Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Avião da FAB pousa em Teresina e pacientes de Manaus são transferidos para o HU

Ao todo, 10 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão a postos para fazer o traslado dos pacientes do aeroporto ao Hospital Universitário.

15/01/2021 11:42

Atualização às 12h22

Em entrevista ao O Dia, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa , destacou que a chegada dos pacientes vindos de Manaus é um reflexo das ações de prevenção à covid-19 no Piauí, que permite que o Estado, e em especial a Capital, tenham leitos disponíveis para ajudar as outras unidades da federação que precisarem de vagas.


Veja tambémFOTOS: Veja como foi a chegada dos pacientes de Manaus a Teresina 


"Nós sabemos tratar a doença, mas sabemos trabalhar também na prevenção. Se não fosse o ordenamento do Estado com o município, esse fato não estaria acontecendo como está. Esperamos em breve estar devolvendo esses irmãos para Manaus e para suas famílias", destacou o prefeito.

Foto: Rômulo Piauilino/Semcom

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, informou que outros pacientes, além dos nove que já chegaram em Teresina, podem ser transferidos para a Capital. No entanto, a quantidade de vagas ofertadas irá depender também da taxa de ocupação de leitos.

"Estamos colaborando naquilo que o SUS preconiza, o SUS é universal. Temos que atender a todos, nesse momento em que os irmão amazonenses estão precisando desse apoio e nós estamos a postos para atendê-los. Na medida em que o Ministério da Saúde precisar, estamos pronto para atendê-los, na medida do possível, mas a gente não pode prejudicar a necessidade do povo de Teresina", enfatizou.


Foto: Rômulo Piauilino/Semcom

O superintendente do Ministério da Saúde no Piauí,  Fernando Soares, afirmou que, devido à situação crítica causada pela falta de oxigênio no Amazonas, os 23 cilindros que vieram na aeronave da FAB serão reabastecidos e enviados para Manaus. 

"O Amazonas está em situação bastante complexa, faltando, inclusive, oxigênio. Estamos mandando 23 metros cúbicos de oxigênio, o Rio de Janeiro está mandando outra quantidade e o Governo Federal está vendo a possibilidade de comprar mais oxigênio, até mesmo da Venezuela".

Atualização às 11h54

Segundo o diretor do HU, Paulo Márcio, dos nove pacientes que foram transferidos de Manaus para Teresina na manhã desta sexta-feira (15), dois estão com instabilidade respiratória e foram transferidos em duas ambulâncias UTI para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí, onde serão internados em leitos de Terapia Intensiva. Os outros sete pacientes estão estáveis e receberão tratamento em unidades semi-intensivas.

Confira imagens da primeira ambulância com paciente de Manaus saindo do Aeroporto de Teresina com destino ao HU:


De acordo com as informações do diretor do HU, 15 pacientes seriam transferidos inicialmente para Teresina, mas tiveram complicações no quadro clínico antes de embarcarem na aeronave.

Matéria original

Após 24 horas de atraso, devido à problemas no abastecimento de oxigênio na aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), os nove pacientes transferidos de Manaus finalmente chegaram em Teresina. A aeronave pousou por volta das 11h42 no Aeroporto Ministro Petrônio Portella.



Leia mais: Covid-19: Pacientes embarcam em Manaus e devem chegar ao meio-dia em Teresina 


A chegada dos pacientes foi acompanhada pelo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, que afirmou que a capital piauiense está preparada para receber os amazonenses. “Não gostaríamos que viessem os 30 [pacientes], mas se tivessem vindo, Teresina, junto com o Governo Federal, estão preparados, não só na questão de espaço, mas com um corpo técnico-científico da melhor qualidade. Se precisar, Teresina ainda terá espaço para receber nossos coirmãos”, afirmou o prefeito.

Foto: Divulgação/PMT

Ao todo, 10 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão a postos para fazer o traslado dos pacientes do aeroporto ao Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). São duas ambulâncias de suporte avançado, seis ambulâncias de suporte intermediário e duas ambulâncias de suporte básico.

De acordo com a coordenadora do Samu, Francina Amorim, os profissionais do Samu irão fazer uma classificação dos casos mais graves, que deverão ser encaminhados com prioridade nas ambulâncias de suporte avançado. “Eles irão entrar na aeronave, ver quais pacientes precisam ser retirados mais rápido e esses pacientes vão nas ambulâncias de suporte avançado. A partir daí, vamos colocar de acordo com a gravidade, pretendemos fazer uma retirada rápida, visto que temos uma ambulância para cada paciente”, esclareceu.

Aguarde mais informações

Por: Nathalia Amaral e Jorge Machado
Mais sobre: