Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Por consenso, Themístocles é reconduzido à presidência da Alepi

O presidente não participou da votação porque está em viagem à São Paulo, monitorando um possível contágio de Covid-19

08/12/2020 11:05

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) elegeu, em sessão plenária desta terça-feira (8), sua nova mesa diretora para a legislatura 2021/2022. A definição acontece em um pleito de consenso entre as bancadas partidárias, com uma única chapa e sem disputa. A posse da nova mesa só ocorrerá no começo de fevereiro 2021, no retorno das atividades na Alepi, após o possível recesso parlamentar.

deputada Flora Izabel (PT), 1° vice do Themístocles Filho (MDB), que será reconduzido pela nona vez ao comando do parlamento estadual, é a única mulher na nova mesa. A petista destacou que já ocupou o cargo em outras oportunidades.

(Foto:  Breno Cavalcante/ODIA)

“Eu me sinto com uma grande responsabilidade. Não é a primeira vez que eu disputo a eleição de vice-presidente nesta Casa. Já fui vice-presidente do deputado Thermístocles, e, em determinado momento, e tive a honra de, como mulher, assumir a presidência da Casa, quando o governador Wellington Dias foi para a Europa, o Themístocles assumiu o governo do Estado e eu passei 10 dias presidente do poder legislativo. É uma responsabilidade muito grande”, fala.

O deputado Themistocles Filho seguem em São Paulo monitorando um provável contágio pelo novo coronavírus. Por conta disso, não participa da votação. Ontem (07), uma contraprova descartou um teste que havia positivado anteriormente

Mesa Diretora Alepi

- Themístocles Filho (MDB) - Presidente

- Flora Isabel (PT) - 1° Vice-Presidente

- Carlos Augusto (PL) - 2° Vice-Presidente

- Evaldo Gomes (SD) - 3° Vice-Presidente

- B. Sá (PP) - 4° Vice-Presidente

- Júlio Arcoverde (PP) - 1° Secretário

- Gustavo Neiva (PSB) - 2° Secretário

- Franzé Silva (PT) - 3° Secretário

- Oliveira Neto (Cidadania) - 4° Secretário


Themistocles Filho foi eleito deputado pela primeira em 1986

Com o nono mandato na presidência da Assembleia Legislativa garantido, o deputado estadual Themistocles Filho (MDB) tem capacidade de articulação reconhecida por todos os colegas de Alepi. Essa habilidade do parlamentar, contudo, foi construida devido seu longo tempo de convívio na casa

Themistocles Filho iniciou na política em 1982 quando se tornou vereador de Teresina. Logo após o primeiro mandato, resolveu disputar vaga na Alepi, onde foi eleito pela primeira vez em 1986. Ele seguiu na Assembleia até então reconhecido apenas por ser filho do deputado federal Themistocles Sampaio.

Em 2005, após 19 anos como deputado, Themistocles Filho foi eleito presidente da Alepi. Desde então, criou uma linha de diálogo aberta entre as bancadas de situação e oposição, o que garantiu que ele conduzisse os trabalhos na casa com harmonia. A tranquilidade no parlamento criou o ambiente necessário para os pleitos que viria a disputar.

Desde então, Themistocles seguiu disputando a presidencia da casa. Em 2018, garantiu o décimo mandato de deputado, e nessa terça-feira (07), foi eleito com 27 votos de um total de 30 deputados, e conquistou o novo mandato. 

Por: Isabela Lopes, com informações de Breno Cavalcante
Mais sobre: