• Banner Cultura Governo do PI
  • Obras no Litoral Cultura
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Amarante

06 de novembro de 2015

Amarantino assassinado em Teresina foi morto por engano

Autor do crime foi apreendido na casa da tia e confessou que atirou para matar rival.


Policiais da 2º CIA do Promorar apreenderam, no começo da tarde de hoje (06) um adolescente de 16 anos, de iniciais L.H, que confessou ter matado Rudson da Silva Alves com um tiro no tórax na noite de ontem (05) no Parque das Esplanadas. O adolescente estava escondido na casa de uma tia na Vila Irmã Dulce e disse que confundiu Rudson com um rival que estaria circulando pelas redondezas.


Leia também:

Adolescente é morto durante tentativa de assalto na zona Sul 


“Ele confessou que matou o rapaz ontem e deu detalhes de como tudo aconteceu. Disse que queria, na verdade, atingir um desafeto que circulava por ali e confundiu o Rudson com ele. Quando deu o primeiro disparo, o rapaz saiu correndo, e ele continuou atirando até que o atingiu”, relata o capitão Paulo Silas, comandante da PM do Promorar.

 Sobre a apreensão de L.H, o capitão relata que ele não resistiu à abordagem dos policiais e que estava na presença de parentes quando foi autuado em flagrante. Seus familiares, segundo a PM, tinham conhecimento de que ele havia matado uma pessoa. L.H foi encaminhado para a Delegacia de Homicídios onde permanece recolhido para prestar depoimento.

Entenda o caso

O jovem de 17 anos Rudson da Silva Alves foi assassinado no final da noite de ontem (06) quando estava na porta de casa na companhia de familiares. À polícia, os populares informaram que os suspeitos tinham a intenção de cometer um assalto e que as vítimas entraram correndo em casa

Seduc oferta 20 mil novas vagas do Pronatec para o Piauí

Amarante será contemplada com 120 vagas

Segundo a secretária da Educação, Rejane Dias, serão contemplados 90 municípios do Piauí, incluindo a capital.

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), por meio da Unidade de Ensino Técnico e Profissionalizante (Uetep), garante novas vagas no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Serão ofertadas 20 mil novas vagas.

Segundo a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, serão contemplados 90 municípios do Piauí, incluindo a capital. “A disponibilidade das vagas visa garantir o atendimento a diversos públicos e municípios, por meio da pactuação e acordos firmados entre o Sistema S (Senai, Senac, Senar)  e Rede Federal (IFPI e UFPI), além da oferta já garantida pela Seuc”, frisa.

Ao tornar-se demandante dessas vagas, a Seduc passou a realizar todas as pré-matrículas dos cursos, sendo necessário do candidato a apresentação de cópia do RG, CPF, comprovante de residência, declaração de escolaridade e, no caso da Seduc, acrescenta-se o Nº do PIS (que deve constar na carteira de trabalho e, caso a pessoa não tenha ela, terá que providenciar, sem garantia da reserva de vaga). 

Os responsáveis pelo Pronatec em cada município devem ficar atentos aos critérios de escolaridade e idade mínima para cada curso, pré-requisito que garante a matrícula dos mesmos.  Cada ofertante deverá solicitar ao aluno o número de uma conta bancária para pagamento do benefício a ele garantido e que beneficiários serão também informados sobre em que Banco a conta deverá ser aberta.

A diretora da Uetep, Adriana Moura, lembra a todos os responsáveis pelas pré-matrículas na capital e interior que não deve existir nenhum critério de favoritismo frente aos candidatos aos cursos ofertados, sendo o único critério o de ordem de chegada e atendendo todos os pré-requisitos informados anteriormente.

“É de inteira responsabilidade do orientador e do articulador de cada Gerência Regional de Educação (GRE) a transparência deste ato democrático e de direito a todos os cidadãos”, alertou a diretora.

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) utiliza alguns critérios para a liberação de vagas, tais como: População Economicamente Ativa, População Jovem, Arranjos Produtivos Locais, dentre outros. Critérios estes que impactam diretamente na liberação de vagas por município, bem como, dos cursos a serem ofertados, por isso, poderá haver redução de vagas em alguns municípios selecionados.

A diretora da Uetep informa ainda que a GRE de Parnaíba e as gerências de Teresina deverão aguardar um próximo contato para autorização das pré-matrículas dos cursos FIC. “Considerando o atendimento de parcerias já executadas em momentos anteriores e que deverão ser atendidas, os orientadores das referidas GRES ainda não podem fazer a captação de pessoas”, completa Adriana Moura.Amarante terá 120 vagas, confira!

AMARANTE PISCICULTOR 20 

AMARANTE OVINOCULTOR 20

AMARANTE TÉCNICO EM INFORMÁTICA 40 

AMARANTE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO 40 

Fonte:SEDUC

01 de novembro de 2015

Dia de Finados:Origem da data

Dia de Finados:Origem da data

Na maioria dos países ocidentais, o Dia de Finados é celebrado em 02 de novembro. Isso ocorre desde a Idade Média, após essa data ter sido sugerida pelo abade Odilon de Cluny.


Extraído na integra do site http://www.brasilescola.com/

No dia 02 de novembro, na maior parte dos países ocidentais, ocorre um dos mais importantes rituais religiosos da tradição cristã católica, isto é, o Dia de Finados. Essa data tem por objetivo principal relembrar a memória dos mortos, dos entes queridos que já se foram, bem como (para os católicos) rezar pela alma deles, haja vista que, de acordo com a doutrina da Igreja Católica, a alma da maioria dos mortos está no Purgatório passando por um processo de purificação. Por essa razão, a alma necessita de orações dos vivos para que intercedam a Deus pelo sofrimento que as aflige. Nesse contexto, o Dia de Finados era conhecido na Idade Média como “Dia de todas as Almas”, dia esse que sucedia o “Dia de todos os Santos” (comemorado no dia 1º de novembro).

Desde a época do cristianismo primitivo, que se desenvolveu sob as ruínas do Império Romano, que os cristãos rezavam por seus mortos, em especial pelos mártires, onde estes eram frequentemente enterrados: nas catacumbas subterrâneas da cidade de Roma. O costume de rezar pelos mortos foi sendo introduzido paulatinamente na liturgia (conjunto de rituais que são executados ao longo do ano) da Igreja Católica. O principal responsável pela instituição de uma data específica dedicada à alma dos mortos foi o monge beneditino Odilo (ou Odilon) de Cluny.

Odilo (962-1049) tornou-se abade de Cluny, em Borgonha, na França, uma das principais abadias construídas no mundo medieval e responsável por importantes reformas no clero no período da Baixa Idade Média. Em 02 de novembro de 998, Odilo instituiu aos membros de sua abadia e a todos aqueles que seguiam a Ordem Beneditina a obrigatoriedade de se rezar pelos mortos. A partir do século XII, essa data popularizou-se em todo o mundo cristão medieval como o Dia de Finados, e não apenas no meio clerical.

Apesar do processo de secularização e laicização que o mundo ocidental tem passado desde a entrada da Modernidade, o dia 02 de novembro ainda é identificado como sendo um dia específico para se meditar e rezar pelos mortos. Milhões de pessoas cumprem o ritual de ir até os cemitérios levar flores para depositar nas lápides em memória dos que se foram; outras levam também velas e cumprem os rituais mais tradicionais, como orações, cânticos etc.



FERNANDES, Cláudio. "02 de Novembro – Dia de Finados"; Brasil Escola. Disponível em <http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-de-finados.htm>. Acesso em 01 de novembro de 2015.

26 de outubro de 2015

Niero: "Volta Antônia"

O motorista Paulo Roberto Niero de São Paulo declarou hoje(26) seu amor pela sua companheira Antônia Maria, que depois de um sumiço de 15 dias reapareceu na cidade de Amarante


Motorista manda beijo da praia para sua amada

O motorista Paulo Roberto Niero de São Paulo declarou hoje(26) seu amor pela sua companheira Antônia Maria, que depois de um sumiço de 15 dias reapareceu na cidade de Amarante.No começo do mês de outubro o blog odia/amarante fez uma matéria sobre esse imbróglio, onde a família da moça estava desconfiado de Paulo, como sambem afirmava existir um triangulo amoroso entre Paulo, Antônia e sua ex-esposa.

Paulo entrou em contato com esse blogueiro hoje, dizendo está sofrendo muito e quer que ela volte o mais rápido possível, Niero disse :"Eu não tenho falado com ela mais eu a amo com todas as minhas forças, ela deve está em Teresina".

Confira matéria feita no incio do mês de outubro

A jovem amarantina de 19 anos,Antônia Maria, que mora em Itatiba (SP) e que está desaparecida há 7 dias está deixando seu companheiro muito preocupado.Paulo Roberto Niero falou  ao blog que

Antônia ao lado de Niero

 está  morando com ela há 3 anos. Niero que é motorista, disse não saber de muita coisa.A família em Amarante(PI)que teria falado em "triangulo amoroso" ,  foi desmentido pelo motorista.Paulo falou que a :"última vez que ela esteve comigo foi no 25/09 às 9:30 a 10:00 horas no máximo..Assim eu fui na cidade tirar um extrato no banco e quando eu voltei ela não estava mais em casa, mas um dia antes eu conversei com a mãe dela por telefone " Segundo Roberto a Assistente Social de Itatiba ligou pra mãe dela pedindo dinheiro para ela retornar( viajar).Segundo ele, ela pode está escondida em alguma casa ou esperando ajuda de uma tia que mora em Teresina para ir embora .Segundo o motorista ainda hoje (03)ele vai encontrar em contato com a mãe da jovem desaparecida que mora em Amarante(PI).

Por outro lado, a mãe de Antônia, Dona Maria Rita, Paulo e a ex-mulher são os culpados pelo desaparecimento da jovem. Ela contou aoPortalODIA.com que dias antes do desaparecimento da filha, uma mulher ligou e se passou por assistente social, pedindo dinheiro para mandar Antônia de volta ao Piauí.

A irmã de Dona Maria Rita conversou com a mulher no telefone e afirmou que a família não tinha condições de mandar o valor e pediu para falar com a Antônia. A jovem disse que queria voltar para casa e desligou o telefone. Em seguida, ela entrou em contato com outra tia, que mora em Teresina, dizendo que ligaria dois dias depois e que vinha para morar com ela na Capital.

Depois desses telefonemas a família nunca mais teve notícias de Antônia Maria. “Eu tenho certeza que foi a ex-mulher do Paulo que ligou se passando por assistente social. Ela é quem estava com minha filha, disse que ia sair com ela e sumiu. E ele sabe onde ela está”, relatou Dona Maria Rita muito emocionada.

Paulo Roberto disse que fez o Boletim de Ocorrência na cidade de São Paulo e que ele e a ex-mulher já prestaram depoimento à polícia. A família de Antônia Maria também já realizou o B.O na polícia da cidade de Amarante.

Motorista manda beijo d praia para sua amada

23 de outubro de 2015

Barrense toma possena cadeira 21 da APL que pertenceu ao poeta Da Costa e Silva

O escritor, poeta e romancista Dílson Lages Monteiro, tomou posse ontem na APL(Academia Piauiense de Letras) na cadeira 21 que pertenceu ao mais ilustre dos amarantinos, o príncipe dos poetas , Da Costa e Silva

Barrense ocupa cadeira 21 da APL  que pertenceu ao poeta Da Costa e Silva

Dilson Lages Monteiro, Aldaires Pereira (esposa de Dílson), Nelson Neri Costa (presidente da Academia Piauiense de Letras), desembargador Oton Lustosa Torres, Antônio Pedro Almeida Neto (presidente da Academia de Letras do Vale do Longá), na mesa de honra(Foto e legenda:Tribuna de Barras)

O escritor, poeta e romancista  Dílson Lages Monteiro, tomou posse ontem na APL(Academia Piauiense de Letras) na cadeira 21 que pertenceu ao mais ilustre dos amarantinos, o príncipe dos poetas , Da Costa e Silva(Amarante28 de novembro de 1885 — Rio de Janeiro29 de junho de 1950). A posse aconteceu pontualmente às 19 horas desta Quinta-feira, 22 de Outubro de 2015, no Auditório Wilson de Andrade Brandão, sede da Academia Piauiense de Letras, em Teresina. O discurso de recepção foi proferido pelo acadêmico e juiz de direito José Elmar de Mello Carvalho.

Nomes dos mais destacados do mundo cultural, intelectual e social de Teresina estiveram presentes, além de muitos filhos da cidade de Barras. Ente tantos, destacamos: Nelson Neri Costa (presidente da Academia Piauiense de Letras), Antônio Pedro Almeida Neto (presidente da Academia de Letras do Vale do Longá), Francisco de Paula Silva Filho, Ramon Vieira de Carvalho, André Lages, Antenor de Castro Rego Filho, José Newton Lages, Gilberto Pires Lages, Rosa Maria Pires Lages Monteiro, Julio Verne Pacheco Silva, Manoel Lages Monteiro, Teresinha Pires Lages, Thiago Lages, Valdemar Leite Filho, Dáfine Lages, Reinaldo Barros Torres, Joaquim Pires Lages, Manoel do Rego Lages Filho, Reginaldo Miranda, Pedro Costa, Magno Pires, Oton Lustosa Torres, Homero Castelo Branco, Herculano Morais, Valdemir de Castro Miranda, Assis Fortes, Elmar de Mello Carvalho, Neto Sambaíba, Celso Barros Coelho, Carlos Said, Altevir Esteves, Fonseca Neto, Zózimo Tavares, Adrião Neto, Aldaires Pereira, José Maria Vasconcelos, Jonathas de Barros Nunes.

Com informações  de tribunadebarras.com

16 de outubro de 2015

TCE bloqueia contas de Amarante e mais 9 cidades

Cidade amarantina constantemente tem suas contas bloqueadas pelo TCE

alt
Foto: TCE/PI
TCE-PI bloqueia contas de 10 prefeituras

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí determinou, em sessão plenária realizada na manhã desta quinta-feira, 15, o bloqueio das contas bancárias de 10 prefeituras e 17 câmaras municipais.  A decisão atendeu a uma solicitação do Ministério Público de Contas após a constatação de atraso na prestação de contas referente ao exercício de 2015.

O pedido de bloqueio baseou-se no levantamento realizado pela Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM) que constatou inadimplência por parte das prefeituras e câmaras superior a 30 dias na entrega de documentos relativos aos programas SAGRES-CONTÁBIL, SAGRES-FOLHA, documentação comprobatória das despesas e documentação WEB.

O atraso ou não envio das prestações de contas por parte dos gestores fere o princípio da transparência na administração pública e compromete o trabalho de fiscalização do TCE.

Prefeituras 

Amarante

Aroeiras do Itaim

Bertolínia

Dirceu Arcoverde

Dom Expedito Lopes

Jurema

Miguel Leão

Prata do Piauí

Redenção do Gurguéia

São Braz do Piauí

Câmaras Municipais

Acauã

Assunção do Piauí

Avelino Lopes

Cristalândia do Piauí

Curimatá

Esperantina

Jatobá do Piauí

Jerumenha

Lagoa Alegre

Luís Correia

Nova Santa Rita

Parnaguá

São João do Piauí

São José do Peixe

São Miguel do Fidalgo

Socorro do Piauí

Tamboril do Piauí


Fonte: TCE/PI

07 de outubro de 2015

Jovem desaparecida em SP reaparece em Amarante

Jovem desaparecida em SP reaparece em Amarante

Antônia voltou com a ajuda da Assistência Social do interior paulista

Jovem desaparecida em SP reaparece em Amarante

Antônia ao lado de Paulo

A jovem Antônia Maria de 19 anos repareceu hoje(07) em solo piauiense. Antônia chegou ajudada pesa Assistente Social da cidade onde morava com seu companheiro Paulo Robert Niero.

Antônia Maria estava desaparecida há 12 dias depois de um suposto desentendimento com Paulo, que também se manifestou sobre o caso, dizendo não saber o que tinha acontecido . Paulo entrou em contato agora há pouco com o blog para avisar sobre o reaparecimento da moça e que mais tarde vai tentar um contato com a família.

Entenda o caso

A jovem amarantina de 19 anos,Antônia Maria, que mora em Itatiba (SP) e que está desaparecida há 7 dias está deixando seu companheiro muito preocupado.Paulo Roberto Niero falou  ao blog que

Antônia ao lado de Niero

 está  morando com ela há 3 anos. Niero que é motorista, disse não saber de muita coisa.A família em Amarante(PI)que teria falado em "triangulo amoroso" ,  foi desmentido pelo motorista.Paulo falou que a :"última vez que ela esteve comigo foi no 25/09 às 9:30 a 10:00 horas no máximo..Assim eu fui na cidade tirar um extrato no banco e quando eu voltei ela não estava mais em casa, mas um dia antes eu conversei com a mãe dela por telefone " Segundo Roberto a Assistente Social de Itatiba ligou pra mãe dela pedindo dinheiro para ela retornar( viajar).Segundo ele, ela pode está escondida em alguma casa ou esperando ajuda de uma tia que mora em Teresina para ir embora .Segundo o motorista ainda hoje (03)ele vai encontrar em contato com a mãe da jovem desaparecida que mora em Amarante(PI).

Por outro lado, a mãe de Antônia, Dona Maria Rita, Paulo e a ex-mulher são os culpados pelo desaparecimento da jovem. Ela contou aoPortalODIA.com que dias antes do desaparecimento da filha, uma mulher ligou e se passou por assistente social, pedindo dinheiro para mandar Antônia de volta ao Piauí.

A irmã de Dona Maria Rita conversou com a mulher no telefone e afirmou que a família não tinha condições de mandar o valor e pediu para falar com a Antônia. A jovem disse que queria voltar para casa e desligou o telefone. Em seguida, ela entrou em contato com outra tia, que mora em Teresina, dizendo que ligaria dois dias depois e que vinha para morar com ela na Capital.

Depois desses telefonemas a família nunca mais teve notícias de Antônia Maria. “Eu tenho certeza que foi a ex-mulher do Paulo que ligou se passando por assistente social. Ela é quem estava com minha filha, disse que ia sair com ela e sumiu. E ele sabe onde ela está”, relatou Dona Maria Rita muito emocionada.

Paulo Roberto disse que fez o Boletim de Ocorrência na cidade de São Paulo e que ele e a ex-mulher já prestaram depoimento à polícia. A família de Antônia Maria também já realizou o B.O na polícia da cidade de Amarante.

03 de outubro de 2015

Companheiro de Amarantina desaparecida estaria aflito e sem dormir

Companheiro de Amarantina desaparecida estaria aflito e sem dormir

Niero negou o "triangulo amoroso"

A jovem amarantina de 19 anos,Antônia Maria, que mora em Itatiba (SP) e que está desaparecida há 7 dias está deixando seu companheiro muito preocupado.Paulo Roberto Niero falou  ao blog que

Antônia ao lado de Niero

 está  morando com ela há 3 anos. Niero que é motorista, disse não saber de muita coisa.A família em Amarante(PI)que teria falado em "triangulo amoroso" ,  foi desmentido pelo motorista.Paulo falou que a :"última vez que ela esteve comigo foi no 25/09 às 9:30 a 10:00 horas no máximo..Assim eu fui na cidade tirar um extrato no banco e quando eu voltei ela não estava mais em casa, mas um dia antes eu conversei com a mãe dela por telefone " Segundo Roberto a Assistente Social de Itatiba ligou pra mãe dela pedindo dinheiro para ela retornar( viajar).Segundo ele, ela pode está escondida em alguma casa ou esperando ajuda de uma tia que mora em Teresina para ir embora .Segundo o motorista ainda hoje (03)ele vai encontrar em contato com a mãe da jovem desaparecida que mora em Amarante(PI).

Por outro lado, a mãe de Antônia, Dona Maria Rita, Paulo e a ex-mulher são os culpados pelo desaparecimento da jovem. Ela contou aoPortalODIA.com que dias antes do desaparecimento da filha, uma mulher ligou e se passou por assistente social, pedindo dinheiro para mandar Antônia de volta ao Piauí.

A irmã de Dona Maria Rita conversou com a mulher no telefone e afirmou que a família não tinha condições de mandar o valor e pediu para falar com a Antônia. A jovem disse que queria voltar para casa e desligou o telefone. Em seguida, ela entrou em contato com outra tia, que mora em Teresina, dizendo que ligaria dois dias depois e que vinha para morar com ela na Capital.

Depois desses telefonemas a família nunca mais teve notícias de Antônia Maria. “Eu tenho certeza que foi a ex-mulher do Paulo que ligou se passando por assistente social. Ela é quem estava com minha filha, disse que ia sair com ela e sumiu. E ele sabe onde ela está”, relatou Dona Maria Rita muito emocionada.

Paulo Roberto disse que fez o Boletim de Ocorrência na cidade de São Paulo e que ele e a ex-mulher já prestaram depoimento à polícia. A família de Antônia Maria também já realizou o B.O na polícia da cidade de Amarante.


27 de setembro de 2015

Morre uma das fundadoras da Academia de Letras do Médio Parnaiba

Morre uma das fundadoras da Academia de Letras do Médio Parnaiba

D.Socorro Santa faleceu dia 6ª feira(25)

Faleceu ontem a noite em Teresina(PI), a poetisa regenerense SOCORRO SANTANA. Na imagem ELA ao lado da sua filha Luiza Maria (de blusa vermelha). Aos 90 anos, Socorro Santana estava com a saúde debilitada há algum tempo. Sou o vizinho mais próximo da casa de Socorro Santana, mas seu corpo foi velado na Câmara Municipal de Regeneração, com a presença de filhos, netos, bisnetos e amigos. Ás 15:00 aconteceu  missa de corpo presente na Igreja Matriz de São Gonçalo e logo após foi sepultada no Cemitério São José. 

. Na imagem ao lado da sua filha Luiza Maria (de blusa vermelha). 



SUA HISTÓRIA - extraída do site Wikipédia -
Maria do Socorro Santana Ramos (Regeneração, Piauí, 20 de abril de 1925).

Biografia

Filha de Abdon José de Santana e Luisa Oliveira Santana. Casada com Raimundo Moreira Ramos e mãe de nove filhos. Membro da UBE (PI). Foi presidenta e fundadora da Academia de Letras do Médio Parnaiba, sediada na cidade de Amarante (Piauí).
Escritora, poetisa e musicista. Autora de vários hinos cívicos e religiosos, como: Hino do Padroeiro São Gonçalo e Hino Municipal da cidade de Regeneração. Classificada no Concurso Nacional da "OICC" e pela Litteris Editora, do Rio de Janeiro. É co-autora de "Anuário de Escritores", "Prazer de escrever" e "Meu Primeiro Amor". Citada em "Visão Histórica da Literatura Piauiense" de Herculano Moraes e no "Dicionário Biográfico Escritores Piauienses de Todos os Tempos" e "Dicionário Biobibliográfico de escritores Brasileiros Contemporâneos", ambos de Adrião Neto. Formulou parecer junto ao literato piauiense Climério Ferreira e do prefaciador regenerense Prof. Manoel Paulo Nunes em "Contos Encantados" de Nileide Soares, em 2002. É portadora do grau de Comendador da Ordem do Mérito Renascença do Piauí - 1998.

Bibliografia
• Meus sonhos meus amores (1978)
• Terra de Bruenque (1984)
• Incluída no "Álbum Poético Postais da Cidade Verde", em 1988;
• Coletânea Poetas Contemporâneos da OICC, Brasília/DF, volume I, 1994.
• GOMES CAMPELO,Thomas (org.) - Antologia Escritores III. União Brasileira de Escritores do Piauí, Teresina:UBE, Volume III, 2003. pág. 174.
Vultos de rua
Uma marca da obra de Socorro Santana em Terra de Bruenque, é sua determinação de retratar as pessoas comuns de seu cotidiano.
Em seus textos se destacam os - como a escritora define - "vultos de rua", personalidades da história do município
de Regeneração que chamavam atenção por suas peculiaridades.
Em meio a esses "vultos" havia políticos, músicos, pessoas simples, deficientes e até mesmo loucos.

Destacam-se:
• Silifura
• Joaquim Pitão
• João Cascavel
• Maria Cosme
• Mané Pacuná
• Pedro Ovo
Entre outros personagens.

Texto:Edvaldo Santos

19 de setembro de 2015

"Dia D": Brasil mobilizado pela inclusão de pessoas com deficiência

SP abre 21/09 programação da Semana de Inclusão de PcDs no mercado de trabalho que termina dia 26 em SC. Eventos acontecem em todos os estados

"Dia D": Brasil mobilizado pela inclusão de pessoas com deficiência


 O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) numa parceria com estados e municípios promovem, de 21 a 26 de setembro, o "Dia D" da Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS no Mercado de Trabalho. Neste ano, o "Dia D" é comemorado oficialmente em 25 de setembro. A programação será aberta no dia 21, na Barra Funda em São Paulo e encerra em 26 de setembro (sexta-feira), na cidade de Florianópolis (SC), com a participação do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias.  

A mobilização, ocorrida pela primeira vez em 2012 no Estado de Mato Grosso, se expandiu para todas as regiões do Brasil, onde serão realizadas atividades voltadas ao cumprimento da Lei Federal nº 8.213/91, que determina que empresas com mais de 100 empregados, incluam pessoas com deficiência ou beneficiários reabilitados do INSS, no seu quadro de trabalhadores.

A ação coordenada pelo MTE, através das Superintendências Regionais do Trabalho (SRTE`s), do Sistema Nacional do Emprego (Sine) e de órgãos governamentais parceiros, está concentrada em 25 de setembro, na maioria dos estados .

O Dia D, envolve um conjunto de eventos que ocorrem em diversas cidades de todo o país, proporcionando espaços para o encontro entre pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, que têm interesse em ingressar no mercado de trabalho e as empresas que precisam cumprir as cotas de inclusão desse público. A mobilização faz parte da Agenda do Trabalho Decente e do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Viver sem Limite”, que promove a inclusão e a igualdade, com ações de qualificação de trabalhadores e conscientização das empresas. 

Assessoria de Imprensa/MTE

[email protected] 2031.6537

16 de setembro de 2015

BANDA OS” GENIAIS DE AMARANTE “PODE VOLTAR A TOCAR

BANDA OS” GENIAIS DE AMARANTE “PODE VOLTAR A TOCAR

Um dos mais renomados músicos que passou uma boa temporada na extinta banda OS GENIAIS de Amarante, VICENTE XAVIER DOS SANTOS NÓBREGA, de nome artístico XAXÁ, conversou por telefone com vários ex–componentes de OS GENIAIS


 Um dos mais renomados músicos que passou uma boa temporada na extinta banda OS GENIAIS de Amarante, VICENTE XAVIER DOS SANTOS NÓBREGA, de nome artístico XAXÁ, conversou por telefone com vários ex–componentes de OS GENIAIS. O artista pretende em breve, o retorno da saudosa banda. Músicos convidados: Chagas (guitarra e vocal), Bel Lima (vocal e sanfona), Bolinha (vocal e baixo), Riba e Marcelo (teclados) Riba Marakatu (bateria), Nonato e Ramiro (trompetes), Geovane e Beto (sax alto e tenor), Riba e Marcelo (teclados), Isidório (trombone), Juvenal e Karanka (percussões), Chico Paulo e Rochinha (vocalistas), Cruzinha e Netinha (cantoras), Osvaldo (Técnico de som), Binga (iluminação) e outros.

Vale esclarecer que o amigo XAXÁ é natural do Juazeiro do Norte – Ceará, um apaixonado pelo Estado do Piauí. O artista musical, Xaxá, cantor renomado e animador de bandas de bailes e shows. O artista cearense tornou-se mais famoso depois de sua longa participação no “OS GENIAIS” de Amarante. Brilhou muito com o musical amarantino com sua voz inconfundível e “show man”.Considerado como uma das principais atrações do grupo musical. Foi o primeiro artista de banda de vários estados a assumir em público sua homossexualidade. XAXÁ passou por grandes bandas do Ceará. Há poucos anos atrás, ele montou sua própria banda, sediada em Teresina. Não obteve sucesso. Atualmente, Xaxá trabalha numa banda de Fortaleza.

 Vale enfatizar ainda que OS GENIAIS de Amarante, a banda de todos os tempos do Piauí que fez mais sucesso. Som de primeiro mundo e músicos qualificados. Percorreu o norte e nordeste do Brasil, exibindo-se em bailes de elites e populares, vaquejadas, convenções, comícios e shows com bandas internacionais e cantores famosos como: Luiz Gonzaga, Nelson Gonçalves, Nelson Ned, Altemar Dutra, Gonzaquinha, Domiguinhos, Jorge Ben Jor, Jorge de Altino, Peninha, Morais Moreira, Martinho da Vila, Fagner, Sidney Magal, Reginaldo Rossi, Valdik Soriano, Amado Batista, Jimmy Cliff, Elizete Cardoso, Marinês, Elba Ramalho, Simone, Joana, Alcione, Clara Nunes, Amelinha, etc. Foram 20 anos de sucesso, incluindo várias capitais. Várias músicas interpretadas pelo Os Geniais são tocadas por esse Brasil afora. Milhares pedem a volta deste extraordinário grupo musical que orgulha Amarante e nos deixa marcantes lembranças e grandes saudades. Vale esclarecer que o saudoso “Os Geniais” pertencia ao médico João de Miranda Peixoto. Luís Alberto Soares, gerente e empresário exclusivo.

Banda no auge da fama

TEXTO: Luís Alberto Soares (BEBETO)

01 de setembro de 2015

FALECE EM AMARANTE, UMA DAS AMANTES  DA CULTURA POPULAR AMARANTINA

FALECE EM AMARANTE, UMA DAS AMANTES DA CULTURA POPULAR AMARANTINA

Morreu ontem (31) Maria de Nazaré, grande fomentadora da cultura popular em Amarante

Faleceu hoje (31), por volta das 17 horas,em sua residência, Rua São Benedito, cidade de Amarante, MARIA NAZARÉ RODRIGUESa popular Nazaré Cambão. Segundo sua filha, Edna, vítima de uma pancada forte na cabeça provocada por uma queda sobre sua máquina de costura.Nazaré nasceu em 10-04-1935 em Simplício Mendes e há longos anos residia em Amarante.

Adicionar legenda

Vale ressaltar que inesquecível Nazaré era portadora de boa memória; grande colaboradora dos arquivos históricos de Amarante. Tornou-se famosa, especialmente pelo seu depoimento no documentário Baile Cor de Rosa. Nazaré não tinha um bom estudo escolar, mas era inteligente, criativa. Costurava, bordava e fazia outros serviços artesanais. 

Nazaré eraainda simpática, prestativa, uma amante da cultura popular de Amarante. Folclorista de primeira linha na colaboração e participação de grupos folclóricos de nossa terra. Foi porta-bandeira do extinto bloco carnavalesco “As primas” (prostitutas). Miss da “terceira idade” neste município. 

Vale ressaltar ainda que a inesquecível Nazaré Cambão, foi dona de um estabelecimento comercial no “Inferno Verde” – antigo Cabaré desta cidade. Casou-se com treze anos de idade. Dois filhos do casal, Maria Luisa e Gilberto. Outros filhos: José Edson, Maria Edna, Regina Lúcia, Victor Carlos e Maria Cleide. Vários netos e bisnetos.

17 de agosto de 2015

Amarantino foi destaque em quadro da afiliada da globo

'Teresina pelos Sabores': conheça personalidades da gastronomia popular teresinenses

Amarantino foi destaque em quadro da afiliada da globo 



O amarantino Miguel da Buchada, proprietário de um restaurante com especialidade em Buchada de Bode foi destaque no quadro 


'Teresina pelos Sabores' da tv clube.O quadro era para homenagear Teresina durante a semana de seu aniversario

'Teresina pelos Sabores': conheça personalidades da gastronomia popular teresinenses

13 de agosto de 2015

TCE bloqueia contas da Prefeitura de Amarante pela 2º vez no ano

TCE BLOQUEIA CONTAS DE PREFEITURAS E CÂMARAS

TCE BLOQUEIA CONTAS DE PREFEITURAS E CÂMARAS

O Tribunal de Contas do Estado aprovou nesta manhã (13), por unanimidade, o bloqueio de contas do município de Amarante e mais 30 prefeituras e 20 Câmaras Municipais que estão em atraso com a prestação de contas. O pedido apresentado pelo Ministério Público de Contas destaca o atraso superior a 30 dias no envio das prestações de contas mensais referentes ao exercício de 2015 nos programas SAGRES-CONTÁBIL, SAGRES-FOLHA e documentação comprobatória das despesas.

O atraso ou não envio das prestações de contas por parte dos gestores fere o princípio da transparência na administração pública e compromete o trabalho de fiscalização do TCE.

O desbloqueio será feito tão logo os gestores apresentem a prestação de contas devida.

Veja a lista das Prefeituras e Câmaras que tiveram as contas bloqueadas:
PREFEITURAS:
1- Alegrete do Piauí
2- Amarante
3- Aroeiras do Itaim
4- Barras
5- Barreiras do Piauí
6- Bertolínia 
7- Campinas do Piauí
8- Campo Alegre do Fidalgo
9- Dirceu Arcoverde
10- Fartura do Piauí
11- Gilbués
12- Inhuma
13- Jaicós
14- João Costa
15- Júlio Borges
16- Jurema
17- Lagoa Alegre
18- Manoel Emídio
19- Olho D'Água do Piauí 
20- Palmeirais
21- Passagem França do Piauí
22- Pavussu
23- Prata do Piauí
24- Redenção do Gurguéia 
25- Ribeira do Piauí
26- Rio Grande do Piauí
27- Santana do Piauí 
28- São Braz do Piauí
29- São Francisco de Assis do Piauí 
30- São Francisco do Piauí
31- Socorro do Piauí 

CÂMARAS MUNICIPAIS:
1- Alagoinha do Piauí
2- Assunção do Piauí
3- Bertolínia
4- Brejo do Piauí
5- Canto do Buriti
6- Capitão Gervásio Oliveira
7- Cristalândia do Piauí 
8- Floresta do Piauí 
9- Júlio Borges
10- Miguel Leão
11- Morro Cabeça no Tempo
12- Nossa Senhora dos Remédios
13- Olho D'Água do Piauí
14- Parnaguá
15- Ribeira do Piauí
16- Santa Cruz dos Milagres
17- Santo Antônio dos Milagres
18- São Miguel do Fidalg
19- Socorro do Piauí
20- Tamboril do Piauí