Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: Piauí inicia distribuição de seringas para vacinação

O governo do estado prevê que serão imunizados 187.085 mil piauienses do grupo prioritário na primeira etapa

13/01/2021 17:41

A distribuição de seringas e agulhas para a vacinação contra o novo coronavírus terá início até o final dessa semana, anunciou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Ao todo, serão mais de duzentas mil unidades que serão despachadas para todos os territórios do estado. 


Leia também“Questão de prioridade”, afirma diretora do IASPI sobre suspensão de cirurgias 

COVID-19: Governo decide reabrir leitos de UTI no Piauí 


“Até sábado (16) vamos entregar as seringas e agulhas, da primeira etapa, nas dezesseis centrais de frios espalhadas pelo Piauí. Nosso intuito é deixar toda rede pronta para a chegada da vacina”, declarou o superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães

Foto: Divulgação / Sesapi

“Assim que chegar na rede de frios cada cidade pegará seu lote de acordo com o seu público alvo, algo que já acontece com outras campanhas de vacinação. Todos os nossos municípios já estarão com seus insumos garantidos para que no momento em que a vacina chegar ao nosso estado, façamos apenas a entrega delas”, explicou Herlon sobre a logística de distribuição. 

O governo do estado prevê que serão imunizados 187.085 mil piauienses do grupo prioritário (trabalhadores da saúde, pessoas com mais de 80 anos e população entre 75 e 79 anos) na primeira etapa da vacinação. 

Foto: Divulgação / Sesapi

No momento da vacinação, será necessário apresentar o cartão de vacinação. Porém, a Sesapi explica que aqueles que não possuem o cartão basta apresentar um documento de identificação nos postos de vacinação. 

Início da vacinação 

Em recente declaração, o governador Wellington Dias, que lidera o Fórum de Governadores, disse que é possível que até o dia 20 é possível que as doses da vacina sejam distribuídas aos estados e cinco depois tenha início a vacinação da população. 

“Até o dia 20 de janeiro é possível à autorização da vacina no Brasil. Como já tem vacinas no país, contrato de compra e plano nacional de imunização, eu creio que cinco dias após a autorização possamos começar a vacinar em todo o Brasil, garantindo a distribuição e qualificação. Acredito que na próxima semana teremos uma data definida para o início da vacinação e um cronograma para imunização do povo brasileiro”, disse o governador Wellington Dias.

Por: Otávio Neto
Mais sobre: