Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Reabertura: Bares e restaurantes devem funcionar 8 horas por dia

A mudança também prevê que os bares e restaurantes possam funcionar até a meia-noite.

13/08/2020 18:38

Uma nova mudança no protocolo de segurança para a reabertura dos bares e restaurantes na Capital foi decidida nesta semana. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, a partir do dia 17 de agosto, data prevista para a retomada do setor, os estabelecimentos devem funcionar por até 8 horas diárias, seguidas ou fracionadas. A medida engloba bares, restaurantes, churrascarias, cafés, praças de alimentação dos shoppings e afins.


Leia também:

Cerca de 18 mil alunos da rede municipal não participam de aulas virtuais 


A mudança também prevê que os bares e restaurantes possam funcionar até a meia-noite, enquanto as praças de alimentação dos shoppings centers de Teresina devem abrir de 12h às 20h.

Foto: Andréa Rêgo Barros/ArquivoPCR/Fotos Públicas

De acordo com o protocolo para evitar o risco de contaminação pelo novo coronavírus, as empresas do setor devem disponibilizar em sua entrada uma pia com água, sabão e papel toalha ou álcool 70%, para higienização das mãos, além de tapete higienizante e termômetro para aferição de temperatura. O interior dos estabelecimentos também devem sofrer algumas modificações, como a distância de dois metros entre as mesas ou instalação de barreiras de acrílico entre elas em locais em que o distanciamento não for possível. 

Os locais devem ainda manter dispensadores de álcool 70% e retirar pratos e talheres das mesas, entregando-os aos clientes somente na hora da refeição. Também está proibida a disponibilização de itens para degustação. Os cardápios feitos de materiais de difícil higienização devem ser substituídos por formas mais simples ou descartáveis, em banners ou mesmo cardápios virtuais. Eles devem ainda disponibilizar uma pessoa para orientar os clientes, além de manter cartazes educativos sobre a Covid-19.

Em relação aos funcionários dos estabelecimentos, a Vigilância Sanitária orienta que aqueles que lidam diretamente com clientes devem usar máscara e proteção facial, com atenção para o distanciamento, até mesmo na cozinha. 

Já os clientes precisam higienizar as mãos antes de entrar, se direcionar à sua mesa e só então retirar a máscara, que deve ser guardada e nunca deixada sobre a mesa. Caso tenha que se deslocar dentro do estabelecimento, o cliente deve recolocar a máscara. Além disso, mesas separadas não devem ser unidas umas com as outras pelos clientes, respeitando o protocolo de distanciamento.

A reabertura de bares e restaurantes está inclusa na etapa 2 da Fase 3 de retomada das atividades econômicas e sociais. 

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: