• Banner Cultura Governo do PI
  • Obras no Litoral Cultura
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Campo Maior

06 de junho de 2018

29 de maio de 2018

SAAE inicia projeto de revitalização na lagoa do Araim

SAAE inicia projeto de revitalização na lagoa do Araim

lagoa do Araim, localizada entre o bairro Cidade Nova e a BR 343, na entrada de Campo Maior, vai se tornar mais um ponto turístico de Campo Maior. Segundo o diretor do SAAEJoão Lima, há quase 40 dias as águas da lagoa vem sendo drenadas para a lagoa do açude grande. O propósito da obra, inicialmente, foi conter o excesso de água que se acumulava na lagoa, que chegou a transbordar no mês de abril.

PROCESSO DE DRENAGEM DA LAGOA

“Foi preciso que o SAAE drenasse a água da lagoa do Araim, que já estava alagando a região do clube do Caiçara, prejudicando as pessoas que moram naquela área”, explicou João Lima.

O SAAE abriu uma vala para escoar a água. O trajeto passa pela Regional de Saúde e deságua numa drenagem que cruza a BR 343, seguindo para a lagoa do açude grande. “As pessoas que residem nas proximidades da Regional de Saúde sabem que o acúmulo de água no inverno é muito grande naquela área. Esse foi maior porque tivemos que drenar o Araim, por causa da enchente”, disse o diretor do SAAE.

Ele explicou à equipe do Portal Livre que toda a drenagem será subterrânea e que esse foi o último ano que a área ficou alagada. “Quando terminarmos a drenagem, iniciaremos o processo de instalação dos tubos de concreto. Isso vai acabar com o problema de inundação dessa área”.

A lagoa do Araim também terá um sangradouro que vai proteger a população em caso de enchentes maiores. “Faremos um sangradouro para garantir que o volume da água estará sempre em níveis seguros para a população”.

REVITALIZAÇÃO DA LAGOA DO ARAIM

João Lima também disse que o prefeito Ribinha já autorizou o projeto de revitalização da lagoa. “Nós estamos continuando a drenar a lagoa porque vamos começar a execitar um projeto autorizado pelo prefeito, que vai revitalizar toda a área da lagoa do Araim”, comentou ele.

O SAAE já está desenvolvendo o projeto de revitalização da lagoa, que vai ser iniciada a execução ainda este ano. “O SAAE vai secar o Araim e iniciar um processo de desassoreamento de toda a lagoa. Será um aprofundamento do lago, com retirada de toda a sujeira e entulho que hoje existe ali. Será totalmente recuperado”, garantiu João Lima.

As áreas no entorno da lagoa também serão revitalizadas, criando nas suas margens áreas de lazer e de passeio. O orçamento da obra ainda não foi divulgado, mas o SAAE sempre tem trabalhado com recursos próprios.

28 de maio de 2018

Campanha Anti-Rábica vacina mais de 5 mil cães e gatos

Campanha Anti-Rábica vacina mais de 5 mil cães e gatos em Campo Maior

A campanha de Vacinação Anti-Rábica foi um sucesso em Campo Maior. É o que informa o coordenador de Combate as Endemias, Raimundo Barros. Segundo ele, foram vacinados 5.469 animais, atingindo uma cobertura de 84.2%. Esse índice está dentro dos parâmetros do Ministério da Saúde, que preconiza uma meta de 80%.
rabica 46

Raimundo Barros explica que em Campo Maior existem 13 mil animais (entre cães e gatos), que estava previsto vacinar 7 mil (100% da meta), mas os profissionais que trabalharam no Dia D da campanha conseguiram ultrapassar a preconização do Ministério da Saúde. "Resultado melhor do que esperado", destaca.
vacinacaonumeros
rabica 16

Foram vacinados nesse sábado, 26, (Dia D), 3.660 cachorros e 1.809 gatos nos 26 postos espalhados pela cidade. De acordo com o secretário de Saúde, Marcelo Miranda, toda a sua equipe estava mobilizada para esse dia D. “Foram colocados à disposição dos agentes de endemias, os agentes de saúde, técnicos e nosso setor de veterinária”, detalha.
rabica 26

O prefeito Professor Ribinha acompanhou a movimentação da vacinação e também participou da campanha ao levar a sua cadela Maya (dálmata de 1 ano e meio) para vacinar. “Essa campanha Anti-Rápica repete o sucesso de nossas outras campanhas porque nossas ações de saúde são feitas dentro de um planejamento anual que estabelece metas e cobra resultados”, comemora Ribinha.
rabica 10rabica 13

Trilha de baixo alterada

paraiba60pronto

gugebeleza

Mardaie