• Netlux
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Piripiri

29 de julho de 2019

TJ-PI inaugura obras de reforma e ampliação do fórum de Piripiri

TJ-PI inaugura obras de reforma e ampliação do fórum de Piripiri

A cerimônia contará com a presença de autoridades dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, e será realizada às 18h.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, realiza nesta segunda-feira (29) a inauguração das obras de reforma e ampliação do Fórum Desembargador João Turíbio Monteiro de Santana e do novo anexo do Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) Desembargador Osíris Neves de Melo Filho, na comarca de Piripiri (a 180km de Teresina). A cerimônia contará com a presença de autoridades dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, e será realizada às 18h.

A edificação é sediada em um terreno com área de 3.591,00 m². A área reformada foi de 697,00 m² e a área de ampliação foi equivalente a 1.146,00 m². Para a execução da obra, o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) firmou contrato com a Construtora Rosacon e investiu R$ 4.351.661,79, com recursos provenientes do Fundo de Reaparelhamento e Modernização do Judiciário Piauiense (Fermojupi).

O Fórum foi segmentado em três blocos, sendo um bloco destinado às três varas, com protocolo, secretarias, salas de audiência, assessorias e gabinetes e recepção. Um compartimento abriga o Tribunal do Júri com 88 lugares e outro, o JECC e os órgãos auxiliares (Defensoria, Ministério Público, Central de Mandados e OAB).

Serviço

Inauguração da reforma e ampliação do prédio-sede da comarca de Piripiri

Data: 29/07/2019

Horário: 18h

Local: Rua Avelino Resende, S/N, Centro

24 de julho de 2019

Polícia Civil deflagra em piripiri operação

Polícia Civil deflagra em piripiri operação "PC 24/7"

Nas diligências a Polícia Civil apreendeu celulares com restrição de roubo, uma arma de fogo, munições e vasta quantidade de drogas

A Polícia Civil do Piauí, através da Delegacia Regional de Piripiri/PI, deflagrou na madrugada de hoje (24.07.2019) operação policial intitulada "PC 24/7" na cidade de Piripiri, visando o cumprimento de mandados de prisão preventiva e busca e apreensão domiciliar referente a indivíduos apontados em investigações como sendo autores de homicídios, receptação, porte de armas e tráfico de drogas na cidade.

"Os dois criminosos presos hoje foram apontados em investigações da Polícia Civil de Piripiri como sendo autores de um homicídio ocorrido no mês de abril/2019 na cidade, bem como teriam a posse de armas de fogo e seriam envolvidos com tráfico de drogas. Com o desenrolar das investigações, representamos ao Poder Judiciário pela concessão de mandados de prisão e buscas domiciliares, pedidos esses que foram prontamente acatados pelo Poder Judiciário após parecer favorável do Ministério Público, tendo nossas equipes êxito no cumprimento das diligências." Afirmou o Delegado Regional e titular do 1° Distrito Policial, Dr. Jorge Terceiro.

Nas diligências a Polícia Civil apreendeu celulares com restrição de roubo, uma arma de fogo, munições e vasta quantidade de drogas.

"Ao todo foram localizados algo em torno de 30kg de drogas divididos em mais de duas dezenas de tabletes junto com uma balança em uma das residências. Esta é uma das maiores, senão a maior, apreensão de drogas em residência já realizada pela Polícia em Piripiri, fruto do trabalho incansável de nossos investigadores" afirmou o Delegado titular do 2° Distrito Policial de Piripiri, Dr. Ricardo Oliveira.

A operação contou com auxílio das equipes da Gerência de Polícia do Interior (GPI) e Gerência de Polícia Especializada (GPE) de Teresina, comandadas pelos  Delegados Marcelo Leal e Mateus Zanata e da equipe da Delegacia de Piracuruca sob o comando do Delegado Hugo Alcântara.

O nome dado à operação "PC 24/7" refere-se tanto à data de realização da operação como também ao trabalho de investigação da Polícia Civil que se desenvolve "24 horas/7 dias por semana".



23 de julho de 2019

Inauguração obras de Fórum e JECC da comarca de Piripiri

Inauguração obras de Fórum e JECC da comarca de Piripiri

Inauguração da reforma e ampliação do prédio-sede da comarca de Piripiri

Após modernização e ampliação de sua estrutura, o Fórum Desembargador João Turíbio Monteiro de Santana e o novo anexo do Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) Desembargador Osíris Neves de Melo Filho, na comarca de Piripiri (a 180km de Teresina), serão inaugurados no dia 29 de julho. A cerimônia de inauguração contará com a presença das autoridades dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, e será realizada a partir das 18h.

A edificação é sediada em um terreno com área de 3.591,00 m². A área reformada foi de 697,00 m² e a área de ampliação foi equivalente a 1.146,00 m². Para a execução da obra, o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) firmou contrato com a Construtora Rosacon e investiu R$ 4.351.661,79, com recursos provenientes do Fundo de Reaparelhamento e Modernização do Judiciário Piauiense (Fermojupi).

O Fórum foi segmentado em três blocos, sendo um bloco destinado às três varas, com protocolo, secretarias, salas de audiência, assessorias e gabinetes e recepção. Um compartimento abriga o Tribunal do Júri com 88 lugares e outro, o JECC e os órgãos auxiliares (Defensoria, Ministério Público, Central de Mandados e OAB).

Serviço
Inauguração da reforma e ampliação do prédio-sede da comarca de Piripiri
Data: 29/07/2019
Horário: 18h
Local: Rua Avelino Resende, S/N, Centro.

04 de julho de 2019

Parabéns Piripiri! 109 anos de emancipação!

Parabéns Piripiri! 109 anos de emancipação!

A sua fundação remonta-se a 1844

História

Piripiri originou-se das terras de Botica, sendo que sua área foi concedida a Antônio Fernandes Macedo, em 20 de janeiro de 1777. 

A sua fundação remonta-se a 1844, quando o seu proprietário, Padre Domingos de Freitas e Silva, vindo buscar refúgio após ter lutado pela independência do Piauí, construiu uma casa em um local denominado Anajás, e depois, ao lado, uma capela dedicada à Nossa Senhora dos Remédios, que é a atual padroeira da cidade. Ali o padre passou a viver com sua família da agricultura e da criação de gado. 

Essas duas edificações foram as únicas construções de Piripiri até 1855, quando o Padre Freitas resolveu dividir as terras de sua propriedade em pequenos lotes, oferecendo-as a quem quisesse morar ali. Pouco tempo depois começaram a chegar muitas famílias. 

Em 1857, Piripiri com seus habitantes começava a ter o aspecto de uma vila, e com isso o Padre Freitas abriu uma pequena escola. Nessa escola ele mesmo deu aula de primeiras letras e latim durante muito tempo. 

No ano de 1860, o Padre Freitas doou a capela dedicada à Nossa Senhora dos Remédios 300 braças quadradas de terras que demarcou judicialmente. 

Em 1870, o distrito de Piripiri é elevado à categoria de freguesia. Em 1874, Piripiri foi elevada à vila. 

Em 1908 o Padre Antônio Bezerra de Menezes fundou o Instituto Arcoverde, um educandário que prestou relevantes serviços a Piripiri. Colaboraram José de Arimatéia Tito e João de Freitas Filho. 

Em 1910 foi inaugurado o Palacete do Conselho da Vila, prédio que foi construído em 1909. 

Em 1910 a vila de Piripiri foi finalmente elevada à categoria de cidade. 

A grafia primitiva era Peripery. Em 1944 uma resolução de IBGE passou a chamar a cidade de Piripiri.

Formação Administrativa

Distrito criado, com a denominação de Nossa Senhora dos Remédios, pela Resolução n.º 698, de 16-08-1870. 

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Piripiri, pela Resolução Provincial n.º 849, de 16-06-1874, sendo desmembrado dos municípios de Piracuruca, Pedro II e Campo Maior. Sede na atual vila de Piripiri. Constituído do distrito sede. Instalado em 08-09-1874. 

Elevado à condição de cidade, com a denominação de Piripiri, pela Lei Estadual n.º 570, de 04-07-1910. 

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 o município é constituído do distrito sede, assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. 

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede, assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.

02 de julho de 2019

Confira a programação para o mês de aniversário de Piripiri

Confira a programação para o mês de aniversário de Piripiri

109 anos de emancipação Política

Piripiri chega aos 109 anos de emancipação política no próximo dia 4 de julho e a prefeitura programou um calendário de eventos e inaugurações durante todo o mês.

Confira:

Dia 02 de Julho

19:00h – Praça de Eventos

Culto Cívico Evangélico

Dia 4 de Julho

07:00h – Igreja Matriz

Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios

08:00h – Solenidade Cívica no Museu Perypery – 109 de Emancipação Política do Município TG 10-021 e 12º BPM irão passar em revista

09:00h – Exposição no Museu – Volúpia – Artistas da Terra – Piripiriense Lysmark Lial

15h30 – Final do Pé de Chulé

Local: Estádio Itacoatiara

19:00h – Jantar das Comunidades

Local: Praça de Eventos Arimatéa Sousa

Dia 05 de Julho

08:00h – Coffee Break em Homenagem aos Ferroviários e Familiares

Local: Sejuce

1. Apresentação do Livreto Estação da Saudade (Autoria: Eliene Cezar) e de um vídeo sobre a estação

Folguedos de Piripiri

18:00h – Apresentação do Boi Beija-Flor – Sr. Walmir

20:00h – Apresentações das Quadrilhas Locais

Local: Praça de Eventos

1. Quadrilha da Melhor Idade – Professora Lucimar

2. Quadrilha da Cidade de Lagoa de São Francisco

3. Quadrilha Junina Melhor Idade CRAS I e II – Setas

4. Apresentação das Escolas Municipais (Danças) e Escolas Convidadas

5. Apresentação de Sanfoneiros e Grupos de Bandas Locais

Dia 06 de Julho

09:00h – Solenidade de Posse de Novos Membros da ACALPI

Local: Plenária da Câmara Municipal de Piripiri

15h30 – Final do Copão Rural

Local: Estádio Itacoatiara

19:00h – Apresentação de Quadrilhas Juninas do Município e Convidadas

Local: Praça de Eventos Arimatéa Sousa

1. Boi de Joca Marques

2. Grupo de Dança Indígena Ritual da Amazônia – Tutóia do Maranhão

3. Quadrilha Rouxinol de Luzilândia

4. Quadrilha São João Dourado

5. Quadrilha Balancê

6. Apresentação de Sanfoneiros e Grupos de Bandas Locais e de Fora

Dia 7 de Julho

08:00h – Inauguração da reforma e ampliação da Escola Luís de Sousa Cavalcante, Comunidade Bela Vista

Dias 10 e 11 de julho

08:00h – Entrega de Reformas e ampliações das Escolas da Rede Municipal de Ensino

Dia 12 de julho

08:00h – Entrega da reforma e ampliação do prédio da Fundação Municipal de Saúde

Dia 14 de Julho

07:00h – Regata de Canoas

Local: Açude Caldeirão

Dia 18 de Julho

18:00h – Descerramento da Placa de Inauguração do Centro Administrativo e do

Palácio Municipal de Perypery

Banda 25 BC – No Palácio Municipal Perypery

Apresentação da Banda Perypery – Na Avenida

21:00h – Musica ao Vivo no corredor da folia com o Cantor Capilé

19, 20 E 21 de Julho – Pirifolia

21 horas – Avenida Deputado Raimundo Holanda

Dia 25 de Julho

19:00h – Entrega da Comenda Juncal

Local: Auditório do Palácio Municipal Perypery

Dia 26 de Julho

08:00h – Abertura da Unidade de Pronto Atendimento – UPA

09:00h – Visita às obras dos CAP’S

29 de junho de 2019

14 de junho de 2019

Polícia civil de piripiri deflagra

Polícia civil de piripiri deflagra "operação vigília"

Operação visando efetuar a prisão de autores de homicídio, furtos mediante arrombamento a comércios e extorsão, na cidade de Piripiri.

A Polícia Civil do Piauí, através da Delegacia Regional de Piripiri, deflagrou no final da tarde de ontem (13.06.2019) com continuidade na madrugada de hoje (14.06.2019), operação visando efetuar a prisão de autores de homicídio, furtos mediante arrombamento a comércios e extorsão, na cidade de Piripiri.

Durante a operação, inicialmente fora dado cumprimento a 03 (três) mandados de busca e apreensão de adolescentes, apontados em investigações da Polícia Civil como sendo os autores de ato infracional equiparado a delito de homicídio ocorrido durante os festejos do município de Piripiri/PI em outubro/2017. 

"O fato ocorreu na madrugada do dia 12.10.2017, nas proximidades da praça de eventos de Piripiri/PI, quando três adolescentes agrediram fisicamente com tapas e chutes e depois com golpes de faca a vítima Maurício Teixeira de Oliveira quando esta ia para sua casa após uma noite de trabalho como vigilante de veículos estacionados no evento (daí o nome dado à operação, "Vigília"), a vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu vindo a falecer. Os adolescentes chegaram a fugir da cidade, alguns por meses, mas acabaram sendo apreendidos, sendo que dois deles já se encontravam apreendidos por prática de outros delitos graves como latrocínio, o último foi agora localizado a apreendido por nossa equipe" afirmou o Delegado Regional e Titular do 1° Distrito Policial de Piripiri/PI, Dr. Jorge Terceiro.

Também fora dado cumprimento a mandado de prisão de um indivíduo apontado em investigações da Polícia Civil de Piripiri como autor de vários furtos de estabelecimentos comerciais mediante arrombamento.

Segundo o Delegado Ricardo Oliveira, titular do 2° Distrito Policial de Piripiri "o preso é responsável por diversos delitos de furto mediante arrombamento em estabelecimentos comerciais nos bairros Floresta e Centro, na cidade de Piripiri/PI, sendo o último a um estabelecimento de material de construção. Realizamos, para efetuar a prisão do criminoso, uma vigília com nossas equipes e logramos êxito no início da manhã de hoje localizando-o em sua residência, onde foi preso."

Por fim, a Polícia Civil deu cumprimento também a mandado de prisão de um terceiro indivíduo em razão de processo criminal de extorsão oriundo da vara criminal da comarca de Santa Quitéria do Maranhão/MA, o indivíduo foi localizado na cidade de Piripiri/PI pela equipe de investigação e foi preso.

Todos serão transferidos para estabelecimentos de custódia adequados.