• Novo app Jornal O Dia
  • ITNET
  • TV O DIA att
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias Piripiri

30 de novembro de 2015

Piripiri é premiada pela ONU por contribuir com Objetivos do Milênio

Piripiri é premiada pela ONU por contribuir com Objetivos do Milênio

O município de Piripiri recebeu o Certificado de Reconhecimento pelo apoio e contribuição em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e pela atuação como articulador do crescimento econômico sustentável do Estado. Apenas 10 municípios piauienses foram contemplados.

A solenidade aconteceu na última sexta-feira (27), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), durante o Seminário Estadual de Desenvolvimento do Milênio.

O prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) reconhece e valoriza ações da sociedade civil e dos governos municipais que contribuem efetivamente para o cumprimento das metas do milênio estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) com 190 países.

São oito metas, entre as quais estão: acabar com a fome e a miséria, educação básica de qualidade para todos e redução da mortalidade infantil.

Piripiri recebeu a premiação por ter cumprido a maioria a maioria das metas antes do prazo estipulado. Para o prefeito Odival Andrade, a premiação revela o empenho das equipes de assistência social.

 “Foram poucos os município brasileiros que conseguiram esse desempenho. Receber tal honraria mostra que estamos no caminho certo e que vale apena investir no social do nosso município", reforça Odival Andrade.

O prêmio foi recebido William Sousa, diretor de gestão Sistema Único de Assistência Social (SUAS), serviço vinculado à Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETAS).

"Em Piripiri, vários projetos são executados nas unidades da assistência social, coordenadas pela SETAS. A equipe do Centro de Referência em Assistência Social (Cras I) desenvolve o projeto "Força Mulher". A assistente social  Maria Gorete e a psicóloga  Millayne Barros desenvolvem ações voltadas para o empoderamento e a inserção das mulheres no convívio social e político", explica William Sousa.

12 de novembro de 2015

Prefeitura de Piripiri entrega novas passagens molhadas e estradas

Prefeitura de Piripiri entrega novas passagens molhadas e estradas na região da Suçuarana

O prefeito de Piripiri, Odival Andrade, acompanhado dos vereadores e secretários municipais, entregou, nessa segunda-feira (9), passagens molhadas e várias estradas na região da Suçuarana, povoado localizado na zona rural da cidade.

Algumas estradas entregues foram construídas pela primeira vez. Os povoados Santa Rosa, Canto do Boi, Olho D'água da Pedra, Gameleira, entre outros, já foram contemplados com o sistema de abastecimento de água com rede de distribuição, o que representou uma expressiva melhoria na qualidade de vida da população daquela região.

O prefeito Odival Andrade falou da satisfação em poder inaugurar obras que contemplam a população. "É muito bom visitar uma região como essa e ver o quanto nosso trabalho está mudando a realidade de vida dos moradores daqui: são estradas, passagens molhadas e abastecimento d’água. A partir de janeiro do ano que vem também vamos reformar a escola municipal existente na localidade”, afirma.

O ex-presidente do Sindicato dos Moradores, Totonho Soares, representante legítimo da região, falou em nome da comunidade. "O prefeito Odival Andrade foi o primeiro gestor a tratar a Suçuarana de forma igual, os outros visitavam algumas casas. Já ele abraça todos em nossa comunidade sem fazer distinção, tem olhado para esta região com muito carinho", enfatizou.

Após as inaugurações, o prefeito e sua comitiva participaram do leilão na programação da Noite dos Dizimistas. As jóias (produtos) arrematadas foram ofertadas a pessoas carentes.

11 de novembro de 2015

Piripiri realiza I Conferência Municipal dos Direitos Humanos - LGBT

Piripiri realiza I Conferência Municipal dos Direitos Humanos - LGBT

Aconteceu na última sexta-feira (6), no auditório Osíris Neves de Melo, na Praça de Eventos, a I Conferência Municipal de Políticas Públicas e Direitos Humanos LGBT - Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis e Transexuais. Esta é a sétima conferência de políticas de Direitos Humanos promovida pela Prefeitura de Piripiri, através da Setas, e a primeira abordando o tema LGBT.

Segundo o coordenador do CREAS de Piripiri, Simplício Leite, é uma prioridade do município de Piripiri realizar todas as conferências de políticas dos Direitos Humanos. O evento foi aberto oficialmente às 13h30, com a composição da mesa, em seguida o hino de Piripiri executado por flautas e com o coral do Peti.

Na sequência, houve a leitura do decreto de convocação da conferência para aprovação. A palestra magna proferida pelo coordenador do Centro LGBT da Sasc, Victor Klozovisk, abordou a temática da criminalização da violência contra a população LGBT.

Para o diretor de gestão do SUAS, Wilian Sousa, este evento é um momento histórico para Piripiri, porque pela primeira vez se trata deste tema abertamente e com o apoio do poder público.

"A população LGBT foi excluída por todas as gestões anteriores. Quando apresentamos ao gestor municipal Odival Andrade e a secretária Clarinda Andrade, eles apoiaram de imediato a criação do conselho, adotando políticas de verdade. Estamos sendo pioneiros. Até então falar de Política LGBT era um tabu", complementa Wilian Sousa.

04 de novembro de 2015

Piripiri realiza I Conferência dos Direitos Humanos na próxima sexta (6)

Piripiri realiza I Conferência Municipal dos Direitos Humanos na próxima sexta (6)

A I Conferência Municipal de Políticas Públicas e Direitos Humanos – LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) de Piripiri acontece na próxima sexta-feira (6), no auditório Osíris Neves de Melo, na Praça de Eventos, a partir do meio dia.

A abertura oficial acontece às 13h, após o credenciamento e entrega de material de apoio, com composição da mesa, leitura do decreto de convocação da conferência e hino. O evento é promovido pela Prefeitura de Piripiri, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETAS).

O prefeito de Piripiri, Odival Andrade, destaca a importância da realização de eventos que promovem discussões sobre direitos humanos no município. “O evento é o sétimo sobre políticas de Direitos Humanos que promovemos no município. Todo cidadão, independente de cor, orientação sexual, religião e sexo precisam ter seus direitos assegurados pelo poder público”, ressalta.

De acordo com o coordenador do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Simplício Leite, temas como políticas transversais, educação, cultura, mídia, direitos humanos, segurança pública e justiça serão discutidos na conferência. “A palestra magna acontece às 14h. As discussões serão distribuídas em quatro eixos e, em seguida, acontecem a plenária e a eleição dos delegados para a Conferência Estadual”, afirma.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos Humanos LGBT, João Batista, considera o evento um momento histórico para Piripiri, uma vez que é a primeira vez que o tema é tratado abertamente, entre comunidade e poder público.