Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Themístocles Filho

Conheça a história do deputado estadual Themístocles Filho.

28/10/2020 13:21

O deputado estadual do Piauí Themístocles de Sampaio Pereira Filho (MDB), nasceu em 30 de Dezembro de 1957 em Teresina, filho de Themístocles de Sampaio Pareira e Anatália Gonçalves de Sampaio Pereira.

Atualmente, Themístocles Filho,com formação em direito, é presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), foi eleito vereador em Teresina em 1982, e está no seu décimo mandato de deputado estadual do Piauí (1986-2022).

Além disso,Themístocles Filho exerceu o cargo de Secretário da Justiça e Cidadania do Governo Alberto Silva. Foi Secretario Estadual de Segurança por dois mandatos consecutivos no Governo de Francisco Moraes Sousa ( Mão Santa). Em seu cargo, reformulou todo o Sistema Penitenciário do Estado do Piauí.


Themístocles Filho presidente da Alepi. Foto: Alepi

Atuação na ALEPI

Durante seu Mandato como Presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, desde 2007, ampliou o Palácio Petrônio Portela, construindo o prédio anexo que hoje compreende a parte administrativa da Casa, ficando o Palácio antigo para os Deputados, Sessões e tudo que se diz respeito ao âmbito legislativo. Fundou a TV Assembléia do Estado do Piauí; Rádio Assembléia; Prédio Anexo da Assembleia Teatro com capacidade para 200 pessoas ( sentadas) com: Foyer para Exposições , lançamentos de livros e eventos de forma geral e tecnologia de última geração e perfeita acústica.

Fundou também a Escola do Legislativo que hoje oferece o mais variados cursos ( em várias áreas de atuação). Fundou o Centro Cultural do Dirceu Arcoverde, oferecendo cursos de capacitação á população mais carente. 

Foi criador do Centro Esportivo do Monte Castelo destinado à população, aos funcionários do legislativos e a  população de forma geral. Neste sentido, determinou a reforma e modernização do Palácio Petrônio Portela, trazendo tecnologia de última geração e viabilizando o treinamento dos funcionários.

A biblioteca hoje possui serviço de internet , locais de pesquisa e um rico acervo de livros a disposição da população.Atualizou o Interlegis e hoje mantem uma equipe  de capacitada para o trabalho, com material tecnológico de última geração. O deputado também  fundou um Centro de Ensino no Monte Castelo com professores que atendia á população carente da região, com equipe de professores formada por funcionários da Assembleia Legislativa do Piauí, observando atentamente o potencial de cada a fim de melhor atender ao público piauiense de forma geral. Construiu um Templo Religioso para missas e eventos, no prédio anexo.

Transferiu o Prédio do Setor médico para a praça da Assembléia, reformando e ampliando, trazendo mais especialidades para o Setor e fundou o Centro de Fisioterapia da Assembleia Legislativa do Piauí

Edição: Da Redação
Mais sobre: