• Novo app Jornal O Dia
  • ITNET
  • TV O DIA att
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias Piripiri

21 de janeiro de 2015

19 de janeiro de 2015

Projovem Campo está com inscrições abertas em Piripiri

Projovem Campo está com inscrições abertas em Piripiri

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Campo Saberes da Terra) em Piripiri está com as inscrições abertas para jovens 18 a 29 anos. O programa visa ampliar o acesso de jovens de comunidades rurais à educação e formação de qualidade.

Em Piripiri, o Projovem Campo beneficiará cerca de 30 jovens da comunidade São José do João Bárbara, zona Rural da cidade. As inscrições são feitas na própria comunidade.

Segundo a coordenadora do Projovem Campo em Piripiri, Nayra Marina, os alunos atuam em dois contextos: o primeiro dentro da escola e o segundo dentro da própria comunidade. âà um projeto importante e que certamente trará desenvolvimento para a toda regiãoâ, afirma.

Durante o programa, os alunos têm a oportunidade de concluírem o Ensino Fundamentam, além de recebem qualificação profissional em Agricultura Familiar e uma bolsa de R$ 50 por mês durante três anos. O curso será realizado das 18h às 22h, na comunidade São José do João Bárbara, zona Rural de Piripiri.

O Projovem Campo Saberes da Terra é um programa do Governo Federal realizado em parceria com a Prefeitura de Piripiri. A meta é elevar o nível de escolaridade dos jovens agricultores, objetivando a conclusão do Ensino Fundamental através da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

07 de janeiro de 2015

Novo secretário de Educação é empossado em Piripiri

Novo secretário de Educação é empossado em Piripiri

Foi empossado nesta segunda-feira (5) o novo secretário de Educação de Piripiri, Rodrigo Amaral. A solenidade de posse ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação, com a presença do prefeito Odival Andrade, secretários e demais autoridades.

Rodrigo Amaral já estava à frente da pasta interinamente desde o mês de outubro do ano passado, em virtude do falecimento antiga secretária da pasta, Eliana Teles. 

Durante o discurso de posse, o novo secretário agradeceu ao prefeito pela confiança depositada e falou de sua trajetória, experiências e dos desafios da Educação no município.

"A Educação de Piripiri é exemplo para outros municípios, pois temos uma política de valorização do profissional, com pagamento do segundo turno dobrado aos professores. Estamos alcançando grandes resultados e esperamos dar continuidade a esse trabalho, com o objetivo de capacitar nossos alunos desde o Ensino Infantil à entrada no Ensino Superiorâ, afirma Rodrigo Amaral.

O prefeito de Piripiri, Odival Andrade, destaca a evolução da educação municipal desde o início de sua gestão. âNossos alunos estudam devidamente fardados e têm livros gratuitos em excelente estado. Os professores recebem o segundo turno dobrado e estamos iniciando uma série de reformas em todas as escolas da cidade. O professor Rodrigo já tem experiência na pasta e, sem dúvida, vai nos ajudar a evoluir ainda mais nossa Educaçãoâ, finaliza o prefeito.


02 de janeiro de 2015

29 de dezembro de 2014

Prefeito de Piripiri sanciona lei de equiparação salarial dos professores

O ato de sanção da Lei aconteceu durante solenidade realizada na Secretaria Municipal de Educação

O prefeito de Piripiri Odival Andrade sancionou na segunda-feira (15) a Lei 806/2014, que amplia carga horária bem como institui equiparação salarial dos professores da rede municipal de ensino. A lei entra em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2015.

âEssa é uma antiga reivindicação dos professores que, infelizmente, não foi atendida pela gestão anterior. Reconhecer esse benefício é fazer justiça e colaborar para a plena valorização dos educadores de Piripiriâ, destaca Odival Andrade.

O ato de sanção da Lei, que é de autoria do prefeito Odival Andrade, aconteceu durante solenidade realizada na Secretaria Municipal de Educação, da qual participaram professores, autoridades e contou com apresentação poética dos escritores do livro Leiturarte â Piripiri nas Ondas da Leitura.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública de Ensino (Sinte) de Piripiri, Iolete Pereira, acredita que a implementação da lei vai provocar um avanço significativo na educação municipal.

âà um momento de avanço, um marco na nossa história profissional e serve de referência para todo o Piauí. Tenho certeza de que mais conquistas serão alcançadas para a educação de Piripiriâ, frisa Iolete Pereira.

A educadora Eulália Menezes observa que a aprovação da lei era uma luta de muitos anos manifestada pela categoria. âDesde o início na profissão almejamos essa reforma, mas faltava vontade dos gestores anteriores. à uma medida simples que realiza o nosso sonhoâ, diz.

Já o secretário de Educação de Piripiri, Rodrigo Amaral, destaca que o benefício vai respaldar na melhoria da educação como um todo, promovendo a continuidade das políticas e ações voltadas à qualidade da área.