• VIP TAXI teresina
  • bbrock
  • assinatura jornal

Notícias União

27 de junho de 2017

Solenidade marca abertura da Exposição com Acervo de Luiz Gonzaga

Prefeito, secretários, vereadores e centenas de pessoas marcaram presença no evento

Foi sucesso de público e motivo de muitos elogios a abertura da Exposição com o Acervo de Luiz Gonzaga em União, na tarde desta segunda (26). Centenas de pessoas passaram por lá e aproveitaram para prestigiar a solenidade de abertura que foi embalada pela apresentação do Coral de Vaqueiros de União, tocando sucessos do eterno Rei do Baião.

Em sua fala, o prefeito citou a importância de realizar um São João resgatando as origens. “Devo agradecer o Reginaldo por trazer este acervo riquíssimo aqui para a nossa cidade. Teremos 4 dias de Festival de Folguedos para que possamos mostrar o que é um São João de verdade e que vai ficar, enquanto prefeito eu for, em nosso calendário. Quero dizer ainda que é só o começo, espero que todos possam aproveitar tudo de bom que esta exposição nos oferece”, frisou.

A diretora executiva da Fundação José Benício, Patrícia Costa, deu as boas-vindas e falou sobre o evento. “Agradeço a presença de todos e destaco a sensibilidade do prefeito, sem ele não teríamos como trazer esta exposição. Quero dizer que estaremos fazendo com que a nossa cultura seja vista, seja conhecida. União é um município rico em várias vertentes culturais e sei que este trabalho que estamos realizando vai mudar a vida de muitas pessoas”, frisou.

O memorialista Reginaldo Silva agradeceu a oportunidade e explicou o trabalho que vem realizado por diversas cidades do Brasil e no exterior. O evento foi prestigiado também pelos vereadores Manoel Cecílio, Eliane Costa e Feitosa. Secretários, servidores e centenas de pessoas da comunidade também estiveram por lá prestigiando.

25 de junho de 2017

23 de junho de 2017

Divulgada a programação oficial para o São João de União 2017

Evento terá duas etapas, a exposição de Luiz Gonzaga e o Festival de Folguedos

No início da tarde desta sexta-feira (23) o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, a diretora executiva da Fundação José Benício Medeiros, Patrícia Costa e Rogério Silva, idealizador do Acervo Itinerante de Luiz Gonzaga estiveram na Rádio Vanguarda FM concedendo entrevista. Na oportunidade eles anunciaram a programação oficial para o SÃO JOÃO DE UNIÃO 2017.

Este ano o evento ganhou uma marca e se dividiu em duas etapas, a primeira delas é a Exposição “Luiz Gonzaga em União”, que traz pela primeira vez o acervo do Rei do Baião para a cidade. A exposição será realizada no espaço Cibrazen e estará aberta para visitação pública entre os dias 26 e 30 de junho, de 09hs da manhã até 21hs.

A segunda etapa do SÃO JOÃO é a realização do XVII Festival de Folguedos de União, entre os dias 06 e 09 de julho, nas imediações da Praça Barão de Gurgueia. Serão 4 dias de festa com apresentações de Bumba Meu Boi, Reisados, Tambor de Crioula, apresentações das escolas municipais, quadrilhas de União e a inda a 12ª Etapa do Circuito Piauiense de Quadrilhas Juninas da Região dos Cocais (FEPIQ).

Para o gestor, o São João é uma oportunidade de valorizar e incentivar a cultura unionense. “Este ano teremos um São João jamais visto aqui em União, resgatando e valorizando várias vertentes da nossa cultura e trazendo boas atrações musicais. Teremos ainda a ainda a exposição do Luiz Gonzaga que é de uma riqueza cultural e histórica imensa para todo o Brasil, será um evento pra ficar marcado. Teremos ainda surpresas que estamos estudando para trazer para União”, destacou.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL E MUSICAL

Quinta – 06/07

17hs – Procissão do Boi (saindo da Praça Gervásio Costa), Reisados e Tambor de Crioula

22hs - Show com Waldo e Felipe

Sexta – 07/07

19hs – Apresentações das escolas da rede municipal de ensino

22hs – Show com Gonzaga Lú e Trio Asa Branca

Sábado – 08/07

19hs – Apresentação com quadrilhas juninas de União

22hs – Show com Waldonys (atração nacional)

Domingo – 09/07

12ª Etapa do Circuito Piauiense de Quadrilhas Juninas da Região dos Cocais (FEPIQ)

Exposição com acervo de Luiz Gonzaga chega a União

Através da prefeitura, Reginaldo Silva, que foi amigo do Rei do Baião trás acervo para a cidade

Intitulada “Luiz Gonzaga em União”, a Exposição Itinerante que já percorreu diversas cidades e capitais do Brasil chega a nossa cidade. A exposição será aberta ao público e poderá ser apreciada entre os dias 26 e 30 de junho, de 09hs da manhã até as 21hs, no espaço em Frente à Cibrazem. O evento faz parte do calendário do SÃO JOÃO DE UNIÃO e toda a população é convidada a participar.

A Expozaga conta com cerca de 300 objetos pessoais do cantor. De gibão de couro a chapéus, óculos, fotografias, livros, artes plásticas, entre outros objetos do artista, fazem parte do acervo que é idealizado por Reginaldo Silva, que foi amigo de Luiz Gonzaga e é presidente da Fundação Vovô Januário, criada pelo cantor.

Além da exposição com os utensílios mais usados por Luiz Gonzaga, o idealizador do evento, Reginaldo Silva, participa proferindo palestras destacando fatos de sua convivência com o Rei do Baião, com apresentações musicais e vídeos sobre a obra e vida de Luiz Gonzaga.

A diretora executiva da Fundação Cultural José Benício Medeiros, Patrícia Costa, falou sobre a importância da exposição. “É um presente que a Prefeitura está trazendo para o povo de União. Será uma oportunidade única para troca de experiências e conhecimento sobre o Rei do Baião. Tenho certeza que o povo de União vai se emocionar assim como eu me emocionei quando visitei a exposição em Pedro II”, frisou.

Reginaldo Silva comentou sobre a satisfação de estar em União. “O trabalho é fruto de 12 anos de convivência que eu tive ao lado de Luiz Gonzaga, temos alguns convites para fora do país e nesta data eu optei por estar aqui em União. Estou feliz e emocionado, sei que o acervo vai impactar a juventude, as crianças.”, destacou.

21 de junho de 2017

Edinalva Freitas assume o comando da Secretaria Municipal de Educação

Nova secretária informou que está assumindo com o intuito de trabalhar pelo desenvolvimento da Educação

No início da tarde desta quarta-feira (21) o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, empossou a nova secretária de Educação do município. A pasta agora será comandada pela professora Edinalva Freitas que já atuava como assessora da Secretaria.

O gestor comentou sobre a posse da secretária. “Sabemos que a educação é uma pasta que merece bastante atenção, merece esforço e merece um trabalho diferenciado. Queremos ver União crescendo, com bons índices no IDEB e se tornando referência no Estado. Então estamos colocando o nome da professora Edinalva para trabalharmos juntos e alcançar tudo aquilo que queremos para a educação do município”, disse o prefeito.

Ednalva agradeceu e citou como será o trabalho na pasta. “Pra mim foi uma surpresa, mas me sinto grata a Deus e ao prefeito Dr. Paulo pela confiança, pela credibilidade em me dar uma missão como esta. Sei que será um trabalho árduo, mas será gratificante e sei que poderei contar com o apoio de todos que fazem a equipe da Educação. Estou assumindo não pra um lado político, mas para trabalhar pelo desenvolvimento da Educação do nosso município”, frisou.

PT CONTINUA

O prefeito comentou ainda sobre a aliança com o Partido dos Trabalhadores. “A saída da ex-secretária se deu por motivos internos, administrativos. Não houve rompimento político, tanto que os funcionários serão mantidos, o secretário de Agricultura, Zé Wilson, também permanece. Eu pedi a eles a indicação de um novo nome para o comando da pasta, mas eles optaram por não indicarem e eu respeitei esta decisão”, informou.

19 de junho de 2017

14 de junho de 2017

Caravana da Cidadania leva serviços gratuitos à região de Novo Nilo

Outras comunidades receberão a Caravana da Cidadania em breve

Na manhã desta quarta-feira (14) foi a vez da comunidade Novo Nilo receber a Caravana da Cidadania, projeto realizado pela Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC). A ação foi realizada na Unidade Escolar Coronel Gervásio Costa e contou com a colaboração de profissionais da SEMASC, Saúde, Educação e outras áreas.

Durante a realização da Caravana, a população conta com serviços de alistamento militar, vacinação, emissão de RG, junta militar, recadastramento do Bolsa Família e ainda participa de palestras e orientações sobre os direitos do cidadão.

A jovem Vitória Beatriz comemorou a oportunidade de emitir a sua Carteira de Identidade sem precisar se deslocar. “A caravana veio em boa hora, o povo aqui precisa muitos destes serviços e as vezes não tem a oportunidade de ir em busca”, frisou.

A dona de casa, Marinalva também destacou os benefícios do evento. “Fico feliz pelos jovens que não tinha documentos e agora estão tendo, nós que dependemos do Bolsa Família também contamos agora com esta facilidade de fazer o recadastramento bem aqui, perto de casa. Esta caravana está sendo muito boa para todos nós”, pontuou.

Outras comunidades

A secretária Martina Costa informou que pretende levar a Caravana a outras comunidades. “É um projeto importante que está sendo reconhecido pela população, pois os serviços, os direitos estão chegando até o povo. Iremos para o Divinópolis em breve e em seguida quero estar indo a outras comunidades levando a equipe para prestar serviços e orientações”, destacou.

13 de junho de 2017

12 de junho de 2017

Ações em alerta contra a exploração do trabalho infantil são realizadas

Equipe da SEMASC esteve em três pontos da cidade repassando informações

Com o objetivo de conscientizar a população e em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra o Trabalho Infantil, profissionais da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) e membros do Conselho Tutelar realizaram ações educativas em três locais da cidade. As ações estratégicas aconteceram na manhã desta segunda-feira (12), na praça Gervásio Costa, no mercado municipal e nas imediações do Posto de Saúde da Vila Nova Conquista.

Durante as ações a população foi impactada com informações de conscientização por parte dos profissionais envolvidos no projeto. “É uma ação que estamos realizando em conjunto com o CRAS, CREAS, o conselho e temos total apoio da prefeitura. Estamos reforçando junto à população que lugar de criança é nas escolas e que a exploração do trabalho infantil é crime”, frisou a secretária Martina Costa.

A conselheira Jania Sousa considerou positiva a ação. “Muitas mães não tem consciência sobre a gravidade da exploração do trabalho infantil, elas não sabem que é crime e é proibido. Estamos conversando, conscientizando e vejo de forma muito positiva esta ação”, destacou.

PLENÁRIA

A SEMASC informa ainda que nesta terça-feira (13) será realizada uma plenária sobre o tema no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de União (STTR), ás 08hs da manhã e toda a população é convidada.

09 de junho de 2017