Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ataques a bancos no Piauí reduzem 85% no primeiro semestre

Segundo Secretaria de Segurança, foram apenas três ataques em seis meses. Em 2018, houveram 20 no mesmo período.

09/09/2019 09:56

Barulho de tiros, explosões seguidas e a cidade amanhecendo em meio ao caos. Parece a descrição do cenário de um filme de bang-bang, mas foi a realidade vivenciada por muitos piauienses que viram suas cidades invadidas por quadrilhas extremamente organizadas e muito bem armadas que atuam especificamente nos ataques a instituições financeiras.


São roubos de grande porte, que demandam uma estrutura maior por parte dos criminosos e, por vezes, desafiam o poder de fogo e de resposta ostensiva do Estado. Em Castelo do Piauí, em fevereiro deste ano, por exemplo, o grupo armado metralhou a sede do Grupamento de Polícia Militar da cidade enquanto adentrava o Banco Bradesco e explodiam caixas eletrônicos.


Leia também:

Quadrilha metralha sede da PM de Castelo e tenta roubar cofre do Bradesco 

Criminosos tentaram explodir sede da PM em Castelo do Piauí 

Suspeito de roubo ao Bradesco de Castelo passou sete dias escondido em matagal 

Bando explode três agências bancárias simultaneamente em Campo Maior 

Campo Maior: BB ficou com estrutura comprometida e pode ser demolido 


Um mês depois, em abril, uma quadrilha fortemente armada invadiu Campo Maior e explodiu, simultaneamente, as agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, causando pânico nos moradores e deixando o município praticamente desassistido de serviços financeiros. Nem a Capital, onde o policiamento ostensivo tecnicamente é mais forte, escapa.

Bandidos armados explodiram caixas eletrônicos do autoatendimento da Caixa em um posto de gasolina localizado na Avenida Frei Serafim. Era Centro da cidade, a principal via de acesso dos teresinenses e aquele 07 de julho estava amanhecendo. A ação foi classificada pelos policiais que atenderam à ocorrência como “ousada”. Viaturas fazem ronda por aquele trecho durante boa parte do dia.

Foram estes os três ataques a banco registrados pelas Forças de Segurança do Piauí no primeiro semestre de 2019 e o número é positivo, se for comparado com a quantidade de registros do mesmo período do ano passado. É que de janeiro a junho de 2018, o Piauí teve 20 ocorrências desta natureza, com uso de extrema violência e danos consideráveis às estruturas das agências. A redução é de 85%, segundo os levantamentos feitos pela Secretaria de Segurança.

Sem atendimento

Os prejuízos gerados por estas ações vão muito além do dinheiro que muitas vezes é levado pelas quadrilhas. Há casos em que a população fica sem ter como fazer transações bancárias simples como saques e depósitos, porque as agências ficam inoperantes. No último ataque ocorrido em Campo Maior, por exemplo, o impacto das explosões foi tanto que a estrutura do Banco do Brasil ficou completamente comprometida, tendo que ser demolida em parte, segundo o que informou a Polícia Civil.

Mas o problema vai além disso. Os bancos estão deixando de instalar caixas avulsos pelas cidades e concentrando seus terminais dentro das próprias agências. É uma questão de segurança não só para quem precisa usar o autoatendimento, como também para o estabelecimento que recebe aquele terminal. Lugar que guarda dinheiro chama a atenção. 

A movimentação financeira em cédulas, que são o alvo das quadrilhas especializadas, tende a diminuir também nesse sentido. Quem afirma é o secretário de Segurança, Fábio Abreu: os bancos cada vez mais estão diminuindo as agências e investindo no dinheiro de plástico [cartões]. Não é só pela tecnologia que é mais avançada. É questão de segurança também. A tendência agora é a gente começar a combater com mais força os crimes de desvio de dados de aplicativos. Ir do dinheiro físico ao dinheiro virtual, o que dificulta um pouco a ação desses criminosos em atacar a estrutura física dos bancos”.


Foto: O Dia

Para o tesoureiro do Sindicato dos Bancários do Piauí, Arimatea Passos, os ataques a instituições financeiras no interior são ainda mais danosos que os praticados nos grandes centros urbanos, mesmo que estes últimos tenham uma maior concentração de dinheiro. É que a vida comercial das pequenas e médias cidades gira praticamente em torno do ente bancário.

“Um banco no interior, ele é diferenciado. Toda aquela população depende, muitas vezes, de uma única agência e geralmente aquele banco ali atende a várias cidades nos arredores. Produtores rurais, aposentados, pequenos comerciantes, toda a população dos espaços por ele assistidos acabam ficando completamente desassistido”.

Arimatea acrescenta que quando a instituição atacada é pública, demora ainda mais para ela voltar a operar, devido aos trâmites legais mais burocráticos do processo, como a abertura de licitação para reparos no prédio e expedição de novos alvarás e afins.


Após ataques, cidades inteiras ficam sem atendimento, diz sindicato - Foto: O Dia

Quem ataca?

São grupos heterogêneos, com gente de vários estados que se juntam em uma espécie de consórcio. Eles alugam armas e planejam cada ação com antecedência, procurando estudar a cidade que vão invadir antes de agirem. A descrição foi dada pelo secretário de Segurança. Segundo ele um dos fatores que contribui para que o assalto a banco não seja praticado com tanta frequência como um roubo qualquer é justamente a logística envolvida.

“Pra fazer um roubo dessa magnitude tem que ter organização e uma estrutura muito grande e isso carece de recursos. Eles geralmente conseguem o dinheiro para planejar um assalto, assaltando antes, então uma coisa vai levando à outra. Eles se juntam, planejam, cometem o crime e depois dividem o que conseguiram e se separam, cada um voltando para seu estado”, discorre Fábio Abreu.


"Eles geralmente conseguem o dinheiro para planejar um assalto, assaltando antes", disse Fábio Abreu - Foto: Ascom/SSP

As ações geralmente são marcadas pela violência. No ataque ao banco de Castelo, por exemplo, os criminosos metralharam a sede da PM do município para impedir a reação dos policiais. Em Campo Maior, os ataques foram praticamente simultâneos em agências diferentes. Questionado sobre o poder de resposta da polícia, o secretário de segurança afirmou que têm sido feitos investimentos em armamento, sobretudo na compra de fuzis, que é a principal arma utilizada por estes criminosos.


Viatura da Polícia Militar foi metralhada em Castelo do Piauí - Foto: PM-PI

“Na maioria dos municípios, nós já temos homens fazendo ronda com fuzil, porque isso, de certa forma, intimida as quadrilhas que se instalam nessas regiões para fazer o levantamento antes do roubo. Eles já pensam duas vezes antes de agir porque veem que ali tem um poder de fogo maior”, finaliza Fábio Abreu.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: