• assinatura jornal

Notícias Barras

17 de janeiro de 2018

Prefeitura divulga programação do Carnaval de Barras 2018

Prefeitura divulga programação do Carnaval de Barras 2018

A Prefeitura Municipal de Barras, através da Secretaria de Cultura e Turismo, divulgou nesta segunda-feira (15), a programação do tradicional Carnaval de Barras 2018. Durante os cinco dias de evento, 17 bandas se apresentarão no corredor da folia.

As bandas Bel Lima e Banda Tradição Carnavalesca, banda Lira Barrense, Nagibe, Dudu Nogueira, Iohanes, Bandido Elétrico, Fafá Santana, Chapéu Elétrico, A Zorra, Valencia, Forro de Luxo, Fabricia e Banda, Cleyane Lima, Kaio Stronda, Banda Pressão, Banda do Elefante e os Oz Bambaz farão a alegria dos foliões.

A primeira atividade da programação é a festa para escolha do Rei e Rainha do Carnaval, e a Rainha da Diversidade, que será realizada no dia 27 de janeiro na Arena Práticus, e contará com o show da banda Pressão e Forró dos Tops.

Os interessados em concorrer devem se dirigir até a Secretaria da Cultura e Turismo. As inscrições iniciam no dia 08 e encerram-se dia 22 de janeiro. A premiação para os vencedores é R$ 500,00 para cada.

Programação completa:

Sexta – 09/02/2018

17h00 – Carnaval da Melhor Idade

Local – Auditório Monsenhor Uchôa

Sábado – 10/02/2018

17h00 – Concentração do Bloco da Academia da Saúde

Local – Academia da Saúde

Banda – Bel Lima: e Banda Tradição Carnavalesca

18h00 – Concentração do Corso

Local – Posto General

Banda Lira Barrense

22h00 – Banda Nagibe

00h30 – Dudu Nogueira

03h00 – Forró dos Tops

Local – Corredor da Folia

Domingo – 11/02/2018

22h00 – Banda Iohanes

00h30 – Bandido Elétrico

02h30 – Fafá Santana

Local – Corredor da Folia

Segunda – 12/02/2018

18h00 – Concentração dos Blocos de Rua

19h00 – Apresentação e Escolha dos Melhores Blocos de 2018

Bandas de Apoio:

Chapéu Elétrico

A Zorra

Valencia

Forro de Luxo

22h00 – Fabricia e Banda

00h30 – Cleyane Lima

03h00 – Kaio Stronda

Terça – 13/02/2018

18h00 – Apresentação dos Blocos de Sujos

Concentração na Rodoviária

22h00 – Banda Pressão

00h30 – Banda do Elefante

02h30 – Oz Bambaz

13 de dezembro de 2017

Barras atinge meta de políticas de desenvolvimento das MPEs

Barras atinge meta de políticas de desenvolvimento das MPEs

A cidade de Barras foi um dos primeiros municípios do Piauí a atingir as metas de políticas de desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Sebrae no Piauí, através da Sala do Empreendedor em parceria com a prefeitura da cidade. O Sebrae tem um sistema de monitoramento de implementação da lei geral que acompanha as ações de políticas publicas nos municípios.

De acordo com Solange Azevedo, gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial da Sala do Empreendedordo Sebrae, em Barras, em 2017, para contabilizar tal resultado e avaliar o desenvolvimento dos municípios, o Sebrae  trabalhou em quatro eixos.

“O Sebrae Nacional monitora as ações desenvolvidas nos municípios de acordo com eixos sobre a Lei Geral das MPEs que cada município regulamentou e implantou. No ano de 2017, observou o percentual de Políticas de Desenvolvimento Implantadas com validação de perguntas em 4 eixos: Atores de Desenvolvimento, que são o Agente de Desenvolvimento e o Secretário Municipal que apoia esse agente de desenvolvimento; Compras públicas, avaliando se os editais públicos dão tratamento diferenciado para participação dos pequenos negócios locais; implantação da Redesimples, projeto este em parceria com a Junta Comercial (JUCEPI), que trata da desburocratização na abertura, alteração e baixa de empresas; e por último, a sala do empreendedor, que funciona em prol dos interesses dos empresários municipais”, explicou Karine.

Nesses quatro eixos, o município responde a várias perguntas para poder fazer a contabilização da nota e a cidade de Barras respondeu a essas perguntas completamente e com respostas positivas para o microempreendedor.

A gerente afirma ainda que esse trabalho e essa avaliação influência positivamente no município, promovendo desenvolvimento local, gerando emprego e renda para a população, levando capacitação e motivação aos empresários locais e dando qualidade de vida para a população.

“Primeiro representa que a cidade está seguindo a lei geral do município. Segundo, está promovendo o desenvolvimento local, porque as compras públicas que a maior parte dos gastos do município é realizada no próprio município, então ela faz a economia local circular e se desenvolver, isso através dos pequenos negócios, tanto dos empresários quanto dos agricultores locais. Então assim, o município compra da agricultura familiar para abastecer a merenda escolar, compra dos pequenos negócios locais fazendo o dinheiro circular dentro do município, dando poder aquisitivo, gerando emprego e renda pra cidade. Assim, quando o município segue a Lei Geral das MPEs só tem a ganhar e também envolver esses atores principais, o agente de desenvolvimento que o interlocutor entre o Sebrae e município, entre os empresários e a prefeitura”, comentou.

Tudo gira em torno desses eixos que promovem os municípios, como o desenvolvimento local, geração de emprego e renda, qualidade da alimentação das escolas.

Sala do Empreendedor

A Sala do empreendedor é implantada nos municípios e trabalha apenas com pequenos negócios. O projeto tem como objetivo incentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar, também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, facilitar a abertura de novas empresas e regularizar as atividade informais, oferecer serviços aos Microempreendedores Individuais (MEI), informações e Orientações Sobre a abertura, funcionamento e formalização de empresas, de forma simples e facilitada, além de orientação e capacitação para Microempreendedores Individuais (MEI).

“Nosso objetivo é a capacitação e trazer esses empresários pras compras publicas, ver as dificuldades que enfrentam e o que precisam pra dar um impulso maior em seu negocio. Este ano Barras fez um trabalho muito bom. A sala é o meio do caminho, a comunicação do Sebrae com a prefeitura”, disse Solange.

23 de outubro de 2017

Barras adere ao projeto 'Lei Maria da Penha nas Escolas'

Barras adere ao projeto 'Lei Maria da Penha nas Escolas'

A secretária de educação do estado, Rejane Dias, esteve na cidade de Barras nesta segunda-feira (09) acompanhando o lançamento do projeto "Lei Maria da Penha nas Escolas: desconstruindo a violência, construindo diálogos".

O lançamento também contou com a presença do promotor Francisco Jesus, da delegada da mulher, Vilma Alves, autoridades locais, como a vice-prefeita Cynara Lages, o prefeito Carlos Monte, secretários e vereadores do município.

O projeto tem por objetivo reduzir os índices de violência contra a mulher por meio da educação, através de palestras para capacitação de professores, alunos e comidade escolar em geral. Outro objetivo do projeto é iniciar desde já a conscientização das próximas gerações pelo respeito a mulher com mudanças de comportamento e com foco na redução da violência.

"Estamos continuando o projeto e descentralizando o diálogo abrindo a questão da violência diante desses índices alarmantes no país. O projeto tem surtido um resultado muito bom nas escolas, do ponto de vista de disseminar a Lei Maria da Penha, pois muitas vezes as pessoas não tem conhecimento do conteúdo da lei e nada melhor do que levar ao ambiente escolar esta ação", disse Rejane Dias durante a abertura dos trabalhos.

Após o lançamento do projeto, a equipe conheceu o 'Zumba na Praça', que é a prática de aulas de zumba gratuita na Academia de Saúde da cidade, onde centenas de pessoas se reúnem de segunda a quinta para a prática de atividade física por meio da dança.

31 de agosto de 2017

Barras é pioneira no estado a construir diagnóstico socioeconômico

Barras é pioneira no estado a construir diagnóstico socioeconômico junto ao Sebrae

Nesta terça-feira (29) a Prefeitura Municipal de Barras firmou uma parceria com o Sebrae para construir um diagnóstico socioeconômico do município. Este diagnóstico visa avaliar as cadeias produtivas desenvolvidas no município de Barras e assim dar mais clareza para em que áreas poderem ser feitos investimentos e assim gerar mais emprego e renda. 

