• Marcas Inesquecíveis 2018 09/04
  • Marcas Inesquecíveis 2018 26/03

Notícias Parnaíba

18 de abril de 2018

Em Parnaíba vacinação contra gripe Influenza começa dia 23

a vacinação vai acontecer em todos os postos de saúde do município.

A campanha de vacinação contra a gripe influenza vai começar em Parnaíba na próxima segunda-feira (23). A informação é do Coordenador de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Charles Lima.

Ele disse que primeiramente serão vacinados os profissionais da área de saúde envolvidos na vacinação. Em seguida serão vacinadas as pessoas consideradas de grupos prioritários como: idosos acima de 60 anos, as crianças entre 6 meses e cinco anos, gestantes e as puérperas até 45 dias depois do parto.

vacinacao

Também serão vacinados – segundo ele – os professores, a população privada de liberdade e os profissionais que trabalham com eles, ou seja, os trabalhadores do sistema carcerário.

Charles Lima informou que o Dia “D”, o Dia de Mobilização Nacional da Vacinação será 12 de maio e o objetivo é vacinar 90 por cento de cada um desses segmentos da população. Por isso, a vacinação vai acontecer em todos os postos de saúde do município.

Mototaxistas de Parnaíba pressionam por fiscalização

apresentaram o alvará e querem que os outros façam o mesmo

Mototaxistas se reuniram na manhã desta quarta-feira (18/04), na Praça de Santo Antônio, centro de Parnaíba, para denunciar ao Ministério Público a falta de fiscalização da Prefeitura de Parnaíba contra as pessoas que estão exercendo a profissão sem estar devidamente regulamentado. O resultado disso são prejuízos para quem se esforçou em estar em dia. Os mototaxistas apresentaram o alvará em praça pública que lhe permitem pleno direito de exercer a profissão e querem que os outros façam o mesmo. A denúncia foi formalizada pelo Sindicato dos Mototaxistas de Parnaíba (SIMPAR), na pessoa de Sebastião Pereira, que é presidente interino do sindicato.

mototaxistas denunciam

A queixa dos mototaxistas é que fizeram investimentos, passaram por mais qualificação para que pudessem estar dentro da regularidade e estão sofrendo concorrência desleal. Eles defendem também que a regularização é uma estratégia de redução da violência entre a categoria. Francisco Sousa defendeu que muitas pessoas são vítimas da violência por se utilizarem de pessoas que não são regulamentadas. Já Valdeci Farias reclamou a ausência do poder público na falta de fiscalização.

O Sindicato dos Mototaxistas de Parnaíba denunciou a falta de fiscalização e a classe acredita que com a intervenção da gestão municipal, a categoria regulamentada dos mototaxistas estará mais amparada. Com alvará na mão, os mototaxistas convidam os outros ao esforço da regulamentação; pois são em torno de 700 vagas e todos as pessoas que usam moto para oferecer o serviço de frete não chegam a mil, segundo o Sindicado dos Mototaxistas de Parnaíba.

17 de abril de 2018

Jovem oferece carona a idosa e no caminho de casa a estupra

Estavam em uma festa na noite de domingo.

Acusado de estupro Daniel José Carvalho do Nascimento, 20 anos, foi preso por volta das 10h de segunda-feira (16/04), em sua residência, no povoado São Benedito, zona rural do município de Buriti dos Lopes. O jovem é acusado de ter estuprado uma senhora de 69 anos de idade.

Segundo a polícia, tanto a vítima como o acusado estavam em uma festa na noite de domingo (15/04) no povoado Salgadinho, quando a mulher pediu para que um sobrinho a levasse para casa, que fica no outro povoado onde também morava Daniel Nascimento, que é o povoado São Benedito.

Daniel, por sua vez, se ofereceu para levar a idosa para casa, que naturalmente consentiu por conhecer o jovem. No caminho ele a estuprou, inclusive o sargento Francisco Vieira e o sargento Santos encontraram a cueca do acusado no local do crime. A senhora foi levada para o Posto Avançado do IML de Parnaíba, onde foi realizado o exame de corpo de delito e comprovado o estupro.

O caso foi comunicado ao sargento Vieira, comandante do Grupamento da Polícia Militar de Buriti dos Lopes. A casa de Daniel fica às margens do rio Pirangi. Para que o acusado não fugisse, o sargento Vieira deixou o veículo a três quilômetros do local e adentrou o rio para reduzir as possibilidades de fuga; o jovem foi capturado dentro do quarto e confessou a autoria do crime. Ele foi levado para a delegacia de Buriti dos Lopes onde foi autuado por estupro e conduzido para a Penitenciária Mista de Parnaíba.

14 de abril de 2018

Novo Carro tumba para o IML de Parnaíba

faz parte dos novos equipamentos recebidos pela instituição

O Posto Avançado do Instituto Médico Legal, IML, de Parnaíba foi contemplado na manhã de sexta-feira (13/04), com um novo carro-tumba. A entrega foi oficializada por volta das 11h com a presença do coronel da Polícia Militar Rubens Pereira, secretário de Segurança Pública do Piauí e o deputado federal Fábio Abreu Costa. O novo veículo destina-se a remoção de corpos e faz parte dos novos equipamentos recebidos pela instituição de pericia criminal.

carro tumba (1)

O veículo trata-se de um Volkswagen Amarok adaptado para o transporte de corpos, com exaustor e a cabine é separada do compartimento onde são alojados os cadáveres. Os investimentos ainda contemplam uma máquina de scaner para que as necropsias sejam feitas com mais precisão. O equipamento passará a ser usado com as adequações do abastecimento de energia.

carro tumba (2)

Em Parnaíba, no Bairro Frei Higino, está o Núcleo Regional de Polícia Técnico-Científica que atende toda a região norte do Piauí. A estruturação gradativa da instituição pode assegurar mais qualidade na prestação de serviços à sociedade.

carro tumba (3)

10 de abril de 2018

Prefeitura se adequa à Política Nacional de Resíduos Sólidos

Prefeitura de Parnaíba se adequa à Política Nacional de Resíduos Sólidos

A Prefeitura de Parnaíba realizou licitação específica para contratação de serviços de gerenciamento de resíduos de saúde, de acordo com as exigências técnicas relacionadas ao tipo de serviço. O município assinou um Termo de Ajuste de Conduta, (TAC) junto ao Ministério Público, para adequação da coleta dos resíduos de saúde dos serviços públicos municipais e de geradores privados, que eram dispostos de forma inadequada no lixão do município e sem tratamento prévio.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei N° 12.305/10), cada gerador de resíduos de serviços de saúde de atendimento humano ou animal é responsável pelo resíduo, desde a geração até a destinação final. Dessa forma, a administração realizou a licitação dos resíduos gerados em 45 estabelecimentos públicos municipais.

A partir da assinatura do contrato com a empresa Sterlix Ambiental, que venceu o pregão, estabelecimentos privados e públicos estaduais instalados no município serão notificados para se adequarem à nova legislação, por meio da contratação de serviços realizados por empresa licenciada pelos órgãos ambientais. Atualmente, a região conta com aproximadamente 72 geradores privados, incluindo hospitais, farmácias e clínicas. Além dos estabelecimentos instalados em Parnaíba, outras cinco Prefeituras da região - Buriti dos Lopes, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Luís Correia e Bom Princípio - depositam inadequadamente resíduos no lixão de Parnaíba, e que também serão proibidas de fazê-lo.

O consultor em tratamento de resíduos da Sterlix, Felipe Melo, explica que a iniciativa da Prefeitura de Parnaíba deve servir de exemplo para os demais municípios do Piauí que ainda não realizam corretamente o gerenciamento dos resíduos de saúde. “É muito importante que o poder público e o setor privado se conscientizem da necessidade de um gerenciamento adequado de resíduos da saúde. A sua má coleta, transporte, tratamento e destinação podem trazer problemas aos municípios, não só em relação à saúde pública, mas também, às questões ambientais. Por isso, é importante cuidar desses resíduos de forma adequada e assim proporcionar segurança as pessoas e ao meio ambiente”, alerta o especialista.

Os estabelecimentos receberão um prazo de  60 dias para realizar as adequações. Após este prazo, a Prefeitura de Parnaíba e a Vigilância Sanitária iniciam as fiscalizações nos locais e, caso eles não estejam de acordo com as normas exigidas, serão autuados, podendo ser lavradas multas de acordo com as normas federais da ANVISA e não terão o alvará de funcionamento renovado.

06 de abril de 2018

Odontólogos parnaibanos fazem protesto devido à defasagem salarial

O movimento foi acompanhado por outros Odontólogos da região norte

Cirurgiões-dentistas realizaram uma manifestação em prol da valorização da categoria que exige melhores salários e condições de trabalho nas instituições públicas. Profissionais do Norte do Piauí protestaram por conta dos salários praticados pelo poder público, o que segundo os dentistas está defasado. O manifesto aconteceu na manhã desta quarta-feira (04/04), no Balão do Mirante, Bairro São Benedito, em Parnaíba.

manifesto odonto mais (2)

A mobilização nacional é um manifesto pela aprovação do projeto de lei da Câmara Federal de número 34 de 2013, que torna obrigatória a prestação de assistência odontológica a paciente em regime de internação hospitalar. Outra reivindicação é pelo projeto de Lei do Senado número 316, que institui o piso salarial de médicos e cirurgiões dentistas.

manifesto odonto mais (1)

Em Seguida, os profissionais se uniram, em um círculo como forma de mostrar a união da classe, em favor de melhorias estruturantes e salariais. Valorizar o profissional é uma forma de assegurar melhor prestação de serviço. O Protesto “Odonto é Mais” é uma ação da classe que exige, principalmente, piso salarial adequado.

27 de março de 2018

Coletiva de imprensa diretor da UFPI

A nova universidade fará concurso para preencher mias de 200 vagas

Depois da aprovação final na Câmara dos Deputados e o encaminhamento para sanção presidencial, a criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) foi tema de entrevista coletiva, nesta quinta-feira (22), no campus Ministro Reis Veloso, que será desmembrado da Universidade Federal do Piauí. O diretor, professor Dr. Alexandre Marinho, discorreu sobre o caminho percorrido até a concretização do projeto.

alex UFDPar

O resgate histórico começou em 2004, quando o então senador e atual prefeito de Parnaíba, Mão Santa, apresentou no Senado Federal o projeto de criação da Universidade do Delta. Todavia, a matéria acabou arquivada por inconstitucionalidade, visto que a criação de novas despesas não poderia partir de um projeto parlamentar. “Mas temos que reconhecer que naquele momento foi acessa uma chama”, afirmou o diretor Alex.


Em 2007, a expansão do campus (que passou a ter 12 cursos, superando os quatro que haviam até então) acabou por adormecer ainda mais a UFDPar, pois seria inviável a criação da nova universidade em meio ao processo de crescimento daquela já existente. Somente em 2013 recomeçaram as tratativas pra desmembrar Parnaíba da reitoria na capital, por meio da elaboração de uma justificativa que fundamentou o projeto de lei do Executivo Federal.

O documento foi entregue no ano seguinte a então presidente Dilma Rousseff, que veio a Parnaíba em cumprimento de agenda oficial. O próximo passo foi o trâmite da matéria no Congresso Nacional, contanto com apoio e a articulação de parlamentares como o deputado federal Paes Landim e o senador Ciro Nogueira, dentre outros, até chegar à mesa do presidente Michel Temer, que deve sancionar nos próximos dias.

Alex Marinho destacou a participação do corpo docente e administrativo do campus em todos os momentos, fazendo referência nominal a muitos professores e servidores que estavam ou não presentes no auditório. Por fim, ressaltou que ainda há um grande trabalho a ser feito no que tange a transição e a consolidação da UFDPar, que segundo ele deve levar cerca de dois anos e depende de recursos do orçamento da União, além de um forte trabalho interno.

Os dois novos prédios, construídos a princípio para abrigar o curso de Medicina, serão inaugurados no dia 13 de abril, ocasião que deve contar com a presença de políticos e autoridades, além do corpo administrativo, docente, discente e da comunidade em geral. Sobre a criação de novos cursos, Alex disse que há demandas mais urgentes, mas elencou alguns dos quais imagina no rol da universidade futuramente: Música, Jornalismo, Educação Física, Engenharia Civil e Enfermagem.

26 de março de 2018

Parnaíba ganha Teatro Saraiva, o segundo maior do estado

Com capacidade para mais de 300 lugares, o Teatro Saraiva abre as portas

Com capacidade para mais de 300 lugares, o Teatro Saraiva, em Parnaíba, abre as portas como o segundo maior teatro do Piauí. O espaço foi idealizado e construído pelo ator e diretor Joaquim Lopes Saraiva, um entusiasta cultural. Numa parceria firmada com o Governo no Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), as obras foram concluídas e o sonho do Sr. Saraiva se tornou uma realidade.

"Há cinco anos o prédio estava erguido e o Saraiva chamou vários artistas para saber como poderíamos contribuir com este espaço. O tempo passou e hoje estamos vendo a concretização desse sonho. Ele é um visionário e, em nome da arte que defendo há 20 anos, só posso agradecer”, diz o ator Ryck Costa, durante a solenidade de inauguração do teatro, na última quinta-feira (22).

O dramaturgo Aci Campelo também elogiou a iniciativa e determinação de Saraiva, bem como a parceria que contribuiu para a entrega do espaço. “É com garra e determinação que construímos os momentos mais sublimes da história. Parabéns ao Saraiva e ao Fábio Novo, que dissemina nossa cultura pelo Piauí, com amor e carinho. Obrigado”, completa Aci.

“Desde que assumimos a Secult, em 2015, sabíamos que Parnaíba merecia um olhar especial. Quando tomei conhecimento do Saraiva e da história dele, que tantas vezes bateu na porta do poder público, mas não conseguia concretizar seu sonho, decidimos nos dar as mãos. O teatro hoje possui equipamentos de ponta e pode receber grandes espetáculos. É o segundo maior do Estado. Parnaíba está de parabéns pelo Saraiva, que começou este sonho. Só viemos ajudar a terminá-lo. A cidade precisa muito desse equipamento”, afirma o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

Com a entrega do Teatro Saraiva, Parnaíba também passa a receber os projetos realizados pela Secult. Na quinta-feira, a casa recebeu show do cantor Paulo Ricardo, pelo projeto Seis e Meia.

No local, há cinco salas, teatro, dois camarins, um café-bar, além de acomodação para os artistas que vão se apresentar no espaço. Já no hall de entrada, uma exposição foi montada com várias obras de artistas plásticos de Parnaíba, entre eles Dacira Brandão, Jackson Lopes e Francisco Pedro.

A reforma contemplou som e iluminação, troca do piso do palco, pintura interna, cortina, carpetes, climatização, plataforma para deficientes, poltronas e caixa cênica.

As obras foram realizadas com o apoio do Governo do Estado, através da Secult e do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec). O valor investido é de RS 1.393.940,00.

Parnaíba ganha Teatro Saraiva, o segundo maior do estado

Com capacidade para mais de 300 lugares, o Teatro Saraiva abre as portas

Com capacidade para mais de 300 lugares, o Teatro Saraiva, em Parnaíba, abre as portas como o segundo maior teatro do Piauí. O espaço foi idealizado e construído pelo ator e diretor Joaquim Lopes Saraiva, um entusiasta cultural. Numa parceria firmada com o Governo no Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), as obras foram concluídas e o sonho do Sr. Saraiva se tornou uma realidade.

"Há cinco anos o prédio estava erguido e o Saraiva chamou vários artistas para saber como poderíamos contribuir com este espaço. O tempo passou e hoje estamos vendo a concretização desse sonho. Ele é um visionário e, em nome da arte que defendo há 20 anos, só posso agradecer”, diz o ator Ryck Costa, durante a solenidade de inauguração do teatro, na última quinta-feira (22).

O dramaturgo Aci Campelo também elogiou a iniciativa e determinação de Saraiva, bem como a parceria que contribuiu para a entrega do espaço. “É com garra e determinação que construímos os momentos mais sublimes da história. Parabéns ao Saraiva e ao Fábio Novo, que dissemina nossa cultura pelo Piauí, com amor e carinho. Obrigado”, completa Aci.

“Desde que assumimos a Secult, em 2015, sabíamos que Parnaíba merecia um olhar especial. Quando tomei conhecimento do Saraiva e da história dele, que tantas vezes bateu na porta do poder público, mas não conseguia concretizar seu sonho, decidimos nos dar as mãos. O teatro hoje possui equipamentos de ponta e pode receber grandes espetáculos. É o segundo maior do Estado. Parnaíba está de parabéns pelo Saraiva, que começou este sonho. Só viemos ajudar a terminá-lo. A cidade precisa muito desse equipamento”, afirma o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

Com a entrega do Teatro Saraiva, Parnaíba também passa a receber os projetos realizados pela Secult. Na quinta-feira, a casa recebeu show do cantor Paulo Ricardo, pelo projeto Seis e Meia.

No local, há cinco salas, teatro, dois camarins, um café-bar, além de acomodação para os artistas que vão se apresentar no espaço. Já no hall de entrada, uma exposição foi montada com várias obras de artistas plásticos de Parnaíba, entre eles Dacira Brandão, Jackson Lopes e Francisco Pedro.

A reforma contemplou som e iluminação, troca do piso do palco, pintura interna, cortina, carpetes, climatização, plataforma para deficientes, poltronas e caixa cênica.

As obras foram realizadas com o apoio do Governo do Estado, através da Secult e do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec). O valor investido é de RS 1.393.940,00.

21 de março de 2018

Câmara aprova Universidade Federal do Delta do Parnaíba

A nova universidade atenderá à microrregião do litoral piauiense

universidade delta

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (20) o Projeto de Lei 5272/16, do Poder Executivo, que cria a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), a partir do desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A matéria, aprovada na forma de um substitutivo do Senado, será enviada à sanção.

De acordo com o texto, a UFDPar será integrada pelo campus de Parnaíba, com a transferência automática dos cursos de todos os níveis e dos alunos regularmente matriculados, assim como os cargos ocupados e vagos do quadro de pessoal da Universidade do Piauí alocados nesse campus.

A nova universidade atenderá à microrregião do litoral piauiense, com área de 9.658 km² e população de 303,5 mil habitantes, segundo o censo do IBGE de 2010.

Cargos
Além dos já existentes, o projeto cria 221 cargos do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação e cargos em comissão, dos quais 7 cargos de direção CD-2, 8 cargos de direção CD-3, 30 CD-4, 80 funções gratificadas FG-1, 123 FG-2, 62 FG-3 e 8 funções comissionadas de coordenação e curso (FCC).

São criados, ainda, por transformação, os cargos de reitor e vice-reitor, que serão nomeados pelo ministro da Educação até que a universidade seja organizada na forma de seu estatuto.

Apesar da previsão de criação dos cargos, cuja estimativa de impacto financeiro era, em 2016, de R$ 13,48 milhões anuais, seu efetivo provimento dependerá de autorização expressa na lei orçamentária.

20 de março de 2018

Polícia Militar estoura mais uma boca de fumo em Parnaíba

A patrulha prendeu duas pessoas por tráfico de drogas e associação para o tráfico

 Francisco de Assis Souza Cardoso, de 27 anos, natural de Cocal da Estação, residente à rua Anhanguera, bairro Piauí, e Francisco José de Araújo Silva, de 41 anos, com residência familiar no povoado Estreito, em Buriti dos Lopes, estão presos na carceragem da central de flagrantes sob acusação de tráfico de drogas e associação para o tráfico. 

 A dupla foi presa nesta manhã de domingo(18/03), em uma residência localizada à rua Juscelino Kubitschek, nº 840, bairro Piauí, cujo lugar era conhecido como uma boca de fumo. 

 Os militares apreenderam 37 pedras de crack, R$ 33 reais em dinheiro trocado, uma balança de precisão, tesoura, um rolo de papel alumínio, sacos plásticos e outros apetrechos característicos do tráfico de drogas. 

 A boca de fumo tinha sistema de vigilância eletrônica com várias câmeras adaptadas na área externa do imóvel, na qual monitorava o movimento da rua, principalmente à chegada da clientela, bem como algum tipo de abordagem policial.

 Todo o material foi apreendido e levado para central de flagrantes. 

 Francisco Cardoso disse ao delegado Rodrigo Mello que tinha ido comprar a droga da pessoa de Francisco José de Araújo Silva, ao preço de R$ 5 reais a pedra, porém, este negou tal acusação e foi o primeiro a ser abordado em posse de duas pedras de crack, das 37 apreendidas, das quais 35 foram encontradas dentro da casa investigada. 
Diz que uma 3ª pessoa envolvida com o tráfico não foi encontrada no local. Um dos acusados informou que estava na casa para vender lanches. 

 Moto apreendida pela polícia.

Os militares acataram denúncia de moradores e surpreenderam os suspeitos driblando as câmeras de vigilância. 

Um caderno com a contabilidade das vendas foi apreendido pela polícia.

08 de março de 2018

Teófilo Lima lança show “TEÓFILO” com apresentação em Parnaíba

Teófilo Lima entrega seu coração em forma de música.

Com quase 30 anos de carreira, o músico parnaibano apresenta seu terceiro álbum “TEÓFILO” contendo dez faixas, sendo o trabalho mais pessoal de sua trajetória.

“Um parnaibano de Magalhães de Almeida, Parnaíba e Teresina”, é assim que o músico Teófilo Lima se define! Nascido em Parnaíba, passou a maior parte da infância em Magalhães de Almeida, (cidadezinha maranhense, dos pais). Cresceu em Parnaíba e ainda muito jovem descobriu-se artista e criou a banda Rabiscos Urbanos nos anos 1990. Depois saiu em carreira solo, rumando para Teresina, capital do seu amado estado do Piauí. No início dos anos 2000, lançou seu primeiro trabalho profissional solo Com Fusão (2001), que foi muito bem recebido pelo público piauiense, repetindo boa aceitação com o seu sucessor Matulão (2005).

Alçando voos maiores, passou um tempo morando no Rio de Janeiro e São Paulo, aperfeiçoando ainda mais sua composição escrita e musical, imergindo em novas influências e experiências. Para além da música, apresentou na rádio e na TV a Cultura do Piauí, “Piauizando” os conterrâneos, bandeira que sempre defendeu. Como animal politico que é, sempre se envolveu socialmente com o povo dos lugares por onde passou. TEÓFILO fala disso tudo ao longo dos seus quase quarenta minutos e dez canções.

Existem histórias de seres errantes que se redimem e dão a volta por cima, como em “Estações e “Homem Só”, tem romances como “Armadura”, “Em Riba do Morro” e “Empalidecer”, crítica social como em “Globalidanão” e saudades de onde passou como em “Nós e o Jaraguá” e “Morro”, poesia escrita por Arimatan Martins e musicada pelo artista. E, principalmente amor por Parnaíba (cidade e rio), Magalhães de Almeida e Teresina, como “Amigo Monge” e “Redondo & Enquadrado”.

O disco TEÓFILO foi gravado entre os anos de 2010 e 2017 no estúdio Bumba Records em Teresina por Márcio Menezes. Todo o projeto gráfico do trabalho foi feito pelo artista plástico parnaibano Daniel Mendes.

Teófilo Lima retorna em grande estilo, trazendo no peito um coração escancarado e cheio de amor pelo Nordeste, e na voz todo o peso da cultura do meio norte do Brasil.

TEÓFILO EM TODO CANTO

O lançamento do novo trabalho é uma ótima oportunidade de Teófilo Lima reencontrar e abraçar o amado povo do estado do Piauí. A turnê “Todo Canto”, visa levar a música do novo álbum TEÓFILO e os sucessos da carreira do músico para todas as regiões do estado. Também é uma ótima oportunidade do artista mais uma vez levar o nome do estado para todo o Brasil, bem como além mar.

A turnê tem inicio em março, com shows em Teresina e Parnaíba. Em Teresina, o disco será lançado no dia seis de março (terça-feira), à partir das 19 horas no Theatro Quatro de Setembro. Palco histórico da capital piauiense, que já recebeu grandes nomes da música e com quem Teófilo Lima se reencontra e apresenta suas novas canções.

Em Parnaíba o lançamento ganha ares de festa, já que o artista estará em casa. O novo trabalho será lançado na Boate 37, à partir das 22 horas. E além do show de Teófilo e Banda, contará também com a apresentação dos artistas parnaibanos Daniel Felipe e Danilo Carvalho, da banda Ambrosyah e um DJ set especial do Coletivo Ultrópico Solar. Tanto a apresentação em Teresina e a festa em Parnaíba terão entradas vendidas por R$ 20,00 (com meia entrada). Os ingressos podem ser adquiridos online no site da Sympla.

Em Teresina os ingressos antecipados também podem ser adquiridos na Toccata Discos (R. Angélica, 920 – Fátima – ZONA LESTE. próximo ao Restaurante Favorito comidas Típicas. Fone: (86) 3233-5181) e na Moral Tattoo Street (Rua Sete de Setembro, 218 – CENTRO. Em Frente a Praça João Luiz Ferreira. Fone: (86) 3305-0590)

O músico já tem contato para shows em outras cidades do estado, do nordeste e do país e segue com agenda aberta.

www.teofilolima.com.br

28 de fevereiro de 2018

Projeto garante mais recursos e ampliação de serviços no Heda

Projeto garante mais recursos e ampliação de serviços no Heda

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), juntamente com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, apresentou nesta terça-feira (27), o projeto Gestão de Educação Permanente para Profissionais da Atenção de Urgência (Gepprau), que vai garantir mais recursos financeiros e ampliação dos serviços especializados na urgência e emergência do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba. A apresentação, que ocorreu durante audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores, integra cinco linhas de cuidados: cardiovascular, cerebrovascular, trauma, saúde mental e urgências obstétricas, e foi elaborada pelos profissionais capacitados entre os anos 2017 e 2018.

De acordo com o coordenador da RUE, Telmo Mesquita, essa audiência pública pretende socializar para população, gestores e profissionais de saúde. “Os estudos realizados, além de ser uma oportunidade para firmar o compromisso para implantar as linhas de cuidado nas urgências e emergência nos territórios”, informa.

O diretor da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar da Secretaria, Neris Júnior, ressaltou que boa parte das linhas de cuidados já foi implantada ou está em implantação no HEDA, sendo custeados com recursos do Estado, como os cuidados do Infarto Agudo do Miocárdio, já realizado pelo Hospital, e somos referência na excelência na obstétrica. Brevemente, implantaremos dez leitos psicossociais, um importante serviço a ser aberto. 

O proponente da audiência, vereador Ricardo Veras, avalia a audiência como um importante passo na efetivação nas linhas de cuidados no HEDA, citando o impacto que passa a ter. “Como citado aqui, um paciente com dor torácica, ao dar entrada na urgência, passamos a ter um protocolo clínico, para que possamos ter este paciente melhor assistido, com mais sobrevida e mais qualidade de vida”, declarou. 

A implantação do serviço na área de Saúde Mental, com dez leitos, vai garantir a continuidade do tratamento psicossocial do paciente. O Hospital será um das primeiras unidades gerais da rede estadual a ofertar o serviço na área de urgência e emergência.

Na linha da obstetrícia, o HEDA é uma referência estadual, uma vez que conta com toda uma estrutura e de pessoal na assistência à mulher e nos cuidados no parto, tendo que 75% deles são naturais. O Hospital conta com dez leitos de UTI neonatal e mais dez leitos de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN), além de um consultório obstetrício para pacientes de alto risco.

Nas linhas do trauma e cardiovascular já são feitos procedimentos, sendo que os recursos são garantidos por custeio do Estado. Com a implantação do Gepprau, o custeio será feito via Ministério da Saúde.

O Gepprau é um curso que capacitou profissionais da Rede de Urgência e Emergência (RUE), com a finalidade de planejar e implantar as linhas de cuidados de atenção à saúde na urgência. A implantação dessas linhas vai fortalecer e qualificar os atendimentos no HEDA, cobrindo tanto os municípios da Planície Litorânea como também do Cocais.

Participaram da audiência as vereadoras Fátima Carmino e Neta Castelo Branco, os vereadores Daniel Miranda, Ronaldo Prado e Daniel Jackson, além do secretário municipal de Saúde, Raimundo Bessa, e representantes do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), da Universidade Federal do Piauí, Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba (Iesvap), faculdade Maurício de Nassau, Ordem dos Advogados do Piauí (OAB), e funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Parnaíba (SAMU).

23 de fevereiro de 2018

Polícia Civil desencadeia operação e prende Alex "Gêmeo"

Alex foi alvejado com três disparos de arma de fogo

alex gemeo

A Polícia Civil do Estado do Piauí, através da Delegacia de Homicídios /Tráfico de Drogas/Latrocínio – DHTL e Núcleo de Inteligência da Planície Litorânea – NI-PHB, com o apoio da Delegacia de crimes contra a patrimônio – DEPATRI, Polícia Militar – BOPE, deu cumprimento a mandado de  busca e apreensão e prisão em desfavor do nacional Alex dos Santos Nunes, vulgo “Gêmeo”

Alex é foragido do sistema prisional desde fevereiro de 2017, ocasião em que fugiu da penitenciária Irmão Guido, na cidade de Teresina, e é suspeito de vários homicídios na cidade de Parnaíba e Luís Correia, bem como envolvimento em tráfico de drogas e vários outros delitos.

Na ocasião do cumprimento do mandado, houve reação por parte de Alex e seu comparsa, Ricardo Pereira de Sousa, vulgo “Pertubinha”, momento em que ocorreu uma troca de tiros, ocasionando a morte deste último e a prisão de Alex, alvejado com três disparos de arma de fogo.

Alex foi conduzido para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, para ser medicado, sendo sua situação é grave o mesmo se encontra na UTI do hospital

policia armas

revolver alex

"Pertubinha" foi morto após trocar tiros com a polícia

“Pertubinha” foi morto após trocar tiros com a polícia