• ecotur 2018
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias Altos

13 de julho de 2018

Zona rural de Altos recebe mais de 700 atendimentos

Programa “Saúde e Cidadania”: zona rural de Altos recebe mais de 700 atendimentos

No último sábado (7) foi realizada mais uma edição do programa “Saúde na Comunidade”, promovido pela Prefeitura de Altos, por meio das secretarias municipais de Saúde, Desenvolvimento Social e Esportes. Nessa edição, foram atendidos os moradores da comunidade Bom Gosto e região, contabilizando cerca de 763 atendimentos.

“Realizamos cerca de 150 consultas médicas, entre pediátrica e clínicas; além de vários outros procedimentos, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B, aplicação de flúor, consultas com psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e palestras com dentistas”, comenta o secretário municipal de Saúde, o vice-prefeito Nerirrony Lacerda, destacando, ainda, a participação da Escola de Enfermagem São José durante a ação.

Através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS I e II), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promoveu palestras; cadastro do Programa Bolsa Família; passe livre intermunicipal e interestadual para idosos e pessoas com deficiência; informações e encaminhamentos para o acesso ao Benefício de Prestação Continuada; serviços do CRAS; atendimento social e psicológico; visitas domiciliares; e oficinas socioeducativas para crianças e adolescentes.

Já a Secretaria Municipal de Esportes promoveu um torneio de futebol com as equipes do Bom Gosto, Vista Alegre e São João. A equipe do Bom Gosto ganhou do time da Vista Alegre pelo placar de 1 a 0 e foi a grande campeã da competição.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, marcou presença em mais uma edição e destaca a importância do programa. “Nossa gestão tem o objetivo de levar saúde eficiente e serviços socioassistenciais que busquem a resolução dos problemas diários das comunidades. Sabemos a dificuldade que muitos têm de se deslocar ao Centro para esses serviços, por isso estamos levando toda a estrutura da saúde e da assistência social às comunidades rurais”, conclui.

04 de julho de 2018

Altos recebe Revisão Pré-Enem Seduc neste domingo (8)

Altos recebe Revisão Pré-Enem Seduc neste domingo (8)

A quadra poliesportiva da Escola Afonso Mafrense, na Rua 12 de Outubro, será palco da Revisão Pré-Enem Seduc neste domingo (8), no município de Altos. A revisão acontece de 8h às 12h, com entrada gratuita para estudantes das redes públicas e privadas de ensino da cidade. Para assistir às aulas, os estudantes devem se inscrever na Biblioteca Municipal João Bastos até esta sexta-feira (6).

Serão ministradas aulas de matemática, física, literatura, química, redação e biologia pelos professores Allan Jefferson, Edilson Martins Hildalene Pinheiro, José Carlos Feijão, Francisco Rufino e Tércio Câmara.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Fátima Barreto, é de grande importância os alunos marcarem presença na revisão. “Nossos alunos precisam desse apoio que a Seduc tem dado, que conta com professores capacitados, material extra para que eles tenham possibilidades de realizar seus sonhos e assim alavancar os nossos resultados na educação de Altos com muita qualidade”, afirma.

O Pré-Enem Seduc é o programa da Secretaria de Estado da Educação que tem o objetivo de promover alternativas, além do Ensino Médio Regular, para reforçar o conteúdo educacional aos alunos das escolas públicas estaduais que irão prestar o Exame. Em Altos, o programa conta com o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Educação e Desenvolvimento Social e Cidadania.


26 de junho de 2018

Real Barça vence Triângulo e leva 2ª divisão do Campeonato Altoense

Real Barça vence equipe do Triângulo e leva 2ª divisão do Campeonato Altoense de Futsal

A equipe do Real Barça levou a melhor e goleou o time do Triângulo com um placar de 9x3. A final do Campeonato Altoense de Futsal aconteceu nessa sexta-feira (22), no Ginásio Poliesportivo Governador Guilherme Melo. Ao todo, 15 equipes participaram dos jogos válidos pela serie B do Campeonato, organizado pela Prefeitura de Altos, por meio Secretaria Municipal de Esporte e Cultura.

“A competição atendeu a todas as nossas expectativas. As equipes participaram e atraíram um público muito bom para nosso ginásio. Só temos que parabenizar todos os participantes e a torcida altoense que torceu pelos times”, diz o secretário municipal de Esporte e Cultura de Altos, Castelo Neto.

O campeonato começou em maio e todos os jogos aconteceram semanalmente no Ginásio Poliesportivo Governador Guilherme Melo. Vale lembrar que as quatro melhores equipes garantiram o acesso à primeira divisão do campeonato.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, aproveita a oportunidade para parabenizar as equipes que se destacaram e ainda fala dos investimentos feitos para o desenvolvimento do esporte no município.

“Parabéns aos times que fizeram esse campeonato acontecer e parabéns àqueles que se destacaram e conseguiram a classificação. O incentivo ao esporte também nos ajuda a revelar grandes talentos da nossa cidade”, conclui.

14 de junho de 2018

ALLNA realizará em julho a I Mostra de Cinema Piauiense em Altos

ALLNA realizará em julho a I MOSTRA DE CINEMA PIAUIENSE DE ALTOS

A Academia de Letras e Línguas Nativas Altoense, com um ano de existência, promoverá, em julho, mais precisamente nas noites dos dias 6, 7 e 8 de julho de 2018 (sexta, sábado e domingo) a I MOSTRA DE CINEMA PIAUIENSE DE ALTOS, no Auditório da Biblioteca Municipal de Altos.

O objetivo do evento é despertar nos cidadãos de Altos e municípios vizinhos o interesse pela cultura de nosso Estado e incentivar a produção e  atividades culturais em nosso Estado. Para tanto apresentará filmes de cineastas piauienses que já são reconhecidos por seu trabalho.

A programação, que se desenrolará ao longo de três dias, será bastante diversificada: na primeira noite serão apresentados filmes piauienses de ficção em longa-metragem, na segunda noite, serão apresentados filmes curta-metragem de ficção, enquanto a terceira e última noite está destinada à exibição de documentários produzidos no Piauí.

Os filmes exibidos serão oriundos de várias partes do Piauí, inclusive da capital, e, inclusive, na programação, haverá espaço para produções altoenses. Um atrativo à parte, será a presença de membros da equipe que produziu cada um dos filmes, convidados a participar da Mostra para um bate-papo com o público após a exibição.

Os filmes que serão exibidos serão divulgados muito em breve, assim como mais detalhes da realização do evento, que será dedicado à memória do artista altoense Rodrigo José.

Rodrigo José, no final da década de 80, fez sucesso com o hit “Meu carro pensa” e, participou de três filmes do cineasta Zé do Caixão e, depois, já nos anos 2000, ingressou no cinema piauiense, como autor, diretor e ator principal de dois filmes estrelados pelo personagem "Jadrigo", uma espécie de Rambo brasileiro.  O primeiro filme da série Jadrigo, ressalte-se, foi o primeiro longa-metragem produzido em Altos. O artista faleceu em Teresina, em Outubro de 2017.

22 de maio de 2018

Zona rural recebe mais de 600 atendimentos do Programa Saúde e Cidadania

Zona rural de Altos recebe mais de 600 atendimentos do Programa Saúde e Cidadania

Mais uma edição do Programa “Saúde e Cidadania” foi realizada nesse sábado (19), na localidade São Bento, zona rural de Altos. O programa - promovido pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Social – realizou mais de 600 atendimentos na comunidade.

“Foram realizados 591 atendimentos de saúde, envolvendo procedimentos como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B, aplicação de flúor, consultas com psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e palestras com dentistas”, comenta o secretário de Saúde e vice-prefeito de Altos, Nerirrony Lacerda.

O evento também contabilizou 46 atendimentos socioassistenciais como palestras; cadastro do Programa Bolsa Família; passe livre intermunicipal e interestadual para idosos e pessoas com deficiência; informações e encaminhamentos para o acesso ao Benefício de Prestação Continuada; serviços do CRAS; atendimento social e psicológico; visitas domiciliares; e oficinas socioeducativas para crianças e adolescentes.

Nesta edição, as secretarias municipais de Educação e Esporte também participaram da ação, com contação de histórias, brincadeiras pedagógicas, pintura de rosto e desenho livre; e um jogo entre as equipes do São Bento e Zundão, com placar final de 3 a 2 para o time do Zundão.

“É um programa que visa aproximar o Executivo das comunidades, principalmente na zona rural. Estamos muito satisfeitos com os resultados que o programa vem alcançando e á estamos planejando novas edições”, comenta a prefeita de Altos, Patrícia Leal.

Caminhada Combate à Exploração de Crianças e Adolescentes

Caminhada marca Dia de Combate à Exploração de Crianças e Adolescentes em Altos

Estudantes de rede pública de ensino de Altos participaram, nesta sexta-feira (18), de uma caminhada em homenagem ao Dia Nacional de Combate à Exploração de Crianças e Adolescentes. Com o lema “Esquecer é permitir, lembrar é combater”, a caminhada foi organizada pela Prefeitura, em parceria com o Conselho Tutelar, CRAS, CREAS e demais órgãos ligados à juventude do município.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, participou da caminhada e destacou que o combate à violência sexual de menores precisa ser um trabalho coletivo. “Assim como essa caminhada, onde temos vários órgãos, entidades, estudantes e a população em geral, precisamos manter essa união, essa construção coletiva de uma sociedade que respeita sua juventude”, frisa.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Fátima Barreto, explica que “a caminhada é a culminância de uma série de ações que realizamos no combate à exploração sexual de nossas crianças e adolescentes. É um trabalho contínuo, que merece total atenção do Poder Público.

Também participou da caminhada o promotor de Justiça Paulo Rubens Parente Rebouças, titular da Promotoria de Altos.

Sobre o Dia

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.

14 de maio de 2018

Município realiza palestras sobre a exploração de crianças e adolescentes

Altos realiza palestras educativas para alertar sobre a exploração de crianças e adolescentes

Cerca de 350 pessoas, entre alunos, pais, gestores, educadores e alguns convidados, participaram, nessa sexta-feira (11), do ciclo de palestras alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O encontro aconteceu na quadra poliesportiva da Unidade Escolar Afonso Mafrense.

A primeira palestra, com o tema “Abuso sexual infantojuvenil: um problema, várias causas”, foi ministrada pela psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Héryca de Andrade. A segunda palestra abordou o tema “Exploração Sexual de crianças e adolescentes: repercussão e impacto social”, com a psicóloga, conselheira do Conselho Estadual da Criança e Adolescente e Especialista em Saúde Mental.

A última palestra foi ministrada pelo Presidente da Comissão dos Direitos Humanos da OAB-PI, Marcelo Mascarenhas. O encontro foi realizado pela Prefeitura de Altos, através do Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social).

A campanha pelo dia 18 de maio, Dia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, será encerrada nesta data, com a realização de uma caminhada. A concentração será a partir das 8 horas, em frente à sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania de Altos.

“Contamos com a presença de todos para, juntos, chamarmos a atenção para a importância de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. Juntos podemos defender nossos jovens”, afirma a prefeita de Altos, Patrícia Leal.

11 de maio de 2018

Caminhão da Mama do SESC inicia atendimento no dia 16 de maio

Prefeitura firma convênio e ‘Caminhão da Mama’ do SESC inicia atendimento em Altos no dia 16 de maio

Na última terça-feira (8), uma equipe técnica do Sesc esteve no município de Altos para firmar convênio entre a instituição e a Prefeitura de Altos. A parceria definiu a presença, entre os dias 16 de maio e 15 de agosto, de uma unidade móvel do Sesc para a realização de exames gratuitos de mamografia em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos.

“Agradecemos a parceria do Sesc e agora pedimos às mulheres que fazem parte desse grupo prioritário que não deixem de fazer o exame. A carreta ficará em Altos por quase três meses, então dá tempo se organizar e fazer esse exame tão importante”, frisa a prefeita de Altos, Patrícia Leal.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, o vice-prefeito Nerirrony Lacerda, “a presença do ‘Caminhão da Mama’ no município vai auxiliar significativamente a prevenção ao câncer de mama das mulheres altoenses”.

Já a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Fátima Barreto, enfatiza que “o Sesc é um grande parceiro de Altos em várias ações socioassistenciais e de saúde. Esperamos estreitar ainda mais essa relação e promover cada vez mais beneficio à população”.

Ainda nessa terça (8) foi realizada uma capacitação com toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde sobre as deliberações da Estratégia de Saúde da Família. Participaram da capacitação: enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, equipes do NASF e CAPS e agentes comunitários de saúde.

10 de abril de 2018

Prefeitura de Altos lança concurso para 133 vagas

Prefeitura de Altos lança concurso para 133 vagas

A prefeitura de Altos lançou o edital de concurso público para provimento de 133 vagas imediatas. O salário oferecido pelo Executivo Municipal varia entre R$ 954 e R$ 4,5 mil, com jornadas de trabalho de 20 a 40 horas semanais. De acordo com o edital, as inscrições podem ser feitas até o dia 21 de maio.

Com execução técnica da empresa Crescer Consultorias, o certame tem oportunidades para níveis fundamental, médio e superior. Estão abertas as funções de Médico do SAMU (04 vagas), Condutor SAMU (08), Técnico de Enfermagem SAMU (03), Dentista ESF (03), Enfermeiro ESF (03), Médico ESF (05), Atendente Consultório Dentário ESF (03), Auxiliar de Enfermagem ESF (05), Auxiliar de Enfermagem – 12/36 hs (02), Agente Comunitário de Saúde (06), Enfermeiro 24h (02), Enfermeiro Obstetra (03), Médico Plantão 24hs (02), Fisioterapeuta (01), Técnico de Raio X (01), Assistente Social (01), Farmacêutico (01), Agente de Combate as Endemias (02), Educador Físico (01), Nutricionista (01), Psicólogo (02), Fisioterapeuta (01), Fonoaudiólogo (01), Assistente Social NASF (01), Auxiliar de Serviços Diversos - Zelador e Merendeira (10), Motorista (01), Vigia (10), Agente Administrativo (01), Auxiliar Administrativo (01), Técnico Agrícola (01), Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano (zona urbana - 24 | zona rural - 16), Professor AS - Educação Física (02), Professor AS - Inglês (02), Contador (01) e Procurador do Município (01).

As inscrições devem ser efetivadas pelo http://www.crescerconcursos.com.br/. As taxas ficaram definidas nos valores de R$ 61,66 (fundamental), R$ 77,50 (médio) e R$ 110,71 (superior).

A seleção dos candidatos será feita por meio de prova objetiva, prevista para ser aplicada no dia 22 de julho de 2017, para cargos de nível superior e professor. No dia 29 de julho acontecem as provas para os cargos de nível fundamental e médio. As provas acontecem de 8h às 12h. O processo seletivo terá validade de dois anos, prorrogável por igual período.

“Essa é uma reivindicação antiga dos cidadãos de Altos. Foi um compromisso assumido e agora efetivado pela nossa gestão. Esperemos contar com mais servidores qualificados e comprometidos, que contribuam para o desenvolvimento de nossa cidade”, comenta a prefeita de Altos, Patrícia Leal.

21 de março de 2018

Procissão de São José reúne milhares de pessoas

Procissão de São José reúne milhares de pessoas em Altos; prefeita anuncia reforma da Praça da Matriz

Uma multidão de fieis participou, nessa segunda-feira (19), da procissão que marcou o encerramento dos Festejos de São José, no município de Altos.

Os fieis percorreram as principais ruas de Altos com a imagem do padroeiro da cidade em agradecimento às bênçãos.

Após a procissão, todos se reuniram na Igreja Matriz de São José para conferir a prestação de contas da Paróquia e ouvir a palavra final da prefeita Patrícia Leal, que anunciou a reforma da Praça da Matriz.

“A Praça da Matriz não recebe reforma desde 1992 e é uma honra para nossa gestão poder anunciar e, futuramente, entregar essa obra. A reforma já inicia nesta terça-feira (20).”, comenta Patrícia Leal.

A reforma da Praça da Matriz contará com novos projetos de iluminação, urbanização e lazer, além de novas paradas de ônibus. O valor total da obra supera R$ 450 mil e será realizada com recursos próprios do município.

Visita do governador

Ainda nessa segunda-feira (19), o governador Wellington Dias e comitiva acompanharam as obras da Cadeia Pública de Altos. Com uma área de 5,5 mil metros quadrados, localizada ao lado da Colônia Agrícola Major César Oliveira, a cadeia tem capacidade para 603 detentos que serão distribuídos em três pavilhões. A obra está em 70% de sua execução e deve ser entregue ainda este ano.

Após a visita à Cadeia Pública, o governador participou da tradicional Missa de São José, na Igreja Matriz de Altos.





Enquete

Um jovem morreu ao sofrer descarga elétrica colocando celular para carregar. Quais cuidados você toma em relação a isso?

ver resultado