Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pacientes de Manaus devem chegar a Teresina à meia noite desta sexta (15)

A previsão inicial era para a tarde desta quinta-feira (14), mas foi adiada para o início da noite devido à falta de oxigênio necessário

14/01/2021 17:52

Os 30 pacientes vindos de Manaus para o tratamento da Covid-19 no estado do Piauí só devem chegar a Teresina por volta da meia noite desta sexta-feira (15). Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o voo da Força Aérea Brasileira (FAB) sairá de Manaus às 19h30 com destino ao Aeroporto Senador Petrônio Portella.


Leia tambémCovid-19: Enfermeiros temem nova variante de pacientes vindos de Manaus 

Covid-19: Piauí inicia distribuição de seringas para vacinação 


“A Fundação Municipal de Saúde (FMS) recebeu a informação que o avião da Força Aérea Brasileira só vai sair de Manaus às 19h30 da noite de hoje, 14. A nova previsão de chegada em Teresina é de depois de meia noite e meia”, comunicou a FMS através de nota. 

Essa é a segunda mudança no horário da chegada. A previsão inicial era para a tarde desta quinta-feira (14), mas foi adiada para o início da noite devido à falta de oxigênio necessário que obedecesse aos protocolos de segurança da FAB .

Foto: Jailson Soares / O Dia 

Os pacientes devem seguir em ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) até o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), onde uma ala com 30 leitos foi preparada para recebê-los. O superintendente do HU, Paulo Márcio, explicou que são pacientes estável trazidos ao Piauí porque necessitam de oxigênio, o que está em falta em Manaus . 

“São 30 pacientes estáveis que estão vindo para o Piauí porque precisam de oxigênio e o quantitativo de oxigênio de Manaus pode colapsar. Antes disso acontecer o Ministério da Saúde está solicitando a transferência desses pacientes. A preferência foi para hospitais federais e nosso hospital está com a quantidade baixa de paciente da Covid. Não nos pegou de surpresa, nós estávamos preparados para isso”, revelou.

Por: Otávio Neto
Mais sobre: