• Canta
  • SOS Unimed
  • Fagner
  • Trilha das emoções
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Altos

08 de março de 2018

Patrícia Leal: gestão muda realidade da população de Altos

Patrícia Leal: gestão muda realidade da população de Altos

Patrícia Mara da Silva Pinheiro nasceu em Teresina-PI, no dia 10 de maio de 1973. Filha de Cézar Augusto Leal Pinheiro e Maria de Fátima Barreto da Silva Pinheiro é formada em Ciências Contábeis pela Faculdade Superior do Vale do Parnaíba (CESVALE).

Viveu os momentos mais marcantes da vida política do pai, quando este era ainda vereador (1989-1992). Depois, conviveu com as ações administrativas de Cézar Leal, na época em que ele exerceu o mandato de prefeito de Altos (1993 a abril de 1996), quando foi brutalmente assassinado em pleno exercício do mandato.

Depois da morte do pai, Patrícia se recolheu ao seio da família para retomar o convívio normal de vida. Montou microempresa de corte e costuras em Teresina, oferecendo emprego direto para costureiras.

Em 2008, casou-se com Warton Matias Lacerda e Oliveira. Em 2010, estabeleceu-se em Altos. Visitou todos as comunidades e bairros para conhecer a realidade do município. Já em 2012, Patrícia disputou as Eleições para o cargo de prefeito de Altos e foi eleita com 11.650 votos. Em 2016, foi reeleita prefeita de Altos com 17.175 votos.

Ao longo de quase oito anos de mandato como gestora do município, Patrícia destaca a série de investimentos nas áreas de Educação, Saúde, Infraestrutura, Cultura e Esporte, que fizeram com que a cidade retomasse o caminho do desenvolvimento.

“É preciso governar tanto com responsabilidade como com sensibilidade. Encontramos a cidade de Altos totalmente abandonada. Arregaçamos as mangas, buscamos recursos em todas as esferas possíveis e conseguimos resultados significativos. Sabemos que ainda há muitos desafios, a cidade cresce a cada dia, assim como suas necessidades, mas temos certeza de que muito foi feito para mudar a realidade de Altos”, comenta.

Investimentos auxiliam no crescimento de Altos

Iniciada em 2013, a gestão da prefeita Patrícia Leal se destaca por investimentos significativos em saúde, educação, infraestrutura, abastecimento de água e outras áreas.

Na saúde, o município foi contemplado com sete novas Unidades Básicas de Saúde para os bairros Boca de Barro, Maravilha, Tranqueira, Boa Fé, Bacurizeiro e nas localidades Bom Passar e Zundão. O Instituto de Saúde José Gil Barbosa foi totalmente reformado e agora é referência para os municípios vizinhos. A cidade também recebeu uma nova academia de saúde.

No setor de infraestrutura foram investidos mais de R$ 2 milhões para calçamento de ruas em vários bairros. Mais de 30 vias receberam asfalto e foram recuperados mais de 300 quilômetros de estradas vicinais na zona rural.

Já na educação, grande parte das escolas receberam melhorias na estrutura. Os professores de Altos recebem acima do piso estabelecido do Governo Federal e duas novas creches, com capacidade para atender 480 crianças, foram inauguradas.

A cidade de Altos também ganhou dois novos conjuntos habitacionais: residenciais São Luiz - com 312 moradias - e o Residencial Cézar Leal, ainda em construção. Ao todo, os conjuntos vão garantir casa para mais de 700 famílias altoenses.

¨São grandes investimentos, fruto de uma gestão comprometida e realmente preocupada com o bem-estar da população. Ainda há muito a ser feito e estamos buscando todas as formas possíveis para que Altos siga crescendo", comenta Patrícia Leal.

28 de fevereiro de 2018

Jornada Pedagógica inicia ano letivo em Altos

Jornada Pedagógica inicia ano letivo em Altos

A Prefeitura de Altos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou, nesta segunda-feira (26) a Jornada Pedagógica no município. Com o tema "Inclusão: desafios, expectativas e possibilidades”, a Jornada, que segue até a próxima quarta-feira (28), abre o período de organização e planejamento para o ano letivo em Altos, que inicia no próximo dia 5 de março. Professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental participam do evento.

A programação da jornada conta com três palestras: “Inclusão: desafios, expectativas e possibilidades”, proferida pela psicóloga Érica Nascimento; “Como ensinar bem e aprender melhor”, ministrada pelo professor, escritor e conferencista Hamilton José Werneck Moura; e “A nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC”, que será abordada pelo professor José Nilton.

“Nosso objetivo é promover uma reflexão sobre a função de cada agente educacional na construção de uma educação de qualidade”, frisa a secretária municipal de Educação, Márcia Beatriz.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, desejou um bom trabalho a todos os educadores. “Muito bom iniciar o ano letivo com a notícia de que nossos professores irão receber o reajuste acima do piso estabelecido pelo Governo Federal. Nos esforçamos muito para dar todas as condições necessárias para que nossos professores, servidores da Educação e nossos alunos tenham uma estrutura digna de trabalho e propícia ao aprendizado. Esperamos resultados ainda melhores em 2018”, frisa.

O secretário municipal de Administração, Warton Lacerda, afirma que “todos os professores e servidores da Educação de Altos desempenham um grande trabalho. Desejamos um bom ano letivo e resultados ainda mais positivos”, conclui.

22 de fevereiro de 2018

Qualificação profissional em beleza e culinária beneficia população

Qualificação profissional nas áreas de beleza e culinária beneficia população de Altos

Foi realizada nesta quarta-feira (21) a entrega dos certificados de conclusão para 100 alunos dos cursos de cortes masculinos e design em barba, automaquiagem, trufas de chocolate, ovos de páscoa e delícias natalinas. A prefeita de Altos, Patrícia Leal, e a secretária municipal de Assistência Social, Fátima Barreto, participaram da cerimônia.

A qualificação faz parte do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), que busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho. Em Altos, o programa é desenvolvido pela Prefeitura, em parceria com o Senac.

“Vale destacar que uma das turmas de beleza foi formada por internos da Fazenda da Esperança, ex-usuários de drogas ou ainda em tratamento contra a dependência química, e os cursos de culinária foram destinados às mulheres atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)”, comenta a secretária Fátima Barreto.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, afirma que “todos os concludentes dos cursos estão de parabéns pelo empenho, assim como toda a equipe envolvida nessa qualificação”.

Promovido pelo Governo Federal, o Acessuas Trabalho faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades ao trabalho e emprego.

29 de janeiro de 2018

Atenção Básica de Altos realiza mais de 57 mil consultas

Atenção Básica de Altos realiza mais de 57 mil consultas

Com 18 equipes de Saúda da Família – onze atuando na zona urbana e sete na zona rural -, a Saúde de Altos se destaca com a marca de 57.503 consultas realizadas. Além das consultas, as equipes realizaram 5.994 atendimentos odontológicos e 192 mil visitas domiciliares.

Cada equipe é composta por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, dentista, auxiliar de consultório dentário e, em média, cinco agentes comunitários de saúde. A Atenção Básica de Altos também conta com o trabalho do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, composto por profissionais de diferentes áreas de conhecimento.

O serviço é mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. “Um belíssimo trabalho executado pelas equipes de Saúde da Família, que diariamente buscam incansavelmente atender toda a população de nosso município tanto na zona rural como na urbana. São esses números significativos que demonstram esse compromisso”, comenta o secretário municipal de Saúde, Nerirrony Lacerda.

A Atenção Básica é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção, a proteção, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.

04 de janeiro de 2018

Parceria com associação possibilita coleta de resíduos recicláveis

Parceria entre Prefeitura de Altos e associação possibilita coleta de resíduos recicláveis

Um termo de compromisso firmado entre a Prefeitura de Altos e o movimento Associação Emaús Trapeiros de Teresina tem garantido o trabalho de coleta de lixo solidária para fins de reciclagem. A ideia pretende incentivar o exercício de boas práticas para a preservação do meio ambiente, de modo que a comunidade assimile o entendimento de que essas ações refletem na melhoria da qualidade de vida do ser humano.

De acordo com Manoel Severino, professor e artista plástico que presta serviços para a Secretaria de Assistência Social do município, depois de coletados, os resíduos são armazenados no prédio da Emáus Plenitude de Altos, uma extensão da associação teresinense sediada no Bairro Tranqueira.

“Um mapa de coleta foi estabelecido pela Emaús de Altos. Nós recolhemos os resíduos em comércios, farmácias, escolas e nas residências das pessoas. Inclusive estamos à disposição para atender o chamado da comunidade. Estamos sempre na Secretaria de Assistência Social, basta chamar que providenciaremos a coleta em domicílio”, observa Severino.

Ainda segundo o professor, o serviço recolhe, principalmente, papéis usados; exceto lixo orgânico, lâmpadas, isopores, pilhas, baterias de celular e outros tipos de lixo tóxico.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, destacou a importância da ação social e de sua divulgação para a comunidade.

“As ações com foco na preservação do meio ambiente devem ter prioridade em nossas vidas. Precisamos fazer desse tipo de atitude uma ação natural, algo comum no nosso dia a dia. Para isso, essa consciência deve ser desenvolvida desde cedo, com trabalho nas escolas e campanhas educativas”, comenta Patrícia.

Antônio Francisco Santos, diretor da associação, ressalta que o projeto é audacioso, e que planeja difundir a ideia por todo o Piauí. “Estamos felizes com a parceria firmada com o município de Altos. Temos certeza que este pensamento vai se espalhar por outras cidades da região. É mais gente pensando no meio ambiente e mais famílias carentes sendo beneficiadas”, completou.

O movimento Emaús Trapeiros foi fundado em 1997 e é mantido por doações de materiais recicláveis doados por entidades públicas.

22 de dezembro de 2017

SEMED de Altos realiza Formatura do ABC para 243 crianças

SEMED de Altos realiza Formatura do ABC para 243 crianças

A Prefeitura de Altos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizou na noite desta quarta-feira (20) a solenidade de Formatura do ABC 2017 dos alunos do Nível II de 14 centros de ensino que integram a Etapa de Educação Infantil no município. Agora as crianças vão cursar o 1º Ano do Ciclo de Alfabetização.

