Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Galeria da Zona Leste: Doutor Pessoa visita obra iniciada há 8 anos

A galeria com sete quilômetros de extensão é uma das medidas para solucionar o problema de alagamento na região.

02/01/2021 11:00

O prefeito de TeresinaDr. Pessoa , visitou na manhã deste sábado (2), as obras da galeria da zona LesteIniciada em outubro de 2012, a galeria com sete quilômetros de extensão é uma das medidas para solucionar o problema de alagamento na região.  


Leia também:

Prefeitura licita R$ 54 milhões e inclui galerias da zona Leste 

Obra da galeria da zona Leste será concluída apenas em 2019 

Na oportunidade, Pessoa visitou pontos críticos da zona Leste devido à falta de drenagem e foi ver pessoalmente o trabalho das equipes que atuam na limpeza da cidade, coletando resíduos deixados pela forte chuva dos últimos  dias 

Doutor Pessoa esteve acompanhado do Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semdhu), Edmilson Ferreira, do secretário de governo, Adolfo Nunes, do superintendente da Sdu Leste, James Guerra, e de Lucas Pereira, da comunicação. O vice-prefeito Robert Rios também acompanhou a visita.

Doutor Pessoa visita obras da galeria da Zona Leste inicida há 8 anos. Foto: Rômulo Piauilino / Semcom

“A cidade é o povo, não serei um gestor que fica o tempo todo dentro do gabinete, vamos estar em contato direto com o povo. Vamos fazer em no máximo dois anos e meio o que não fizeram em 30”, afirmou o prefeito.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semdhu), Edmilson Ferreira ressaltou que a obra da drenagem da zona Leste será uma das prioridades da nova gestão.

“A partir de agora vai ser assim, a equipe de limpeza já está na rua trabalhando, vamos trabalhar também a questão preventiva aqui para evitar esses alagamentos na zona Leste”, disse Edmilson.


Doutor Pessoa afirma que "fará em 2 anos em meio o que não foi feito em 30 anos". Fotos: Rômulo Piauilino / Semcom

Obra da galeria da zona Leste 

Inicialmente as obras de drenagem tinha um orçamento de R$ 28 milhões, oriundos de recursos próprios da prefeitura e do então Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.  Porém, em novembro de 2013, após realizar a primeira parte da galeria, a empresa licitada desistiu e abandonou a obra com apenas 50 metros concluídos. 

Assim, nos últimos oito anos foram contradadas outras empresas para finalizar a obra, mas por alguns motivos como: aumento nos custos de alguns trechos, os contratos foram rescindidos .

Em agosto de 2020, a Prefeito Municipal de Teresina, sob a gestão do ex-prefeito Firmino Filho , iniciou um novo processo licitatório para contratação de uma outra empresa  que dê prosseguimento às obras de drenagem na zona Leste da capital, paralisadas por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Por: Sandy Swamy
Mais sobre: