Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí é o terceiro estado do Brasil em número de queimadas, diz INPE

Só nos quatro primeiros dias de outubro, os registros de fogo na mata já aumentaram 214% em relação ao mesmo período de setembro.

04/10/2020 17:25

Com apenas quatro dias, o mês de outubro já traz um número preocupante: a quantidade de focos de queimada identificados no território piauiense colocou o Estado em terceiro lugar no ranking nacional de registros de incêndio. O dado fornecido pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) aponta que somente entre a quinta-feira (01) e este domingo (04), o Piauí registrou 882 focos de queimada. O aumento é de 214% maior em relação aos 281 registrados nos quatro primeiros dias de setembro.

O calor, a baixa umidade e os ventos secos permitem que o fogo se alastre mais rapidamente e que um único foco acabe gerando outros. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os fortes ventos registrados no Estado, sobretudo no interior, durante este período, fazem com que as fagulhas sejam lançadas a até 500 metros, criando novos pontos de incêndio na vegetação. A queima indiscriminada para limpeza de roçados também contribui para a situação.

Leia também: Incêndio da divisa do Piauí com Ceará ainda não foi controlado; novos focos surgem 

Conforme aponta o levantamento do Inpe, outubro já se mostra o mês mais crítico no Piauí para a ocorrência de queimadas em 2020. Na comparação com os quatro primeiros dias de agosto, por exemplo, o aumento nos focos de incêndio na mata é de mais de 3.000%. Apesar de altos, as queimadas no Piauí ao longo deste ano ainda são menores que o registrado de 01 de janeiro até 04 de outubro de 2019. No ano passado, o Estado já havia contabilizado até o começo de outubro um total de 6.574 focos. Este ano, o índice está na casa dos 5.434, uma queda de 17%.


Foto: Jailson Soares/O Dia

O dia mais crítico do início do mês até agora foi o sábado (03), quando no intervalo de 24 horas, os satélites do Inpe detectaram 378 novos focos de queimada em território piauiense. Foram 336 pontos de incêndio a mais de um dia para o outro, já que na sexta-feira (02), o Piauí teve apenas 42 focos de queimadas. Os estudos do Inpe apontam que é justamente nos finais de semana onde se concentram as maiores ocorrências de fogo na mata: os registros chegam a crescer até 200% em relação ao restante da semana.

Leia também: Incêndio em Monsenhor Hipólito: fogo ainda não foi extinto e está em área densa 

O Piauí tem um município entre os que mais têm focos de queimada acumulados nos últimos cinco meses no Brasil: trata-se de Baixa Grande do Ribeiro, Sul do Estado, onde só em outubro, já se contabiliza 79 ocorrências, um aumento de 259% em relação às 22 registradas nos quatro primeiros dias de setembro. De ontem para hoje, o Estado tem mais dois municípios integrando o ranking daqueles com os maiores acumulados de focos de incêndio na mata: Pajeú, onde no sábado (03), foram contabilizados 30 focos, e Canto do Buriti, com 38 focos em um único dia.


Foto: Elias Fontinele/O Dia

O Inpe alerta para a situação crítica em todo o Estado: o Piauí inteiro se encontra em estado de alerta para risco de fogo, ou seja, em situação propícia para a ocorrência de queimadas e alastramento dos focos já existentes. Além do órgão, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu outro alerta: perigo de baixa umidade para as regiões Meio Norte e Norte piauiense.

O aviso informa que a umidade relativa do ar nesta área irá variar de 30% a 20% acarretando n risco de incêndios florestais e danos à saúde. O Inmet recomenda ingestão reforçada de líquido e que se evite desgaste físico e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, em especial a partir das 10h até as 16h. Vale lembrar que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a umidade relativa do ar de 60% a 80% como sendo a ideal para a respiração. Níveis abaixo dos 30% já são considerados preocupantes para a saúde humana.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: