• SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Amarante

16 de julho de 2016

Governo Federal deixa de repassar dinheiro à Amarante

Governo Federal deixa de repassar dinheiro à Amarante

Correspondendo 0,25% a menos do que manda a Lei

 



O Governo Federal não cumpriu com a Lei e a promessa de pagar integralmente o 1% extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), no mês de julho, deixando assim de repassar 20 milhões aos municípios do Piauí. A Associação Piauiense de Municípios alerta mais uma vez para a possibilidade de colapso dos serviços públicos principalmente nas pequenas cidades, o que trará problemas para os cidadãos e para os gestores.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) publicou um levantamento, que faz uma projeção de quanto os entes locais poderão receber se a metodologia prevista na Emenda Constitucional (EC) 84/2014 for efetivamente cumprida. A divergência de compreensão da emenda causou uma redução de receitas de R$ 789 milhões em todo o Brasil, correspondendo 0,25% a menos do que manda a Lei.

Diante da grave crise financeira, muitas cidades já desenvolveram estratégias para enxugar os gastos da máquina pública. Agora, com FPM menor, os efeitos podem ser ainda mais devastadores. A Confederação lembra que o período é delicado, especialmente por causa da troca de gestão.

Com a troca de governo, o tema ficou “engavetado” e não houve nenhum posicionamento da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Do 1% previsto, os Municípios receberam apenas 0,75%. O levantamento da CNM revela aos gestores quanto poderá ser repassado, se a determinação for cumprida.

14 de julho de 2016

Advogado do prefeito LN é preso em Teresina

Igor, no ano passado, depois do episódio em que o Prefeito de Amarante foi acusado de ter atirado no agricultor Zé de Brito, no residencial Amarante Novo, fez a defesa de Luiz Neto(PSD), inclusive nos meios de comunicação.

 

Advogado do prefeito Luiz Neto é preso em Teresina

O advogado Igor Martins, que  advoga para Prefeitura de Amarante e para o prefeito Luiz Neto(PSD) também , foi preso hoje(14) em Teresina ,suspeito de participar de fraudes em licitações na Prefeitura de Redenção do Gurguéia ,durante operação Déspota, deflagrada no dia de hoje no Estado do Piauí.Junto com o advogado foi encontrado aves silvestres abatidas, o que pode ainda, complicar mais a  sua situação perante a justiça.Além do advogado e um colega seu ,foram presos o prefeito, também foi preso o pai dele, o secretário municipal de Infraestrutura, Aldenes de Sousa Nunes; o vereador Francisco das Chagas Macedo de Andrade (PCdoB); alguns secretários municipais, entre eles um de saúde; ex-presidente da Comissão de Licitação e empresários.

Igor, no ano passado, depois do episódio em que o Prefeito de Amarante foi acusado de ter atirado no agricultor Zé de Brito, no residencial Amarante Novo, fez a defesa de Luiz Neto, inclusive ,nos meios de comunicação.

Advogado Igor Martins

Operação Déposta

Operação Déspota: GAECO, PRF, PC, PM, TCE e CGU combatem fraudes em licitações no Piauí Na manhã desta quinta-feira (14), equipes do GAECO/MP/PI, PRF, PC, PM, TCE e CGU cumpriram 30 ordens judiciais com o objetivo de dar continuidade à apuração de atos de improbidade administrativa envolvendo o atual Prefeito de Redenção do Gurgueia/PI, Secretários Municipais, servidores, empresários e advogados, que supostamente consistem na prática de atos de fraude de licitação, cartel, peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro, em prejuízo ao erário público. O Ministério Público do Estado do Piauí e o GAECO constataram a existência de fortes indícios de fraude em licitação, com superfaturamento de preço, emissão de notas fiscais, utilização de empresas de fachadas e lavagem de capitais. Ao todo foram cumpridos 8 mandados de prisão preventiva, 8 mandados de prisão temporária, 3 mandados de condução coercitiva e 11 mandados de busca e apreensão.

12 de julho de 2016

Amarante incluida em novo mapa turístico

Documento divulgado pelo Ministério do Turismo revela novo número de municípios turísticos do Estado.

 

Documento divulgado pelo Ministério do Turismo revela novo número de municípios turísticos do Estado. Ferramenta de mapeamento dos municípios permite direcionamento mais eficaz das políticas do setor.Amarante está inserida no Polo Histórico Cultural.A nota ainda é acanhada por causa da deficiência hoteleira, mas existe  uma esperança em melhorar.É uma questão de gestão.No mapa mostra  Teresina(categoria A)  Parnaíba(categoria B) Piripiri, Luís Correia, Picos, Floriano,Corrente (categoria C)Amarante, têm infraestrutura turística pouco relevante(categoria D)na qual se encontram .1219 municípios brasileiros.



Foto: Sávio Lages

O mapa do turismo do Piauí mudou. O estado reduziu de 127 para 35 o número de municípios participantes de suas sete regiões turísticas: Teresina (5); Histórico Cultural (8); das Origens (5); das Nascentes (2), das Águas (4), da Costa do Delta (5); e Polo Aventura e Mistério (6). O levantamento foi divulgado pelo Ministério do Turismo, em Brasília. Em todo o país, foram identificados 2.175 municípios em 291 regiões turísticas.

Para o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, este redimensionamento contribui para melhorar a capacidade do Ministério do Turismo de atuar de forma coordenada com os estados, regiões turísticas e municípios, para desenvolver e consolidar novos produtos e destinos turísticos.

“Com um mapa mais enxuto e que retrata de forma mais fiel a oferta turística brasileira, poderemos focar nossos esforços e otimizar nossos resultados, afirmou.

Para a atualização do mapa, foram realizadas oficinas e reuniões em todas as 27 UFs e a validação do mapa foi feita pelos estados e Distrito Federal em seus respectivos Fóruns ou Conselhos Estaduais do Turismo.

SOBRE O MAPA - O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros.

CATEGORIZAÇÃO DO NOVO MAPA DO TURISMO – Os 35 municípios do Piauí presentes no Mapa do Turismo se dividem em 5 categorias, de acordo com a Categorização dos municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. O instrumento, elaborado pelo MTur, identifica o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada um.

Dentro da metodologia, as cidades contempladas nas categorias A, B e C contam com 95% dos empregos formais em meios de hospedagem 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional. O conjunto de municípios dos grupos D e E, reúnem características de apoio às cidades geradoras de fluxo turístico. Muitas vezes são aquelas que fornecem mão-de-obra ou insumos necessários para atendimento aos turistas.

Confira como ficou a categorização do mapa do turismo do Piauí:

CATEGORIA

2013

2016

DIFERENÇA

A

1

1

0

B

1

1

0

C

6

5

-1

D

53

22

-31

E

66

6

-60

TOTAL

127

35

-92

Abaixo a lista das regiões e municípios que compõem o mapa do estado

REGIÃO TURÍSTICA

MUNICÍPIO

Polo Aventura e Mistério

Buriti dos Montes

Castelo do Piauí

Juazeiro do Piauí

Pedro II

Piracuruca

São João da Fronteira

Polo Costa do Delta

Buriti dos Lopes

Cajueiro da Praia

Ilha Grande

Luís Correia

Parnaíba

Polo das Águas

Barras

Batalha

Caxingó

Esperantina

Polo das Nascentes

Bom Jesus

Corrente

Polo das Origens

Caracol

Coronel José Dias

João Costa

São João do Piauí

São Raimundo Nonato

Polo Histórico Cultural

Amarante

Floriano

Ipiranga do Piauí

Jerumenha

Oeiras

Picos

Regeneração

Valença do Piauí

Polo Teresina

Campo Maior

José de Freitas

Santa Cruz dos Milagres

Teresina

União

BOA PRÁTICA – O Tribunal de Contas da União e o Senado Federal reconhecem o Mapa do Turismo Brasileiro como um instrumento de gestão para orientar o desenvolvimento de políticas públicas regionalizadas e descentralizadas. A atualização constante do documento se torna, portanto, fundamental para que esse instrumento seja eficaz e respeite os princípios de eficiência da Administração Pública.


Fonte;Ministerio do Turismo

Paraibano é quem mais conhece Da Costa e Silva

Paraibano é quem mais conhece Da Costa e Silva

Depois de Alberto da Costa e Silva, filho do poeta maior do Piauí, o médico Francisco Almeida, conhecido como Dr. Tatá, natural da Paraíba é quem mais saca a obra do "príncipe dos poetas".

 

Depois de Alberto da Costa e Silva, filho do poeta maior do Piauí, o médico Francisco Almeida, conhecido como  Dr. Tatá, natural da Paraíba é quem mais saca a obra do "príncipe  dos poetas".

Professor Cineas(ao centro) em visita a Amarante

No último sábado(09) o intelectual Cineas Santos, apresentou a segunda parte de sua visita à Amarante no seu programa semanal da Tv cidade verde(Feito em Casa), desta feita, Cineas, rodou uma entrevista com o médico natural da Paraíba, Dr, Tatá , que já está há algum tempo radicado em Amarante. Segundo o apresentador foi o próprio Alberto da Costa e Silva que falou do médico com carinho para ele.

Tatá disse, que quem lhe ensinou a gostar de Da Costa e Silva, foi a ex-prefeita e ex-vereadora da cidade Bizinha, e que até os florianenses , cidade onde morou quase a vida toda, já pediram pra ele se apaixonar por um poeta da Princesa do Sul.


Sobre a entrevista Cineas disse com exclusividade ao blog: "Fui a Amarante, convite da profa. Celestina Mendes, proferir uma palestra e homenagear,num sarau literomusical, os três grandes poetas da cidade: Da Costa e Silva, Clóvis Moura e Carvalho Neto. Fiquei impressionado com a dedicação,com o zelo e ,principalmente ,com o carinho que o dr. Tatá tem pela obra do Da Costa e Silva. Ele conhece toda a poesia de Da Costa, sabe de cor dezenas de poemas, divulga o poeta. Foi além:com recursos próprios,construiu,na sua clínica médica, um belíssimo memorial em homenagem ao poeta. A melhor maneira de homenagear-se um poeta e ler e difundir sua obra."

Cineas Santos, que é muito respeitado no meio cultural,  foi quem primeiro editou  obras dos principais escritores de Amarante no Piauí, como Da Costa e Silva no Piauí , em 1982 em parceria com M.Paulo Nunes, a "Antologia Poética",organizada pelo próprio poeta em 1934; Também foi Cineas, Quem primeiro publicou Clóvis Moura no Piauí  "Argila da Memória" com ilustrações do Fernando Costa e mais recente publicou livro de Carvalho Neto.


07 de julho de 2016

TCE-PI bloqueia contas de Amarante e mais 14 prefeituras

TCE-PI bloqueia contas de Amarante e mais 14 prefeituras

Amarante mais uma vez inadiplente com o TCE

 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) determinou nesta quinta-feira (7) o bloqueio de contas de 15 prefeituras e 13 câmaras municipais do Piauí por atraso nas prestações de contas de janeiro, fevereiro e março deste ano. A decisão atendeu a pedido do procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC-PI), Plínio Valente, formulado com base em relatório da Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal (Dfam).

Na mesma sessão, presidida pelo conselheiro Abelardo Vilanova, o TCE-PI decidiu retirar da lista de prefeituras passíveis de bloqueio os municípios que têm Regime Próprio de Previdência Social e que também estão com documentação do RPPS atrasada. Os advogados das prefeituras solicitaram 90 dias de prazo para a regularização. A conselheira Lílian Martins propôs o adiamento por 30 dias da discussão sobre os municípios com RPPS e documentação atrasada, que foi acatada pelos demais conselheiros.

Neste prazo, os municípios devem repassar ao TCE todas as informações sobre a situação do Regime Próprio de Previdência Social para análise por uma comissão do Tribunal. Também foi aprovada proposta apresentada pelo conselheiro-substituto Alisson Araújo para que seja realizada uma fiscalização em todos os municípios piauienses com Regime Próprio de Previdência Social. O objetivo é elaborar um diagnóstico sobre o funcionamento do regime de previdência própria nos municípios do Piauí desde 2013.

As prefeituras com o bloqueio das contas determinado são: Amarante, Barreiras do Piauí, Cabeceiras do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Campo Grande do Piauí, Campo Largo do Piauí, Castelo do Piauí, Currais, Jerumenha, José de Freitas, Paes Landim, Redenção do Gurgueia, Ribeira do Piauí, Santa Luz e Sussuapara. As câmaras municipais com bloqueio de contas são: Altos, Brejo do Piauí, Caxingó, Esperantina, Jardim do Mulato, Miguel Alves, Monsenhor Hipólito, Nazaré do Piauí, Nova Santa Rita, Olho D’Água do Piauí, Passagem Franca, Rio Grande do Piauí, São Pedro.

Fonte TCE

28 de junho de 2016

BB de Amarante é assaltado

Cinco assaltantes renderam as pessoas que estavam no banco e levaram o gerente e um segurança como reféns

 


28/06/2016 12:26h - Atualizado em 28/06/2016 12:36h

A agência do Banco do Brasil de Amarante, a 150 km de Teresina, foi assaltada por volta das 11h desta terça-feira (28). Cinco bandidos armados e usando coletes à prova de bala da Polícia Civil do Piauí renderam as pessoas que estavam no banco e levaram o gerente e um segurança como reféns.

Os dois foram liberados em seguida e prestaram depoimento na delegacia de Amarante. Segundo o delegado do interior, Willame Moraes, o delegado do município está de férias e quem está cuidado do caso é o delegado de Água Branca.

O sargento Afonso Carvalho informou que, após entrar na agência e pegar o dinheiro, o bando fugiu em um Eco Sport branco, mas tocaram fogo no carro e pegaram uma S-10, também branca. “Esse carro já estava esperando para dar fuga aos bandidos”, disse o policial, acrescentando que os assaltantes seguiram por uma estrada vicinal, em direção à cidade de Francisco Aires. 

Eles usavam armas ponto 40 e metralhadora, mas nenhum tiro foi disparado durante a ação. No momento em que os bandidos desceram do carro e entraram na agência, os moradores que presenciaram o fato achavam que era operação da polícia. Somente depois de algum tempo, os clientes do banco contaram que se tratava de um assalto.

Equipes do Greco e do Bope estão se deslocando para a região. A Força Tática de Amarante e de Água Branca também segue em busca dos assaltantes. “Informamos à polícia do Maranhão para nos ajudar também”, disse Willame Moraes. 

Por: Nayara Felizardo


09 de maio de 2016

MP do MA proibe gastos em festejos de São Francisco

MP do MA proibe gastos em festejos de São Francisco

SÃO FRANCISCO DO MA - MPMA recomenda ao município evitar gastos com festividades até regularizar pagamento de servidores

 


SaoFranciscodoMaranhao A cidade de São Francisco do Maranhão(MA) que faz divisa com Amarante(PI), teve Recomendação  por parte do Ministério Público para  que a Prefeitura se abstenha de realizar quaisquer despesas públicas com as festividades alusivas aos 92 anos de sua emancipação política, bem como aos festejos que anualmente ocorrem no mês de julho, enquanto perdurarem a inadimplência dos pagamentos dos salários e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) dos servidores públicos municipais.

Na Recomendação, datada de 4 de maio, o promotor de justiça Carlos Pinto de Almeida Júnior, titular da promotoria da Comarca, informa que, desde o final de 2015, o município vem atrasando, constantemente, o pagamento dos salários dos servidores públicos, inclusive o 13º salário. "Na presente data - 04/maio/2016 - existem servidores com salários atrasados há dois meses", completou.

No documento, o membro do MPMA requisitou ao prefeito Valdivino Alves Nepomuceno informações, no prazo de 10 dias, sobre o acolhimento do que foi recomendado, bem como dos contratos realizados com os representantes do "Bumba meu Boi" de Teresina/PI, Flávio Maranhão, Meninos de Barão e Solteirões do Forró e demais empresas contratadas para montagem de palco, sons, barracas, atrações anunciadas pela Prefeitura como parte da programação pelo aniversário da cidade.

De acordo com o promotor de justiça, apesar da Recomendação as festividades estão ocorrendo conforme a programação anunciada, no período de 5 a 10 de maio.

Ainda na Recomendação, Carlos Pinto de Almeida Júnior adverte que o descumprimento e a omissão no envio de resposta no prazo estabelecido poderá levar à adoção pelo Ministério Público de todas as medidas legais cabíveis, como a propositura de ações civis públicas por ato de improbidade administrativa, assim como à remessa de documentos e informações à Procuradoria Geral de Justiça para apuração de crime de responsabilidade.

O município de São Francisco do Maranhão fica localizado a 596 km de São Luís.

Redação: CCOM-MPMA

08 de maio de 2016

Como surgiu o Dia das Mães

Como surgiu o Dia das Mães

A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.

 

  Como surgiu o Dia das Mães


A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.

O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.

Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República".

Mas foi outra americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.

Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.

Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data.

"Não criei o dia das mães para ter lucro"

O sonho foi realizado, mas, ironicamente, o Dia das Mães se tornou uma data triste para Anna Jarvis. A popularidade do feriado fez com que a data se tornasse uma dia lucrativo para os comerciantes, principalmente para os que vendiam cravos brancos, flor que simboliza a maternidade. "Não criei o dia as mães para ter lucro", disse furiosa a um repórter, em 1923. Nesta mesmo ano, ela entrou com um processo para cancelar o Dia das Mães, sem sucesso.

Anna passou praticamente toda a vida lutando para que as pessoas reconhecessem a importância das mães. Na maioria das ocasiões, utilizava o próprio dinheiro para levar a causa a diante. Dizia que as pessoas não agradecem freqüentemente o amor que recebem de suas mães. "O amor de uma mãe é diariamente novo", afirmou certa vez. Anna morreu em 1948, aos 84 anos. Recebeu cartões comemorativos vindos do mundo todos, por anos seguidos, mas nunca chegou a ser mãe.

Cravos: símbolo da maternidade

Durante a primeira missa das mães, Anna enviou 500 cravos brancos, escolhidos por ela, para a igreja de Grafton. Em um telegrama para a congregação, ela declarou que todos deveriam receber a flor. As mães, em memória do dia, deveriam ganhar dois cravos. Para Anna, a brancura do cravo simbolizava pureza, fidelidade, amor, caridade e beleza. Durante os anos, Anna enviou mais de 10 mil cravos para a igreja, com o mesmo propósito. Os cravos passaram, posteriormente, a ser comercializados.

No Brasil

O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.


Texto compilado das seguintes fontes

- Pesquisa de Daniela Bertocchi Seawright para o site Terra,
http://www.terra.com.br/diadasmaes/odia.htm
Fontes / Imagens:
· Norman F. Kendall, Mothers Day, A History of its Founding and its Founder, 1937.
· Main Street Mom
· West Virginia Oficial Site

- O Guia dos Curiosos - Marcelo Duarte. Cia da Letras, S.P., 1995.
- Revista Vtrine - artigo - Abril, S.P., 1999