• Premium Outlet
  • Salve Maria
  • Jovens escritores 2019
  • Banner paraíba
  • AZ no rádio
  • cachoeir piaui
  • Novo app Jornal O Dia
  • TV O DIA att
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias Floriano

02 de outubro de 2015

Campanha de Vacinação Antirrábica será realizada na zona rural

Campanha de Vacinação Antirrábica será realizada na zona rural

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o cronograma da Campanha de Vacinação Antirrábica na zona rural de Floriano. Segue a relação das localidades onde acontecerá a vacinação.

Segunda-feira (05 de outubro):

Localidades: Dois Riachos, Alto Formoso, Bom  Jardim, São Joaquim, Vereda, Cordão, Coroatá, Passagem Dantas, Rio Preto, Campo Alegre e Santa Rita, Santa Teresa, Onça, Lagoa da Vagem Grande, Saquinho, Morrinhos, Framboesa, Vaquejador e Ponte do Itaueira, Barro Rachado, Paracati, Grota Seca, Ilha, Parada Nova, Assentamento Parada Nova e Pé da Ladeira.

Terça-feira (06 de outubro): 

Localidades: Boqueirão, Pitombeira, Cabeceira, Vila Sampaio, Rio Branco, Riacho dos Bois, Cuia, Porção, Varzinha, Mimosa, Subida, Carnaíba, Tinguís, Noco Coqueiro, Terra Vermelha, Angelim, Morro Vermelho, Boa Vista, Lagedo, L3, Fazenda São João, Canto da Guariba,  Malhadinha e Lagoa Velha. 

Quarta-feira (07 de outubro):

Localidades: Jenipapeiro, Barreiro, Mocambo, Baixas, Chapadinha e Sítio Velho, Cocalinho, São Raimundo, Lindóia, Barra da Itaueira, Olímpia, Cachoeira,  Campo Alegre, Boca da Entrada, Pequizeiro,  Cantinho e Riacho da Serra, Solidade, Olho D’aguinha, Teso Alto, Pé da Serra e Chapadinha.

Quinta-feira (08 de outubro):

Localidades: Buritizinho, Cabaceiro, Assentamento Coelho, Fazenda Tinguis, Posto de Agricultura, Lagoa de Santo Antônio, Tabuleirinho, Tabuleiro do Mato, Lagoa de Fora, Areal, Tabuleiro de Dentro, Brejo, Sosseguinho, Tatu,  Cabeceira do Tatu, Água Boa, Fazenda do mato, Morrinhos, Joana, Vereda da Joana.

Sexta-feira (09 de outubro):

Localidades: Morrinhos, Pequi, Saco, Cagados, Salobro, Calçado, Mário Bezerra, Recanto, Juá, Porteiras, Mangabeira, Carneiro, Boa Esperança, Jenipareiro, Vila do Beck,  Vereda Grande, Alegre, Mandacaru, Bom Sucesso e Assentamento Bom Sucesso.

Terça-feira (13 de outubro):

Localidades: Cana Brava, Fortaleza, Canto Alegre, Pontal, Macaúba, Tamboril, Riacho do Pico, Assentamento Fortaleza, Puçá, Tinguis, Caraíbas, Salobro, Malhada Grande, Gato Preto, Morrinho, Tigre, Retiro, Largos, Baixão do Pedro, Barroca D’água e Ranchinho.

Quarta-feira (14 de outubro):

Localidade: Amolar, Papagaio, Massapê, Vista Alegre, Oitizeiro, Santo Antonio, Lagoa Danta, Assentamento Milagroso, Milgroso, Vereda Grande do Osmundo, Volta da Vereda, Boqueirão, Malhada Grande, Estocado, São João, Lagoinha, Santa Maria, Volta, Três Barras, Faveira, Taboa, Jatobazinho,  Carnaubal e Olho D’água.

Quinta-feira (15 de outubro):

Localidades: Malhada da pedra, Uica, Km 27, Km 30, São Geraldo, Santa Luzia, Santa Teresa,  Carnaíbas, Boa Vista, Araçá, Pau de Leite, Campo de Aviação, Cachoeira, Ponte de Pedra, Vereda Grande dos limas, Vereda Grande dos Nogueiras, Casulo, Caldeirão, Santo Antônio, Vereda do Meio, Cabeceira da Água Boa, Novo Recreio, Lagoa Grande, Poço D’água, Novo Amanhecer, Manga, Prensa, Boa Vista, Formosa, Barra do Gurgueia, São José, Recanto, Alferes, Canaã, Barra do Corrente, São Benedito, Retiro, Amescla, Cana Brava, Capivara e Bananeira.

Sexta-feira (16 de outubro):

Localidades: Papa Pombo, São José, Peixe, Vereda do Pico, Canavieira, Vereda da Uica, Projeto São Paulo, Várzea, Varjota, Tamboril, Capuama, Santo Antônio, São Benedito, Varzantinha, Sapé, Nova Aurora, Faveira, Gado Bravo, Retiro, Buriti Redondo, Eius, Cacimbas, Exu, Alecrim, Estocado II e Araçás dos Penhas.

Segunda-feira (19 de outubro):

Localidades: Retiro, Largos, Barra da vereda, Barro Vermelho, Amolar, Egito, Cabrinha, Buritizinho, Jacaré Novo, Santo Amaro, Fuzil, Araças, Pilões, Ingazeira e Tapaúne.

01 de outubro de 2015

Floriano sedia Conferência da Pessoa Idosa

Floriano sedia Conferência da Pessoa Idosa

Os profissionais que atuam nas secretarias municipais de Assistência Social e Saúde da região de Floriano participaram da Oficina de Capacitação e Enfrentamento à Violência contra Idoso, nesta terça-feira (29). O evento foi realizado pela Secretaria Estadual de Saúde e Floriano é a segunda cidade do Estado a receber a capacitação. As próximas cidades a sediar a conferência são picos e Parnaíba.

Participaram da abertura da Conferência, o prefeito Gilberto Júnior; secretário municipal de Saúde de Floriano, Bigman Barbosa; secretário municipal de Saúde de Pajeu, Edilberto de Carvalho; presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Leidimar Alencar; gerente da 10ª Regional de Saúde, Danilo Guimarães e supervisora da SESAPI, Gisela Brito.

O prefeito Gilberto Júnior apoia as ações integradas das secretarias de Saúde e Assistência Social, principalmente no que diz respeito à atenção a pessoa idosa. “Temos a satisfação de estarmos sediando este evento regional, um momento importante para debatermos a violência contra o idoso e que traz informações importantes para quer todos estejam levando para suas cidades. Sabemos que a cidade de Floriano tem sido referência em nível de cuidado com a pessoa idosa e estamos em plena atividade nos CRAS I e II e nas Unidades de Saúde, através do Programa Saúde da Família”, ressalta o prefeito Gilberto Júnior.

Segundo dados da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, de janeiro a junho deste ano, o disque 100 registrou mais de 16 mil denúncias de maus tratos a idosos em todo país. No Piauí, no mesmo período, o Centro de Referência e Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa registrou cerca 200 casos de violência contra o idoso. E para a supervisora da SESAPI, Gisela Brito, esse dado pode ser ainda maior, se levar em consideração o medo ou a falta de informações da vítima.

A abertura da conferência contou ainda com uma apresentação artística dos idosos que participam do Grupo AMI – Apoio a Melhor Idade, coordenado pelo Centro de Referência e Assistência Social de Floriano.

26 de setembro de 2015

Prefeito Gilberto Jr e Secretário de Cultura visitam obra da Praça CEU’s

Prefeito Gilberto Jr e Secretário Estadual de Cultura visitam obra da Praça CEU’s

O prefeito Gilberto Júnior convidou o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, para conhecer as futuras instalações do Centro Esporte e Cultura de Floriano (Praça CEU’s). Durante a visita, o prefeito falou que no local serão realizadas atividades integradas, cultura, educação e assistência social andando juntas. 

O secretário Fábio Novo se mostrou satisfeito com a obra e afirmou parcerias para os próximos meses. “Estivemos juntos com o prefeito Gilberto Júnior na Praça CEU’s, um complexo importante, com recursos do Ministério de Cultura, executado pela Prefeitura de Floriano, onde se coloca para entrega desta obra em outubro, que irá unir cultura, esporte, ação social em um só local. Defendo muito esta integração de várias áreas. Colocamos para o prefeito a nossa disponibilidade, enquanto secretaria, de estreitarmos uma relação no sentido de capacitar através de várias oficinas nas escolas municipais a formação do teatro tanto para professores e alunos”, ressaltou Novo.

Gilberto Júnior disse “mostramos ao secretário Fábio Novo o investimento e toda dedicação que estamos tendo para a inauguração da Praça CEU’s, fazendo uma vasta programação para o final de outubro. Mostramos também o Complexo Comercial do Cruzeiro, onde várias atividades estão integradas. Ele se colocou à disposição para fazermos parcerias, estamos com o projeto de revitalizar o Terminal Turístico para fazer dali um local de muitas oficinas de teatro”.

“Quero agradecer a sensibilidade do prefeito que nos convidou também para conhecer o Complexo Comercial do Cruzeiro e mostrar as atividades importantes que acontecem no município e estamos firmando parcerias. Quem ganha com isso não é o Fábio e nem o prefeito e sim, a cidade de Floriano”, finalizou o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

25 de setembro de 2015

Prefeito de Floriano participa da reinauguração do Espaço Maria Bonita

Prefeito Gilberto Júnior participa da reinauguração do Espaço Cultural Maria Bonita

Na noite desta quarta-feira (23) foi reinaugurado o Espaço Cultural Maria Bonita, após reforma e modernização realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura. Na oportunidade, foi aberto o 4º Festival Nacional de Pontos de Cultura e Grupos Independentes, envolvendo espetáculos de várias regiões do país. O festival abre com “chave de ouro” as atividades do local. Até 27 de setembro, serão realizadas oficinas, palestras e workshops tanto no Espaço Cultural Maria Bonita quanto na Cidade Cenográfica.

“Além da reforma e da estrutura física, modernizamos o espaço, catalogamos e recuperamos as peças do museu. Estamos em processo licitatório para que façamos a reforma do Espaço Cultural Cristino Castro. Nossa ideia é devolver para estes espaços para a cidade de Floriano, uma cidade importante e é uma determinação do Governador Wellington Dias que esses espaços sejam revitalizados”, afirma o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

O prefeito de Floriano, Gilberto Júnior, participou da solenidade e falou sobre a importância do Espaço Cultural Maria Bonita para a cidade. “Um dos espaços da origem de Floriano, onde chegou a energia elétrica no início do século e depois transformado em um dos teatros mais importantes do Piauí. Todas as pessoas ligadas à cultura estavam ligadas num momento muito especial, a entrega de uma reforma muito bem feita. Podemos dizer que hoje Floriano tem um teatro à altura dos melhores do Piauí. Grande satisfação de ter aqui o secretário Fábio Novo e sua equipe na vontade de incrementar a cultura do Estado e especialmente de Floriano”, disse o prefeito Gilberto Júnior.

24 de setembro de 2015

Campanha de Vacinação Antirrábica inicia próximo sábado (26)

Campanha de Vacinação Antirrábica inicia próximo sábado (26)

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Zoonoses, irá lançar no próximo sábado (26), às 8h00, na sede da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), a Campanha de Vacinação Antirrábica. O objetivo é imunizar contra a raiva mais de 14 mil animais, entre cães e gatos. 

De acordo com o coordenador de endemias do Departamento de Zoonoses, Fernando Franco Lappa, 23 locais estarão disponíveis durante a campanha.  

UNIDADES DE SAÚDE:

Helvídeo de Holanda – Bairro Manguinha

Dirceu Arcoverde – Bairro São Cristóvão

FUNASA – Centro

Luís Tavares – Taboca

10ª Regional de Saúde – Conjunto Pedro Simplício

Theodoro Sobral – Bairro Caixa D’água

João Elias Oka – Bairro Bosque

Viana de Carvalho – Bairro Sambaíba

UBS – Bairro Catumbi

ESCOLAS

Unidade Escolar Djalma Nunes

Unidade Escolar Pe. Pedro – Bairro Via Azul

Unidade Escolar Ribeiro Gonçalves – Bairro Sambaíba Velha

Unidade Escolar Jacob Demes

Unidade Escolar Getúlio Vargas

Unidade Escolar Binú Leão – Bairro Tamboril

Unidade Escolar Escola  Marenice Attem – Bairro Rede Nova

Unidade Escolar Marcos Parente – Bairro Meladão

Unidade Escolar Sete de Setembro – Bairro São Borja

Unidade Escolar Odorico Castelo Branco – Centro

Unidade Escolar Fauzer Bucar

Unidade Escolar Bucar Neto – Bairro Caixa D’água

Mais informações:

A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos, causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central, em seguida glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga. Por ocorrer em animais e também afetar o ser humano, é considerada uma zoonose.

A transmissão dá-se do animal infectado para o sadio através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. A raiva nas áreas urbanas tem como principal agente o cão e o gato.