o desenvolvimento do município. “Em menos de dois anos de gestão já podemos ver os avanços em nossa cidade, especialmente em relação a mobilidade urbana. São várias ruas que estão sendo contempladas com estas obras, tanto na cidade como na zona rural temos obras de pavimentação. Agradeço a parceria com o Governo, os parlamentares e também o vereador Frankilandy que contribuiu para a vinda desta etapa de obra de pavimentação”, destacou.

O vereador Frankilandy informou que as obras continuam em outros trechos. “Ao total serão 2,640 km (linear) de asfaltamento a serem implantados em União nesta etapa das obras. Estamos felizes por estarmos conseguindo realizar, sabemos que não é fácil, mas estamos contribuindo pois queremos ver o crescimento do nosso município”, frisou.

U. E. Maria de Lourdes recebeu o projeto Samuzinho nas Escolas

Evento teve palestras e simulações de atendimentos com os alunos

O Projeto Samuzinho Nas Escolas (Edição 2018) foi lançado na manhã da última quinta-feira (16), na U. E. Maria de Lourdes Craveiro, em União. Na oportunidade os técnicos do SAMU de União ministraram palestras e realizaram simulações de atendimentos de urgências e emergências para estudantes e professores da escola. O evento contou com as presenças do prefeito de União, Dr. Paulo Henrique; da secretária de Saúde, Dra. Anne Costa; do secretário de Educação, Marcone Martins e de outros servidores.

O projeto que é realizado pelo SAMU de União em parceria com a Prefeitura Municipal, através das secretarias municipais de Saúde e Educação é extensivo para todas as escolas do município e será realizado durante todo o mês de agosto. “No ano passado estivemos em um grande número de escolas municipais e este ano queremos alcançar também o maior número possível. Resultado disso tem sido a diminuição dos índices de ocorrências e números de trotes, devido às informações repassadas no decorrer das palestras que são abordadas de forma ativa, lúdica, e dramatizada pelos próprios alunos e socorristas seguindo as orientações do instrutor do projeto”, explicou o coordenador Kerly Silva.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, destacou a importância do projeto. “É um projeto de grande importância que proporciona mais conhecimento, que ensina e orienta esses alunos sobre a importância dos atendimentos de urgência e emergência. A equipe do SAMU de União está de parabéns mais uma vez pela iniciativa, sabemos que no ano passado foi um sucesso e este ano não será diferente. A Prefeitura está dando total apoio, sabemos que este projeto já é referencia para os demais municípios”, frisou.

SOBRE O PROJETO

O projeto Samuzinho nas Escolas foi idealizado pelos SAMU 192 do Distrito Federal em Maio de 2007, onde outros municípios copiam o projeto. O projeto apresenta para a população o tipo de trabalho realizado pelo Samu 192, ensina também os procedimentos a serem realizados em situações de emergência, visando igualmente à conscientização da população sobre a importância do serviço de saúde e também tem o intuito de conscientizar as crianças em relação aos problemas causados por ligações indevidas (trotes) para o número de emergência 192, e o mais importante de tudo ensina resgatar a cidadania e ajudar o próximo.

17 de agosto de 2018

Seminário de prevenção e combate às queimadas é realizado

População, lideranças locais e representantes de entidades participaram do evento

Com o objetivo de discutir a ocorrência de queimadas e incêndios florestais no município a Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com o Ministério Público do Piauí realizou na manhã desta quinta-feira, (16), palestras com a temática proferida por profissionais da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e IBAMA.

O evento foi realizado no campus da UESPI de União e contou com a presença do prefeito, Dr. Paulo Henrique; do secretário de Agricultura, Amaury Rachid; do secretário de Educação, Marcone Martins; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Laurentino; dos palestrantes e da população em geral.

O Secretário de Agricultura do Município de União, Amaury Rachid, falou que, além de denunciar as queimadas, é importante a consciência do cidadão.  "Não podemos fechar os olhos para a situação que o município passa. Pra gente é um orgulho, enquanto gestor está promovendo ações que desenvolva socialmente a comunidade. É importante denunciar, porém, o mais importante é a consciência que o meio ambiente é papel de todos nós, somos nós, enquanto cidadão, que somos responsáveis por ele", comentou o secretário durante o evento realizado na UESPI.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, destacou a importância da prevenção. “Anualmente temos ocorrências de queimadas e fazer a prevenção de forma correta é importante! A Prefeitura está trabalhando em parceria com as secretarias para promover essa conscientização junto á população e consequentemente diminuir o número de casos”, frisou.

16 de agosto de 2018