Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vídeo: "Tive tratamento de rainha", diz paciente de Manaus ao receber alta

Segundo o Hospital Universitário, as mulheres serão acomodadas em uma casa de apoio e posteriormente retornarão ao seu estado de origem.

20/01/2021 13:44

Duas pacientes transferidas de Manaus para Teresina receberam alta médica do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) nesta quarta-feira (20). Em um vídeo gravado pelos profissionais de saúde da unidade hospitalar, uma das pacientes agradece e diz ter recebido "tratamento de rainha" enquanto esteve em Teresina.

As duas pacientes, Daniela Silva, de 30 anos, e Jaqueline Santos, de 38 anos, estão curadas da covid-19 e foram aplaudidas pelos profissionais de saúde, ao receberem alta do HU. Ao agradecer os profissionais, Jaqueline Santos destacou o tratamento recebido no hospital teresinense. "Depois que eu cheguei aqui, tive um tratamento de rainha, porque Deus concedeu isso, então agradeço a todos do hospital", disse emocionada.

As mulheres estão em Teresina desde a última sexta-feira (15), quando foram transferidas de Manaus para a Capital piauiense em um aeronave da Força Aérea Brasileira, devido ao colapso no sistema de saúde do Amazonas ocasionado pela falta de oxigênio.

De acordo com o chefe da divisão da Gestão de Cuidados do HU, Newton Nunes, as mulheres estavam sendo acompanhadas por uma equipe multiprofissional, que incluiu fisioterapia respiratória, atendimento psicológico e médico especializado no tratamento da covid-19.

"A Covid tem essa característica, entre sete e dez dias, ou ela vai evoluir para a forma mais grave ou o paciente vai regredir para a cura. Desde que elas chegaram, na sexta-feira, são seis dias de tratamento, mas elas já vinham com alguns sintomas e evoluíram para receber alta", explica.

Segundo o Hospital Universitário, as mulheres serão acomodadas em uma casa de apoio e posteriormente retornarão ao seu estado de origem. Os demais pacientes de Manaus seguem internados, sendo dois deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). "Apesar de estarem em estado grave, não estão entubados. Eles estão tendo suporte ventilatório não invasivo", destaca o médico.

Já os outros cinco pacientes estão recebendo cuidados semi intensivos, através de fisioterapia respiratória e uso de antibióticos e corticoides. Dois destes serão reavaliados na tarde de hoje e podem ser transferidos para a enfermaria do HU ou receberão alta da da Ala Covid, a depender do seu estado de saúde.

Mais sobre: