• TV O DIA att
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias Pedro II

20 de dezembro de 2018

Prefeito de Pedro II prestigia a inauguração do Centro Gastronômico

Prefeito de Pedro II prestigia a inauguração do Centro Gastronômico

A conquista se deu através de uma emenda parlamentar do deputado federal, Heráclito Fortes.

O prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, participou na noite dessa quarta-feira (19/12), da inauguração do Centro de Gastronomia, instalado no Campus do IFPI - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia – Campus Pedro II. A conquista se deu através de uma emenda parlamentar do deputado federal, Heráclito Fortes.

O instrumento ofertará aos estudantes de Pedro II e região, a oportunidade de capacitação e qualificação profissional na área gastronômica para aquele que tem a pretensão de assim como muitos pedrossegundenses, ser um grande profissional e representar a sua cidade e o seu estado, nos principais restaurantes do Brasil e do Mundo.

Durante conversa com a nossa reportagem, o prefeito Alvimar Martins, relatou o momento festejado pela conquista do Campus do IFPI para Pedro II. “Em 2011, assinamos a ordem de serviço para a construção do IFPI em Pedro II, um momento inesquecível, pois sabíamos que estaríamos contribuindo ainda mais com a educação em Pedro II, o reitor naquele ano era o Francisco Santana e por várias vezes conversamos sobre o assunto e ele mostrava todo o seu interesse, quais os passos a serem seguidos e assim fizemos. Hoje temos esta linda e grande estrutura do Campus do IFPI em nosso município e através de uma emenda parlamentar do deputado federal, Heráclito Fortes, hoje foi inaugurado o Centro de Gastronomia que vai proporcionar a capacitação de muitos pedrossegundenses e, como prefeito do município, eu estou muito feliz com a conquista”, afirma o prefeito.

O Centro Gastronômico do Campus do IFPI de Pedro II faz homenagens ao pedrossegundense e saudoso, João Mendes Nepomuceno Neto.





Fotos: Eudes Martins

SEMAS comemorado natal na Praça da Juventude

SEMAS comemorado natal na Praça da Juventude

Programação repleta de ações sociais marcou o público

A prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, realizou um momento todo especial nessa manhã de 20 de dezembro: a celebração da Festa de Natal com a população atendida pelos serviços sociais do município e comunidade.

Houve no início a composição da mesa de honra, com o prefeito Alvimar Martins, primeira-dama e secretária de Finanças Eleonora Uchôa, secretária municipal de Assistência Social Elissiane Uchôa, demais secretários e conselheiros tutelares de Pedro II.

A seguir tiveram início as apresentações natalinas de dança e canto com as crianças atendidas pelos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS I e II, houve a leitura por uma criança da mensagem de Natal aos servidores e gestores, seguida da explanação pela secretária Elissiane Uchôa do rol de atividades desempenhadas pela SEMAS ao longo de todo o ano de 2018, bem como da entrega de enxovais para gestantes beneficiárias do Programa Laços de Amor e de presentes para as dezenas de crianças que participam dos serviços promovidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS e ainda aos idosos que participam das ações do Centro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.

A secretária Elissiane Uchôa em sua mensagem falou com muito carinho e emoção da honra que é poder ter uma equipe presente, dedicada e competente como é a da SEMAS, com todos os serviços, centros de referência e coordenações desempenhando exemplarmente suas funções, colaborando decisivamente com o desenvolvimento social do município.

Já a primeira-dama e também secretária de Planejamento e Finanças, Eleonora Uchôa, dedicou sua fala a parabenizar os servidores públicos municipais, que não medem esforços para realizar o melhor atendimento em todas as áreas, dignificando o público atendido. Frisou ainda que o Natal é momento de celebrar a paz, a harmonia e as conquistas efetivadas ao longo de todo o ano pela prefeitura, junto a toda a população pedrossegundense, em busca do melhor para nossa população.


Por fim, o prefeito Alvimar Martins destacou a importância das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, elogiando o trabalho de todos os colaboradores, funcionários e servidores, que prestam relevantes serviços em prol de toda Pedro II. Fez questão de mencionar os órgãos e setores do social um a um, mostrando que está atencioso a todos os que compõem a SEMAS. Alvimar complementou ainda dizendo que Pedro II deve se orgulhar dos Serviços Sociais de que dispõe, o social está bem conduzido, atuante e presente na vida de milhares de pedrossegundenses que usufruem de seus serviços, como Bolsa Família, CRAS, CREAS, COODROGAS, AEPETI, SCFV, PAIF, Programa Criança Feliz, Programa Laços de Amor, Conselhos, dentre outros. Ensejou, finalmente, votos de um feliz natal e um próspero ano novo a todas as famílias de Pedro II.






Fonte: Semcom Pedro II.

Fotos: João Paulo Mourão, Edinardo Pinto e Marlene Rodrigues.

Campus do IFPI de Pedro II inaugura Centro Gastronômico

Campus do IFPI de Pedro II inaugura Centro Gastronômico

O evento também celebrou os seis anos do Campus do IFPI em Pedro II

Inaugurado na noite de quarta-feira (19/12) em Pedro II, o Centro Gastronômico do Campus do IFPI - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pedro II. A conquista do espaço de gastronomia para o município é o resultado de uma emenda parlamentar do deputado federal Heráclito Fortes, por entender que Pedro II vem sendo destaque há vários anos nas principais capitais do Brasil, como o município que mais exporta profissional para os mais renomados restaurantes do Brasil.

O Centro Gastronômico do Campus do IFPI de Pedro II faz homenagens ao pedrossegundense e saudoso, João Mendes Nepomuceno Neto, o momento também foi prestigiado por alguns membros da família do homenageado.

O Magnífico Reitor, Paulo Henrique Gomes de Lima, esteve presente no evento e na companhia de Nonato Silva, diretor do Campus Pedro II e de várias outras autoridades, entre elas do prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, acompanharam a entrega do Centro Gastronômico para a comunidade estudantil de Pedro II e região.

Durante a sua fala, o Reitor Paulo Henrique, destacou que Pedro II é um município que respira a cultura gastronômica. “Temos vários outros Campus do IFPI no Piauí, mas o município de Pedro II tem um grande diferencial, respira a cultura gastronômica, é daqui que sai os principais Garçons ou Chef de Cozinha do Brasil e agora eles sairão daqui bem capacitados, então não teríamos lugar melhor para instalarmos este Centro de Gastronomia”, afirmou.

O evento que também celebrou os seis anos do Campus do IFPI em Pedro II, foi bastante prestigiado, muito emocionado o diretor, Nonato Silva, falou das várias conquistas do Campus nestes seis anos de existência, da oportunidade de estar trabalhando na sua cidade natal, dos resultados obtidos positivamente pelos alunos, da chegada de novos cursos e da inauguração do Centro de Gastronomia no campus entre outros.





Fotos: Eudes Martins

19 de dezembro de 2018

Dezembro Vermelho: ESF Vila Kolping realiza ação com moradores

Dezembro Vermelho: ESF Vila Kolping realiza ação com moradores

Durante as abordagens, os profissionais orientaram sobre a importância do sexo seguro.

A Secretaria Municipal de Saúde – SMS de Pedro II está intensificando a Campanha “Dezembro Vermelho”, na oportunidade a ação acontece em todas as Unidades de Saúde do município. Nesta quarta-feira (19/12), os agentes que atuam na Estratégia Saúde da Família - ESF Vila Kolping agiram de forma diferente e, ao invés de dar plantão no postinho do bairro esperando as pessoas, os profissionais foram até a população.

Na oportunidade, realizaram visitas aos moradores indo até as suas residências e aos pontos comerciais, com o objetivo de levar informações a todas as pessoas do bairro, de forma especial, aos moradores que devido ao trabalho, não tem oportunidade de participar das palestras educativas e informativas sobre o “Dezembro Vermelho”.

Com o diálogo olho no olho, os agentes do ESF Vila Kolping, conseguiram atingir um número bem maior de pessoas, mantendo as mesmas esclarecidas sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) que são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, transmitidas principalmente, por meio de contato sexual (oral, vaginal e anal) realizado sem o uso da camisinha masculina ou feminina com uma pessoa que esteja infectada.

Durante as abordagens, os profissionais orientaram sobre a importância do sexo seguro e da prevenção, evitando assim, a transmissão das doenças sexualmente transmissíveis. A camisinha masculina ou feminina pode ser retirada gratuitamente em qualquer Unidade de Saúde do município de Pedro II.

O uso do preservativo (camisinha masculina ou feminina) em todas as relações sexuais, ainda é o método mais seguro e eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/AIDS e das Hepatites Virais B e C. Todas as terças e quartas-feiras das 07h30 às 13h no Centro de Saúde Hortência Campelo, acontece com a população a ação, Teste Rápido, que descobre se a pessoa está ou não com Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST, onde o resultado sai em vinte (20) minutos.





Fotos: Divulgação

18 de dezembro de 2018

Reformas dos postos ESF seguem acontecendo em Pedro II

Reformas dos postos ESF seguem acontecendo em Pedro II

Estratégia Saúde da Família estará com os 15 postos ESF reformados

A Prefeitura de Pedro II, com recursos próprios do município, está dando continuidade as reformas dos postos de Estratégia Saúde da Família (ESF), tanto da zona urbana como da zona rural. A medida visa garantir melhoria no atendimento em saúde, assim como oferecer melhores condições de trabalho para os profissionais.

Mais três postos de saúde do Estratégia de Saúde da Família, localizados nos bairros Areia Branca, Santo Antonio e Boa Esperança estão sendo finalizados suas reformas.

De acordo com a secretária municipal de Saúde de Pedro II, Tatiana Galvão, o cronograma das reformas foi definido com base na necessidade de cada posto. “Iniciamos pelo Centro de Especialidades Odontológicas e o ESF Vila Kolping, pois estes apresentavam estrutura mais deficitária. Em seguida, vamos realizar as reformas nos demais postos, levando em conta a necessidade de cada estrutura física, telhados, parte elétrica, parte hidráulica, sanitária, paredes, pintura, etc. Ao final, serão 15 postos reformados”, diz.

O prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, ressalta que os investimentos na melhoria das condições estruturais dos postos de saúde só são possíveis graças ao planejamento financeiro da gestão. “Quando reassumimos a administração pública, em janeiro do ano passado, recebemos os postos de ESF com a estrutura física bastante danificada. Hoje, chegando aos dois anos de gestão, conseguimos reorganizar as contas públicas e garantir os investimentos necessários. Também vamos iniciar, muito em breve e com recursos próprios, a reforma do Hospital Maternidade Josefina Getirana Netta”, afirma.




Fonte: Semcom – Pedro II.

Fotos: Edinardo Pinto.

17 de dezembro de 2018

Cristo Rei goleia na sua estréia na Copinha Sub 21

Cristo Rei goleia na sua estréia na Copinha Sub 21

A equipe do Cristo Rei vem este ano com a missão de defender o título da competição.

A 3ª edição da Copa Pedro II de Futebol sub 21 teve sua primeira partida realizada na tarde desse domingo (16/12) na Arena Tucuns dos Pedro, com o jogo entre o atual campeão Cristo Rei e Vasco do São Francisco. O atual campeão da competição, Cristo Rei, fez a abertura da Copinha Sub 21 de Pedro II, depois do Ruralzão esta é a competição com maior badalação no município. A Copa Pedro II de Futebol Sub 21 reúne equipes da cidade e interior que lutam em busca do título.

A equipe do Cristo Rei vem este ano com a missão de defender o título da competição, mesmo bem modificado em relação a equipe campeã da II Copinha, o time luta pelo objetivo de conquistar o BI.

A equipe do Vasco do São Francisco nesta competição, é a representante da região do Canto da Várzea, São Francisco e das demais localidades vizinhas.

A Miss Copa sub 21, Mayra Giselle, esteve presente no jogo de abertura da competição. Neste jogo de abertura da 3ª edição da copinha, também teve a execução do Hino Nacional, filmagem e a narração, que ficou por conta do radialista, Nilton Oliveira.

O atual campeão Cristo Rei, estreou bem e venceu o Vasco por 4 X 1. O primeiro gol do jogo aconteceu aos 32 minutos do primeiro tempo, gol marcado pelo meia atacante, Chaguinha do Cristo Rei, que nesta partida veio a marcar dois dos quatro gols do seu time.

Durante o segundo tempo da partida, o zagueiro Toinho e o atacante Raylan, marcaram os outros dois gols do time do Cristo Rei.