Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: 14 pacientes de Manaus chegam em Teresina; Um é piauiense

Dos 14 pacientes que chegaram em Teresina, seis apresentam quadro de saúde instável e oito estão estáveis.

25/01/2021 08:24

Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou por volta das 1h30 desta segunda-feira (25), no Aeroporto Ministro Petrônio Portella, em Teresina, com mais 14 pacientes de Manaus (AM). Os pacientes foram encaminhados para o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para receber o tratamento contra a covid-19.

Em um vídeo postado nas redes sociais do HU,o superintendente hospital, Paulo Márcio, dá as boas-vindas ao Piauí aos pacientes de Manaus. O primeiro paciente a desembarcar em solo teresinense é natural do Piauí, da cidade de São Miguel do Tapuio. 

"A gente dizia que iríamos trazer um irmão de Manaus, quando na verdade trouxemos um irmão do Piauí. Esse ato de coragem, de solidariedade que o piauiense ensinou e mostrou para o país inteiro, comoveu. Acredita-se que 500 pacientes devem deixar Manaus até o final de semana, sendo que 300 já concluíram os seus voos e saíram de Manaus, e Teresina foi a cidade pioneira", afirma o superintendente do HU.

Veja o vídeo abaixo:

A previsão inicial era de que 15 pacientes fossem transferidos da capital amazonense para Teresina. No entanto, apenas 14 embarcaram. 

Foto: Divulgação/FMS

De acordo com o HU, foram transferidos de Manaus três mulheres e 11 homens, com idades entre 32 e 70 anos, todos com comorbidades. Dos 14 pacientes que chegaram em Teresina, seis apresentam quadro de saúde instável e oito estão estáveis.

A transferência dos pacientes se deu devido a uma grave crise de saúde enfrentada pelo estado do Amazonas, que está no segundo pico de contágio da covid-19. No estado, faltam leitos e até mesmo oxigênio para as vítimas da doença. Essa é a segunda vez em que pacientes de Manaus são removidos para Teresina. 

No último dia 15, o HU já havia recebido nove pacientes com covid-19 vindos de Manaus. Destes, cinco receberam alta e retornaram para o estado de origem na última sexta-feira (22), e quatro continuam em tratamento no hospital.

Foto: Divulgação

Em entrevista ao O Dia, os pacientes que receberam alta falaram do tratamento recebido em Teresina. Jaqueline Santos, de 38 anos, foi uma das primeiras a ser curada da covid-19 e destacou o tratamento recebido no hospital teresinense. "Depois que eu cheguei aqui, tive um tratamento de rainha , porque Deus concedeu isso, então agradeço a todos do hospital", disse emocionada.


Mais sobre: