Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Incêndio em Monsenhor Hipólito: fogo ainda não foi extinto e está em área densa

Ventos acima de 30 km/h, temperaturas altas e umidade abaixo de 30% dificultam o trabalho dos bombeiros em controlar as chamas.

28/09/2020 07:27

Atualizada às 09h11min

Há mais de 24 horas consumindo a vegetação na região da BR-020, próximo a Monsenhor Hipólito, o fogo segue se alastrando ainda ser controle e o Corpo de Bombeiros tem dificuldades em acessar o local por conta da mata densa. Em conversa com o Portalodia.com, o coronel Veloso, do Corpo de Bombeiros, diz que as chamas se concentram em uma região de chapada e que a vegetação é cheia de cipós, o que torna mais complicado o acesso das equipes.

Dificulta ainda mais o combate às chamas as condições do tempo naquela região. “Demos início a ao combate fazendo um acero molhado com o intuito de que essas chamas não chegassem à largura da BR-020, mas as condições apresentadas dificultam: umidade abaixo de 30%, temperaturas acima de 30 graus e a velocidade dos ventos acima de 30 Km/h. Esse vento, ele joga o fogo muito longe, até 200 metros uma fagulha e como a mata é muito seca e densa, esse incêndio avança com facilidade durante o dia”, diz o coronel.

O Corpo de Bombeiros fez ações preventivas nas comunidades Baixão do Santiago e Aroeira. Até o momento, não foram constatados danos materiais e nenhuma pessoa correndo risco, o fogo não ameaçava nenhuma casa em povoados próximos, mas já há perdas consideráveis na flora da região, sobretudo nas roças de caju.


Iniciada às 07h27min

Um incêndio de grandes proporções atinge neste momento a região do município de Monsenhor Hipólito, a 387 Km de Teresina. O fogo começou no sábado (26) e já chegou às localidades Morrinhos e Alto da Arreia. Um vídeo publicado pelo Portal Riachão Net mostra a magnitude do incêndio.

Leia também: Em alerta para baixa umidade, Piauí tem aumento de 279% no número de queimadas


Vídeo: Portal Riachão Net

As chamas atingem a vegetação às margens da BR-020 e estão a cerca de 20 Km do perímetro urbano de Monsenhor Hipólito. De acordo com o secretário de Agricultura do município, o fogo atingiu somente área de mata e os maiores prejuízos são as plantações de caju da região que estão sendo destruídas com o fogo, mas há risco para a fauna local.

Jocibel Bezerra fez um apelo pelas redes sociais pedindo a ajuda de gestores de municípios vizinhos para somarem forças na contenção das chamas. “Os bombeiros acabaram de chegar, temos todo o aparato da Prefeitura Municipal, mas não é o suficiente e queria pedir aos secretários da região, principalmente Alagoinha do Piauí, Santo Antônio de Lisboa, Campo Grande e Pio IX. Vamos ficar agradecidos e nos colocamos à disposição para qualquer custo”, disse o secretário.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: