• Premium Outlet
  • Salve Maria
  • Jovens escritores 2019
  • Banner paraíba
  • AZ no rádio
  • cachoeir piaui
  • Novo app Jornal O Dia
  • TV O DIA att
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias Floriano

15 de dezembro de 2015

Prefeito busca recursos para restaurar terminal turístico

Prefeito garantiu que o espaço voltará a ser aberto ao público.

O prefeito de Floriano, Gilberto Júnior; o historiador, Luís Paulo Lopes e o arquiteto Nilson Coelho, visitaram o prédio do Terminal Turístico para começar a viabilizar a restauração do local. Um ano depois de ser reconhecido como Patrimônio Nacional e receber o registro de tombamento histórico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o prédio deverá passar por uma restauração e ser reaberto ao público.

O prédio está sem titularidade, ou seja, não existe um responsável legal pela manutenção e é a Prefeitura de Floriano quem administra o lugar atualmente, No local funciona apenas o escritório da Junta Militar, mas em 2016 essa realidade deve mudar. De acordo com o prefeito Gilberto Júnior, a ideia é que após a restauração, funcione um restaurante de comidas típicas e museu.

“Temos a consciência que este é um dos prédios mais importantes da cidade de Floriano, por conta disso temos a preocupação de reunir toda essa documentação para o mais rápido possível, tendo em vista que fomos motivados pelo próprio IPHAN. E estamos juntos para fazermos este projeto para que o prédio entre em atividade. O projeto contará um restaurante de comidas típicas e museu”, afirmou o prefeito Gilberto.

Uma equipe formada por historiadores, arquiteto e a Prefeitura de Floriano vai elaborar um projeto estrutural com a proposta de uso público do espaço. Esse documento, junto com a titularidade municipal será encaminhado ao IPHAN em Brasília-DF, assim o prédio do Terminal Turístico de Floriano deverá ganhar uma nova funcionalidade. Porém, antes de reabrir as portas para comunidade e turistas, o prédio precisa passar por uma restauração geral. Será a segunda, depois de 20 anos.

“Teremos um cuidado excessivo porque é o primeiro exemplar de arquitetura da cidade, um prédio monumental, pois não havia nada igual ao longo de todo o Rio Parnaíba, uma obra marcante e deve continuar sendo. Houve uma restauração de contenção, para que o prédio não desabasse. Agora, vamos recuperar o piso original e incorporar alguma coisa de modernidade como iluminação e climatizar sem que traga grandes transformações”, explicou o arquiteto Nilson Coelho.


26 de novembro de 2015

SEMED realiza o II Fórum de Luta pela Educação Inclusiva

SEMED realiza o II Fórum de Luta pela Educação Inclusiva

A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quarta-feira (25), o II Fórum de Luta pela Educação Inclusiva. O evento contou com a participação do prefeito Gilberto Júnior; secretário de Educação, Nelson Soares Júnior; presidente da Câmara Municipal Carlos Antônio, vereadores Everaldo Elvas e Maurício Bezerra; coordenadora da Educação no Campo, Nely Silva; coordenadora da Educação na Zona Urbana, Lúcia Pinto; técnico da SEMED, professor Francisco Freitas; secretário de Comunicação, Marcos Veras; coordenadora da Educação Inclusiva, Irmã Raimunda Paiva; representando a APAE/Floriano, Lagrima Gonçalves e Tenente Jean. 

O II Fórum de Luta pela Educação Inclusiva teve início com belas e emocionantes apresentações artísticas realizadas pelos alunos com deficiência assistidos pela Secretaria Municipal de Educação e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Durante o discurso, o secretário municipal de Educação, Nelson Júnior, ressaltou que o que foi mostrado pelas crianças é o que elas praticam no dia a dia nas escolas municipais e abordou também que Floriano serve de exemplo em práticas na Educação Inclusiva. “A SEMED segue diretrizes e esse momento é de luta e comemoração, mas também de agradecimento ao prefeito Gilberto Júnior por tudo que tem feito pela Educação Inclusiva, pois Floriano é o segundo município do país referência nesta área”, afirma o secretário.

Na ocasião, o prefeito Gilberto Júnior parabenizou os professores pelo belo trabalho realizado na área da Educação Inclusiva. “Felizmente tivemos a coragem de fazer um encaminhamento de uma equipe especializada, estando à frente a Irmã Raimunda, uma pessoa batalhadora e que conhece muito bem esta área e tivemos todo o apoio para que todo esse trabalho pudesse ser feito. Floriano hoje, a nível nacional, é tida como referência e estamos realizando este fórum para cada vez mais alimentar essa nossa vontade e atenção as pessoas com deficiência”, finaliza Gilberto Júnior.

13 de novembro de 2015

Floriano: Profissionais realizam palestra sobre Câncer de Próstata

Profissionais da Saúde realizam palestra sobre Câncer de Próstata na UBS Paulo Martins

Durante o mês de novembro, as Unidades Básicas de Saúde irão realizar palestras sobre a prevenção do Câncer de Próstata. Na manhã desta sexta-feira (13), a enfermeira Silvia Miranda e demais profissionais da UBS Paulo Martins, proferiram palestra sobre o assunto. 

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Bigman Barbosa, a exemplo do Outubro Rosa, o Novembro Azul também terá ações voltadas a este tema, conscientizando os homens a procurar os postos médicos para a realização do exame.

“As campanhas andam sempre juntas, outubro mês das mulheres, outubro mês dos homens. Temos que lembrar que todos os homens acima de 45 anos de idade podem procurar os postos de saúde para fazer seu PSA, POIS TEREMOS O Dia “D”, onde os urologistas irão avaliar e ver se existe o risco do câncer de próstata para dar início ao tratamento”, afirma o secretário.

Próstata

A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz que só os homens têm. Fica logo abaixo da bexiga e na frente do reto e a uretra, o canal que transporta urina passa através dela. A próstata contém pequeninas glândulas especializadas que produzem parte do líquido seminal ou sêmen, que protege e nutre os espermatozóides.

Hormônios masculinos fazem com que a próstata se desenvolva no feto e ela vai crescendo à medida que um menino se torna adulto. Se o nível de hormônios masculinos for baixo, a glândula não vai atingir suas dimensões totais. Em homens mais velhos, frequentemente à parte da glândula em torno da uretra cresce continuamente, causando a hiperplasia prostática benigna (HPB), que causa dificuldades no ato de urinar.

Embora a próstata seja constituída por vários tipos de células, a maioria dos cânceres de próstata tem origem nas células das glândulas que produzem líquido seminal. Eles são chamados de adenocarcinomas.

Na maioria das vezes, o câncer de próstata tem desenvolvimento lento e alguns estudos mostram que cerca de 80% dos homens de 80 anos, que morreram por outros motivos, tinham câncer de próstata e nem eles nem seus médicos desconfiavam. Em alguns casos, porém, ele cresce e se espalha depressa.

Alguns especialistas acreditam que o câncer de próstata começa com pequenas mudanças no tamanho e forma das células das glândulas da próstata. Essa alteração, conhecida como neoplasia intraepitelial prostática (PIN), podem ser de baixo grau (quase normais) ou de alto grau (anormais). Biópsia de próstata com PIN de alto grau indica grande chance de haver células cancerosas e exige novo exame.

Em 2015, cerca de 68 mil brasileiros receberão diagnóstico da doença, sendo a segunda causa de morte por câncer entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. Nos Estados Unidos, as estatísticas indicam que 1 a cada 6 homens vai ter câncer de próstata, mas apenas 1 em cada 34 vai morrer por causa da doença. A taxa de mortalidade da doença está em queda, em parte porque está sendo diagnosticada precocemente.

11 de novembro de 2015

PMF e TJ discutem logística para realização da Justiça Itinerante

PMF e TJ discutem logística para realização da Justiça Itinerante

O encontro da Prefeitura de Floriano, Tribunal de Justiça e parceiros da Justiça Itinerante teve como objetivo discutir a logística para a realização do evento que acontecerá no Ginásio Poliesportivo Defala Attem, nos dias 18, 19 e 20 de novembro.

A analista do Tribuna de Justiça, Raquel Waquim, falou sobre os serviços que serão oferecidos durante os três dias e que a ideia é levar para a população serviços básicos com rapidez, eficiência e gratuidade.

“Temos serviços de cunho judicial e social. A parceria da Prefeitura de Floriano foi primordial para a realização do evento. Através do prefeito Gilberto Júnior e do juiz da comarca de Floriano, Dr. Marcos Klinger que fizeram um ofício em conjunto ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Raimundo Eufrásio, que então permitiu que o programa viesse para Floriano”, afirma a analista do Tribunal de Justiça, Raquel Waquim.

O prefeito Gilberto Júnior disse que a Prefeitura de Floriano está articulando a logística do evento. “Firmamos esta parceria para dar a infraestrutura das Secretarias de Saúde, Comunicação e Assistência Social para que fizéssemos todo o aspecto de logística para este grande evento. Temos agora que fazer um trabalho de mobilização para que as pessoas não cheguem lá pensando que é de uma forma e é de outra”, explicou o prefeito. 

As inscrições para o casamento comunitário, por exemplo, estão abertas e seguem até 20 de novembro. E a celebração do casamento acontecerá dia 18 de dezembro, às 10h00, no Ginásio Poliesportivo Defala Attem.

Participaram da reunião representantes da Prefeitura de Floriano, Tribunal de Justiça, Senac, Junta Militar, Secretarias Municipais de Saúde, Comunicação e Assistência Social, Instituto de Identificação, FAESF, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, CRAS, CREAS e OAB.  

Abaixo, os serviços que serão ofertados durante a Justiça Itinerante:

- Casamento comunitário

- RG (1ª via)

- CPF (1ª via)

- Título de eleitor

- Passe livre

- Carteira de idoso

- Carteira de trabalho (responsabilidade do Município)

- Alistamento Militar (responsabilidade do Município)

- Bolsa Família

- Serviços de saúde

- Oficina da beleza

- Orientação sobre benefício INSS

- Registro de nascimento

- Retificação de registro civil de nascimento

- Suprimento/Justificação de Óbito

- Divórcio Consensual

- Reconhecimento de paternidade

- Homologação de acordo de pensaão alimentícia

- Reconhecimento de união estável

- Dissolução de união estável

- outras ações de natureza consensual

10 de novembro de 2015

Floriano: Reunião com “Ouro Preto Óleo e Gás”

Representantes da “Ouro Preto Óleo e Gás” se reúne com prefeito Gilberto Júnior

De acordo com o representante da Empresa Ouro Preto Óleo e Gás, Marcos Leme, a pesquisa para analisar a viabilidade de investimentos na exploração de petróleo em Floriano está na terceira fase, chamada Pesquisa de Sísmica 3. 

Para esclarecer dúvidas sobre o assunto, Leme, através do Prefeito Gilberto Júnior, realizou uma reunião na manhã desta segunda-feira (09), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, com os secretários de governo e representantes de entidades como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Rotary Clube de Floriano, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial, Câmara Municipal de Floriano, Universidade Federal do Piauí (UFPI) e empresários para mostrar os aspectos positivos que a exploração pode causar na economia da cidade. Durante a abordagem, Leme mostrou ainda que a pesquisa ainda está em andamento e que a população não deve criar grandes expectativas e/ou realizar investimentos pensando na demanda em muitos setores que a exploração do petróleo pode causar, mas que se inicie um possível planejamento caso se encontre este composto químico na região.

Para o prefeito Gilberto Júnior este encontro foi de extrema importância, tendo em vista que a população deve estar informada sobre a pesquisa e como pode se preparar caso encontre o petróleo em Floriano. “Foi mostrado esse questionamento sobre petróleo e gás em Floriano. A cidade fica na expectativa sem saber o que pode estar acontecendo e também se pergunta como está esta situação. A assessoria da Outro Preto, que foi quem comprou um dos blocos de exploração de petróleo e gás veio fazer esses esclarecimentos e achamos por bem marcar esta reunião para toda a sociedade para sabermos como está esta pesquisa em nossa cidade”, ressaltou o prefeito Gilberto Júnior.

03 de novembro de 2015

Prefeito Gilberto revitaliza os açudes da zona rural

Prefeito Gilberto revitaliza os açudes da zona rural

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, com recursos próprios, realiza ações permanentes para a revitalização dos açudes públicos, que beneficia diretamente sete comunidades. Os açudes auxiliam na criação de animais entre outras atividades do campo.

“O abastecimento de água é uma preocupação muito grande do prefeito Gilberto júnior que nos colocou nessa missão de realizar o abastecimento na zona rural. Os açudes são umas das ações, estamos trabalhando nove açudes públicos, alguns já estão concluídos. É um reforço das pareces, uma desobstrução da bacia para que melhorar a capacidade de armazenamento de água”, afirma o secretário de Desenvolvimento Rural, Edvaldo Araújo.

Para o prefeito Gilberto Júnior mais uma importante atividade para a comunidades do campo. “Estivemos na Comunidade Bom Sucesso e foi uma alegria para todos nós vermos um açude totalmente restaurado, estamos finalizando o trabalho. Este já é o terceiro açude. Concluímos da Comunidade Alegre e Vereda. Partiremos para o Amolar, entre outros. Não podemos atender todos os pedidos de abertura de açudes porque é humanamente impossível e até ilegal, pois não podemos fazer esse trabalho em açude particular. Quando o açude é coletivo que vai servir para toda a comunidade temos condições”, disse o prefeito Gilberto.

29 de outubro de 2015

Prefeitura de Floriano realiza o Dia “D” da Campanha Outubro Rosa

Prefeitura de Floriano realiza o Dia “D” da Campanha Outubro Rosa

A Campanha Outubro Rosa é celebrada em todo o mundo com o objetivo de alertar as mulheres sobre a importância do autoexame da mama. Em Floriano, todos os anos o Governo “Nossa Terra, Nosso Orgulho”, apoia a causa para mostrar a população que a prevenção é o melhor remédio em combate a esta doença.

No Dia “D” da campanha, realizada na manhã desta quarta-feira (28), no Comércio Esporte Clube, as Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social realizaram ações de prevenção ao câncer de mama. As mulheres presentes receberam orientações dos enfermeiros do Programa Saúde da Família e encaminhamentos para os exames da mama. Na oportunidade, ganharam tratamento de beleza para melhorar autoestima, uma parceria da loja Boticário.

Durante todo o mês de outubro, as Unidades Básicas de Saúde trabalharam este tema com as pacientes para conscientizá-las a cuidar da saúde, pois de acordo com os profissionais desta área, quanto mais cedo a doença for diagnosticada, mais chances de cura.

Durante o evento, o prefeito Gilberto Júnior, anunciou o projeto de lei Roseilda Bispo, em que propõe que todos os gestores que passarem pelo executivo municipal devem executar ações na Campanha Outubro. A lei é em homenagem a esta mulher por ser o símbolo da luta contra o câncer de mama em Floriano.

“Em todo o Brasil há uma mobilização de prevenção do câncer de mama. Resolvemos instituir em Floriano como lei municipal que o município é obrigado, através dos postos de saúde a fazer uma sensibilização em relação ao câncer de mama. Estamos remetendo para a Câmara Municipal este projeto de lei, aprovada lá, voltará para sanção. Lei Roseilda Bispo, uma homenagem a um grande exemplo de luta contra o câncer. Ela por conta de vergonha de expor esta doença para a família acabou falecendo. O importante é que haja a prevenção e por isso estamos aqui celebrando o Outubro Rosa”, disse o prefeito Gilberto Júnior.

O Grupo de Idosos do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS II) fez uma bela apresentação artística e em seguida todos participaram de uma palestra sobre o Câncer de Mama proferida pelo ginecologista Biwesley Barbosa.

Participaram do evento, o prefeito Gilberto Júnior; secretário de Saúde, Bigman Barbosa; secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Joara Leão Lima; secretário de Comunicação, Marcos Veras; presidente da Associação de Mulheres em Tratamento contra o Câncer, Raimunda Aquino; Gerente de Saúde, Danuza Felinto; presidente do Conselho Municipal de Saúde, sr. Rufino e a irmã da Roseilda Bispo, Rosileide Bispo.

21 de outubro de 2015

Prefeito Gilberto Júnior se reúne com representantes da Junta Comercial

Prefeito Gilberto Júnior se reúne com representantes da Junta Comercial

O Projeto Integrar é um sistema informatizado que integra a Junta Comercial e os órgãos responsáveis pelo registro e legalização das empresas, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia. Com o objetivo de executar este projeto em Floriano, a presidente da Junta Comercial do Piauí (JUCEPI), Alzenir Porto, explicou para o prefeito de Floriano, Gilberto Júnior; secretária municipal Meio Ambiente e Recursos Naturais, Manuella Simplício; secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Idílio Macedo e secretário municipal de Finanças, Gilberto Guerra os procedimentos do projeto para simplificar a abertura de empresas, entre outras vantagens.

“Estivemos com o prefeito Gilberto para que possamos integrar Estado e município na formação de novas empresas, alterações de empresas já existentes para que tenhamos um serviço mais qualificado para o empresariado. Essa visão empreendedora do prefeito, vem só coroar nosso projeto que já mostra que está aberto para um melhoria do sistema empresarial do nosso Estado”, afirma Alzenir Porto.

“Uma grande oportunidade para a Junta Comercial prestar este grande serviço. Existe um histórico de problemas em relação a burocracias para abertura e fechamento de firmas. Acredito que esta parceria proposta pela nova diretoria da Junta Comercial só tem a trazer vantagens para os comerciantes, pessoas que querem montar seu próprio negócio. Se é para melhorar, então não tem porque não apoiarmos, pois beneficia a população”, ressaltou o prefeito Gilberto Júnior.

“Esta receptividade que tivemos aqui, mostra o compromisso da prefeitura em relação ao empreendedorismo, pois traz maior número de emprego, saímos satisfeitos pela maneira como fomos recebidos e com a grande visão do gestor do município de Floriano”, finaliza a presidente da JUCEPI.Também participaram da reunião, representantes do Sebrae, Associação Comercial e Câmara de Dirigentes Lojistas de Floriano.

20 de outubro de 2015

Gilberto Júnior participa de formação de policiais militares

Gilberto Júnior participa de formação de policiais militares

Na manhã desta sexta-feira (16), foi realizada a formação de 76 policiais militares. A solenidade aconteceu em frente à sede do 3º Batalhão da Polícia Militar. 

Participaram da solenidade, o prefeito de Floriano, Gilberto Júnior; secretário Estadual de Segurança, Fábio Abreu; Comandante Geral da Polícia Militar, Carlos Augusto Gomes; comandante do 3º Batalhão da PM, Ten. Cel. Lisandro Honório; inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Bernadino Oliveira; deputado estadual, Joel Rodrigues; coordenador estadual de Polícia Comunitária e Cidadania, J. Oliveira; juiz de direito, Drº Osvaldo e o diretor da Penitenciária Gonçalo de Castro Lima, Delfran de Sousa Rodrigues. 

 “Um dos passos para reforçar a segurança pública do Estado. Conseguimos formar esses policiais que vão para as ruas, principalmente na parte ostensiva, onde precisamos de mais policiamento e com esse incremento de policiais podemos dar certo alívio para as cidades do interior”, disse o secretário Estadual de Segurança Pública, Fábio Abreu. 

 O prefeito de Floriano, Gilberto Júnior, parabenizou a Polícia Militar pela formação dos policiais. “Quanto mais recebemos policiais, mais pessoas voltadas para defender a sociedade da criminalidade, nos dar uma sensação de maior segurança. Um momento muito importante para todos nós. Uma grande satisfação participar desta formatura e que muitos policiais possam ficar aqui na nossa cidade”, afirmou o prefeito Gilberto Júnior.

13 de outubro de 2015

PM apresenta Projeto Núcleo Comunitário de Segurança

PM apresenta Projeto Núcleo Comunitário de Segurança

Na manhã desta quinta-feira (08), o Comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, Cel. Lizandro Honório,  apresentou para autoridades e sociedade civil organizada o Projeto “Núcleo Comunitário de Segurança”. O objetivo do projeto é construir um futuro saudável com organização, envolvimento e parcerias da comunidade com a Polícia Militar, realizando atividades educativas com crianças, adolescentes e idosos.

Participaram da apresentação do projeto, o prefeito Gilberto Júnior; promotor de Justiça, Arimateia Azevedo; presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Antônio; vereadores Fábio Braga, Alan Pedrosa, Maurício Bezerra, Everaldo Elvas, Antônio Reis; secretário de Educação, Nelson Júnior; coordenadora do curso de Direito da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Cláudia Barreira, capitã da Polícia Militar, Leucijane Barbosa e policiais militares que estão à frente do projeto.

“Um projeto do atual comando, onde enviamos vários policiais do Piauí para São Paulo para realizar um aperfeiçoamento para participar do projeto que consiste em atender pessoas idosas, crianças e adolescentes. Através de várias parcerias vamos desenvolver este projeto na cidade de Floriano, que é a primeira do estado a implantar, daqui a 15 dias estaremos colocando em prática”, ressaltou Cel. Lizandro.

O prefeito Gilberto Júnior, durante o discurso, falou sobre a importância do projeto para atender pessoas em situação de risco e que a Prefeitura de Floriano está à disposição para ser parceira.

“Estamos aqui colocando a nossa disposição, o nosso corpo funcional (psicólogos, assistentes sociais, instrutores físicos) para colaborar com esse grande projeto”, disse o prefeito.