• Premium Outlet
  • Salve Maria
  • Jovens escritores 2019
  • Banner paraíba
  • AZ no rádio
  • cachoeir piaui
  • Novo app Jornal O Dia
  • TV O DIA att
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias Pedro II

11 de janeiro de 2019

Conselho de Meio Ambiente de Pedro II traça metas para 2019

Conselho de Meio Ambiente de Pedro II traça metas para 2019

A primeira reunião do ano aconteceu, na noite desta quinta-feira (10), na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Aconteceu, na noite dessa quinta-feira (10), na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAPE), a primeira reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Pedro II em 2019. Na oportunidade, foi realizado um balanço das ações executadas em 2018 e apresentadas aos conselheiros presentes as atividades que devem acontecer em 2019.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, que também preside o Conselho, João Batista Martins Júnior, lembrou as discussões sobre a retirada do Lixão da Aroeira e construção de um aterro sanitário controlado. Ele explica que o projeto do aterro, orçado em R$ 1,1 milhão está pronto, aguardando a liberação do Sistema de Gestão de Convênios do Governo Federal (SICONV) para iniciar a construção. O órgão técnico responsável pela gestão do projeto é a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde). "Estamos com a sensação de dever cumprido, pois fizemos esse projeto com muito empenho e determinação, discutindo a questão com a sociedade pedrossegundense. Esperamos que a burocracia para início da construção do aterro possa ser superada o mais rápido possível, para que Pedro II seja beneficiada com esta obra tão importante para o meio ambiente", diz.

João Batista Martins Júnior também comenta o projeto para a revitalização do Parque Municipal Pirapora. Para a realização da obra, orçada em cerca de R$ 492 mil, a gestão municipal busca parcerias e financiamento junto à órgãos do Governo Estadual e Federal que atuam junto à proteção ambiental. "O prefeito Alvimar Martins busca os recursos junto ao Ministério do Meio Ambiente, Secretaria Estadual de Meio Ambientes e Codevasf. Essa obra é de extrema importância pois vai funcionar como mais um local de visitação da população local e dos turistas, e vai nos permitir executar, com maior ênfase, ações de preservação dos mananciais que existem ali, como o Rio Corrente, que passa dentro da cidade", explica.





Foto: João Paulo Mourão

Fonte: SEMCOM

Supervisão de Endemias faz balanço de atividades em Pedro II

Supervisão de Endemias faz balanço de atividades em Pedro II

Combate à dengue, chikungunya, zika, e leishmaniose estão entre as ações realizadas

A Prefeitura de Pedro II, via Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e por meio da Supervisão do Controle de Endemias em Pedro II (PI), executa, em todo o município, uma séria de ações de prevenção e combate a endemias, tais como dengue, chikungunya, zika e leishmaniose.

O supervisor de Controle de Endemias, Rubens Galvão, destaca que “o município de Pedro II cumpre todas as normas e portarias do Ministério da Saúde (MS) na questão da prevenção e combate à dengue, inclusive com parcerias com Agentes Comunitários de Saúde, Ministério Público do Estado, secretarias municipais de Educação, Assistência Social e Comunicação, Rádios locais, empresa coletora do lixo (Setor de Limpeza Pública), Programa Saúde da Família e a sociedade como um todo”.

De acordo com os Levantamentos de Índice Rápido (LIRA), o nível de infestação do mosquito Aedes aegypti vem diminuindo em Pedro II. No ano de 2017, o 1º LIRA foi de 4,7%, considerado de alto risco pelo Ministério da Saúde (MS), já o último LIRA, avaliado em outubro de 2018, mostrou o valor de 0,7%, número de baixo risco e meta colada pelo MS.

Em 2017, foram notificados 171 casos suspeitos de dengue (não confirmados), 73 de chikungunya e 2 de zika vírus. Em 2018, os casos de dengue notificados foram 4, chikungunya 2 e nenhum caso de zika vírus. A Supervisão do Controle de Endemias está concluindo o 6º ciclo da dengue nas zonas urbana e rural, com a cobertura feita pelos Agentes Comunitários de Endemias – ACEs.

Rubens Galvão também afirma que o município adota todas as medidas de prevenção e controle do Ministério da Saúde em relação à leishmaniose (calazar). “Fazemos o controle com os cachorros, que são vetores dessa doença, aplicamos inseticidas nas residências e fazemos o diagnóstico e com tratamento dos casos registrados. Os casos registrados de leishmaniose também apresentaram redução. No ano de 2005 foram 59 casos, já em 2018 esse número foi de apenas nove casos”, diz.






Fotos: João Paulo Mourão

Fonte: SEMCOM

CMDCA de Pedro II defende atuação conjunta entre instituições em 2019

CMDCA de Pedro II defende atuação conjunta entre instituições em 2019

A primeira reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente aconteceu nessa quinta (10)

Aconteceu, na manhã dessa quinta-feira (10), na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social de Pedro II (Semas), a primeira reunião de 2019 do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Composto por membros do poder público e de entidades da sociedade civil organizada, o órgão é composto por 16 membros (titulares e suplentes).

A primeira reunião teve como pauta apresentar as instituições componentes do Conselho, que são a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças, Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Formação Mandacaru, Fundação Santa Ângela, Jardim de Infância Ação Social de Pedro II (ASOP) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

De acordo com a presidente do Conselho, Jaqueline Castro, a reunião serviu para traçar pontos relativo à estratégia de atuação do CMDCA nos próximos três anos, ressaltando que o órgão quer reforçar o trabalho conjunto das instituições de defesa dos direitos da criança e do adolescente, como o CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

“Avaliamos as ações de 2018 e trouxemos ideias para os anos de 2019 a 2021. O Conselho deve ser renovado no mês de fevereiro, mas, neste momento, estamos focados no início das ações e projetos para o ano. Vamos, portanto, fortalecer os trabalhos na fiscalização, garantia dos direitos e proteção das crianças e adolescentes”, pontua.

O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pedro II atende na sede da Secretaria de Assistência Social, na Casa dos Conselhos, no horário de 7h30 às 13h30, recebendo sugestões, ideias, críticas, denúncias e reclamações referentes às políticas públicas voltadas aos interesses, desenvolvimento e direitos das crianças e dos adolescentes.





Fotos: João Paulo

Fonte: SEMCOM

SMS de Pedro II divulga calendário de atividades para 2019

SMS de Pedro II divulga calendário de atividades para 2019

Todos os meses serão realizadas campanhas preventivas nos postos de Estratégia Saúde da Família (ESFs) do município.

A Secretaria Municipal de Saúde de Pedro II já definiu o calendário com as principais ações previstas para este ano. Com o apoio da Coordenação de Atenção Básica em Saúde e setores da Vigilância em Saúde, Epidemiologia, Sanitária, Controle de Endemias e Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN, todos os meses serão realizadas campanhas preventivas, com ações voltadas principalmente para a população atendida nos postos de Estratégia Saúde da Família (ESFs) do município. “Sabemos que o atendimento nos postos de ESFs é a porta de entrada para o usuário do sistema de saúde pública. Por conta disso, estamos nos antecipando e planejando ações ainda mais abrangentes e resolutivas para todos os nossos 15 postos, existentes nas zonas rural e urbana de Pedro II. Estamos atendendo também a uma solicitação do prefeito Alvimar”, afirma a secretária municipal de Saúde, Tatiana Galvão.

Ela ressalta que o calendário de atividades define apenas as principais campanhas de saúde do ano. “Além das campanhas temos uma série de ações realizadas nos postos de ESFs e no 100% SUS”, completa a secretária.

Neste mês, as campanhas têm como foco a saúde mental (Janeiro Branco) e o combate à hanseníase (Janeiro Roxo). Em fevereiro, as equipes vão reforçar o controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), bem como o combate à dengue, através do Programa Saúde na Escola. Em março, é a vez de chamar a atenção para a tuberculose. Já em abril, os cuidados com a alimentação e o combate à hipertensão e diabetes vão ser os destaques das ações. No mês de maio acontece a campanha de multivacinação e em junho o município foca na Promoção da saúde ocular e auditiva e atualização da situação vacinal.

Em Julho prosseguem as ações, com atualização e importância da suplementação de ferro e vitamina A e controle e combate a leishmaniose (calazar). Agosto tem a Semana do Bebê , que trata, dentre outros temas, da importância da Amamentação e Prevenção e controle da obesidade (diabetes e hipertensão) e a importância da prática de atividade física. Setembro é o mês de combate e prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo. Outubro é o mês de combate ao câncer de mama e de colo do útero.  A saúde do homem é o foco no Novembro Azul, mês de prevenção e combate ao câncer de próstata. Já em dezembro as ações são voltadas para o controle de HIV/Aids e outras ISTs.





Fotos: João Paulo Mourão

Fonte: SEMCOM

Pedro II realiza campanha no mês de conscientização da saúde mental

Pedro II realiza campanha no mês de conscientização da saúde mental

A campanha Janeiro Branco acontece até o final do mês em vários pontos da cidade.

A Prefeitura de Pedro II, através da Secretaria Municipal de Saúde e Diretoria de Atenção Básica à Saúde - DABS, está realizando uma série de ações que chamam a atenção para o cuidado com a saúde mental. A campanha Janeiro Branco acontece até o final do mês em vários pontos da cidade. Nos postos ESFs (Estratégia Saúde da Família), além de palestras sobre o tema, serão realizadas atividades de relaxamento, dança e acupuntura.

“Realizamos a campanha no ano passado e neste ano decidimos ampliar as ações, principalmente nos postos de saúde. Além dos atendimentos, serão realizadas outras atividades, voltadas para o tema. Será um mês para levar mais informação para a população. A campanha será levada para vários pontos da cidade”, explica o coordenador do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Nasf, Jorge Carvalho.

Para ele, a realização dessa e de outras campanhas ao longo do ano ajudam a levar mais informações para a população e atrair a comunidade para dentro dos postos de saúde do município. “As campanhas nos aproximam da população, que deve sempre estar atenta aos cuidados com a saúde. Neste mês, vamos realizar palestras e, a partir do dia 21, também realizamos nos postos outras atividades, de relaxamento. Cada posto terá seu dia e a data será comunicada à população pelo agente de saúde”, completa o coordenador Jorge Carvalho.

A campanha Janeiro Branco é a maior campanha mundial em prol da construção de uma cultura de saúde mental.






Fonte: SEMCOM

09 de janeiro de 2019

Beneficiário do Bolsa Família que trocou de colégio deve atualizar cadastro

Beneficiário do Bolsa Família que trocou de colégio deve atualizar cadastro

Exigência do MDS é em relação ao CadÚnico do Governo Federal

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS, e da Coordenação do Programa Bolsa Família, alerta os beneficiários do programa que as famílias nas quais as crianças em idade escolar fizeram migração de colégio, devem atualizar o cadastro. O recadastramento deve ser feito até o dia 28 de fevereiro, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada em frente à Praça Manoel Nogueira Lima (Praça da Bonelle).

De acordo com o coordenador do Bolsa Família em Pedro II, Renildo Holanda, a atualização será necessária por uma exigência do Ministério do Desenvolvimento Social – MDS. “Todas as famílias em que o filho ou dependente é incluso no Cadastro Único (CadÚnico) e que mudou de colégio deve atualizar essa informação no seu cadastro até o dia 28 de fevereiro desse ano, para evitar o cancelamento ou bloqueio do benefício. Isso acontece porque a escola anterior não vai repassar a frequência do aluno para o sistema do CadÚnico”, explica.

Renildo Holanda ainda esclarece sobre o recadastramento anual, obrigatório para todos os beneficiários e que tem previsão de início para o mês de março. “O cronograma de atendimento obedecerá a terminação dos NIS dos cartões, o que será informado com antecedência nos meios de comunicação. Esse recadastramento de atualização de dados é obrigatório para manter o pagamento do benefício regular”, alerta.





Fotos: Carreiro Neto e Edinardo Pinto

Fonte: SEMCOM

08 de janeiro de 2019

Serviço de Convivência retorna às atividades em Pedro II

Serviço de Convivência retorna às atividades em Pedro II

O Serviço atende a 325 usuários, entre crianças, adolescentes e idosos.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Pedro II (SCFV) retornou às atividades nesta terça-feira (8). O Serviço atende a 325 usuários, entre crianças, adolescentes e idosos. Durante todo o ano, são realizados encontros, com palestras educativas, além de aulas de artesanato, passeios e prática de atividades físicas.

“Realizamos, semanalmente, atendimentos em grupo e diversas atividades, que atendem ao perfil dos usuários atendidos. As crianças e os adolescentes gostam muito de esporte. Já os idosos amam o forró pé de serra. As ações realizadas no SCFV são formas de intervenção social planejada, que criam situações desafiadoras e estimulam na construção de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares. Estamos reinserindo essas pessoas na sociedade. Agradeço ao prefeito Alvimar Martins pela oportunidade de trabalhar com esse público”, afirma a coordenadora do SCFV no município, Lenir Chaves.

Atualmente, o Serviço atende a 230 crianças e adolescentes e 95 idosos. As atividades com as pessoas da melhor idade acontecem duas vezes ao mês, incluindo momentos de lazer, oficinas de artesanato e palestras.

O SCFV é um Serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias, realizado através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). Em Pedro II as ações também acontecem em parceria com os CRASs I e II por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).






Fotos: Eudes Martins

Fonte: SEMCOM

Matrículas da rede municipal de Pedro II seguem até 18 de janeiro

Matrículas da rede municipal de Pedro II seguem até 18 de janeiro

As aulas nas escolas da rede municipal serão iniciadas no dia 11 de fevereiro.

O período de matrículas para novos alunos da rede municipal de Pedro II já foi iniciado e segue até o dia 18 de janeiro. Em algumas escolas, a procura foi maior e logo na primeira semana quase todas as vagas já foram preenchidas. “A procura crescente pelas escolas municipais é resultado do trabalho que vem sendo realizado na Educação de Pedro II. Nosso desafio é manter os índices positivos, capacitando nossos professores e trabalhando mais em sala de aula”, afirma a secretária municipal de Educação, Amélia Santos.

As aulas nas escolas da rede municipal serão iniciadas no dia 11 de fevereiro. As matrículas podem ser feitas nas próprias escolas, no turno da manhã, das 7h às 11h e a tarde, das 13h às 17h. No ato da matrícula, os pais ou responsáveis devem apresentar os documentos exigidos.

“Sabemos que nos últimos dois anos, a qualidade de ensino nas escolas do município melhorou de forma significativa e nós queremos esta educação para os nossos filhos. Por este motivo estou matriculando a minha filha em uma escola que também se destaca entre as melhores de Pedro II, que é a Escola Monsenhor Lotário Weber”, afirma Elza Oliveira, mãe de aluno.

O município de Pedro II vem numa crescente no que se refere aos números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Além disso, a Prefeitura vem investindo na estrutura das escolas municipais, para receber melhor os alunos e professores.

Saiba quais documentos exigidos para a matrícula acessando o site da Prefeitura de Pedro II, no endereço: www.pedroii.pi.gov.br.






Fotos: Eudes Martins

Fonte: SEMCOM

06 de janeiro de 2019

Empossada nova diretoria do STTR de Pedro II

Empossada nova diretoria do STTR de Pedro II

A cerimônia aconteceu na sede da Associação Atlética Banco do Brasil – AABB de Pedro II

Liderada pela produtora rural da comunidade São Luis, Altina Uchôa, a chapa 1 foi empossada na noite deste sábado (05/01) para quatro anos de mandato à frente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR de Pedro II. A cerimônia aconteceu na sede da Associação Atlética Banco do Brasil – AABB de Pedro II e foi prestigiada, por autoridades estaduais, locais, imprensa e populares.

Altina Uchôa é a primeira mulher a assumir a presidência do STTR de Pedro II com o compromisso de fortalecer ainda mais a classe trabalhadora de Pedro II, que é uma das principais classes responsáveis pela economia do município. A presidente da FETAG-PI, Elisângela Moura, também prestigiou o evento.

Altina Uchôa frisou que a união entre a diretoria do Sindicato e o trabalhador é essencial. “Temos pela frente um grande desafio de reinventar o nosso sindicato para que o trabalhador rural continue acreditando em sua diretoria. Temos que mostrar para o produtor, para a produtora e o agricultor de forma geral, a importância de estarmos unidos e participando das discussões que são de interesse de todos nós”, frisa a presidente.

Composição da nova diretoria do STTR de Pedro II.

Diretoria Efetiva:

Presidente: Altina de Souza Uchôa Alves;

Secretária Geral: Salete Castro Soares;

Secretária de Finanças: Maria Natália do Nascimento;

Secretária de Políticas Agrária e Meio Ambiente: Sidiney Soares do Nascimento;

Secretária da Mulher: Maria do Socorro Campelo da Silva;

Secretária de Jovens: Nayara Passos Teixeira;

Secretária da Terceira Idade: Maria de Fátima Pereira.

Conselho Fiscal:

1 - Conselheiro: Antônio Carlos Gomes de Oliveira;

2 - Conselheiro: Maria Alves Gonçalves;

3 - Conselheiro: Antonio José de Oliveira Santos.

Diretoria Suplente:

Vice-Presidente: Lidiane de Sousa Oliveira;

1 - Primeira Suplente: Iracema Maria Ferreira;

2 - Segundo Suplente: Maria da Conceição de Sousa Pereira;

3 - Terceiro Suplente: Raimundo Francisco dos Santos;

4 - Quarto Suplente: Francisco Bezerra Borges.

Suplentes das Secretarias:

Secretaria das Mulheres: Antônia Maria de Jesus Alves;

Secretaria de Jovens: Geni Alves Pereira;

Secretaria da Terceira Idade: Francisco Ribeiro Barros;

Suplentes do Conselho Fiscal:

1 - Primeiro Suplente do Conselho Fiscal: Raimundo Rodrigues de Oliveira Filho;

2 - Segundo Suplente do Conselho Fiscal: Francisca de Sousa Cardoso;

3 - Terceiro Suplente do Conselho Fiscal: Agnelo de Macedo Cardoso;

Durante o evento também foi servido um farto jantar e logo após todos dançaram muito forró ao som de Ray Play e banda.






Fotos: Eudes Martins

02 de janeiro de 2019

Nova mesa diretora da Câmara Municipal de Pedro II foi empossada

Nova mesa diretora da Câmara Municipal de Pedro II foi empossada

O vereador, Carlos José (Carlinhos), (PP) vai presidir o Legislativo do município de Pedro II pelos próximos dois anos, biênio 2019/2020.

A nova mesa diretora da Câmara Municipal de Pedro II foi empossada nesta quarta-feira (02/01). O vereador, Carlos José (Carlinhos), (PP) vai presidir o Legislativo do município de Pedro II pelos próximos dois anos, biênio 2019/2020. Dezenas de pessoas acompanharam nesta tarde/noite, a solenidade de posse da nova mesa diretora daquela casa de leis.

Esta é a segunda vez que o vereador Carlinhos vem a ocupar a presidência da Câmara Municipal de Pedro II. Carlinhos tem 43 anos e está no seu segundo mandato. O vereador/presidente substitui o vereador Marcelo Coleta (PRB) que esteve à frente do Legislativo nos últimos dois anos.

Além do presidente, a nova mesa esta composta pelo vice-presidente, vereador Joaquim Neto (PSB), primeiro secretário vereador Raimundo José (PP) e pelo vereador Fabiano Oliveira (PSDB) como segundo secretário. A mesa é responsável por coordenar atividades legislativas e administrar a casa. O novo presidente foi eleito com o apoio do prefeito de Pedro II, Alvimar Martins (PP).

Dos 13 vereadores que compõem aquela casa, apenas 08 estiveram presentes na solenidade, destes, 7 são da bancada de situação. O evento ainda foi prestigiado pelo prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, pelo deputado estadual, Wilson Brandão, pela vice-prefeita de Pedro II, Betinha Brandão, alguns secretários municipais, imprensa e populares.

O atual presidente, Carlos José, agradeceu aos vereadores pela confiança e prometeu conduzir os trabalhos atendendo ao Regimento Interno da Câmara Municipal. "Agradeço aos meus pares pela confiança depositada na minha pessoa para presidir esta casa durante este biênio e prometo conduzir os trabalhos atendendo ao Regimento Interno da Câmara Municipal”, disse o vereador/presidente.






Fotos: Eudes Martins

Secretária de Educação de Pedro II reforça período das matrículas

Secretária de Educação de Pedro II reforça período das matrículas

Período de matrículas é de 2 a 18 de janeiro nas escolas municipais.

A Secretaria Municipal de Educação de Pedro II está sob nova gestão. A professora Maria Amélia Santos assume a pasta com o desafio de manter os resultados positivos já alcançados nos últimos dois anos e promover melhorias significativas no ensino municipal.

De acordo com Amélia Santos, “esse é um desafio que foi colocado, um convite feito pelo prefeito Alvimar Martins, que deposita confiança no nosso trabalho e nos deixa muito honrada. Assumo essa responsabilidade e o compromisso de respeitar os funcionários, alunos e familiares, buscando melhorar no que for possível”.

A secretária ainda comenta sobre o período de matrículas da rede municipal de ensino, que teve início nesta quarta-feira (02/01) e segue até o dia 18 de janeiro. “As matrículas estão abertas para as escolas da zona urbana e rural. O atendimento acontece nas próprias escolas, no horário das 7h às 11h e das 13h às 17h”, destaca.

Amélia Santos ressalta que as escolas estão recebendo melhorias para o início do ano letivo. “O prefeito Alvimar Martins, articulou a reforma e construção de novas escolas nas comunidades Roça dos Pereira e Vitória. Vamos ter um canteiro de obras bem afinado para essas escolas receberem melhor os alunos, professores e comunidade escolar”, diz.

Amélia também comenta sobre as avaliações a que são submetidas às escolas e estudantes. “Melhoramos o IDEB de 3.7 para 4.5, um resultado muito importante, temos que reconhecer o trabalho dos professores, coordenadores, diretores e da própria Secretaria. Nos meses de junho e novembro de 2018, também foi realizado a Prova Pedro II, que avalia internamente a qualidade do ensino municipal. A equipe Semed continua a mesma, fortalecidos, unidos, trabalhando em equipe, respeitando todos. A educação é primordial. Já estamos preparando o calendário letivo, atendendo normalmente, das 7h30 da manhã às 13h30 da tarde, na SEMED. E estamos à disposição, com um trabalho à altura do nosso município”, afirma.

Confira a lista de documentos necessários para a matrícula nas escolas municipais de Pedro II:

- Educação Infantil (Creche à Pré-Escola): Requerimento de Matrícula, cópia da Certidão de Nascimento, cópia do Cartão de Vacinação, cópia do Comprovante de Residência, cópia do NIS do responsável e cópia dos documentos pessoais do responsável;

- Ensino Fundamental (1º ao 9º ano): Requerimento de Matrícula, cópia da Certidão de Nascimento, cópia do Comprovante de Residência, Documento original que comprove escolaridade anterior (Histórico Escolar ou Declaração Provisória), cópia do NIS do responsável e cópia dos documentos pessoais do responsável;

- Educação de Jovens e Adultos – EJA: Requerimento de Matrícula, cópia da Certidão de Nascimento ou de Casamento, cópia do RG, cópia do CPF, cópia do Título de Eleitor, cópia do Comprovante de Residência, documento original que comprove escolaridade anterior (Histórico Escolar ou Declaração Provisória).






Foto: Eudes Martins

Fonte: SEMCOM

31 de dezembro de 2018

27 de dezembro de 2018

SEMED divulga Ranking da Prova Pedro II 2018.2

SEMED divulga Ranking da Prova Pedro II 2018.2

No resultado Geral, a Escola Municipal Cipriano Leite ficou em primeiro lugar.

A Secretaria Municipal de Educação – SEMED de Pedro II na busca de melhorar a qualidade do ensino oferecido no município implantou a Prova Pedro II, a avaliação mostra como está o nível da educação nas escolas da rede municipal com os alunos matriculados nas turmas do 3º ao 9º Ano do Ensino Fundamental.

Neste ano de 2018 foram aplicadas duas avaliações, a primeira edição aconteceu durante o mês de junho e a segunda edição, a Prova Pedro II 2018.2, foi aplicada no mês de novembro e o resultado saiu nesta quinta-feira (27/12).

Nesta segunda edição a Prova Pedro II 2018.2 avaliou os conhecimentos de aproximadamente quatro mil alunos de 22 escolas municipais, sendo 09 escolas na zona rural e 13 escolas na zona urbana. Os resultados estão sendo utilizados pela SEMED para orientar as unidades de ensino e assim desenvolver ações que atuem nas dificuldades dos alunos.


A secretária de Educação de Pedro II, Kelcylene Oliveira, destaca que a segunda edição da Prova Pedro II, serviu para comparar o avanço da qualidade da educação no município. “A segunda edição da Prova Pedro II serviu para fazer um comparativo no avanço da qualidade da educação do primeiro ao segundo semestre letivo. Um grande destaque é o avanço identificado nas turmas do 3º ano, onde todas as escolas deram um grande salto. A escola Municipal Lagoa do Sucuruju, alcançou a média, 8,4 e a Escola João Benício, 6,9, isso mostra que os alunos estão saindo da escola alfabetizados, lendo e escrevendo”, frisa a secretária.

No resultado Geral, a Escola Municipal Cipriano Leite ficou em primeiro lugar, em segundo ficou a Escola Municipal João Benício e em terceiro lugar a Escola Municipal Anexo Monsenhor Lotário Weber.

Veja o ranking das três melhores escolas do 3º ao 9º Ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Ensino de Pedro II.

3º ANO

1 – Escola Municipal da Lagoa do Sucuruju;

2 – Escola Municipal João Benício da Silva;

3 – Escola Municipal Cipriano Leite.

4º ANO

1 – Escola Municipal João Benício;

2 – Escola Municipal Cipriano Leite;

3 – Escola Municipal da Lagoa do Sucuruju.

5º ANO

1 – Escola Municipal da Lagoa do Sucuruju;

2 – Escola Municipal Anexo José Teixeira Santos (U.E. Milton Brandão);

3 – Escola Municipal Cipriano Leite.

6º ANO

1 – Escola Municipal da Lapa;

2 – Escola Municipal Anexo Monsenhor Lotário Weber;

3 – Escola Municipal Monsenhor Lotário Weber.

7º ANO

1 – Escola Municipal Monsenhor Lotário Weber;

2 – Escola Municipal João Benício;

3 – Escola Municipal Joaquim Rufo.

8º ANO

1 – Escola Municipal José Teixeira Santos;

2 – Escola Municipal Tapera dos Vital;

3 – Escola Municipal Manoel Nogueira Lima.

9º ANO

1 – Escola Municipal da Tapera dos Vital;

2 – Escola Municipal Alfredo Monteiro Alves;

3 – Escola Municipal Monsenhor Lotário Weber.





Fotos: Eudes Martins

24 de dezembro de 2018

Prefeitura de Pedro II antecipa pagamento dos servidores efetivos da educação

Prefeitura de Pedro II antecipa pagamento dos servidores efetivos da educação

O anúncio foi feito pela secretária municipal de Planejamento e Finanças, Eleonora Uchôa.

O salário dos servidores municipais efetivos da educação, referente ao mês de dezembro, será pago antecipadamente pela Prefeitura de Pedro II. O anúncio foi feito pela secretária municipal de Planejamento e Finanças, Eleonora Uchôa, que confirmou o pagamento dos servidores efetivos da educação para o dia 25 de dezembro, e nos dias subsequentes para os demais servidores.

Segundo Eleonora Uchôa, a antecipação dos salários dos servidores é fruto do compromisso da gestão municipal com seus servidores. “Conforme planejado, conseguimos antecipar esta data e já a partir desta quarta-feira, dia 25 de dezembro, todos os servidores efetivos da educação estarão com seus salários de dezembro na conta, e nos próximos dias, serão autorizados os pagamentos das demais pastas. Essa ação, é reflexo do empenho da gestão do prefeito Alvimar Martins que, de forma responsável, vem adotando medidas que possibilitam manter o controle financeiro e orçamentário da Prefeitura que chega ao final de mais um ano, totalmente equilibrada financeiramente, com todas suas obrigações pagas”, argumenta a secretária.

No início deste mês de dezembro, a Prefeitura de Pedro II, também já havia antecipado o pagamento do 13º salário dos servidores municipais, previsto para ser pago no dia 20 de dezembro.

O prefeito Alvimar Martins ressalta que o pagamento em dia dos servidores municipais é uma das metas principais de sua gestão. “Pagar em dia, além de respeitar e valorizar nossos servidores colabora consideravelmente para manter o nosso comércio forte. Vamos continuar trabalhando de forma planejada e organizada para cumprir rigorosamente esses prazos, bem como, quando for possível, oportunizar antecipações assim faremos”, acrescenta o prefeito.






22 de dezembro de 2018

Em jogo festa Comunicadores de Pedro II e Piripiri vencem a PRF

Em jogo festa Comunicadores de Pedro II e Piripiri vencem a PRF

Cada tempo de bola rolando foi de 30 minutos.

Radialistas/Comunicadores de Pedro II e Piripiri entraram em campo na manhã deste sábado (22/12) para enfrentar o time formado pelos agentes da PRF – Polícia Rodoviária Federal, o confronto aconteceu na cidade de Piripiri durante a inauguração da Arena FutPark, o mais novo espaço para a prática do futebol Society daquela cidade.

Cada tempo de bola rolando foi de 30 minutos. O primeiro tempo foi completamente dominado pelo time dos Comunicadores, onde os mesmos fizeram 6 a 2 no placar. Já na segunda etapa os atletas da PRF voltaram mais centrados no jogo, tomaram conta da disputa e fizeram mais 6 gols, enquanto os Radialistas marcaram somente 2 gols e o placar no tempo normal terminou empatado em 8 a 8.

Os dois times resolveram acrescentar a disputa em mais 05 minutos, prorrogação, oportunidade em que os atletas da comunicação acertaram o pé e marcaram mais dois gols e saíram deste primeiro confronto com a PRF como vencedores, placar final, Radialistas/Comunicadores 10 X 8 Polícia Rodoviária Federal (Posto de Piripiri).

Com a vitória, os comunicadores ganharam o troféu comemorativo deste confronto, aumentando assim, a quantidade já conquistada e que estão em sua sala de troféus.

Fazendo parte deste grupo vencedor durante este confronto em Piripiri, os Radialistas de Pedro II terminam o ano de forma positiva, foram vários desafios enfrentados neste ano de 2018, com alguns empates, mas na sua grande maioria, os radialistas obtiveram vitórias.

Vale destacar que no ano de 2019, entre os vários jogos já pré-agendados para os Radialistas, um destes, deve acontecer novamente com os agentes da PRF, desta vez na cidade de Pedro II.





Fotos: Neto Santos

21 de dezembro de 2018

Dengue: Pedro II fora das cidades que estão em alerta ou situação de risco

Dengue: Pedro II fora das cidades que estão em alerta ou situação de risco

Outras 187 estão em situação satisfatória, incluindo Pedro II e a capital Teresina.

O Ministério da Saúde informou que no Piauí tem 37 cidades em situação de alerta ou risco de surto de dengue, zika e chikungunya, de acordo com o novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2018. Desse total, 35 estão em alerta e duas em risco de surto das doenças. Outras 187 estão em situação satisfatória, incluindo Pedro II e a capital Teresina.


Segundo o levantamento, a maior parte dos criadouros foi encontrada em depósito de água (367), seguida de depósitos domiciliares (71) e lixo (11). O Ministério da Saúde alerta que, para prevenir a proliferação do mosquito, é importante deixar sempre o lixo tampado e todos os recipientes vazios com a boca para baixo, além de manter portas e janelas abertas quando o carro do fumacê passar na rua, e informa ainda que o produto, não afeta animais e humanos, só os mosquitos.

Em Pedro II, o coordenador do setor de Endemias, Rubens Galvão, diz que até o momento o município mantém o controle. “Preocupados com este período chuvoso, onde a proliferação do mosquito aedes aegypti aumenta, passamos a fazer um trabalho de conscientização com a população no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, para isso contamos também com uma parceria com o Ministério Público e hoje, o que nos deixa feliz, é que estamos até o momento, fora da relação das cidades que estão em alerta ou em risco de surto, mas vamos seguir fazendo o nosso trabalho, não podemos relaxar e contamos com a colaboração das pessoas de Pedro II que são os nossos principais parceiros nesta luta e assim vamos manter Pedro II fora destas relações”, disse o coordenador;

Veja lista das cidades em alerta ou risco.

Cidades em Risco de Surto

Francisco Santos

Alagoinha do Piauí

Cidades em alerta

Alegrete do Piauí

Alvorada do Gurguéia

Anísio de Abreu

Avelino Lopes

Belém do Piauí

Betânia do Piauí

Bom Princípio do Piauí

Bonfim do Piauí

Buriti dos Montes

Campo Grande do Piauí

Cocal

Coronel José Dias

Cristino Castro 

Dirceu Arcoverde 

Floresta do Piauí

Jacobina do Piauí 

Júlio Borges 

Jurema 

Lagoa de São Francisco 

Luís Correia

Marcolândia 

Marcos Parente 

Miguel Alves 

Milton Brandão

Monsenhor Hipólito 

Morro Cabeça no Tempo 

Patos do Piauí 

Piripiri

Regeneração

Santana do Piauí 

São João da Fronteira 

São Luis do Piauí 

São Lourenço do Piauí 

São Raimundo Nonato 

Vila Nova do Piauí





Informações: Ministério da Saúde

Fotos: Eudes Martins

20 de dezembro de 2018

Prefeito de Pedro II prestigia a inauguração do Centro Gastronômico

Prefeito de Pedro II prestigia a inauguração do Centro Gastronômico

A conquista se deu através de uma emenda parlamentar do deputado federal, Heráclito Fortes.

O prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, participou na noite dessa quarta-feira (19/12), da inauguração do Centro de Gastronomia, instalado no Campus do IFPI - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia – Campus Pedro II. A conquista se deu através de uma emenda parlamentar do deputado federal, Heráclito Fortes.

O instrumento ofertará aos estudantes de Pedro II e região, a oportunidade de capacitação e qualificação profissional na área gastronômica para aquele que tem a pretensão de assim como muitos pedrossegundenses, ser um grande profissional e representar a sua cidade e o seu estado, nos principais restaurantes do Brasil e do Mundo.

Durante conversa com a nossa reportagem, o prefeito Alvimar Martins, relatou o momento festejado pela conquista do Campus do IFPI para Pedro II. “Em 2011, assinamos a ordem de serviço para a construção do IFPI em Pedro II, um momento inesquecível, pois sabíamos que estaríamos contribuindo ainda mais com a educação em Pedro II, o reitor naquele ano era o Francisco Santana e por várias vezes conversamos sobre o assunto e ele mostrava todo o seu interesse, quais os passos a serem seguidos e assim fizemos. Hoje temos esta linda e grande estrutura do Campus do IFPI em nosso município e através de uma emenda parlamentar do deputado federal, Heráclito Fortes, hoje foi inaugurado o Centro de Gastronomia que vai proporcionar a capacitação de muitos pedrossegundenses e, como prefeito do município, eu estou muito feliz com a conquista”, afirma o prefeito.

O Centro Gastronômico do Campus do IFPI de Pedro II faz homenagens ao pedrossegundense e saudoso, João Mendes Nepomuceno Neto.





Fotos: Eudes Martins

SEMAS comemorado natal na Praça da Juventude

SEMAS comemorado natal na Praça da Juventude

Programação repleta de ações sociais marcou o público

A prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, realizou um momento todo especial nessa manhã de 20 de dezembro: a celebração da Festa de Natal com a população atendida pelos serviços sociais do município e comunidade.

Houve no início a composição da mesa de honra, com o prefeito Alvimar Martins, primeira-dama e secretária de Finanças Eleonora Uchôa, secretária municipal de Assistência Social Elissiane Uchôa, demais secretários e conselheiros tutelares de Pedro II.

A seguir tiveram início as apresentações natalinas de dança e canto com as crianças atendidas pelos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS I e II, houve a leitura por uma criança da mensagem de Natal aos servidores e gestores, seguida da explanação pela secretária Elissiane Uchôa do rol de atividades desempenhadas pela SEMAS ao longo de todo o ano de 2018, bem como da entrega de enxovais para gestantes beneficiárias do Programa Laços de Amor e de presentes para as dezenas de crianças que participam dos serviços promovidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS e ainda aos idosos que participam das ações do Centro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.

A secretária Elissiane Uchôa em sua mensagem falou com muito carinho e emoção da honra que é poder ter uma equipe presente, dedicada e competente como é a da SEMAS, com todos os serviços, centros de referência e coordenações desempenhando exemplarmente suas funções, colaborando decisivamente com o desenvolvimento social do município.

Já a primeira-dama e também secretária de Planejamento e Finanças, Eleonora Uchôa, dedicou sua fala a parabenizar os servidores públicos municipais, que não medem esforços para realizar o melhor atendimento em todas as áreas, dignificando o público atendido. Frisou ainda que o Natal é momento de celebrar a paz, a harmonia e as conquistas efetivadas ao longo de todo o ano pela prefeitura, junto a toda a população pedrossegundense, em busca do melhor para nossa população.


Por fim, o prefeito Alvimar Martins destacou a importância das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, elogiando o trabalho de todos os colaboradores, funcionários e servidores, que prestam relevantes serviços em prol de toda Pedro II. Fez questão de mencionar os órgãos e setores do social um a um, mostrando que está atencioso a todos os que compõem a SEMAS. Alvimar complementou ainda dizendo que Pedro II deve se orgulhar dos Serviços Sociais de que dispõe, o social está bem conduzido, atuante e presente na vida de milhares de pedrossegundenses que usufruem de seus serviços, como Bolsa Família, CRAS, CREAS, COODROGAS, AEPETI, SCFV, PAIF, Programa Criança Feliz, Programa Laços de Amor, Conselhos, dentre outros. Ensejou, finalmente, votos de um feliz natal e um próspero ano novo a todas as famílias de Pedro II.






Fonte: Semcom Pedro II.

Fotos: João Paulo Mourão, Edinardo Pinto e Marlene Rodrigues.

Campus do IFPI de Pedro II inaugura Centro Gastronômico

Campus do IFPI de Pedro II inaugura Centro Gastronômico

O evento também celebrou os seis anos do Campus do IFPI em Pedro II

Inaugurado na noite de quarta-feira (19/12) em Pedro II, o Centro Gastronômico do Campus do IFPI - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pedro II. A conquista do espaço de gastronomia para o município é o resultado de uma emenda parlamentar do deputado federal Heráclito Fortes, por entender que Pedro II vem sendo destaque há vários anos nas principais capitais do Brasil, como o município que mais exporta profissional para os mais renomados restaurantes do Brasil.

O Centro Gastronômico do Campus do IFPI de Pedro II faz homenagens ao pedrossegundense e saudoso, João Mendes Nepomuceno Neto, o momento também foi prestigiado por alguns membros da família do homenageado.

O Magnífico Reitor, Paulo Henrique Gomes de Lima, esteve presente no evento e na companhia de Nonato Silva, diretor do Campus Pedro II e de várias outras autoridades, entre elas do prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, acompanharam a entrega do Centro Gastronômico para a comunidade estudantil de Pedro II e região.

Durante a sua fala, o Reitor Paulo Henrique, destacou que Pedro II é um município que respira a cultura gastronômica. “Temos vários outros Campus do IFPI no Piauí, mas o município de Pedro II tem um grande diferencial, respira a cultura gastronômica, é daqui que sai os principais Garçons ou Chef de Cozinha do Brasil e agora eles sairão daqui bem capacitados, então não teríamos lugar melhor para instalarmos este Centro de Gastronomia”, afirmou.

O evento que também celebrou os seis anos do Campus do IFPI em Pedro II, foi bastante prestigiado, muito emocionado o diretor, Nonato Silva, falou das várias conquistas do Campus nestes seis anos de existência, da oportunidade de estar trabalhando na sua cidade natal, dos resultados obtidos positivamente pelos alunos, da chegada de novos cursos e da inauguração do Centro de Gastronomia no campus entre outros.





Fotos: Eudes Martins

19 de dezembro de 2018

Dezembro Vermelho: ESF Vila Kolping realiza ação com moradores

Dezembro Vermelho: ESF Vila Kolping realiza ação com moradores

Durante as abordagens, os profissionais orientaram sobre a importância do sexo seguro.

A Secretaria Municipal de Saúde – SMS de Pedro II está intensificando a Campanha “Dezembro Vermelho”, na oportunidade a ação acontece em todas as Unidades de Saúde do município. Nesta quarta-feira (19/12), os agentes que atuam na Estratégia Saúde da Família - ESF Vila Kolping agiram de forma diferente e, ao invés de dar plantão no postinho do bairro esperando as pessoas, os profissionais foram até a população.

Na oportunidade, realizaram visitas aos moradores indo até as suas residências e aos pontos comerciais, com o objetivo de levar informações a todas as pessoas do bairro, de forma especial, aos moradores que devido ao trabalho, não tem oportunidade de participar das palestras educativas e informativas sobre o “Dezembro Vermelho”.

Com o diálogo olho no olho, os agentes do ESF Vila Kolping, conseguiram atingir um número bem maior de pessoas, mantendo as mesmas esclarecidas sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) que são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, transmitidas principalmente, por meio de contato sexual (oral, vaginal e anal) realizado sem o uso da camisinha masculina ou feminina com uma pessoa que esteja infectada.

Durante as abordagens, os profissionais orientaram sobre a importância do sexo seguro e da prevenção, evitando assim, a transmissão das doenças sexualmente transmissíveis. A camisinha masculina ou feminina pode ser retirada gratuitamente em qualquer Unidade de Saúde do município de Pedro II.

O uso do preservativo (camisinha masculina ou feminina) em todas as relações sexuais, ainda é o método mais seguro e eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/AIDS e das Hepatites Virais B e C. Todas as terças e quartas-feiras das 07h30 às 13h no Centro de Saúde Hortência Campelo, acontece com a população a ação, Teste Rápido, que descobre se a pessoa está ou não com Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST, onde o resultado sai em vinte (20) minutos.





Fotos: Divulgação

18 de dezembro de 2018

Reformas dos postos ESF seguem acontecendo em Pedro II

Reformas dos postos ESF seguem acontecendo em Pedro II

Estratégia Saúde da Família estará com os 15 postos ESF reformados

A Prefeitura de Pedro II, com recursos próprios do município, está dando continuidade as reformas dos postos de Estratégia Saúde da Família (ESF), tanto da zona urbana como da zona rural. A medida visa garantir melhoria no atendimento em saúde, assim como oferecer melhores condições de trabalho para os profissionais.

Mais três postos de saúde do Estratégia de Saúde da Família, localizados nos bairros Areia Branca, Santo Antonio e Boa Esperança estão sendo finalizados suas reformas.

De acordo com a secretária municipal de Saúde de Pedro II, Tatiana Galvão, o cronograma das reformas foi definido com base na necessidade de cada posto. “Iniciamos pelo Centro de Especialidades Odontológicas e o ESF Vila Kolping, pois estes apresentavam estrutura mais deficitária. Em seguida, vamos realizar as reformas nos demais postos, levando em conta a necessidade de cada estrutura física, telhados, parte elétrica, parte hidráulica, sanitária, paredes, pintura, etc. Ao final, serão 15 postos reformados”, diz.

O prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, ressalta que os investimentos na melhoria das condições estruturais dos postos de saúde só são possíveis graças ao planejamento financeiro da gestão. “Quando reassumimos a administração pública, em janeiro do ano passado, recebemos os postos de ESF com a estrutura física bastante danificada. Hoje, chegando aos dois anos de gestão, conseguimos reorganizar as contas públicas e garantir os investimentos necessários. Também vamos iniciar, muito em breve e com recursos próprios, a reforma do Hospital Maternidade Josefina Getirana Netta”, afirma.




Fonte: Semcom – Pedro II.

Fotos: Edinardo Pinto.

17 de dezembro de 2018

Cristo Rei goleia na sua estréia na Copinha Sub 21

Cristo Rei goleia na sua estréia na Copinha Sub 21

A equipe do Cristo Rei vem este ano com a missão de defender o título da competição.

A 3ª edição da Copa Pedro II de Futebol sub 21 teve sua primeira partida realizada na tarde desse domingo (16/12) na Arena Tucuns dos Pedro, com o jogo entre o atual campeão Cristo Rei e Vasco do São Francisco. O atual campeão da competição, Cristo Rei, fez a abertura da Copinha Sub 21 de Pedro II, depois do Ruralzão esta é a competição com maior badalação no município. A Copa Pedro II de Futebol Sub 21 reúne equipes da cidade e interior que lutam em busca do título.

A equipe do Cristo Rei vem este ano com a missão de defender o título da competição, mesmo bem modificado em relação a equipe campeã da II Copinha, o time luta pelo objetivo de conquistar o BI.

A equipe do Vasco do São Francisco nesta competição, é a representante da região do Canto da Várzea, São Francisco e das demais localidades vizinhas.

A Miss Copa sub 21, Mayra Giselle, esteve presente no jogo de abertura da competição. Neste jogo de abertura da 3ª edição da copinha, também teve a execução do Hino Nacional, filmagem e a narração, que ficou por conta do radialista, Nilton Oliveira.

O atual campeão Cristo Rei, estreou bem e venceu o Vasco por 4 X 1. O primeiro gol do jogo aconteceu aos 32 minutos do primeiro tempo, gol marcado pelo meia atacante, Chaguinha do Cristo Rei, que nesta partida veio a marcar dois dos quatro gols do seu time.

Durante o segundo tempo da partida, o zagueiro Toinho e o atacante Raylan, marcaram os outros dois gols do time do Cristo Rei.