Segundo Ismael de Avelar Bastos, gerente do escritório regional do Sebrae em Piripiri, que abrange a região, Barras é o primeiro município do estado a realizar o diagnóstico junto ao órgão, o que poderá dar mais clareza à gestão para pontos fortes e pontos fracos do empreendedorismo local.

"Vamos traçar um plano pro município, identificando o seu protagonismo, suas potencialidades, suas fraquezas, identificando suas atividades produtivas, o que gera riqueza pro município e com isso poder explorar. O primeiro passo é identificar, depois explorar estrategicamente isso", afirma Ismael.

Após este passo, a prefeitura entrará de forma mais direta nas ações a serem desenvolvidas, que consistem em capacitações e consultorias para os gestores, que logo em seguida definirão as linhas de investimento para as potencialidades locais. A medida trazida pela prefeitura já é comum em outros municípios do Brasil, e permitiu o desenvolvimento econômico por meio do empreendedorismo local e suas potencialidades, aliado com ações pontuais da gestão em fomentar o desenvolvimento das mesmas.

"Isso demonstra que a prefeitura se preocupa com os seus munícipes, em ter um planejamento mínimo. Porque não adianta eu fazer uma ação sem ter planejamento", destaca o gerente do Sebrae.

24 de agosto de 2017

Produtores de cajuína de Barras terão stand no 5º Festival da Cajuína

Produtores de cajuína de Barras terão stand no 5º Festival da Cajuína

Acontece a partir desta quinta-feira (24) em Teresina, o 5º Festival da Cajuína. O evento acontece no shopping Riverside e deve seguir até o sábado (26). O evento é realizado pela Cooperativa de Produtores de Cajuína do Piauí (Cajuespi) e terá um estande para expor marcas de cajuína de produtores de Barras.

O espaço servirá de mostruário para os produtores apresentarem seus produtos e realizarem parcerias e negócios. O estande tem apoio da Prefeitura Municipal de Barras. A abertura acontecerá nesta quinta-feira (24), às 19hs no Shopping Riverside, e contará com a presença do governador Wellington Dias e do prefeito de Barras Carlos Monte.

A Cajuespi foi fundada em 2005 e hoje conta com 120 fábricas de cajuína cooperadas e mais de 2.700 pessoas da agricultura familiar. Em 2016, foram produzidas 980 mil garrafas da bebida e, para esse ano, a expectativa é chegar a um milhão e 300 mil garrafas.

Programação

24/08

10h às 14h – oficinas interativas de Licor de Caju e de Receitas de Caju

15h – oficinas interativas de Produção de Mudas de Caju e de Culinária do Caju

16h – palestra “Perspectivas da Cajacultura”, com Wagner Juca, e “Regulamentação da produção e comercialização de bebidas”, com Adriana Chagas Barreto (Ministério da Agricultura)

17h – oficina interativa Delícias do Caju

18h – oficina interativa de Doce de Caju, apresentação artística de Gonzaga para Todos e da Banda de Música PM/PI

20h – Amauri Jucá

25/08

10h – oficinas interativas de Produção de Cajuína, Culinária do Caju e Produção de Mudas do Caju. Palestra “Cooperativismo e Empreendimentos Solidários”, com Leo Pinho (Unisol Brasil)

14h – oficina de Receitas de Caju

15h – palestra “A Cajuína sem Gelatina”, com Fernando Abreu (Embrapa/CNPAT/Sebrae), oficinas interativas de Produção de Mudas de Caju e Doce de Caju

16h – painel “Muda de Caju: Inovação ou Tradição?", com Paulo Roberto e Luis Eduardo, e palestra “Legalização da Produção de Mudas de Caju”, com Alonso da Mota Lamas (Ministério da Agricultura)

17h – atrações artísticas: Grupo de Flauta Música p/Todos e Banda de Música do IFPI

19h – oficina interativa de Produção de Cajuína e apresentação do Balé da Cidade

20h – atrações artísticas

26/08

10h – oficinas interativas de Produção de Cajuína, Produção de Mudas de Caju e Culinária do Caju

15h – oficinas interativas de Doce de Caju e Delícias do Caju

16h – palestra “Movendo o Mundo através de ideias: aprendera empreender”

17h – atração artística: Orquestra Sanfônica - Música para Todos

19h – atrações artísticas, escolha da Garota Cajuína, sorteio de kit de irrigação para produtores de caju e escolha da melhor cajuína

20h – encerramento.

21 de agosto de 2017