Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Com temperaturas perto dos 40 graus, Piauí é o Estado mais quente do Nordeste

Os dez primeiros dias de outubro ainda serão de calor e alta sensação térmica. Chuvas só devem vir na segunda quinzena do mês.

04/10/2020 16:11

A onda de calor que se abate sobre o Brasil nos últimos dias continua trazendo desconforto aos piauienses. Com temperaturas girando em torno dos 34 e 40 graus, o Piauí se tornou na tarde deste domingo (04) o Estado mais quente do Nordeste segundo o que aponta a meteorologia. As temperaturas mais amenas se concentram no litoral onde Parnaíba e Luís Correia registram média de 34,6 graus. Já quando se avança para o interior, essas temperaturas sobem para médias de 40 graus.

Leia também: Onda de calor histórica pode aumentar em até 1,5° C a temperatura 

De acordo com as projeções meteorológicas sobre a evolução do canal de umidade em outubro, o ar seco e as temperaturas elevadas continuam presentes nestes primeiros dez dias de outubro, mas o Sul do Piauí deve começar a receber as primeiras chuvas isoladas ainda na segunda quinzena do mês.

A previsão para o Piauí, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de temperaturas mínimas na casa dos 23 graus e máximas de 39 graus. Na quarta-feira (07), a máxima pode chegar aos 40 graus e a umidade relativa do ar mínima de 20% e ventos fracos. A mesma temperatura deve se manter na quinta-feira (08).


Foto: O Dia

Essa onda de calor que assola o país como um todo é determinada por uma área de alta pressão e de uma massa de ar seco intensa. O meteorologista Elyelson Palmery explica como a movimentação dela sobre o Brasil pode levar a temperaturas mais altas e queda na umidade. “No dia 06, essa massa perde um pouco de força e no dia 07 volta a se fortalecer em direção ao sul baiano e norte de Minas Gerais. No dia 09, a umidade começa a entrar no Brasil, mas a partir do dia 11, uma massa de ar seco começa a se formar na Bolívia e no Paraguai e se ela avançar mais para dentro, vai secar o Brasil de novo”.

As temperaturas só devem começar a amenizar mesmo com as primeiras chuvas na região Sul do Piauí, mas nesta segunda quinzena de outubro, elas devem vir ainda tímidas, aumentando em volume somente lá para novembro e dezembro.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: