• monge executivo
  • e-titulo
  • TV O DIA - fullbanner w3b
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias Altos

14 de setembro de 2018

Educação alcança 5.3 no Ideb e supera meta estabelecida pelo MEC

Educação de Altos alcança índice 5.3 no Ideb e supera meta estabelecida pelo MEC

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apontam uma evolução significa do município de Altos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), saindo de 4.6 em 2015 para 5.3 em 2017. A meta já é superior à estabelecida pelo Ministério da Educação, que é de 4.9 até 2021.

“Queremos parabenizar todos os professores, diretores, coordenadores, alunos e toda a equipe escolar de Altos. É um resultado que mostra a união de forças em busca do mesmo objetivo: educar com qualidade”, frisa a secretária municipal de Educação, Márcia Beatriz Barros.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, ressalta o trabalho e os investimentos realizados pelo Executivo municipal em prol da Educação. “Nossos professores recebem acima do piso nacional; quase todas as escolas receberam reforma e modernização; os alunos receberam kits escolares e vários outros materiais, além de várias ações realizadas no município. Esse trabalho vem dando resultados e a evolução no índice do Ideb mostra isso”, comenta.

Sobre o Ideb

O Ideb foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

11 de setembro de 2018

Programa Saúde e Cidadania chega a quase 5 mil atendimentos

Altos: edição especial do Programa Saúde e Cidadania chega a quase 5 mil atendimentos

Realizada nos dias 8 e 9 de setembro, a 13ª edição do Programa Saúde e Cidadania, em Altos, bateu mais um recorde, com cinco mil atendimentos de saúde e assistência social realizados. A edição do programa contou, ainda, com competições esportivas e shows musicais, realizados no cruzamento das avenidas 12 de outubro e São José.

Nesta edição, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 88 atendimentos clínicos gerais; 56 de ginecologia; 57 de pediatria; 56 de cardiologia; 300 de odontologia, com entrega de kits odontológicos; 325 aferições pressão arterial; 300 testes rápidos de glicemia; 200 vacinas; 315 de glicemia capilar e 153 atendimentos do NASF.

Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania contabilizou 82 cortes de cabelo; 53 escovas e pranchas; emissão de 65 Passe Livre; 200 cadastros no Bolsa Família; 50 atendimentos do CadÚnico; 75 carteiras da terceira idade; 63 Benefícios de Prestação Continuada; 378 fotos ¾; emissão de 623 identidades (RG) e emissão de 320 Cadastro de Pessoa Física (CPF); 200 pinturas de rosto para crianças e 932 xérox. Por meio das oficinas socioeducativas, a Secretaria de Educação realizou 250 atendimentos.

"Há um excelente retorno da comunidade para o trabalho que a Prefeitura e todas as Secretarias vem fazendo dessa vez com a participação da secretaria de esporte com vários torneios e competições, foi um grande sucesso”, avalia o secretário municipal de Saúde, Nerirrony Lacerda.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, acompanhou o trabalho das equipes durante a ação e se mostrou entusiasmada com a quantidade e qualidade dos serviços oferecidos. “Temos uma cidade muito extensa e populosa, que necessita de uma atenção especial. Por isso, queremos levar o Governo Municipal para todas os bairros e comunidades, promovendo ações que atendam à população em suas necessidades e demandas”, frisa.

Esta edição especial também contou com campeonatos de baralho, xadrez, dominó, dama, futsal, voleibol, futsal, handebol, jiu-jitsu, corrida e a competição de mountain bike “Giro da Independência”.

A noite dos dias 8 e 9 de setembro foi marcada pelos shows de Moleca Sem Vergonha, Kabral, Swing Malino, Samyra Show e Dayana Almeida.

15 de agosto de 2018

Programa ‘Saúde Mulher’ supera marca de dois mil atendimentos

Programa ‘Saúde Mulher’ em Altos supera marca de dois mil atendimentos

Realizado por meio de parceria entre a Prefeitura e o Sesc, o Programa Saúde Mulher realizou mais de dois mil atendimentos no município de Altos. Nesta terça-feira (14) a equipe do Sesc exibiu - à prefeita Patrícia Leal, secretários, vereadores e demais profissionais da saúde – o balanço de ações do projeto, que realiza exames gratuitos de mamografia em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos.

Nos 63 dias em que ficou no município, o veículo realizou 895 laudos de mamografia – incluindo material de consumo e atividades de educação em saúde -, 1.522 exames e 424 citologias mamárias.

Eliana Mendes, coordenadora de Assistência Social em Saúde do Sesc, frisa que, “em Altos, a equipe do Sesc contou com dois técnicos em radiologia, uma assistente social e uma educadora em saúde, além de uma equipe de apoio disponibilizada pela Prefeitura. Um trabalho feito em parceria que deu muito certo e quem ganha é a população do município”.

A prefeita Patrícia Leal parabenizou todos os envolvidos com o programa e espera ampliar as parcerias com o Sesc para novos programas. “As secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania e Saúde estiveram à frente no apoio à equipe do Sesc e alcançamos uma marca expressiva superior a dois mil atendimentos. Já estamos analisando com o Sesc novas parcerias para cursos e programas do tipo”, conclui Patrícia Leal.

30 de julho de 2018

Programa Saúde e Cidadania supera marca de 2 mil atendimentos

Programa Saúde e Cidadania bate recorde e supera marca de 2 mil atendimentos

A 10ª edição do Programa Saúde e Cidadania, realizada na última sexta-feira (27), em Altos, bateu recorde de atendimentos. A ação, realizada no bairro Tranqueira, atingiu a marca de 2.138 atendimentos e procedimentos realizados.

Nesta edição, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 198 atendimentos clínicos gerais; 71 de ginecologia; 60 de pediatria; 85 de odontologia; 221 aferições pressão arterial; 336 testes rápidos de glicemia; 46 vacinas. 147 de glicemia capilar; 110 atendimentos do NASF; 45 próteses dentárias e entrega de 85 kits odontológicos.

Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania contabilizou 30 cortes de cabelo; emissão de 13 Passe Livre; 28 cadastros no Bolsa Família; sete atendimentos do CadÚnico; oito consultorias jurídicas; 10 carteiras da terceira idade; 16 Benefícios de Prestação Continuada; 146 fotos ¾; emissão de 200 identidades (RG) e emissão de 100 Cadastro de Pessoa Física (CPF). Por meio das oficinas socioeducativas, a Secretaria de Educação realizou 137 atendimentos.

“Sucesso total. As demais edições do programa tinham a média de 700 atendimentos, mas a 10ª edição superou todas as nossas expectativas, com mais de 2 mil atendimentos”, comenta a prefeita de Altos, Patrícia Leal.

“Foi com grande satisfação que pudemos receber e acolher essa multidão de pessoas que procurou esses serviços. Isso mostra a força de uma equipe que trabalha unida pensando em melhor atender à população. Esse é um evento que implantamos no ano passado e que a cada dia se consolida como a principal ação de atendimentos à população de nossa cidade e vamos ampliá-la cada vez mais”, comenta o secretário de Saúde de Altos, Nerirrony Lacerda.

13 de julho de 2018

Zona rural de Altos recebe mais de 700 atendimentos

Programa “Saúde e Cidadania”: zona rural de Altos recebe mais de 700 atendimentos

No último sábado (7) foi realizada mais uma edição do programa “Saúde na Comunidade”, promovido pela Prefeitura de Altos, por meio das secretarias municipais de Saúde, Desenvolvimento Social e Esportes. Nessa edição, foram atendidos os moradores da comunidade Bom Gosto e região, contabilizando cerca de 763 atendimentos.

“Realizamos cerca de 150 consultas médicas, entre pediátrica e clínicas; além de vários outros procedimentos, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B, aplicação de flúor, consultas com psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e palestras com dentistas”, comenta o secretário municipal de Saúde, o vice-prefeito Nerirrony Lacerda, destacando, ainda, a participação da Escola de Enfermagem São José durante a ação.

Através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS I e II), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promoveu palestras; cadastro do Programa Bolsa Família; passe livre intermunicipal e interestadual para idosos e pessoas com deficiência; informações e encaminhamentos para o acesso ao Benefício de Prestação Continuada; serviços do CRAS; atendimento social e psicológico; visitas domiciliares; e oficinas socioeducativas para crianças e adolescentes.

Já a Secretaria Municipal de Esportes promoveu um torneio de futebol com as equipes do Bom Gosto, Vista Alegre e São João. A equipe do Bom Gosto ganhou do time da Vista Alegre pelo placar de 1 a 0 e foi a grande campeã da competição.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, marcou presença em mais uma edição e destaca a importância do programa. “Nossa gestão tem o objetivo de levar saúde eficiente e serviços socioassistenciais que busquem a resolução dos problemas diários das comunidades. Sabemos a dificuldade que muitos têm de se deslocar ao Centro para esses serviços, por isso estamos levando toda a estrutura da saúde e da assistência social às comunidades rurais”, conclui.

04 de julho de 2018

Altos recebe Revisão Pré-Enem Seduc neste domingo (8)

Altos recebe Revisão Pré-Enem Seduc neste domingo (8)

A quadra poliesportiva da Escola Afonso Mafrense, na Rua 12 de Outubro, será palco da Revisão Pré-Enem Seduc neste domingo (8), no município de Altos. A revisão acontece de 8h às 12h, com entrada gratuita para estudantes das redes públicas e privadas de ensino da cidade. Para assistir às aulas, os estudantes devem se inscrever na Biblioteca Municipal João Bastos até esta sexta-feira (6).

Serão ministradas aulas de matemática, física, literatura, química, redação e biologia pelos professores Allan Jefferson, Edilson Martins Hildalene Pinheiro, José Carlos Feijão, Francisco Rufino e Tércio Câmara.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Fátima Barreto, é de grande importância os alunos marcarem presença na revisão. “Nossos alunos precisam desse apoio que a Seduc tem dado, que conta com professores capacitados, material extra para que eles tenham possibilidades de realizar seus sonhos e assim alavancar os nossos resultados na educação de Altos com muita qualidade”, afirma.

O Pré-Enem Seduc é o programa da Secretaria de Estado da Educação que tem o objetivo de promover alternativas, além do Ensino Médio Regular, para reforçar o conteúdo educacional aos alunos das escolas públicas estaduais que irão prestar o Exame. Em Altos, o programa conta com o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Educação e Desenvolvimento Social e Cidadania.


26 de junho de 2018

Real Barça vence Triângulo e leva 2ª divisão do Campeonato Altoense

Real Barça vence equipe do Triângulo e leva 2ª divisão do Campeonato Altoense de Futsal

A equipe do Real Barça levou a melhor e goleou o time do Triângulo com um placar de 9x3. A final do Campeonato Altoense de Futsal aconteceu nessa sexta-feira (22), no Ginásio Poliesportivo Governador Guilherme Melo. Ao todo, 15 equipes participaram dos jogos válidos pela serie B do Campeonato, organizado pela Prefeitura de Altos, por meio Secretaria Municipal de Esporte e Cultura.

“A competição atendeu a todas as nossas expectativas. As equipes participaram e atraíram um público muito bom para nosso ginásio. Só temos que parabenizar todos os participantes e a torcida altoense que torceu pelos times”, diz o secretário municipal de Esporte e Cultura de Altos, Castelo Neto.

O campeonato começou em maio e todos os jogos aconteceram semanalmente no Ginásio Poliesportivo Governador Guilherme Melo. Vale lembrar que as quatro melhores equipes garantiram o acesso à primeira divisão do campeonato.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, aproveita a oportunidade para parabenizar as equipes que se destacaram e ainda fala dos investimentos feitos para o desenvolvimento do esporte no município.

“Parabéns aos times que fizeram esse campeonato acontecer e parabéns àqueles que se destacaram e conseguiram a classificação. O incentivo ao esporte também nos ajuda a revelar grandes talentos da nossa cidade”, conclui.

14 de junho de 2018

ALLNA realizará em julho a I Mostra de Cinema Piauiense em Altos

ALLNA realizará em julho a I MOSTRA DE CINEMA PIAUIENSE DE ALTOS

A Academia de Letras e Línguas Nativas Altoense, com um ano de existência, promoverá, em julho, mais precisamente nas noites dos dias 6, 7 e 8 de julho de 2018 (sexta, sábado e domingo) a I MOSTRA DE CINEMA PIAUIENSE DE ALTOS, no Auditório da Biblioteca Municipal de Altos.

O objetivo do evento é despertar nos cidadãos de Altos e municípios vizinhos o interesse pela cultura de nosso Estado e incentivar a produção e  atividades culturais em nosso Estado. Para tanto apresentará filmes de cineastas piauienses que já são reconhecidos por seu trabalho.

A programação, que se desenrolará ao longo de três dias, será bastante diversificada: na primeira noite serão apresentados filmes piauienses de ficção em longa-metragem, na segunda noite, serão apresentados filmes curta-metragem de ficção, enquanto a terceira e última noite está destinada à exibição de documentários produzidos no Piauí.

Os filmes exibidos serão oriundos de várias partes do Piauí, inclusive da capital, e, inclusive, na programação, haverá espaço para produções altoenses. Um atrativo à parte, será a presença de membros da equipe que produziu cada um dos filmes, convidados a participar da Mostra para um bate-papo com o público após a exibição.

Os filmes que serão exibidos serão divulgados muito em breve, assim como mais detalhes da realização do evento, que será dedicado à memória do artista altoense Rodrigo José.

Rodrigo José, no final da década de 80, fez sucesso com o hit “Meu carro pensa” e, participou de três filmes do cineasta Zé do Caixão e, depois, já nos anos 2000, ingressou no cinema piauiense, como autor, diretor e ator principal de dois filmes estrelados pelo personagem "Jadrigo", uma espécie de Rambo brasileiro.  O primeiro filme da série Jadrigo, ressalte-se, foi o primeiro longa-metragem produzido em Altos. O artista faleceu em Teresina, em Outubro de 2017.





Enquete

Um jovem morreu ao sofrer descarga elétrica colocando celular para carregar. Quais cuidados você toma em relação a isso?

ver resultado