• Premium Outlet
  • Salve Maria
  • Jovens escritores 2019
  • Banner paraíba
  • AZ no rádio
  • cachoeir piaui
  • Novo app Jornal O Dia
  • TV O DIA att
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias Piripiri

05 de maio de 2015

Fundação de Saúde de Piripiri registra aumento de 162% em atendimentos

Fundação de Saúde de Piripiri registra aumento de 162% no número de atendimentos

A Prefeitura Municipal de Piripiri vem fazendo uma série de investimentos no âmbito da saúde, contemplando a construção de novas unidades de saúde, bem como a compra de equipamentos e disponibilização de novas especialidades nos hospitais. Somente nos últimos dois anos, o número de atendimentos realizados pela Centro de Saúde Adauto Coelho de Resende cresceu em 162%, tendo em vista que a população passou a ser assistida nos turnos manhã, tarde e noite.

De acordo com Saul Neris, coordenador do Samu de Piripiri e ex-superintendente do Centro de Saúde Adauto Coelho de Resende, o crescimento no número de atendimentos é resultado da política de expansão das especialidades nas unidades de saúde de Piripiri, que passou de cinco para 20 nos últimos dois anos. A institucionalização do terceiro turno na rede de atendimento, conhecida como “turno do trabalhador”, passou a contemplar pessoas que passam o dia trabalhando.

“Vários são os fatores que justificam o aumento no número de atendimentos de saúde à população, mas o principal deles é a política de valorização e melhoria da rede pública de saúde. Tudo está funcionando bem e de forma acessível para todos os moradores da cidade. Antigamente, um paciente esperava por até seis meses por uma consulta com o neurologista, hoje esse tempo de espera reduziu para no máximo um mês”, exemplifica Saul Neris.

Segundo o prefeito Odival Andrade, os investimentos no âmbito da saúde são prioridade na gestão, que nos últimos dois anos vem dando continuidade ao processo de expansão da rede pública de atendimento em saúde. “Já entregamos a ampliação da unidade básica de saúde da comunidade Caldeirão, assim como inauguramos o posto de saúde na comunidade Quebrada e na comunidade Banda. Outras unidades também já estão sendo viabilizadas pela Prefeitura e assim vamos levando atendimento de qualidade a quem precisa”, ressalta o prefeito.

Atualmente, Centro de Saúde Adauto Coelho de Resende disponibiliza atendimento em 20 especialidades de saúde, contemplando desde atendimentos clínicos, realização de exames, além da realização de cirurgias de pequeno porte. 

Reforma de postos e centros de saúde

Entre as melhorias no âmbito da saúde em Piripiri, também constam a inauguração de obras de reforma nas unidades de saúde do município. Os locais foram ampliados e adaptados para acomodar com maior conforto os usuários do serviço.

No início deste ano foram inauguradas as reformas do Posto de Saúde do bairro Floresta, do Posto de Saúde do bairro Matadouro, do Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que passou pela segunda reforma desde que o prefeito Odival Andrade assumiu a gestão do município.

Novas UTIs no Hospital de Piripiri

O Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR), em Piripiri, passará por reforma e ampliação da UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A partir de então contará com dez leitos. Por conta disso, o local ficará fechado por algumas semanas. Os pacientes de média e alta complexidade serão realocados na unidade semi-intensiva e, se necessário, encaminhados para Teresina.

Atualmente, o HRCR possui sete leitos. No intuito de credenciar a Unidade junto ao Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde está promovendo a ampliação dos leitos. Para continuar dando suporte aos pacientes da urgência, o Hospital está readequando a sala de estabilização com equipamentos e mais dois leitos de terapia semi-intensiva, como também equipar e reformar a radiologia e o Centro Cirúrgico daquela unidade.

09 de fevereiro de 2015

Novos secretários da prefeitura de Piripiri tomam posse

Novos secretários da prefeitura de Piripiri tomam posse

Dois novos secretários da gestão municipal de Piripiri foram empossados na última sexta-feira (6). Meirian Castro é a nova secretária de Meio Ambiente e na Secretaria de Desenvolvimento Rural o comando é de Wilson Andrade.

A cerimônia de posse dos novos integrantes do secretariado de Piripiri aconteceu no Parque Curumim, durante a realização da Feira Agroecológica de Agricultura Familiar. O projeto de criação das secretarias é dos vereadores Genival Sales (PT) e Eunice Barros (PT).

Wilson Andrade destaca que sua gestão à frente da Secretaria de Desenvolvimento Rural será voltada na proposição de projetos e ações que colaborem para a melhoria da produção agropecuária e da renda dos produtores de base familiar.

Já Meirian Castro destaca o ineditismo de uma secretaria direcionada aos assuntos do Meio Ambiente, o que, segundo ela, significa a modernidade da gestão, uma vez que a temática socioambiental faz parte da ampla agenda de debates em todo o mundo.

O prefeito Odival Andrade pontua que a criação das duas secretarias atende à reivindicação da população e que as pastas representam uma nova frente de atuação da gestão, preocupada com a preservação ambiental e com o desenvolvimento da economia rural.

Durante a posse, estiveram presentes a secretária interina Desenvolvimento Rural do Estado, Cristiane Melo; presidente da Câmara Municipal, Genival Sales; vereadora e presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Piripiri, Eunice Barros; dentre outros.

02 de fevereiro de 2015

Prefeitura de Piripiri conclui recadastramento do Bolsa Família

Prefeitura de Piripiri conclui recadastramento do Bolsa Família

Por meio do projeto Busca Ativa, coordenado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, a prefeitura de Piripiri concluiu, nesta terça-feira (27), o recadastramento do Programa Bolsa Família na zona rural do município.

A ação também realizou de novos cadastros do Bolsa Família, bem como o cadastramento de famílias que serão beneficiadas com taxa diferenciada de energia elétrica. O Busca Ativa contempla a proposta de aproximação da gestão municipal da população, adotada pelo prefeito Odival Andrade em Piripiri.

âO Busca Ativa faz parte da nova forma de gestão por nós implementada, que prioriza o acesso da população às ações da prefeitura e seus gestores. Ou seja, ao invés de a população se deslocar para a cidade, nós vamos diretamente à população nos bairros e no interior para oferecer os serviços públicosâ, destaca Odival Andrade.

A secretária de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Clarinda Andrade, enfatiza que o Busca Ativa visa evitar que os beneficiários dos programas sociais desenvolvidos em Piripiri corram risco de perder os benefícios e dar agilidade ao atendimento.

âCom o trabalho de nossa equipe na zona rural, as pessoas não precisaram se deslocar até a cidade para fazer o cadastro e recadastramento, evitando que gastassem com passagens, enfrentassem filas e fossem submetidas a outros inconvenientesâ, diz Clarinda.

Ainda segundo a secretária, o projeto Busca Ativa será adotado durante toda a gestão, se estendendo a outros serviços da secretaria. Pelo projeto, foram atendidas as regiões de Furnas, Bela Vista, de Pé do Morro, Vertentes, Caldeirão e Formosa.

22 de janeiro de 2015

Prefeitura de Piripiri anuncia programação de carnaval

Prefeitura de Piripiri anuncia programação de carnaval

A prefeitura de Piripiri divulgou a programação oficial do Carnaval do Povo 2015. A abertura do evento será no dia 13 de fevereiro com o Corso de Pery Pery, que neste ano vai percorrer a Avenida Dr. João Bandeira Monte.

O Carnaval do Povo acontece até o dia 17 de fevereiro, na Praça de Eventos Arimatéia Sousa, e vai contar com a animação das bandas Levaxé, Jhonny Fred & Só Sakana, Rosa Xote, Desejo Musicial, Ifarra, Swing New e do DJ Matheus Queirós.

A prefeitura de Piripiri também está garantindo apoio aos blocos carnavalescos Só Dá Nóis e Chapolin. O secretário de Juventude, Cultura e Esporte, Menandro Brito, destaca que a prefeitura tem se voltado para a participação popular nos eventos culturais da cidade.

Já o prefeito Odival Andrade observa que Piripiri é um dos principais pólos culturais do Estado, realizando anualmente importantes eventos do calendário festivo. âO carnaval é um dos eventos que mais fazem girar o capital turístico na regiãoâ, pontua.

Corso

As inscrições para o Corso de Pery Pery estão sendo realizadas na Praça de Eventos. Para participar, os interessados devem levar cópias da Carteira Nacional de Habilitação, da documentação do carro e documento de identificação da fantasia do veículo.

De acordo com o secretário Menandro Brito, a Secretaria de Juventude, Cultura e Esporte vai fazer uma vistoria nos carros na semana do Corso para averiguar se os automóveis estão aptos a participar do evento, garantindo segurança para os foliões.

21 de janeiro de 2015

19 de janeiro de 2015

Projovem Campo está com inscrições abertas em Piripiri

Projovem Campo está com inscrições abertas em Piripiri

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Campo Saberes da Terra) em Piripiri está com as inscrições abertas para jovens 18 a 29 anos. O programa visa ampliar o acesso de jovens de comunidades rurais à educação e formação de qualidade.

Em Piripiri, o Projovem Campo beneficiará cerca de 30 jovens da comunidade São José do João Bárbara, zona Rural da cidade. As inscrições são feitas na própria comunidade.

Segundo a coordenadora do Projovem Campo em Piripiri, Nayra Marina, os alunos atuam em dois contextos: o primeiro dentro da escola e o segundo dentro da própria comunidade. âà um projeto importante e que certamente trará desenvolvimento para a toda regiãoâ, afirma.

Durante o programa, os alunos têm a oportunidade de concluírem o Ensino Fundamentam, além de recebem qualificação profissional em Agricultura Familiar e uma bolsa de R$ 50 por mês durante três anos. O curso será realizado das 18h às 22h, na comunidade São José do João Bárbara, zona Rural de Piripiri.

O Projovem Campo Saberes da Terra é um programa do Governo Federal realizado em parceria com a Prefeitura de Piripiri. A meta é elevar o nível de escolaridade dos jovens agricultores, objetivando a conclusão do Ensino Fundamental através da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

07 de janeiro de 2015