Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina: Dr. Pessoa se reúne com o CRM para avaliar agravamento da pandemia

Prefeitura pode baixar medidas mais restritivas e já disse que vai seguir o decreto estadual que teve sua validade prorrogada para o próximo final de semana.

21/03/2021 15:05

Em virtude da alta nos casos e nos óbitos por covid-19 em Teresina, o prefeito Dr. Pessoa (MDB) se reúne na tarde deste domingo (21) com representantes do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) para avaliar o agravamento da pandemia e discutir a adoção de medidas mais restritivas para a capital.

A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Comunicação, Lucas Pereira. Ele disse que a Prefeitura de Teresina vai seguir as medidas adotadas pelo governo do Estado anunciadas ontem (20) por Wellington Dias e que o prefeito estuda ainda medidas alternativas, porque a possibilidade de lockdown em Teresina está descartada.

"O prefeito estuda medidas alternativas como a limitação de pessoas nos estabelecimentos e uma fiscalização mais rígida do cumprimento dos protocolos", afirmou o secretário Lucas Pereira. 


Dr. Pessoa vai se reunir hoje com o CRM - Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresina

Divergências entre Estado e Prefeitura foram parar na Justiça

No decorrer da semana passada, o Governo do Piauí adotou uma série de medidas a serem decretadas no final de semana para contenção da disseminação do coronavírus em todo o Estado. Dentre elas está o toque de recolher das 21h às 5h, a proibição de funcionamento dos setores não essenciais do comércio entre os dias 18 até as 23h59min de hoje (21) e também a antecipação do feriado do Dia do Piauí, que foi comemorado na última quinta-feira. 

Nas contramão, a Prefeitura de Teresina adotou medidas de flexibilização das atividades não essenciais, permitindo ao comércio que abrisse suas portas por até nove horas diárias na sexta-feira (20), mas obedecendo a todos os protocolos sanitários em vigência e sujeitos à fiscalização. A medida foi derrubada pela justiça após ação impetrada pelo Ministério Público, acionado pelo Governo. Com isso, o comércio não essencial em Teresina ficou proibido de funcionar na sexta-feira e no final de semana.

Ontem (20), o governador Wellington Dias anunciou a prorrogação das mesmas medidas para todo o Piauí nesta semana que se inicia hoje, com restrição ao comércio no final de semana e antecipação de mais um feriado para sexta-feira. A Prefeitura de Teresina já informou que vai seguir as diretrizes do decreto estadual desta vez.

Mais sobre: