• Premium Outlet
  • Salve Maria
  • Jovens escritores 2019
  • Banner paraíba
  • AZ no rádio
  • cachoeir piaui
  • Novo app Jornal O Dia
  • TV O DIA att
  • TV O Dia - fullbanner

Notícias Altos

20 de maio de 2019

Altos intensifica trabalho de prevenção ao Aedes aegypti

Altos intensifica trabalho de prevenção ao Aedes aegypti

Altos intensifica trabalho de prevenção ao Aedes aegypti e recebe classificação positiva do Ministério da Saúde

Números do primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2019, do Ministério da Saúde, apontam o município de Altos com índice 0,80, chegando ao nível satisfatório no combate ao mosquito Aedes aegypti.

O LIRAa é um instrumento para o controle do vetor e das doenças (dengue, zika e chikungunya). Com base nas informações coletadas, o gestor pode identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito, bem como o tipo de criadouro predominante. O objetivo é que, com a realização do levantamento, os municípios tenham melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do mosquito.

O secretário de Saúde de Altos, Nerirrony Lacerda, comemora o índice positivo e destaca todo o trabalho feito no município no combate ao mosquito. “Em virtude do período prolongado de chuvas, nós integramos o trabalho dos agentes comunitários de saúde com os agentes de endemias durante os sete primeiros meses de 2019, além de bloqueios imediatos dos possíveis casos de doenças, recolhimento de pneus e entulhos que representem risco a população e palestras preventivas nos postos de saúde, escolas e demais locais públicos”, comenta.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, ressalta o empenho de toda a equipe de saúde do município e também destaca a importância da população nesse trabalho. “Precisamos da ajuda de todos nesse intenso combate ao Aedes aegypti. Nossa equipe está de parabéns pelo trabalho, assim como toda a população, que tem se empenhado e ajudado a Prefeitura nas ações”, conclui.

25 de abril de 2019

Prefeitura e Polícia Militar firmam parceria no combate às drogas

Prefeitura e Polícia Militar firmam parceria para programa de resistência às drogas

A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Altos, Fátima Barreto e Márcia Coimbra, respectivamente, receberam, nessa terça-feira (23), representantes da Polícia Militar do Piauí. Na pauta, a implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) no município.

Alicerçado sobre os valores: polícia, escola e família, o PROERD atua em três faixas etárias: no ensino infantil, no 5º ano e no 7º ano. Em todas essas etapas são ministradas 12 lições, que abordam o tema “drogas”, inclusive as lícitas. Também são trabalhadas a valorização da amizade, o bullying, as gangues e a violência.

O PROERD é aplicado com o auxílio de uma cartilha de 12 lições, que são ministradas às crianças durante uma semana. No final do programa, os alunos participam de uma solenidade de formatura e recebem um certificado. Em Altos, também será parceira do projeto a Secretaria Municipal de Educação.

“Estamos muito animados para dar início a esse importante programa em Altos. Agradecemos a parceria da Polícia Militar, sobretudo do Batalhão de Altos. A Prefeitura está à disposição para auxiliar essa iniciativa da melhor forma”, comenta Fátima Barreto, secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.

08 de abril de 2019

Ministério Público e Prefeitura lançam projeto “Queremos Paz”

Ministério Público e Prefeitura lançam projeto “Queremos Paz” em Altos

O Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC), do Ministério Público do Piauí, lançou, nessa quarta-feira (3), o projeto Queremos Paz para instituições do município de Altos. O evento contou com a presença da prefeita Patrícia Leal e do promotor de Justiça da comarca de Altos, Paulo Rubens Parente Rebouças.

As atividades realizadas pelo projeto “Queremos Paz!” vêm sendo desenvolvidas há quase três anos em diversas escolas do Estado, com o objetivo de fomentar a cultura da paz, a prática do diálogo e da tolerância, e o conhecimento dos líderes pacificadores mundiais, como formas positivas de enfrentamento à violência escolar. Além de já ter atingido diretamente milhares de estudantes de diversas faixas etárias em todo o Piauí, o projeto inclui também atividades de capacitação de professores e famílias, para manejo de situações de bullying, drogadição e indisciplina. O “Queremos Paz” também já foi tema de concurso cultural e de jogos escolares.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, afirma que a iniciativa irá colaborar para a formação de jovens mais tolerantes. "Esse projeto só tem a engrandecer nossa educação. Sempre falo que o processo educacional é uma parceria entre família, escola e outras instituições. O apoio do Ministério Público nos ajudará a orientar as escolas sobre como proceder diante dos casos de indisciplina e atos infracionais, além de trabalhar a valorização de princípios básicos como a tolerância e o respeito. O MP pode contar com nosso apoio para plantar a cultura de paz nas escolas altoenses", destaca.

Flávia Gomes Cordeiro, coordenadora do projeto, elogiou a mobilização da rede de proteção à criança e ao adolescente. "Consideramos que a iniciativa já é um sucesso, pois as instituições envolvidas conseguiram mobilizar toda a rede de proteção à criança e ao adolescente. Para construir a paz, primeiro, temos que enxergar o ambiente e contexto em que vivemos e, aqui, vocês estão muito conscientes da importância do desenvolvimento desse projeto", frisa a coordenadora.

29 de janeiro de 2019

Programa Saúde e Cidadania realiza mais de 1.100 procedimentos

Programa Saúde e Cidadania realiza mais de 1.100 procedimentos na zona rural de Altos

A 15ª edição do programa Saúde e Cidadania, promovido da Prefeitura de Altos, realizou, no último sábado (26), 1.105 procedimentos juntos aos moradores de localidades rurais do município. Em 2018, mais de 20 mil atendimentos foram feitos pelo programa, segundo a gestão municipal.

Os serviços das secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação, foram disponibilizados às comunidades Quilombo, Coité, Santa Bárbara, Santa Úrsula, Trápia, Baixinha, Meia Lua, Poço Novo, Soledade, Sítio Novo, Cabeça Chata e Lagoa dos Martins.

Os atendimentos do sábado aconteceram no colégio da comunidade Quilombo. De acordo com a prefeita Patrícia Leal, o programa “busca levar a prestação de serviços de qualidade da gestão diretamente ao cidadão nas comunidades, sem que ele precise vir à cidade”.

O secretário de Saúde, Nerirrony Lacerda, destaca que, na área da saúde, “são disponibilizados médicos especialistas e clínicos gerais para atender à demanda crescente. Os pacientes já saem com os medicamentos e encaminhamentos para outras especialidades”.

Confira os dados dos procedimentos realizados no Saúde e Cidadania:

Vacinas – 62 doses ministradas

Aplicação de flúor – 76 aplicações com distribuição de kit de higiene bucal (escova de dente, creme dental e fio dental)

NASF – 54 atendimentos (Fonoaudiologia, 20; Nutricionista, 14; Psicologia, 12)

Assistência Social – 8 atendimentos

Auriculoterapia – 34 atendimentos

Testes rápidos – 160 (HIV, Hepatites B e C, Sífilis)

Clinico geral – 190 consultas

Pediatria – 68 consultas

Glicemia capilar – 98

Aferição de pressão arterial – 138

Encaminhamentos para especialidades – 11

Raio-X – 13

Ultrassonografia – 7

Eletrocardiograma – 7

Exames clínicos laboratoriais – 92

Atualizações no CRAS – 25

Cadastros novos no CRAS – 18

Visitas Domiciliares do CRAS – 12

Agendamentos no CRAS – 15

Atendimento/triagem no CRAS – 25

02 de janeiro de 2019

Patrícia Leal faz balanço sobre 2018 e projeta mais investimentos

Patrícia Leal faz balanço de ações em 2018 e projeta mais investimentos

O ano de 2018 foi de muito trabalho, obras e conquistas para o município de Altos. Além dos investimentos constantes em Saúde e Educação, a Prefeitura também conseguiu executar obras e ações significativas, beneficiando crianças, jovens, adultos e idosos da cidade. A prefeita de Altos, Patrícia Leal, faz um balanço deste ano e revela o planejamento do Executivo municipal para 2019.

Na Saúde, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ganhou novos equipamentos e superou a marca de 4 mil atendimentos. Com 18 equipes de Saúda da Família – onze atuando na zona urbana e sete na zona rural -, a Atenção de Altos se destacou no ano com mais de 60 mil consultas realizadas. Além das consultas, as equipes realizaram cerca de 6.500 atendimentos odontológicos e 194 mil visitas domiciliares.

O Programa Saúde e Cidadania, realizado nas comunidades com a oferta de mais de 20 serviços de Saúde, Educação e Assistência Social, realizou mais de 20 mil atendimentos em 2018, beneficiando moradores das zonas urbana e rural de Altos.

O Instituto de Saúde José Gil Barbosa, o Hospital de Altos, recebeu R$ 700 mil em novos equipamentos, nova ambulância, reforma do Centro de Fisioterapia e várias outras ações. Neste ano, o centro de saúde superou a marca de 50 mil atendimentos.

Na Educação, a gestão municipal ressalta o pagamento acima do piso nacional aos professores da rede municipal de Ensino; a entrega de mais uma Creche Proinfância, com capacidade para atender até 480 crianças; constantes capacitações e orientações aos educadores e a realização da revisão Pré-Enem, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. Todas essas ações fizeram com que o município conquistasse números significativos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), saindo de 4.6 em 2015 para 5.3 em 2017.

No setor de Infraestrutura, a Prefeitura deu andamento ao maior plano de pavimentação da história do município. Em 2018, foram mais de 20 mil metros de asfalto e 40 mil metros de calçamento, beneficiando dezenas de bairros e comunidades de Altos. Também foi entregue à população a revitalização da Avenida 12 de Outubro e, no último dia 24, a reforma e modernização da Praça da Matriz. O Executivo também implantou dezenas de sistemas de abastecimento de água na zona rural e deu início às obras do Terminal Rodoviário.

Em áreas como Assistência Social, Esporte, Cultura e Agricultura, a Prefeitura mantém investimentos significativos e ações que beneficiam a população, como entrega de enxovais; programas de saúde da mulher e do idoso; mobilizações de combate à exploração sexual e contra o trabalho infantil; promoção e incentivo a competições profissionais e amadoras em várias modalidades esportivas; investimentos em agricultura familiar; realização do Carnaval, Festival São João na Roça, Dia do Vaqueiro, aniversário e festejos da cidade.

“Fechamos o ano de 2018 bastante satisfeitos com tudo que conquistamos com muito esforço e comprometimento. Um ano de queda de recursos, de dificuldades financeiras, mas não podemos colocar isso como barreira. Sempre pensamos positivo e, graças a Deus, os resultados estão aparecendo. Aproveito para agradecer a os secretários e servidores de todos os setores do Executivo Municipal, assim como à Câmara de Vereadores e à população. Uma gestão municipal é feita em conjunto e estamos unidos em prol de Altos. Em 2019, queremos ampliar essas ações, principalmente nos setores de Saúde, Educação e Infraestrutura. Esperamos que seja mais um bom ano de trabalho e conquistas”, conclui a prefeita Patrícia Leal.

05 de novembro de 2018

Núcleo de Cidadania intensifica ações do Selo Unicef

Núcleo de Cidadania dos Adolescentes intensifica ações do Selo Unicef em Altos

Nesta quarta-feira (31), o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) de Altos realizou uma série de reuniões para tratar sobre a implantação do Selo Unicef no município.

Num primeiro momento, a Comissão Intersetorial da Infância e da Adolescência do selo se reuniu para traçar as metas do plano de ação no município. Em seguida, o NUCA apresentou à articuladora do Selo Unicef em Altos, Francisca Ribeiro, o plano de ação do primeiro desafio "Promover o Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo". No último encontro do dia, os secretários municipais receberam o plano de ação da edição 2017-2020 do Selo Unicef.

“São ação de suma importância para a efetivação das ações em prol das crianças e adolescentes altoenses. Estamos com um bom ritmo de atividades e esperamos intensificá-las ainda mais com a ajuda dos cidadãos e do Executivo Municipal”, comenta Francisca Ribeiro.

Selo Unicef

O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância e está articulado com o Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido e a Agenda Criança Amazônia, iniciativas que têm como objetivo reduzir as disparidades regionais.

A metodologia do Selo inclui Ações Estratégicas (o que os municípios precisam realizar) e Indicadores de Impacto Social (os resultados que os municípios precisam melhorar) relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.