Em reunião com o Governo do Estado e a Secretaria de Turismo nesta segunda-feira (06), no Palácio de Karnak, o prefeito de Cajueiro da Praia, doutor Girvaldo e o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Andre Bahia, acordam pacto de projeção turística para a região da praia de Barra Grande. A ação consiste em um planejamento estratégico de treze anos que deverá transformar a cidade em referência em ecoturismo.
Dentre as ações que estão sendo planejadas, Cajueiro ganhará um terminal turístico, já em processo de construção, e um contorno rodoviário de acesso à região da Barrinha. O centro da cidade vai passar por uma etapa de drenagem urbana, melhorando o saneamento local. A orla da cidade também vai ser contemplada com obras como a Reserva dos Pescadores, que abrigará um mirante e um jardim botânico.
Uma das primeiras ações do projeto é propor alterações no Plano Diretor da cidade de Cajueiro. O pacto será composto de três eixos, balizados no diálogo entre a sociedade civil organizada junto com o poder público, o planejamento estratégico consistente e participativo e a busca por parcerias com grandes instituições filantrópicas que auxiliem na promoção e preservação do meio ambiente.
O Governo do Estado deverá auxiliar na garantia de ferramentas de infraestrutura e saneamento, a exemplo da Adutora do Litoral que deverá ter sua primeira etapa concluída em maio deste ano. O executivo também garante a aplicação de recursos federais de saneamento para a região. “Temos garantido 4 bilhões em investimentos em plano executivo de saneamento básico junto a Funasa e o Ministério das Cidades, que também vai contemplar a região de Barra Grande. Queremos trabalhar a efetivação do projeto através do funcionamento dos conselhos gestores que deverão acompanhar de perto essa reestruturação. Eles devem ser compostos por diferentes empreendedores da região e sociedade civil organizada”, garantiu.
A pista ampla do aeroporto regional de Parnaíba e sua proximidade com pontos turísticos, bem como com suas estradas de acesso, chama a atenção de investidores regionais, como é o caso da rede baiana de hotelaria TXAI, de Itacaré. Com o suporte do aeroporto, empresas poderão ampliar o fluxo de turistas nas cidades litorâneas do Piauí, garantindo leitos para estadia e hospedagem de visitantes.
O Governo do Estado também se comprometeu em efetivar programas de habitação preventivos, preparando a cidade com bolsões habitacionais. Para o governo, a prevenção vai evitar déficits de moradia, contribuindo para a organização paisagística da cidade.

Notícias Cajueiro da Praia
05 de dezembro de 2014

Release Eventos Peixe-boi Marinho 2014 em Cajueiro da Praia
Base Peixe-boi Marinho promove evento em parceria com a Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia
A Base Peixe-boi, sede da Ãrea de Proteção Ambiental Delta do ParnaÃba em Cajueiro da Praia, promove os Eventos Peixe-boi Marinho em parceria com a Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia e o apoio de ONGs como a Comissão Ilha Ativa e o projeto Pesca Solidária, a CARE Piauà e o Instituto Tartarugas do Delta.
Os eventos acontecem no dia 13de dezembro a partir das 6:30h com a realização do XIV Ciclismo, cuja largada será no entroncamento da BR 402 com a estrada de acesso ao municÃpio.
São cerca de 20 km que os ciclistas de Cajueiro da Praia precisarão percorrer e a corrida movimenta os povoados do interior que ficam no caminho, já que durante a passagem dos competidores, grupos de voluntários ficam estrategicamente em diversos locais para distribuir água para os participantes.
Na chegada da corrida, os moradores vão prestigiar os ciclistas que disputam as três primeiras colocações, com direito a prêmios em dinheiro.
Este ano, por causa da maré, a XIII Regatas de Canoas à Vela Peixe-boi Marinho vai acontecer à s 9:00h.São duas modalidades, canoas pequenas e grandes, que fazem o percurso saindo da Praia do Cajueiro de Baixo, em direção ao mar adentro, para contornar uma boia colocada para sinalizar a curva e o retorno para a mesma praia.à o ponto alto dos eventos, que reúne os pescadores da comunidade, mas também moradores das comunidades próximas do interior de Cajueiro da Praia, além de visitantes que vêm dos municÃpios de Chaval e Barroquinha do Ceará, e de LuÃs Correia e ParnaÃba, no PiauÃ.
Ãs 11:00h, chega o momento mais folclórico e engraçado dos eventos: a X Corrida de Jegues, que é realizada na Praia do Cajueiro de Baixo. Os jegues são preparados com bastante antecedência, mas devido ao temperamento do bicho, a preparação não é garantia de vitória. Mais vale a paciência e o jeitinho dos âjockeisâ em relação aos animais, já que é proibido machucar ou espancar os jegues. Nessa altura a praia já está cheia de gente do Cajueiro.
Todo ano a competição tem o apoioda Capitania dos Portos do PiauÃ, do Corpo de Bombeiros e da PolÃcia TurÃstica.
Os Eventos do Peixe-boi Marinho são realizados para confraternizar com a população da região, divulgando o trabalho realizado o ano inteiro pela Base Peixe-boi, sede da APA Delta do ParnaÃba, que promove e realiza a atividade, e para isso busca o patrocÃnio de parceiros e empresas da região.
A Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia é um dos maiores patrocinadores, fato que vem se repetindo já há 14 anos, desde o I Ciclismo. Mas diversas empresas da região também contribuem com patrocÃnios menores, através da pintura da logomarca nas velas de embarcações, ou mesmo patrocÃnio de camisetas e bonés: Aquinor, Sebrae, o Boticário, Agropecuária Longá, Sertepa, Longá, Arrasta-pé Clube, Armazém ParnaÃba, HM Aquicultura, 4 Anas, Bob Siegerte Luzemóveis.
A Base Peixe-boi desenvolve principalmente atividades de pesquisa e educação ambiental, voltadas para a conservação dos ecossistemas presentes na APA Delta do ParnaÃba, bem como sua fauna e flora, tendo seu foco maior de trabalho com relação ao peixe-boi marinho, espécie considerada hoje criticamente ameaçada de extinção. E comemora 20 anos de funcionamento ao tempo em que se comemora o 15º aniversário de emancipação do municÃpio de Cajueiro da Praia.