• Jovens escritores 2018
  • Patrimônio 30/04
  • banner marcas
  • Marcas Inesquecíveis 2018 26/03

Notícias Barras

10 de abril de 2018

Mamães de Barras dão a luz com mais humanização e carinho

Mamães de Barras dão a luz com mais humanização e carinho

O Hospital Regional Leônidas Melo, em Barras, oferece às mamães da região assistência especializada e mais humanizada para um dos momentos mais importantes de suas vidas: o parto. Com investimentos em equipamentos e profissionais, o número de partos aumentou em sete vezes, diminuindo o número de transferências para a capital.

O parto humanizado é um conjunto de práticas e procedimentos que buscam readequar o processo de parto, seja natural ou cesariana, entendendo tanto a mulher quanto o bebê numa visão mais humana e acolhedora, levando em consideração a individualidade de atenção a cada ser humano.

A diretora do Hospital de Barras, Layane Santos, explica que os conceitos da humanização do parto devem estar presentes em todos os locais de assistência à gestante, seja em um hospital público, privado, em uma casa de parto e até numa residência. O que importa é que sejam adotadas boas práticas com o intuito de prestar uma assistência adequada à mãe que garantam o direito à informação e respeitem as escolhas da mulher.

Além do diferencial do tratamento físico, os profissionais de saúde se preocupam com o acolhimento emocional da gestante. O parto humanizado não se limita apenas ao momento do nascimento do bebê, mas sim a todo processo da gestação, do nascimento e do pós-parto. “A humanização do parto está focada no respeito às escolhas da mulher, no direito a um atendimento digno, respeitoso e sem qualquer tipo de violência”, ressalta a diretora.

Com a implantação da coordenação de Obstetrícia, ações como a organização de partograma e programa de segurança das parturientes, além da aquisição de dois berços aquecidos pela Secretaria de Estado da Saúde e reestruturação da ambiência da sala de pré-parto e parto, diminuíram o número de transferências e aumentou a média mensal de partos no próprio Hospital.

Anteriormente eram realizados, em média, 12 partos por mês em 2015. Com a melhoria no setor obstetrício, esse número passou para 82 partos mensais, o que representa um aumento de sete vezes mais partos. Isso significa mais comodidade para as mães, que têm seus filhos mais próximo de sua casa e uma maior resolutividade do Hospital Leônidas Melo.

28 de março de 2018

Uespi e Prefeitura discutem convênio para educação ambiental e saúde

Uespi e Prefeitura de Barras discutem convênio na área de educação ambiental e saúde

O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso, se reuniu, na manhã desta terça-feira (20), com o prefeito do município de Barras, Carlos Monte, para discutir a elaboração de convênio de educação ambiental via Fundação Nacional em Saúde (Funasa). A parceria visa desenvolver atividades voltadas à sustentabilidade ambiental e qualidade de vida.

O projeto será financiado pela Funasa e vai trabalhar o fortalecimento das ações de educação ambiental e saúde na cidade de Barras, com os servidores e moradores do município. “Vamos iniciar o projeto via Funasa em educação ambiental. Como a Uespi tem crédito e pessoal especializado na área de educação ambiental, achamos interessante procurar a instituição para realizar o convênio com a prefeitura, inclusive, porque nosso município tem um polo da Uespi”, sinalizou o prefeito.

A professora de Biologia da Uespi, Roselis Machado, adiantou que prefeitura optou preferencialmente por selecionar uma instituição de ensino público, no caso, a Uespi. “Fomos procurados e estamos aqui para firmar o convênio, que será benéfico para os docentes. Além disso, alunos poderão participar como atores das oficinas e a prefeitura que terá uma equipe de servidores bem capacitada”, descreveu.

“É um projeto de grande importância para a Uespi. Essa é mais uma possibilidade de agir em campo na formação de pessoas. É importante para a cidade de Barras porque terá agentes comunitários que saberão utilizar os recursos ambientais sem danificar o patrimônio. Para nós, é uma satisfação”, salientou o reitor Nouga Cardoso sobre a formalização da parceria.

O projeto será acompanhado pelo Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Estudos e Projetos/Uespi, composto por sete especialistas da área de meio ambiente.

21 de março de 2018

Minha Casa Legal atende mutuários de Barras nesta quarta (21)

Minha Casa Legal atende mutuários de Barras nesta quarta (21)

Equipe técnica da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) atenderá os mutuários da cidade de Barras, nesta quarta-feira (21), em mais uma ação itinerante do Programa Minha Casa Legal. Por meio do escritório itinerante, a Emgerpi visa regularizar os 114 imóveis construídos no município, pela extinta Companhia de Habitação do Piauí (Cohab-PI).

O atendimento será das 7h30 às 17h, na sede da Secretaria Municipal de Educação de Barras, localizada na Rua General Taumaturgo de Azevedo, Centro, em frente à Igreja Matriz de Barras.

As ações itinerantes do Programa Minha Casa Legal buscam estimular todos os mutuários da extinta Cohab, BEP e Iapep a buscarem as informações necessárias para regularizar e obter a escritura dos seus imóveis.

Mais ações do Programa Minha Casa Legal 

Nesta quinta-feira (22), o Escritório Itinerante do Programa Minha Casa Legal atende os mutuários do município de Porto, onde há 92 imóveis construídos pela extinta Cohab. Os mutuários do conjunto José Julio da Costa receberão os serviços jurídicos do programa, das 7h30 às 17h, na Unidade Escolar Otávio Falcão, localizada na Praça Oceanira Bastos S/N, Centro do município.

Em seguida, no dia 23 de março, os serviços itinerantes de regularização fundiária urbana do Programa Minha Casa Legal serão prestados para os mutuários da cidade de Luzilândia . O atendimento será das 7h30 às 17h, na Unidade Escolar João de Assis Marques, localizada na Av. João Batista Pinto S/N, Centro de Luzilândia.

20 de fevereiro de 2018

Divulgadas informações sobre Concurso Público e Teste Seletivo

Informações sobre Concurso Público e Teste Seletivo

A Prefeitura Municipal de Barras, reafirmando o seu compromisso com a moralidade, a transparência, o zelo com a coisa pública e a disposição de dialogar com todos os poderes instituídos a fim de construírem o caminho possível para a solução dos problemas do município, vem apresentar à sociedade as seguintes medidas.

- A administração, compreendendo que os poderes são independentes, mas também devem ser harmônicos;

- Reconhecendo o papel do Tribunal de Contas do Estado, que em decisão recente reconheceu diversas falhas e irregularidades no concurso realizado em 2016, no entanto, entendeu como o mais adequado recomendar o chamamento dos concursados;

- Ressalvando que o concurso encontra-se pendente de julgamento pelo Tribunal de Justiça, que em recente decisão validou o decreto do poder executivo municipal de anulação do mesmo;

- Resolve que estará promovendo o chamamento paulatino, no carácter “sub judice”, dos aprovados do concurso quando da necessidade da Prefeitura, até que ocorra uma decisão final do mérito da ação judicial;

- A fim de não prejudicar o ano letivo da rede municipal de ensino, visto que os prazos legais de convocação comprometeriam o seu calendário, resolve também proceder com o chamamento dos aprovados no Teste Seletivo 001-2018, para provimento de vagas na Secretaria Municipal da Educação, conforme prevê o edital, para o período de 6 (seis) meses. 

As medidas anunciadas reforçam o compromisso do Prefeito Carlos Monte em jamais admitir qualquer ato que vá contra o interesse público e contra os compromissos assumidos com a população. A administração pública tem o dever jurídico de cautela e assim tem procedido em todos os atos relativos ao concurso em questão, buscando segurança jurídica, sem prevaricar diante das ilegalidades encontradas, apresentadas processualmente a quem de direito e admitidas pelos órgãos de controle, de atos anteriores à sua gestão sob pena de ser imputada a responsabilidade dos malfeitos.

15 de fevereiro de 2018

17 de janeiro de 2018

Prefeitura divulga programação do Carnaval de Barras 2018

Prefeitura divulga programação do Carnaval de Barras 2018

A Prefeitura Municipal de Barras, através da Secretaria de Cultura e Turismo, divulgou nesta segunda-feira (15), a programação do tradicional Carnaval de Barras 2018. Durante os cinco dias de evento, 17 bandas se apresentarão no corredor da folia.

As bandas Bel Lima e Banda Tradição Carnavalesca, banda Lira Barrense, Nagibe, Dudu Nogueira, Iohanes, Bandido Elétrico, Fafá Santana, Chapéu Elétrico, A Zorra, Valencia, Forro de Luxo, Fabricia e Banda, Cleyane Lima, Kaio Stronda, Banda Pressão, Banda do Elefante e os Oz Bambaz farão a alegria dos foliões.

A primeira atividade da programação é a festa para escolha do Rei e Rainha do Carnaval, e a Rainha da Diversidade, que será realizada no dia 27 de janeiro na Arena Práticus, e contará com o show da banda Pressão e Forró dos Tops.

Os interessados em concorrer devem se dirigir até a Secretaria da Cultura e Turismo. As inscrições iniciam no dia 08 e encerram-se dia 22 de janeiro. A premiação para os vencedores é R$ 500,00 para cada.

Programação completa:

Sexta – 09/02/2018

17h00 – Carnaval da Melhor Idade

Local – Auditório Monsenhor Uchôa

Sábado – 10/02/2018

17h00 – Concentração do Bloco da Academia da Saúde

Local – Academia da Saúde

Banda – Bel Lima: e Banda Tradição Carnavalesca

18h00 – Concentração do Corso

Local – Posto General

Banda Lira Barrense

22h00 – Banda Nagibe

00h30 – Dudu Nogueira

03h00 – Forró dos Tops

Local – Corredor da Folia

Domingo – 11/02/2018

22h00 – Banda Iohanes

00h30 – Bandido Elétrico

02h30 – Fafá Santana

Local – Corredor da Folia

Segunda – 12/02/2018

18h00 – Concentração dos Blocos de Rua

19h00 – Apresentação e Escolha dos Melhores Blocos de 2018

Bandas de Apoio:

Chapéu Elétrico

A Zorra

Valencia

Forro de Luxo

22h00 – Fabricia e Banda

00h30 – Cleyane Lima

03h00 – Kaio Stronda

Terça – 13/02/2018

18h00 – Apresentação dos Blocos de Sujos

Concentração na Rodoviária

22h00 – Banda Pressão

00h30 – Banda do Elefante

02h30 – Oz Bambaz

13 de dezembro de 2017

Barras atinge meta de políticas de desenvolvimento das MPEs

Barras atinge meta de políticas de desenvolvimento das MPEs

A cidade de Barras foi um dos primeiros municípios do Piauí a atingir as metas de políticas de desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Sebrae no Piauí, através da Sala do Empreendedor em parceria com a prefeitura da cidade. O Sebrae tem um sistema de monitoramento de implementação da lei geral que acompanha as ações de políticas publicas nos municípios.

De acordo com Solange Azevedo, gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial da Sala do Empreendedordo Sebrae, em Barras, em 2017, para contabilizar tal resultado e avaliar o desenvolvimento dos municípios, o Sebrae  trabalhou em quatro eixos.

“O Sebrae Nacional monitora as ações desenvolvidas nos municípios de acordo com eixos sobre a Lei Geral das MPEs que cada município regulamentou e implantou. No ano de 2017, observou o percentual de Políticas de Desenvolvimento Implantadas com validação de perguntas em 4 eixos: Atores de Desenvolvimento, que são o Agente de Desenvolvimento e o Secretário Municipal que apoia esse agente de desenvolvimento; Compras públicas, avaliando se os editais públicos dão tratamento diferenciado para participação dos pequenos negócios locais; implantação da Redesimples, projeto este em parceria com a Junta Comercial (JUCEPI), que trata da desburocratização na abertura, alteração e baixa de empresas; e por último, a sala do empreendedor, que funciona em prol dos interesses dos empresários municipais”, explicou Karine.

Nesses quatro eixos, o município responde a várias perguntas para poder fazer a contabilização da nota e a cidade de Barras respondeu a essas perguntas completamente e com respostas positivas para o microempreendedor.

A gerente afirma ainda que esse trabalho e essa avaliação influência positivamente no município, promovendo desenvolvimento local, gerando emprego e renda para a população, levando capacitação e motivação aos empresários locais e dando qualidade de vida para a população.

“Primeiro representa que a cidade está seguindo a lei geral do município. Segundo, está promovendo o desenvolvimento local, porque as compras públicas que a maior parte dos gastos do município é realizada no próprio município, então ela faz a economia local circular e se desenvolver, isso através dos pequenos negócios, tanto dos empresários quanto dos agricultores locais. Então assim, o município compra da agricultura familiar para abastecer a merenda escolar, compra dos pequenos negócios locais fazendo o dinheiro circular dentro do município, dando poder aquisitivo, gerando emprego e renda pra cidade. Assim, quando o município segue a Lei Geral das MPEs só tem a ganhar e também envolver esses atores principais, o agente de desenvolvimento que o interlocutor entre o Sebrae e município, entre os empresários e a prefeitura”, comentou.

Tudo gira em torno desses eixos que promovem os municípios, como o desenvolvimento local, geração de emprego e renda, qualidade da alimentação das escolas.

Sala do Empreendedor

A Sala do empreendedor é implantada nos municípios e trabalha apenas com pequenos negócios. O projeto tem como objetivo incentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar, também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, facilitar a abertura de novas empresas e regularizar as atividade informais, oferecer serviços aos Microempreendedores Individuais (MEI), informações e Orientações Sobre a abertura, funcionamento e formalização de empresas, de forma simples e facilitada, além de orientação e capacitação para Microempreendedores Individuais (MEI).

“Nosso objetivo é a capacitação e trazer esses empresários pras compras publicas, ver as dificuldades que enfrentam e o que precisam pra dar um impulso maior em seu negocio. Este ano Barras fez um trabalho muito bom. A sala é o meio do caminho, a comunicação do Sebrae com a prefeitura”, disse Solange.

23 de outubro de 2017

Barras adere ao projeto 'Lei Maria da Penha nas Escolas'

Barras adere ao projeto 'Lei Maria da Penha nas Escolas'

A secretária de educação do estado, Rejane Dias, esteve na cidade de Barras nesta segunda-feira (09) acompanhando o lançamento do projeto "Lei Maria da Penha nas Escolas: desconstruindo a violência, construindo diálogos".

O lançamento também contou com a presença do promotor Francisco Jesus, da delegada da mulher, Vilma Alves, autoridades locais, como a vice-prefeita Cynara Lages, o prefeito Carlos Monte, secretários e vereadores do município.

O projeto tem por objetivo reduzir os índices de violência contra a mulher por meio da educação, através de palestras para capacitação de professores, alunos e comidade escolar em geral. Outro objetivo do projeto é iniciar desde já a conscientização das próximas gerações pelo respeito a mulher com mudanças de comportamento e com foco na redução da violência.

"Estamos continuando o projeto e descentralizando o diálogo abrindo a questão da violência diante desses índices alarmantes no país. O projeto tem surtido um resultado muito bom nas escolas, do ponto de vista de disseminar a Lei Maria da Penha, pois muitas vezes as pessoas não tem conhecimento do conteúdo da lei e nada melhor do que levar ao ambiente escolar esta ação", disse Rejane Dias durante a abertura dos trabalhos.

Após o lançamento do projeto, a equipe conheceu o 'Zumba na Praça', que é a prática de aulas de zumba gratuita na Academia de Saúde da cidade, onde centenas de pessoas se reúnem de segunda a quinta para a prática de atividade física por meio da dança.

31 de agosto de 2017

Barras é pioneira no estado a construir diagnóstico socioeconômico

Barras é pioneira no estado a construir diagnóstico socioeconômico junto ao Sebrae

Nesta terça-feira (29) a Prefeitura Municipal de Barras firmou uma parceria com o Sebrae para construir um diagnóstico socioeconômico do município. Este diagnóstico visa avaliar as cadeias produtivas desenvolvidas no município de Barras e assim dar mais clareza para em que áreas poderem ser feitos investimentos e assim gerar mais emprego e renda. 

Segundo Ismael de Avelar Bastos, gerente do escritório regional do Sebrae em Piripiri, que abrange a região, Barras é o primeiro município do estado a realizar o diagnóstico junto ao órgão, o que poderá dar mais clareza à gestão para pontos fortes e pontos fracos do empreendedorismo local.

"Vamos traçar um plano pro município, identificando o seu protagonismo, suas potencialidades, suas fraquezas, identificando suas atividades produtivas, o que gera riqueza pro município e com isso poder explorar. O primeiro passo é identificar, depois explorar estrategicamente isso", afirma Ismael.

Após este passo, a prefeitura entrará de forma mais direta nas ações a serem desenvolvidas, que consistem em capacitações e consultorias para os gestores, que logo em seguida definirão as linhas de investimento para as potencialidades locais. A medida trazida pela prefeitura já é comum em outros municípios do Brasil, e permitiu o desenvolvimento econômico por meio do empreendedorismo local e suas potencialidades, aliado com ações pontuais da gestão em fomentar o desenvolvimento das mesmas.

"Isso demonstra que a prefeitura se preocupa com os seus munícipes, em ter um planejamento mínimo. Porque não adianta eu fazer uma ação sem ter planejamento", destaca o gerente do Sebrae.





Enquete

Como você avalia as manifestações dos caminhoneiros?

ver resultado