O evento foi realizado no Ginásio Poliesportivo Governador Guilherme. Na oportunidade, receberam os canudos de formatura 243 crianças. Os anéis e certificados foram entregues nas próprias escolas, dias antes da formatura. “Optamos por realizar essa etapa em data anterior ao evento, como forma de dar dinâmica a solenidade e evitar desconforto aos alunos em razão do tempo”, explicou Nairene Lima, diretora geral da Secretaria de Educação.

Warton Lacerda, secretário de administração do município, participou do evento. Ele se emocionou com as crianças e relembrou um pouco de sua infância.

“A verdade é que esta solenidade representa a realização de um sonho para mim. Quando criança, infelizmente não tive a oportunidade de participar de um evento dessa magnitude. Hoje, como gestor público, tenho a honra de colaborar com uma solenidade tão especial para famílias, educadores e mais de 240 crianças”, destaca Lacerda.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, também descreveu a formatura como um momento de muita emoção, e que certamente ficará marcado na memória dos formandos.

“As crianças vivem um momento muito especial em suas vidas, onde naturalmente fixam as informações com mais facilidade em suas mentes. E esse momento, marcado por uma atmosfera lúdica linda e justas homenagens aos pequenos, acredito que também servirá para aguçar pensamentos, projetar sonhos - exercícios indispensáveis na vida de uma criança e até mesmo de um adulto”, comentou a gestora.

15 de dezembro de 2017

Senac e Assistência Social realizam cursos gratuitos para 100 alunos

Senac e Assistência Social de Altos realizam cursos gratuitos para 100 alunos

A Prefeitura de Altos, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Piauí (Senac) concluiu neste mês de dezembro mais três cursos de Formação Inicial Continuada (FIC). As atividades são disponibilizadas por meio do Programa “Acessuas Trabalho”, do Ministério do Desenvolvimento Social.

De acordo Fátima Barreto, Secretária de Assistência Social de Altos, cinco turmas foram formadas durante o ano, atendendo cerca de 100 alunos.

“Foram ofertados cursos de bombons e trufas, automaquiagem, delícias natalinas, cortes masculinos e designe de barba. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação e mobilização de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades e, consequentemente, aceitas ao mercado de trabalho”, ressalta a secretária.

Josicleide Delfino, coordenadora de um dos cursos, informou que parte dos beneficiários contemplados é assistida pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da secretaria de assistência social do município.

“Algumas áreas foram destinadas para jovens que moram em território de risco, em decorrência do uso ou tráfico de drogas. Inclusive, uma das turmas do curso de barbeiro foi ofertada para pessoas da Fazenda da Esperança, que é uma comunidade terapêutica de recuperação de dependentes químicos”, explica a coordenadora.

A culminância dos trabalhos - com festa de confraternização e entrega de certificados - ocorrerá em no início de Janeiro/2018 na Secretaria de Assistência Social, localizada no centro de Altos.

07 de dezembro de 2017

Mais de 400 crianças já nasceram no Serviço de Obstetrícia de Altos

Mais de 400 crianças já nasceram no Serviço de Obstetrícia de Altos

Implantado há cerca de dois anos no município de Altos, a 40 km de Teresina, o setor obstétrico do Instituto de Saúde José Gil Barbosa já realizou  mais de 400 partos normais, atuando de acordo com os princípios estabelecidos pela Política Nacional de Humanização do Parto (PHPN).

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, encara como exitosa a implantação do serviço obstétrico para toda a região, e entende que os esforços empregados já geram bons frutos.

“Com o apoio do deputado Assis Carvalho e do Governador Wellington Dias,  conseguimos ampliar o hospital com este serviço e garantir mais direitos às gestantes da região. A estruturação física e de pessoal do hospital de Altos, com aquisição de materiais e contratação de pessoal qualificado para a assistência ao parto normal, visando acolhimento da mulher e da criança, foram de extrema importância para o sucesso do serviço”, ressalta a prefeita.

De acordo com Andréa Amaral, diretora do hospital de Altos, acreditar no parto humanizado foi uma maneira de investir na autonomia do serviço, trazendo mais segurança, conforto e dignidade às mulheres da região.

“Conseguimos reduzir as estatísticas de intervenções cirúrgicas e encaminhamentos desnecessários. O trabalho é exitoso e vem representando um aumento considerável no que diz respeito aos atendimentos obstétricos realizados no município, e até mesmo no atendimento aos municípios vizinhos. O fato é que esse serviço tem se destacado pela qualidade e resolutividade, permitindo que hoje muitos altoenses possam nascer em seu município de modo seguro e mediante autonomia do hospital da cidade”, destaca a diretora.

Os serviços de obstetrícia do hospital de Altos são realizados por enfermeiras obstetras no âmbito de equipe multiprofissional. “É um trabalho que estimula o vínculo mãe-filho através de medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde, garantindo direitos à parturiente e ao acompanhante, reduzindo complicações decorrentes”, acrescenta Andréa Amaral.