Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: Enfermeiros temem nova variante de pacientes vindos de Manaus

Os profissionais alegam que não houve planejamento e treinamento para receber os 30 novo pacientes remanejados

14/01/2021 11:09

Após serem informados sobre a chegada de 30 pacientes Covid vindos de Manaus, remanejados pelo Ministério da Saúde, nesta quinta-feira (14), os profissionais de Enfermagem, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Estado do Piauí se manifestaram alegando não terem recebido treinamento adequado para esses receber esses pacientes no Hospital Universitário.

Erick Ricelly, presidente do Sindicato, destacou que os profissionais se sentem extremamente desprestigiados com a falta de comunicação, de planejamento e desorganização. Ele destacou ainda sobre o risco de contaminação, vez que esses novos pacientes estão contaminados com uma nova variante do vírus.

(Foto:Reprodução)

“Não se trata de recusar atendimento, mas de falta de respeito com quem cuida com essas pessoas. Os profissionais do HU, a maioria trabalha em outros hospitais. O que está chegando para Teresina é uma variante do que já é conhecido, ou seja, é um vírus parecido, não é igual ao que as pessoas do nosso Estado estão acostumadas. É uma doença completamente nova, que poderá afetar não só os que ainda não pegaram, mas todos aqueles que inclusive já foram contaminados”, disse Erick Ricelly.

Ainda de acordo com o presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Estado do Piauí, os leitos do Posto 1, do HU, só começaram a ser preparados ontem (13) e que os profissionais não foram comunicados. Além disso, ele alegou que os enfermeiros e técnicos de enfermagem que fazem parte do grupo de risco não foram liberados, nem foi disponibilizada a quantidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a previsão de entrega aos profissionais. 

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: