• Banner Cultura Governo do PI
  • Obras no Litoral Cultura
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Notícias Floriano

30 de maio de 2016

SDR e SEMED divulgam licitação para alimentos da Agricultura Familiar

SDR e SEMED divulgam resultado da licitação de compra e venda de alimentos da Agricultura Familiar

As Secretarias Municipais de Desenvolvimento Rural e Educação divulgaram, na manhã desta quarta-feira (25), a lista com o nome de 34 agricultores que tiveram seus projetos contemplados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, cumprindo a Lei nº 11.947/2009 e a Resolução FNDE nº 026/2013. 

Após lançado o edital de licitação, os agricultores inscreveram seus projetos com o objetivo de participar da compra e venda de gêneros alimentícios que serão destinados às escolas municipais. O prefeito Gilberto Júnior afirmou que com a homologação deste edital, cumpre-se um comprometimento da administração pública com o homem do campo.

Sobre o FNDE

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal criada pela Lei nº 5.537, de 21 de novembro de 1968, e alterada pelo Decreto–Lei nº 872, de 15 de setembro de 1969, é responsável pela execução de políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC).

Para alcançar a melhoria e garantir uma educação de qualidade a todos, em especial a educação básica da rede pública, o FNDE se tornou o maior parceiro dos 26 estados, dos 5.565 municípios e do Distrito Federal. Neste contexto, os repasses de dinheiro são divididos em constitucionais, automáticos e voluntários (convênios).

Além de inovar o modelo de compras governamentais, os diversos projetos e programas em execução – Alimentação Escolar, Livro Didático, Dinheiro Direto na Escola, Biblioteca da Escola, Transporte do Escolar, Caminho da Escola, Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil – fazem do FNDE uma instituição de referência na Educação Brasileira.

09 de maio de 2016

Reunião discute realização da 46ª Exposição Feira Agropecuária

PMF e ACRIMEP se reúnem para discutir realização da 46ª Exposição Feira Agropecuária

Mesmo diante das dificuldades que passam as prefeituras de todo o país, a Prefeitura Municipal de Floriano (PMF) demonstrou interesse em apoiar por mais um ano a realização da Exposição Feira Agropecuária. Na sua 46ª edição, a exemplo dos anos anteriores, a ideia é atrair um grande público para prestigiar os shows com bandas locais e regionais como também para a comercialização de animais (bovinos, suínos, caprinos, ovinos, equinos). A reunião para definir a parceria do evento aconteceu na manhã desta sábado (07), no Parque de Exposição.

A PMF irá disponibilizar uma equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura para fazer a limpeza, restauração de telhas e a iluminação do parque para garantir maior segurança para os frequentadores do local. “Chegamos a um denominador comum em relação às despesas para a realização da nossa grande feira, com boa vontade vamos fazer um grande evento”, disse o prefeito Gilberto Júnior.

O presidente da Associação de Criadores do Médio Parnaíba (ACRIMEP), Carlos Bucar, está otimista e assegurou que será uma feira bastante participativa. De acordo com ele, a ACRIMEP está responsável pela pintura das cercas e que o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, irá contratar as bandas que animarão o evento. 

“A ACRIMEP está sofrendo com a falta de recursos, mas não podemos desanimar. Estamos procurando as bandas que teremos condições financeiras de resolver e acredito que irá satisfazer a todos. Teremos uma Exposição notável”, afirmou Bucar. A Exposição Feira Agropecuária será realizada de 24 a 29 de maio.

29 de abril de 2016

Florianenses prestigiam Semana Cultural

Florianenses prestigiam Semana Cultural

A Semana Cultural de Floriano é uma realização do Instituto Brasil de Gestão e Desenvolvimento Humano (IBGDH). A abertura do evento aconteceu na noite desta quinta-feira (28), na Avenida Frei Antônio Curcio – Beira Rio com a apresentação da Dança “O Boi do Norte” da Escola Municipal Socorro Coelho.

Em seguida, as atrações locais “Aneurisma”, “Dany Melody” e “Júnior Berger” fizeram a animação do público. O destaque da noite ficou para Walkiria Estarley & A Farra da Gordinha, uma banda voltada para o Forró Ostentação.  “Temos o intuito de promover um evento cultural com shows musicais, valorizando os artistas locais misturando vários ritmos: rock, swingueira, sertanejo, forró e mostrar para a população os valores culturais da cidade e região”, disse Olavo Costa, produtor do evento.

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte de Lazer apoia os eventos culturais da cidade. “A Prefeitura não poderia deixar de aproveitar esta oportunidade que o Instituto Brasil de Gestão e Desenvolvimento Humano (IBGDH) ofereceu em apresentar para a cidade esta Semana Cultural, momento em que serão apresentados muitos artistas de Floriano e região. Um motivo de muito orgulho prestigiarmos este evento”, ressaltou o prefeito Gilberto.

A Semana Cultural de Floriano conta com a seguinte programação: 

Dia 29 - Banda O BB / Rosa Xote / Forro Absoluthe / Apresentações culturais – Dança Afro e Capoeira

Dia 30 - Forró Social / Frank e Eduardo / Júnior Veloso / Apresentações culturais – Safoneiro Ítalo e Dança Árabe.

28 de abril de 2016

Prefeitura se reúne com a Eletrobras e discutem Tarifa Social de Energia

Prefeitura de Floriano se reúne com a Eletrobras e discutem Tarifa Social de Energia Elétrica

Na manhã desta terça-feira (26), o prefeito de Floriano, Gilberto Júnior se reuniu com o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal e com representantes da Eletrobras, na sede da APPM em Teresina, para discutir um assunto importante para as famílias de baixa renda. Trata-se da Tarifa Social de Energia Elétrica em que o Governo Federal concede descontos na conta de luz às famílias de baixa renda até o limite de consumo de 220 kWh, chegando a 65% no valor da conta de energia.

“Muitas famílias não exercem o direito de abater essa porcentagem no valor da conta de luz. Em Floriano, quase duas mil pessoas poderão ser beneficiadas pela Tarifa Social. Pedimos a relação de cada uma dessas pessoas e a Eletrobras se prontificou em nos fornecer”, declarou o prefeito Gilberto.

Mais Informações:

Quem tem direito à Tarifa Social?

Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional; ou Quem receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC (amparo social ao idoso com idade de 65 anos ou mais ou a pessoa com deficiência incapacitada para a vida independente e para o trabalho, ambos com renda per capita familiar inferior a ¼ do salário mínimo vigente); Família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até 03 (três) salários mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica; O benefício é válido para apenas uma unidade consumidora por família.

Se o usuário possui um dos perfis de renda descritos acima, mas não está inscrito no Cadastro Único, procure o Centro de Referência em Assistência Social - CRAS, de seu município e inscreva-se. Você receberá um Número de Identificação Social - NIS. Por meio dele é realizado o cadastro na Tarifa Social.

Como solicitar o benefício?

Procure a Eletrobras Distribuição Piauí e apresente:

RG ou outro documento com foto;

CPF;

Número de Identificação Social - NIS.

Famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até 03 (três) salários mínimos com usuário de equipamento vital: Se em sua residência há usuário de equipamento vital, solicite sua inscrição no Cadastro de Usuários de Equipamento Vital. Além da documentação relativa ao uso do equipamento, deverão ser apresentados:

RG ou outro documento com foto;

CPF;

Número de Identificação Social - NIS.

Fonte: www.eletrobraspiaui.com

22 de abril de 2016

Escola Municipal Antônio Nivaldo realiza Sarau de Poesia

Escola Municipal Antônio Nivaldo realiza Sarau de Poesia

Os alunos da Escola Municipal Antônio Nivaldo mostraram seus talentos, na manhã desta quarta-feira (20) durante o Sarau de Poesia, talentos estes no teatro, música e poesia, um momento de descontração e de troca de conhecimento. Uma aula diferenciada.

A programação contou com apresentações teatrais mostrando o casamento de um nordestino, recitação de poesias, repentes, canto do vaqueiro e acrósticos. Participaram das atividades, o prefeito Gilberto Júnior; a secretária de Educação, Luciana Aciolly; a diretora de ensino da zona urbana, Lúcia Pinto e a coordenadora das escolas do campo, Nely Sousa.

A diretora da Escola Municipal Antônio Nivaldo, Silvana Saraiva, falou é que Sarau de Poesia é um momento de descobrir os talentos dos alunos e incentivá-los cada vez mais, como também despertar o interesse pela leitura. A programação contou com a divulgação do livro de contos e poesias produzido pelos próprios alunos. A primeira edição “O lugar onde eu vivo” foi lançada em 2014 e no ano passado “Os Aprendizes da Arte de Escrever”. “Motivamos os alunos a escrever e eles sabem a importância disso.

Conseguem expor seus pensamentos e sentimentos em palavras. Hoje na escola é um dia consagrado à música e a poesia”, disse. O prefeito Gilberto Júnior aproveitou a ocasião para parabenizar os alunos pelas apresentações e fez parte da programação recitando poesia e tocando uma música que fala de esperança “É preciso saber viver”, do cantor Roberto Carlos.

“Um momento especial para todos que fazem esta Escola Antônio Nivaldo, uma escola de grande representatividade na nossa cidade, vimos vários talentos, projeto de dois livros já lançados, estão todos de parabéns”, finalizou o prefeito. Os livros custa R$ 13,00 (treze reais) e estão sendo vendidos na Escola Municipal Antônio Nivaldo.

20 de abril de 2016

Professor e Acadêmicos presentam projeto voltado para catadores de lixo

Professor e Acadêmicos dos Cursos de Administração e Biologia da UFPI apresentam projeto voltado para catadores de lixo

Com o intuito de expandir a atividade dos catadores de lixo e proporcionar qualidade de vida a estes profissionais, a Universidade Federal do Piauí (UFPI/Floriano), através dos Cursos de Administração e Ciências Biológicas, apresentou ao prefeito de Floriano, Gilberto Júnior, o “Projeto de Intervenção Socioeconômica na Comunidade de Catadores de Resíduos Sólidos: uma proposta interdisciplinar”, para que a Prefeitura Municipal de Floriano (PMF) seja parceira no projeto. A apresentação do trabalho aconteceu na manhã desta terça-feira (19), na sede da PMF.

De acordo com o professor e coordenador do projeto, Jairo Carvalho, a ideia é mostrar aos catadores de lixo que eles podem trabalhar com produtos diversificados como papelão, metais, plásticos, além da garrafa peti que é o único produto que coletam atualmente, e comercializar também em outros Estados: Ceará, Pernambuco e Maranhão.

“A proposta é fazer uma transformação junto aos catadores de lixo fazendo-os compreender a dinâmica a cerca da condução de uma cooperativa e que eles a coordene, sendo uma oportunidade de renda para essas pessoas. Fizemos este primeiro contato com o prefeito que nos recebeu muito bem e falamos da necessidade da construção de um galpão para que os catadores armazenem o material coletado, não fique a céu aberto e não corra o risco de serem furtados. 

Aliando esse projeto da Universidade federal do Piauí com o apoio da Prefeitura temos certeza que será um sucesso”, disse Carvalho. O prefeito Gilberto Júnior se mostrou favorável à iniciativa do projeto e agendou uma visita ao lixão para os próximos dias acompanhado dos técnicos das Secretarias Municipais de Infraestrutura e Assistência Social e dos acadêmicos dos cursos e coordenador do projeto para analisar a viabilidade de construção do galpão.

14 de abril de 2016

Seminários sobre fim de mandatos atrai dezenas de municípios a Floriano

vSeminários sobre fim de mandatos atrai dezenas de municípios a Floriano

A Confederação Nacional de Municípios – CNM, em parceria com a Associação Piauiense de Municípios – APPM, está realizando três seminários no Piauí para orientar os gestores sobre cuidados tomados no fim dos mandatos. O evento “Medidas de Fim de Mandato” tem o apoio do Tribunal de Contas do Estado do Piauí – TCE-PI, Associação dos Municípios da Micro-Região do Médio Parnaíba – AMPAR e Consórcio Regional Planície Litorânea - COREDEPI.

flor (2).JPG

O segundo seminário está acontecendo nesta terça-feira (12), em Floriano. Mais de 100 pessoas prestigiam o evento, incluindo 30 prefeitos do Piauí e do Maranhão, que acontece no Auditório do SEBRAE. O prefeito de Ribeiro Gonçalves e membro da diretoria da APPM, Agamenon Franco, realizou a abertura do evento junto ao prefeito de Floriano, Gilberto Jr. e a representante da CNM, Elena Garrido.

flor (4).JPG

O evento tem por objetivo orientar as ações que as administrações municipais podem e devem tomar nesse último ano de mandato para, por um lado aumentar sua arrecadação e acessar fontes de recursos adicionais no auxiliar de custeio das despesas durante a crise financeira que atinge o país.

flor (1).JPG

Outro aspecto a observar são as vedações impostas pela Lei Eleitoral e pela Lei de Responsabilidade Fiscal que demandam cuidados adicionais da gestão pública para evitar quaisquer contestações dos atos da administração, pelos órgãos de controle.

Público Alvo:

Prefeitos (as), Secretários de Finanças e Administração, Chefes de Gabinete, Controlador e Contadores.

Local e data:

Dia 12 de abril – Floriano – Local: Auditório do SEBRAE

Dia 14 de abril – Piripiri – Local: Centro Cívico

8h às 18h

Horário: 8h às 18h. As inscrições serão gratuitas: www.acaomunicipalista.cnm.org.br ou no local do evento. Mais informações: (86) 2107 – 7924 ou (86) 9 9981-8818.

Programação Preliminar

Manhã

08h – Credenciamento.

9h às 13h – Medidas de Fim de Mandato:

– Rede Municipalista.

– Providências de fim mandato.

Palestrantes da CNM – Brasília

Tarde

14h30min às 16h30min

Temática do TCE-PI

Cuidados que o gestor deve ter na condução da Administração Municipal

Palestrantes: José Inaldo de Oliveira e Silva – Auditor Fiscal

Vilmar Barros Miranda – Auditor – Auditor Fiscal

16h30min às 18h

Temática da APPM

Condutas vedadas no período eleitoral

Palestrantes: João Deusdete Carvalho – Procurador Geral da APPM

Marcos Patrício Nogueira Lima – Assessor Jurídico da APPM

Valmir Martins Falcão Sobrinho – Assessor Jurídico da APPM

18h

Encerramento

08 de abril de 2016

Prefeito faz doação de terreno para o Ministério Público

Prefeito Gilberto Júnior faz doação de terreno para o Ministério Público

Com a presença dos promotores de Justiça, Cláudio Machado, Manoel de Barros, Arimateia Dourado; presidente da OAB/Floriano, Isabel Carvalho e do Procurador Geral de Justiça do Piauí, Cleando Alves de Moura, o prefeito Gilberto Júnior fez a entrega do Termo de Doação de um terreno localizado na Rua Francisco de Abreu Rocha, onde será construída a nova sede do Ministério Público, em Floriano. 

Após a assinatura do termo, o mesmo será encaminhado, em caráter de urgência, à Câmara Municipal para a aprovação, passando a titularidade para o MP. A entrega do termo de doação aconteceu na manhã desta quinta-feira (07), no Ministério Público.

O Procurador Geral de Justiça do Piauí, Cleando Alves de Moura, agradeceu ao prefeito Gilberto Júnior por ter sido sensível em fazer a doação do terreno e afirmou também que a expectativa é que as obras sejam iniciadas ainda este ano. “Vamos começar a elaborar o projeto, licitar a obra e dar início a construção. O Ministério Público ficará em suas instalações próprias e a população de Floriano terá um atendimento adequado”, disse.

De acordo com o prefeito Gilberto Júnior é o início da realização do sonho de todos que fazem o Ministério Público que há muito tempo fazia esta solicitação à Prefeitura de Floriano. “Fizemos um esforço para encontrar um terreno, tendo em vista a valorização patrimonial, mas estamos aqui realizando mais um grande sonho que é o Ministério Público poder ter a sua sede e oferecendo mais condições de trabalho a todos os promotores e servidores deste importante órgão estadual”, enfatizou o prefeito.

Presentes também na solenidade, o procurador Geral do Município, Tarcísio Sousa; secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Manuela Simplício; secretário de Comunicação, Marcos Veras e servidores do Ministério Público.

05 de abril de 2016

Prefeito cede um espaço para a Organização Assistencial dos Ex-combatentes

Prefeito Gilberto cede um espaço municipal para a Organização Assistencial dos Ex-combatentes

O prefeito Gilberto Júnior se reuniu na manhã desta sexta-feira (01) com representantes da Organização Assistencial dos Ex-combatentes de Floriano; com a secretária municipal de Educação, Luciana Acioly e com o secretário municipal de Comunicação, Marcos Veras, com o objetivo de atender a uma solicitação da classe de ex-combatentes em ter uma sede própria para angariar recursos junto a instituições que apoiam projetos sociais em combate as drogas, como a Organização Assistencial Amor sem Fronteira e o Centro de Recuperação de Presos, em Brasília, e aprimorar os trabalhos realizados na cidade. 

O prefeito e a secretária de Educação assinaram o Termo de Permissão de Uso de Bem Público, cedendo a Escola Municipal Hercília Carmarço – localizada no Bairro Bosque Santa Teresinha – para as atividades da Organização, por um período de quatro anos. 

Segundo o presidente da Organização Assistencial dos Ex-combatentes, Francisco Pereira, há quase dez anos a instituição realiza atividades em Floriano em prol das crianças e adolescentes e para conseguir recursos é uma condicionalidade ter uma sede.

“Já desenvolvemos um trabalho em Floriano e tínhamos alguns impasses na questão de recursos por não termos uma sede própria. É um momento ímpar para a instituição, é um presente. Um processo muito emocionante, agradecemos ao gestor Gilberto Júnior que tem nos apoiado em todos os momentos”, destacou Pereira.

Para os ex-combatentes um sonho realizado e para o prefeito Gilberto Júnior um dever cumprido por estarem sempre integrados em ações sociais. “Nós nos sentimos na responsabilidade de prestarmos este auxílio à Organização Assistencial dos Ex-combatentes por estarmos sempre juntos em várias atividades, mas estavam ainda almejando uma sede e como também vem com uma proposta de recursos federais para fazerem um belíssimo projeto na cidade de Floriano, temos certeza que vem a atender ao interesse não só do município como também dessa Organização tão importante”, disse o prefeito.

04 de abril de 2016

Prefeito Gilberto Júnior exonera e nomeia novos secretários em Floriano

Prefeito Gilberto Júnior exonera e nomeia novos secretários em Floriano

Na tarde desta quinta-feira (31), o prefeito de Floriano, Gilberto Júnior, nomeou três secretários de governo para dar continuidade aos trabalhos da administração pública nas áreas de Infraestrutura, Desenvolvimento Rural e Ouvidoria. A solenidade de posse aconteceu na sede da Prefeitura de Floriano e contou com a presença de vereadores e demais secretários. 

Assumindo a pasta da Secretaria Municipal de Infraestrutura, o empresário George Washington Almeida Pinho, no lugar do engenheiro civil, George Everson (Didi); no lugar do então secretário de Desenvolvimento Rural, Edvaldo Araújo, assume o ex-diretor do Departamento da SDR, José Antônio de Carvalho e toma posse na Ouvidoria Geral do Município, a advogada Magila Rayoure Sousa Silva, no lugar do Controlador do Município, Jeziel Pereira, que respondia pela pasta interinamente.

“Estou muito agradecido por terem me dado esta oportunidade, vou trabalhar com muita dedicação pela nossa cidade”, afirmou o novo secretário de Infraestrutura, George Washington. O secretário de Desenvolvimento Rural, José Antônio de Carvalho, disse “assumo com responsabilidade os trabalhos desta equipe e darei continuidade, quero fazer o melhor por minha cidade e pela zona rural, principalmente. Meu desejo é contribuir com a gestão do prefeito Gilberto Júnior”.

A advogada Magila Rayoure Sousa ressaltou que aceitou prontamente ao convite de responder pela Ouvidoria Geral do Município e que irá colaborar com a população de Floriano.

Segundo o prefeito Gilberto Júnior essas modificações aconteceram devido a pretensões políticas nas eleições deste ano. “Em um ano eleitoral existe o pedido de afastamento das pessoas que tem aspiração de serem possíveis candidatos, por conta disso essa substituição, mas a orientação é para a continuidade dos serviços prestados a cidade de Floriano”, disse o prefeito Gilberto.

01 de abril de 2016

Prefeitura faz entrega de balanças aos Agentes Comunitários de Saúde

Prefeitura de Floriano faz entrega de balanças aos Agentes Comunitários de Saúde

Com o objetivo de fazer o registro de dados das famílias que recebem o benefício do Programa Bolsa Família, as Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, Saúde e Educação realizam ações integradas para que o sistema do programa seja atualizado e as famílias não fiquem sem esta transferência de renda. Na manhã desta quarta-feira (30), o prefeito Gilberto Júnior; o secretário de Saúde, Bigman Barbosa e a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Joara Leão Lima, entregaram 70 balanças para os agentes comunitários de saúde para realizarem o acompanhamento do programa.

“É um programa federal que é realizado por três secretarias Educação, Saúde e Assistência Social, então nossa função enquanto saúde é fazer o acompanhamento nutricional e de vacina das crianças e das pessoas que tem a cobertura do Bolsa Família. Além da entrega vamos falar das estratégias para estes acompanhamentos. Vamos ter atenção também as pessoas que mudam de endereço e não atualizam seus dados, isso dificulta o acompanhamento e que esses pacientes ao mudar de endereço procurem a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social”, esclarece a diretora de Saúde, Danusa Felinto.

O prefeito Gilberto Júnior participou deste momento e falou sobre a necessidade de manter os dados atualizados para que as famílias não fiquem sem o benefício do Bolsa Família. “É uma necessidade que nós temos em fazer a alimentação dessas informações em relação ao peso das crianças para, inclusive, incluir famílias no programa. Estamos fornecendo essas balanças aos agentes comunitários de saúde, que são pessoas aptas e qualificadas para esta aferição e elas vão ajudar não só a Saúde, mas também a Assistência Social do município de Floriano”, disse o prefeito Gilberto.

O momento foi também de parabenizar a classe dos agentes de saúde quanto aos trabalhos realizados em combate ao mosquito Aedes Aegypti. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Bigman Barbosa, de outubro de 2015 a março de 2016 foram registrados apenas cinco casos de dengue em Floriano. “O mutirão da dengue se faz necessário por querermos sempre manter na mídia e na mente da população a necessidade de se observar os pontos de acumulação de água e que pode servir para o desenvolvimento do mosquito da dengue, por isso não fizemos um mutirão uma ou duas semanas no mês de janeiro, mas todas as sextas-feiras até quando acabar o período chuvoso. Estamos chamando a atenção de toda a população de Floriano para que lembre que cada um é soldado da sua casa. Foram registrados apenas cinco casos de outubro para cá, um número bem pequeno se compararmos com os número que tínhamos em 2012”, destacou o secretário de Saúde.

Em Floriano, a Secretaria Municipal de Saúde conta com 128 agentes comunitários de saúde que juntamente com os agentes e endemias realizam o trabalho de prevenção e combate ao mosquito da dengue.