Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina reabre bares e restaurantes nesta segunda-feira

O setor, que estava com as portas fechadas desde março, retorna seguindo uma série de protocolos de segurança sanitária

16/08/2020 09:42

A reabertura dos estabelecimentos de alimentação em Teresina, incluindo bares e restaurantes, acontece a partir desta segunda-feira (17). Este setor estava funcionando apenas na modalidade delivery desde março, por conta dos decretos editados pelo município e Governo do Estado em consequência do novo coronavírus (Covid-19)

O retorno do funcionamento de bares e restaurantes na capital piauiense obedece a segunda etapa da Fase 3 do cronograma de retomada das atividades econômicas, estipulado pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE). Praças de alimentação de shoppings centers, que reabriram no começo do mês com aglomeração de pessoas, também estão autorizados a funcionar.

(Foto: Andréa Rêgo Barros/ArquivoPCR/Fotos Públicas)

Neste sentido, a reabertura de bares e restaurantes tem preocupado pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Semana passada (14), especialistas de diversas áreas divulgaram uma nota alertando para os altos riscos de contaminação pelo vírus em estabelecimentos deste setor, tanto de funcionários como de clientes. 

Por conta disso, equipes da Vigilância Sanitária Municipal estiveram à frente do preparação destes locais, orientando e fiscalizando sobre as boas práticas de manuseio de alimentos, bem como as medidas para conter da transmissão da doença entre trabalhadores e o público em geral.

“Os técnicos fiscalizam diariamente estes locais para garantir a segurança nas medidas de contenção. Após a publicação do protocolo específico da área, passamos também a apresentar as regras para sua implantação antes da reabertura das atividades para o público”, explica Jeanyne Seba, gerente de Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

(Foto: Ascom/FMS)

De acordo com o protocolo específico, bares, restaurantes, churrascarias, cafés, praças de alimentação dos shoppings e afins devem disponibilizar em sua entrada uma pia com água, sabão e papel toalha ou álcool 70%, para higienização das mãos, além de tapete higienizante e termômetro para aferição de temperatura. O interior dos estabelecimentos também devem sofrer algumas modificações. “A principal delas é que as mesas devem ser posicionadas mantendo uma distância mínima de dois metros entre elas; em casos em que isso não é possível, devem ser instaladas barreiras de acrílico entre elas”, explica a gerente.


LEIA TAMBÉM: Bares e restaurantes devem funcionar 8 horas por dia 

Os locais devem ainda manter dispensadores de álcool 70% e retirar pratos e talheres das mesas, entregando-os aos clientes somente na hora da refeição. Também está proibida a disponibilização de itens para degustação. Os cardápios feitos de materiais de difícil higienização devem ser substituídos por formas mais simples ou descartáveis, em banners ou mesmo cardápios virtuais. Eles devem ainda disponibilizar uma pessoa para orientar os clientes, além de manter cartazes educativos sobre a Covid-19.

Os clientes também precisam cumprir as regras estabelecidas no protocolo. “A primeira delas é a de higienizar as mãos antes de entrar, se direcionar à sua mesa e só então retirar sua máscara, que deve ser guardada e nunca deixada sobre a mesa. Caso tenha que se deslocar dentro do estabelecimento, ele deve recolocar a máscara. Além disso, mesas separadas não devem ser unidas umas com as outras pelos clientes, porque isso configura descumprimento do protocolo”, ressalta a gerente. “Pedimos à população que obedeça às regras, pois elas foram elaboradas visando uma retomada segura dos serviços”, acrescenta.

Fonte: PMT
Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: