Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Onda de calor histórica pode aumentar em até 1,5° C a temperatura

Porém, segundo o climatologista Werton Costa, o deslocamento dessa onda para o Nordeste terá uma atuação mínima

03/10/2020 14:20

A climatologia prevê dias mais quentes na próxima semana para o Piauí. As temperaturas ficarão mais elevadas devido uma onda de calor histórica, originária na faixa Central do Brasil, mas que tem se projetado para a região Nordeste. Nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, por exemplo, no qual essa onda de calor está atuando diretamente, já foram registradas as máximas mais elevadas para o período.

“Essa onda de calor está sendo determinada pela presença de uma área de alta pressão e, consequentemente, de uma massa de ar seco bastante intensa. Os modelos de previsão apontam um deslocamento dessa massa para a faixa nordestina, mas a atuação aqui no nordeste seria mínima. Essa era uma variação já esperada, em torno de 0,5° C a 1° C, no mínimo, e no máximo de 1° C a 1,5° C”, explica o climatologista Werton Costa.

O especialista enfatiza que este período é considerado um dos mais elevados, entretanto, a variação climática é mais “sutil”, se comparada com as condições de calor de outras regiões. Em relação à evolução das temperaturas nos próximos dias, as previsões apontam que os primeiros dez dias do mês de outubro serão os mais acentuados, com um pico maior de energia.

“Depois isso vai diminuindo aos poucos no Sul do Estado e, com as primeiras chuvas de pré-estação no Sul no mês de novembro, essas temperaturas começam a voltar a um patamar mais suportável. Durante este período de B-R-Ó Bró, o mês de outubro e novembro, a climatologia de precipitação, que se refere às médias históricas de chuva, aponta para alguns volumes, ainda tímidos. Nós sabemos que na maior parte dos municípios piauienses, exceto os do Sertão, outubro tem uma média de chuva em torno de 6mm a 10mm, por município”, cita.

(Foto: Assis Fernandes/ODIA)

Já o mês de novembro registra um pouco mais de volume de chuva. Com isso, em boa parte dos municípios do Norte e Centro-Norte do Piauí, a média das chuvas fica entre 30mm a 50mm médio de chuva.

“Sobre a previsão para chuva, o Cptec divulgou sua previsão e há possibilidades de chuva entre ‘média’ e ‘ligeiramente abaixo da média’ no trimestre de outubro, novembro e dezembro”, completa o climatologista Werton Costa.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: