Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Decreto: Prefeitura permite abertura do comércio em Teresina na sexta-feira

Decreto prevê autorização para que setores não essenciais abram por até 9 horas diárias e shopping funcionam das 12h às 20h.

17/03/2021 16:28

Foi divulgado nesta quarta-feira (17) o decreto da Prefeitura que permite a abertura do comércio não essencial em Teresina na próxima sexta-feira (19). A medida vai de encontro ao que diz o decreto estadual baixado pelo governador Wellington Dias (PT) que proibiu os setores não essenciais de abrirem suas portas a partir de amanhã até as 23h59min do domingo (21).

No documento, que teve sua autenticidade confirmada pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura, diz que “fica autorizado, no dia 19 de março de 2021 o funcionamento do comércio em Teresina por até 9 horas diárias, devendo cada estabelecimento informar às Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) de sua região o seu horário de funcionamento, bem como afixar e divulgar em local visível e acessível, podendo inclusive utilizar as ferramentas de redes sociais para tanto”.


Foto: Reprodução/Prefeitura de Teresina

A Prefeitura determina ainda que o horário de funcionamento do comércio não essencial não deve ultrapassar o horário das 20 horas. Já os shoppings centers poderão funcionar para atendimento do público geral das 12h às 20h.

Para determinar que o comércio abra na próxima sexta-feira em Teresina, o prefeito Dr. Pessoa considerou que o número de leitos clínicos e de UTI se mantém em ampliação na capital, levando em conta as redes municipal de estadual de atendimento. Ele considerou também que os setores que não estiverem com as atividades suspensas devem cumprir com os protocolos de orientação e determinações expedidas pelos órgãos e entidades de saúde federal, estadual e municipal.

Medida vai de encontro ao que determinou o Governo do Estado

No último sábado (13), o governador Wellington Dias havia anunciado o endurecimento das regras de contenção da covid-19 no Piauí. O estado se encontra sob toque de recolher das 21h às 5h. O comércio não essencial só tem autorização para funcionar até esta quarta-feira (17). A partir de amanhã, seu funcionamento deve parar e permanecer com as portas fechadas até a segunda-feira, quando poderão reabrir.

Não é de hoje que a Prefeitura de Teresina determina medidas que vão na contramão do que decreta o governo do Estado. Ainda em janeiro deste ano, a administração municipal da capital tomou medida semelhante: decretou o funcionamento de bares, restaurantes e setores não essenciais por até 9 horas diárias quando a instância estadual havia dito que o setor deveria funcionar em horário reduzido.

Mais sobre: