Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Caso Iarla: ex-tenente do Exército vai a julgamento nesta quarta-feira (24)

O julgamento está marcado para ocorrer às 8h30 no Plenário do Fórum Criminal de Teresina.

22/11/2021 14:47

Será julgado pelo Tribunal Popular do Júri, na próxima quarta-feira (24), o ex-tenente do Exército Brasileiro, José Ricardo da Silva Netoacusado de matar a tiros a estudante de arquitetura Iarla Lima Barbosa e tentar matar a irmã de Iarla, Ilana Lima Barbosa, e a amiga, Joseane Mesquita da Silva. O julgamento está marcado para ocorrer às 8h30 no Plenário do Fórum Criminal de Teresina.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

A família das vítimas informou ao O Dia, na manhã de hoje, que o réu não havia sido localizado para ser intimado a comparecer ao julgamento. Contudo, segundo a assistente de acusação, a advogada Karla Oliveira, a defesa do acusado se manifestou nos autos ressaltando que a primeira carta precatória recebida pelo acusado já havia sido assinada, confirmando assim a sua intimação.

No julgamento, o júri popular, composto por cidadãos comuns, irá decidir  se o ex-tenente é culpado de matar a tiros a ex-namorada, Iarla Lima, e tentar matar as outras duas vítimas, Ilana Lima e Joseane Mesquita. 

José Ricardo da Silva Neto deverá ser julgado por homicídio consumado e por dupla tentativa de homicídio, por motivo fútil, sem possibilidade de defesa das vítimas e por menosprezo contra a condição das vítimas por pertencerem ao gênero feminino (feminicídio). Se condenado, a pena pode ultrapassar 30 anos de reclusão.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Entenda o caso

Segundo a denúncia do Ministério Público, a estudante Iarla Lima Barbosa foi morta a tiros pelo então namorado, o ex-tenente do Exército Brasileiro, José Ricardo da Silva Neto, após deixarem uma festa em um bar na avenida Nossa Senhora de Fátima, na zona Leste de Teresina. 

Além de Iarla, o ex-tenente também teria efetuado disparos de arma de fogo contra a irmã de Iarla, Ilana Lima Barbosa, e uma amiga, Joseane Mesquita da Silva. O crime aconteceu dentro do carro do acusado.

Na audiência de instrução e julgamento do caso, ocorrida no dia 22 de novembro de 2017, o acusado confessou ter atirado contra a namorada, mas não confirmou que o crime teria sido motivado por ciúmes. Após o crime, o ex-tenente empreendeu fuga até o seu apartamento, com o corpo da jovem ainda dentro do veículo. 

Ao prestar depoimento como testemunha de acusação sobre a morte de sua irmã, Ilana Lima Barbosa disse que Iarla tinha a intenção de terminar o namoro com José Ricardo Silva Neto no dia em que foi assassinada pelo namorado. 

Segundo a jovem de 23 anos, José Ricardo costumava ter um comportamento ciumento com Iarla e já havia tentado mais de uma vez descobrir a senha do celular dela. 

José Ricardo da Silva Neto foi solto pela Justiça em 2018 e aguarda o julgamento em liberdade provisória seguindo medidas cautelares impostas pela Justiça. 

Mais sobre: