Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Moradores das zonas Leste e Sudeste estão há mais de 40 horas sem energia

Os moradores relatam que não conseguem contato com a Equatorial e já perderam diversos alimentos.

02/01/2021 10:16

Os bairros da Zona Leste: Morada do Sol, Ininga, Santa Isabel e Santa Lia, assim como, o Conjunto Tancredo Neves, zona sudeste, estão sem energia elétrica há mais de 40 horas, por causa da forte chuva que caiu na cidade de Teresina. O vento e as descargas elétricas causaram transtornos para os moradores. Árvores cairam e foram registrados alagamentos em vários ponto da cidade. 


Leia também:

Dr. Pessoa determina limpeza das ruas de Teresina após forte chuva 

Revéillon: Teresina entra no ranking de cidades com maior acumulado de chuvas 

Equatorial aciona plano de contingência para reverter estragos causados pela chuva 


Chuva causa transtornos para moradores de Teresina no dia 31 de janeiro. Foto: Reprodução 

Como é o caso da Caroline Alves de 34 anos, que mora na Rua Fernando Lopes Sobrinho, bairro Santa Isabel. "Ligamos inúmeras vezes e a Eletrobrás nem atende os telefones. Ontem (1) alguém conseguiu falar com eles, e vieram a tarde, religaram mas só durou 1h30min", explica Caroline Alves.

Para Caroline e outros moradores, o transtorno iniciou às 19h do dia 31 de dezembro, quando muitas famílias estavam reunidas para o jantar de Réveillon, onde tiveram alimentos perdidos e uma noite conturbada, que se estende até amanhã deste sábado (2). Nas redes sociais, moradores reinvidicam por explicações e resolução do problema.

Zona Sudeste sem energia 

A situação dos moradores da zona sudeste de Teresina também é semelhante. De acordo com Elane Melo, moradora do Tancredo Neves, a Equatorial afirma que mandará equipe para resolver o problema, mas até o momento nada foi feito.

"Tem energia em quase todo conjunto, mas na quadra 2 nos blocos, 5, 6, 7, 8, 9 e 10 não tem energia. Por que o transformador queimou na hora da chuva. Como é só uma rua do conjunto, eles não estão preocupados", conta Elane.

Outro lado

Segunda a Equatorial,  há uma equipe atuando para reestabelecimento do fornecimento de energia para os clientes atingidos pelas ocorrências devido às chuvas, ventos fortes e descargas atmosféricas ocorridos na noite do dia 31 de dezembro em Teresina. 

"No momento, 82 equipes de atendimento emergencial, sendo 15 de manutenção pesada, e quase 300 colaboradores estão empenhados na recuperação da rede elétrica na capital, trabalhando em tempo integral desde o início das ocorrências. Todo o trabalho da distribuidora está focado na recuperação do sistema após os severos danos causados a rede elétrica de distribuição por motivos externos e causas não associadas às condições de operação e manutenção do sistema", diz nota da Equatorial.

A Equatorial lembra, que em toda a capital, há registro de, pelo menos, 280 árvores que caíram sobre a rede. Isso corresponde a 90% das ocorrências coletivas registradas desde o dia 31, que atingem um grande número de consumidores. 

"A quase totalidade das árvores são situadas em terrenos particulares. A Equatorial reforça a necessidade do cuidado com a manutenção, plantio de espécies adequadas e em local seguro, distante da rede elétrica. Nesses casos, a poda regular, antes que a árvore se aproxime da rede, deve ser realizada pelo responsável pelo imóvel. Em função da gravidade dos danos causados ao sistema elétrico, os trabalhos de recuperação têm alta complexidade e tempo de recomposição mais lento.  Diferentemente do atendimento emergencial em condições típicas, nesta situação há a necessidade de reconstrução da infraestrutura de redes que foram destruídas pelo evento climático registrado", esclarece a Equatorial.

Por fim, a Equatorial explica que considerando o cenário e para viabilizar o restabelecimento da energia no menor tempo possível nas áreas ainda afetadas, a Equatorial Piauí solicitou apoio da Prefeitura de Teresina e Corpo de Bombeiros para suporte na remoção de árvores de grande porte que obstruem vias ou dificultam o trabalho dos técnicos da distribuidora em vários pontos da cidade, principalmente nas zonas leste e norte, onde foram verificadas as situações mais críticas.

"O fornecimento de energia também foi prejudicado pela alta incidência de descargas atmosféricas e objetos metálicos lançados sobre a rede, como placas e outdoor, como registrado no bairro Primavera, na zona norte da capital. A Equatorial reafirma o compromisso de continuar com toda a sua estrutura dedicada até que o fornecimento seja plenamente restabelecido para todos os seus clientes", conclui.


Por: Sandy Swamy
Mais sobre: