• Patrimônio 10/17
  • Unimed
  • assinatura jornal

Notícias União

17 de outubro de 2017

16 de outubro de 2017

Outubro Rosa: Campanha de prevenção ao câncer de mama é realizada

Confira a programação de atividades relativas ao Outubro Rosa em União

Outubro Rosa é uma campanha mundial que visa conscientizar a sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento surgiu em 1990 em Nova York, e desde então, vem sendo promovida anualmente. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.

Com o intuito de envolver a sociedade e dar atenção a este tópico tão frequente no cotidiano a Prefeitura Municipal de União, através das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social e Cidadania realizará atividades em alusão a esta campanha.

No dia 26 de outubro haverá mais um aulão de dança no Parque Beira Rio. As atividades físicas que serão comandadas pelos professores Graziane Sampaio, Bruno Martins e outro convidado, serão iniciadas às 18h. Toda a população é convidada a participar.

No dia 27 de outubro ocorrerá o I Seminário Um Toque Pela Vida, que será realizado pela manha a partir das 08:00h no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de União. Durante o seminário serão abordados assuntos como prevenção ao câncer de mama e saúde do homem.

A programação da campanha será até o dia 09 de novembro, quando haverá a Caminhada RosaAzul. Com concentração às 7:30h na Secretaria Municipal de Saúde  (SOS), e percorrerá algumas ruas da cidade.

15 de outubro de 2017

Colisão entre carro de passeio e ônibus deixa vítimas fatais na PI 112

Acidente aconteceu em curva da localidade Soares

Uma colisão entre um ônibus e um veículo de passeio na PI 112, em uma curva na localidade Soares, zona rural de União, pode ter deixado três vítimas fatais. O carro de passeio, modelo Fiat Uno, da cor branca ficou embaixo do ônibus é totalmente destruído. A polícia encontra-se no local realizando os procedimentos para resgate das vítimas. 

Aguarde informações.

ATUALIZAÇÃO:

A reportagem do O DIA conversou por telefone com umas testemunhas que estava dentro do ônibus quando tudo aconteceu e relata, “poucos dias esse mesmo ônibus e motorista circulava em péssimas condições, sem freio e sem embreagem, chegando a provocar um acidente que por sorte não tivemos nada, mas o ônibus saiu da pista parando nas canas”, contou a testemunha. 

No final da tarde deste domingo os trabalhadores que se deslocam para suas casas em União, não tiveram a sorte anterior, onde mais de 40 pessoas tiveram lesões durante acidente ocorrido com o ônibus. A testemunha relatou ao O DIA que o motorista andava em alta velocidade, ultrapassando todos veículos, que momento antes, quase provocava um acidente que poderia ter ocasionado uma tragédia maior, neste hora, a testemunha pediu para que fosse mais devagar, em seguida outro pediu para ir rápido porque queria pegar o jogo.

O motorista do ônibus continuou em alta velocidade, sendo que ele não conseguiu fazer a curva na pista e nem o motorista do Fiat  devido estarem em alta velocidade, colidindo e arrastando o Fiat por mais de 15 metros. O motorista do ônibus nada teve e fugiu do local, já as 40 pessoas tiveram lesões, 3 delas tiveram cortes na testa, o trabalhador afirmou que nenhum dos companheiros estavam ingerindo álcool, destacou a testemunha que pediu para não ser identificada.

Segundo a polícia Militar as vítimas foram identificadas como José Luiz Alves Feitosa, natural da cidade de União, residente na zona rural da cidade de Nossa Senhora dos Remédios e Francisco Gaspar de Oliveira.  uma terceira vítima não foi identificada pois não possuía nenhum documento no local.

10 de outubro de 2017

SAME realiza confraternizações em alusão ao Outubro Rosa e Dia da Criança

Palestras e café da manhã para pessoas que recebem atendimento no local

O centro de especialidades Areolino de Abreu (SAME), em União, realizou na manhã da última sexta-feira (06) uma atividade diferenciada. Houve conversa entre o Dr. Carlos Tourinho (ginecologista), pacientes e funcionários em alusão ao outubro rosa. Todos foram recepcionados com um café da manhã e trocas de informações sobre a importância desse momento.

O evento contou com a presença da coordenadora da Saúde da Mulher, Vizandra Letícia, e Reijane Oliveira, superintendente de Atenção à Saúde. Na ocasião elas enfatizaram a importância da prevenção do câncer de mama. “Foi um momento muito esclarecedor, em vários aspectos”, relata Gisele Lima, funcionária do setor.

DIA DA CRIANÇA

Em alusão ao Dia da Criança que acontece nesta quinta-feira (12), o SAME realizou na manhã desta terça (10) outro momento especial, também com café da manhã e palestra para aqueles que recebem atendimento no local. “O Dia da Criança será comemorado na quinta, mas como não teremos atendimento resolvemos fazer hoje este momento de confraternização com todos”, explicou Gisele Lima.

SERVIÇOS DO SAME

Gisele explicou que o SAME trabalha com consultas e exames agendados, vindo das demais Unidades Básicas de Saúde do Município. “Aqui no centro contamos com consultas das seguintes especialidades: psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo, ginecologista, ortopedista, cardiologista e pediatra. Em breve estaremos com mais especialidades”, disse.

09 de outubro de 2017

II Formação sobre qualidade da merenda escolar é realizada em União

Manipuladoras e manipuladores da rede de ensino do município receberam capacitação

Na manhã deste sábado (07) a Secretaria Municipal de Educação, através da Gerência da Merenda Escolar em parceria com a SP Distribuidora de Alimentos realizou a II Formação das Manipuladoras e Manipuladores da Merenda Escolas das escolas da rede municipal de ensino. O evento foi realizado na Creche Tio Carlos, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de União.

Durante o evento, os profissionais que marcaram presença participaram de palestras e orientações sobre como manipular os alimentos de forma mais profissional, com mais higiene e também as melhores maneiras de manter o estoque de alimentos nas escolas.

O titular da SP Distribuidora de Alimentos, Sebastião Paulino, esteve presente e falou aos presentes. “A nossa empresa saiu vencedora e estamos nesta parceria, trazendo uma merenda de qualidade. Temos aqui um grupo de três nutricionistas, entre elas uma doutora em Nutrição. O objetivo é trazer informações e dar mais orientações às merendeiras”, destacou.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, agradeceu a participação e o empenho dos profissionais. “É inegável que a qualidade da merenda oferecida nas escolas melhorou muito. Somos gratos pelo empenho e a atenção de vocês e queremos continuar neste caminho, capacitando, acompanhando e vendo os bons resultados acontecerem”, disse o gestor.

A secretária de Educação, Edinalva Guimarães, também se pronunciou durante o evento. “Ao qualificarmos as manipuladoras e manipuladores podemos oferecer uma merenda com mais qualidade também aos nossos alunos. Esta capacitação possibilita mais conhecimento e crescimento profissional”, explicou.

A gerente da merenda escolar, Débora Araújo, explicou como vem sendo o acompanhamento no cotidiano. “Os polos estão sendo divididos neste primeiro momento para termos um acompanhamento mais eficaz e para sabermos as reais necessidades de cada escola. É isso que estamos buscando, acompanhar, desenvolver e crescer cada vez mais juntos”, pontuou.

Programa Interação AABB Comunidade é lançado em União

Programa atende a crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 18 anos incompletos

Aconteceu no início da tarde da última sexta-feira (06), na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) de União o lançamento do Programa Integração AABB Comunidade 2017. O programa será realizado por meio de parceria entre Prefeitura Municipal de União, a Federação Nacional das Associações Atléticas do Banco do Brasil (FENABB), através da Secretaria Municipal de Educação.

Durante a solenidade, autoridades locais falaram sobre a importância da realização do programa no município. “É uma satisfação poder colaborar coma execução deste programa que tem um grande alcance social. Aqui em União o AABB Comunidade já mostrou bons resultados e continuará mostrando, atendendo crianças e jovens que realmente precisam. Estamos juntos para garantir o êxito do programa”, disse o prefeito, Dr. Paulo Henrique.

Participaram do evento o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique; o vice-prefeito, Lauro Nery; a secretária de Saúde, Dra. Anne Costa; a secretária de educação, Edinalva Guimarães; representantes do Banco do Brasil, crianças e jovens atendidos pelo programa e a comunidade em geral.

SOBRE O PROGRAMA

O Programa AABB Comunidade consiste em uma proposta de complementação educacional, baseada na valorização da cultura do educando e de sua comunidade. Essa complementação é efetivada por meio de atividades lúdicas desenvolvidas em torno de áreas como saúde e higiene, esporte e linguagens artísticas, possibilitando a construção de conhecimentos e o acesso à cidadania.

Fundamentado no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, o Programa, que tem como objetivo fundamental a complementaridade escolar e a inserção social atende a crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 18 anos incompletos.

06 de outubro de 2017

SEMASC inicia novo ciclo de acompanhamento à gestantes carentes em União

Futuras mamães recebem acompanhamento através do CRAS I e CRAS II

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) deu início na manhã desta quinta-feira (05) ao acompanhamento de mais um grupo de gestantes que são atendidas através do CRAS I e CRAS II. O projeto de acompanhamento tem durabilidade de três meses, onde as futuras mamães recebem atendimento psicológico, participam de palestras e outras atividades até receberem o Kit Enxoval.

A secretária, Martina Cavalcante informou que o projeto beneficia futuras mamães em estado de vulnerabilidade social. “Para participarem elas passam por uma avaliação. O projeto atende aquelas em situação de vulnerabilidade e através dele elas recebem todo este acompanhamento. Estaremos oferecendo a elas também oficinas de confecção de biscuit para que possam desenvolver alguma atividade”, explicou.

O psicólogo Jaelton Jackson destacou os benefícios do projeto. “Recebemos uma média de 20 gestantes que receberão orientações a cerca da gestação, com isso em dezembro elas vão receber o kit enxoval. Hoje falamos sobre a gestação, os cuidados com a gestação e ainda falaremos sobre as vacinas com os bebês, sobre o programa Criança Feliz. O objetivo é educar essas mulheres para que possam ter os seus filhos com mais qualidade de vida e mais saúde”, disse.

SOBRE O KIT ENXOVAL

O kit enxoval é um benefício eventual de natalidade, assegurado pelo artigo 22 da Lei número 8.742, da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), entregue às gestantes em situação de vulnerabilidade social. Para ter acesso ao kit enxoval é necessário que a gestante faça o pré-natal, esteja inserida no Cadastro Único e frequente os grupos de acompanhamento do Cras. 

05 de outubro de 2017

Artistas realizarão projeto para beneficiar crianças carentes em União

Uniartes está arrecadando brinquedos novos ou usados para realização do projeto

Crianças carentes do município de União poderão comemorar um Dia de Criança de forma diferente. Um projeto social que visa interagir os pequeninos, através da realização de atividades lúdicas será realizado pelo 5º ano consecutivo no município.

Desenvolvido pela Associação Cultural Uniartes, o projeto Arte de Fazer Criança Feliz, que acontece no dia 15 deste mês, promete realizar a distribuição de brinquedos com a participação de atores e atrizes, caracterizando personagens brincantes, como o palhaço.

Além de proporcionar diversão para as crianças, o projeto tem mobilizado o lado solidário de muitas pessoas. “Anualmente contamos com a contribuição daqueles que doam brinquedos. É um momento muito especial e emocionante, pois além das famílias beneficiadas, escolas envolvidas, nós que organizamos e também os atores e atrizes, somos todos tocados pelo ato da solidariedade”, informou Cléverson Rêgo, da Uniartes.

Aproximadamente 10 atores e atrizes participam da execução do projeto interagindo com as crianças e distribuindo os brinquedos e cerca de 200 famílias são alcançadas. Em 2013 o projeto arrecadou 240 brinquedos, em 2014 foram 340 brinquedos, em 2015 conseguiu-se a média de 412 brinquedos e em 2016 foram 458 brinquedos. “Tivemos um crescimento significativo ao longo dos anos e a nossa meta é ampliar ainda mais agora em 2017”, destacou Cléverson.

CONTRIBUA COM O PROJETO

Para contribuir, qualquer pessoa física ou jurídica pode doar brinquedos novos ou usados, ou qualquer quantia em dinheiro. Basta procurar a Associação Uniartes que fica localizada na Rua Deoclécio Rego, S/N, Centro – Sala 01, em União – PI.

04 de outubro de 2017

Em Brasília, prefeito solicita recursos para investimentos em União

Em audiência com o ministro da Saúde, Dr. Paulo Henrique, solicitou a reforma do hospital e a construção de um centro de saúde

O prefeito do município, Dr. Paulo Henrique, está em Brasília (DF) acompanhado pelo deputado estadual Georgiano Neto e pelo deputado federal Júlio César, na busca por investimentos para o município. Nesta terça-feira (03), o gestor participou de audiência com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o senador Ciro Nogueira.

Na oportunidade, Dr. Paulo Henrique fez algumas solicitações para investimentos na área da Saúde. “Levamos o projeto para construção do prédio da Saúde, solicitamos a reforma da outra parte do hospital municipal. Solicitamos a aquisição de aparelhos para o hospital e aquisição de aparelhos e materiais para o laboratório. Além disso, estaremos colocando um aparelho de ecocardiograma, um aparelho de eletrocardiograma e uma esteira ergométrica para atender as demandas do município”, destacou.

Com a solicitação, o município contará no futuro com um prédio equipado que oferecerá atendimento especializado à população. “No prédio da Saúde irá funcionar, além da Secretaria de Saúde, a fisioterapia com piscina, teremos também a área de diagnóstico e a parte onde teremos consultas com médicos de várias especialidades e o laboratório”, informou.

MAIS PROJETOS

Em tempo, o prefeito também esteve participando de audiência com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab e no Ministério das Cidades, com o chefe de gabinete Vitor Diniz, tratando de novos recursos para investimentos no município.

03 de outubro de 2017

02 de outubro de 2017

Prefeito informou medidas para solução de problemas com água no Divinópolis

Durante entrevista concedida à Rádio Vanguarda, o prefeito de União respondeu a um ouvinte

Além da zona urbana de União, há dias a população que reside na região do Divinópolis tem sofrido com problemas no abastecimento de água. Em entrevista a Rádio Vanguarda Educativa nesta sexta (29) o prefeito, Dr. Paulo Henrique informou que já se deslocou até localidade para vistoriar o abastecimento de água da região e anunciou a solução que a prefeitura dará ao problema.

De acordo com o gestor, o principal problema está no poço que foi instalado na comunidade pelo ex-prefeito, em setembro do ano passado. A obra não teria sido concluída como deveria, o que vem afetando o abastecimento desde então. “Estive lá na semana passa e vi de perto. Em um dos poços, já substituímos as peças que estavam com problemas. Quanto ao outro poço, quero informar à comunidade que já autorizamos a aquisição de uma caixa de 15 mil litros, uma bomba e o suporte para a caixa. A demora é porque tivemos que fazer um pedido oficial para podermos justificar junto ao TCE, mas creio que com a instalação deste sistema estaremos resolvendo e suprindo as necessidades da região”, explicou.

O prefeito informou ainda que a prefeitura vem recebendo muitos pedidos relacionados a problemas de abastecimento. "Em um município como União surgem muitos problemas desta natureza. Mas estamos nos organizando para atender aqueles que são mais urgentes com mais rapidez e irmos atendendo também a todos as solicitações”, destacou.

SAÚDE: Realizada abertura do projeto Jogos Adaptados em União

Prefeitura inicia projeto que será expandido através da APAE

Com o objetivo de proporcionar as pessoas portadoras de necessidades especiais do município de União, a Secretaria Municipal de Saúde contemplou a Associação de Paes e Amigos dos Excepcionais (APAE) com o projeto Jogos Adaptados. A solenidade que marcou a abertura do projeto foi realizada na manhã desta quinta-feira (28), no Ginásio de Esportes “O Pindungão”.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Dra. Anne Costa, o projeto vai promover mais inclusão e oferecer melhores condições aos beneficiados. “É um projeto que tem o objetivo de aumentar a inclusão do portador de necessidades especiais. Mostrar que ele tem condições de melhorar a coordenação e participar de uma sociedade igualitária e é pra isso que estamos trabalhando. O projeto começa aqui na APAE, mas vai ser estendido com a população da Saúde Mental e tentaremos estender para todos que precisarem”, destacou.

O idealizador do projeto e educador físico Guilherme Muller, falou sobre a satisfação de estar desenvolvendo o projeto inicialmente junto a APAE. “O objetivo maior deste projeto é introduzir o esporte adaptado, aumentando assim a inclusão social. Estamos realizando com os alunos da APAE, mas temos a intenção de trabalharmos com a comunidade em geral. Somos gratos a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde por esta parceria”, frisou.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, elogiou a iniciativa e garantiu apoio ao projeto. “Quero dizer a vocês que este projeto é muito importante, pois estamos trabalhando a inclusão dos esportes junto às pessoas portadoras de necessidades especiais. É uma oportunidade de estarmos mostrando que todos tem a capacidade de desenvolver uma atividade. A gestão estará sempre de portas abertas para apoiar as iniciativas em parceria com a APAE”, destacou.

O vice-prefeito, Lauro Nery, também destacou o trabalho que vem sendo realizado pela APAE. “Quero parabenizar ao trabalho que vem sendo realizado pela equipe da APAE e dizer que estarei ao lado do prefeito e não mediremos esforços para contribuir com os trabalhos aqui realizados”, concluiu.

SOBRE O PROJETO

O projeto visa proporcionar atendimento especializado no campo da atividade física adaptada às pessoas com necessidades especiais, visando sobre tudo melhorar as capacidades e habilidades gerais, facilitando a inclusão e aumentando o bem estar físico e mental.

30 de setembro de 2017

Prefeito e vereadores acompanham visita da equipe da Agespisa em União

Técnicos estão avaliando a possibilidade de ligarem poços à rede para amenizar problemas com água

Na tarde desta sexta-feira (29) o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique e os vereadores Frankilandy, Manoel Cecílio e Mascarenhas estiveram acompanhando a visita técnica realizada pela equipe da Agespisa, que veio de Teresina até o município, após solicitação do prefeito.

De acordo com os técnicos, o rotor, que é uma peça da bomba que faz a captação da água tratada e leva para as torneiras das residências queimou e está sendo aguardada uma peça nova para substituição. Esta peça foi comprada pela Agespisa em Recife (PE) e chega ao município nos próximos dias.

Na oportunidade, os técnicos conversaram com o prefeito e com os vereadores e realizaram vistoria em alguns poços da cidade, analisando a possibilidade de estarem ligando os poços junto à rede de abastecimento, para amenizar a atual situação e servir de reforço no abastecimento futuramente.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, informou que a gestão tem buscado solução junto a Agespisa. “Estivemos na sede do órgão esta semana acompanhados pelo deputado Georgiano Neto e cobramos do presidente, Emanuel Bonfim. O presidente se sensibilizou e enviou técnicos para esta análise que é uma das medidas que pode ajudar a amenizar o problema do abastecimento. A nossa gestão está se colocando a disposição para contribuir com os trabalhos. Sabendo que em União só temos uma bomba para captação de água e esta bomba não pode ser comprada em Teresina, já fizemos a solicitação junto à direção da Agespisa para aquisição de outra bomba. Assim, caso a bomba venha a dar problemas poderemos resolver mais rapidamente”, disse o gestor.

29 de setembro de 2017

Programa Criança feliz é lançado e atenderá 150 famílias em União

Solenidade que marcou a abertura do projeto foi realizada no Sindicato dos Trabalhadores

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (28) a abertura do Programa Criança Feliz no município de União. O programa é uma iniciativa do Governo Federal que atenderá 150 famílias do município. Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Programa Bolsa Família, as equipes do Criança Feliz farão o acompanhamento e darão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Martina Cavalcante, o Programa Criança Feliz tem o objetivo de estimular um melhor desenvolvimento das crianças. “Pesquisas mostram que quando as crianças são estimuladas e acompanhadas elas comem melhor, falam melhor, tem melhor desempenho escolar e melhor perspectiva de vida. É um programa sério e muito bonito”, destacou.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, destacou a importância do trabalho que vem sendo realizado pela Assistência Social. “Hoje a SEMASC conta com uma equipe eficiente e bem maior que as equipes das gestões passadas, pois entendemos que o trabalho social é de grande importância para a população. Um programa como o Criança Feliz tem que ser abraçado pela gestão, pois sabemos da realidade de muitas mães e muitas crianças”, comentou.

O vice-prefeito, Lauro Nery, garantiu empenho por parte da gestão na execução dos programas sociais. “É um acompanhamento de grande necessidade, pois às vezes há muita falta de informações e tenho certeza que a SEMASC que tem uma equipe muito boa estará auxiliando a todos. Quero parabenizar a toda equipe em nome da secretária Martina, da Fabilene e todos que fazem parte. A prefeitura não mede esforços e eu estarei sempre ao lado do prefeito ajudando no que for necessário”, disse.

A solenidade que marcou a abertura do programa aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de União e contou com a presença do prefeito, Dr. Paulo Henrique; do vice-prefeito, Lauro Nery; das secretárias Martina Cavalcante (Assistência Social e Cidadania), Edinalva Freitas (Educação), Dra. Anne Costa (Saúde), da vereadora Eliane Costa, servidores municipais e a comunidade.

28 de setembro de 2017

Prefeito e vice vistoriam andamento das obras no hospital de União

Durante a visita, os gestores conversaram com a diretora e a coordenadora da central Estadual de regulação

Na manhã desta quarta-feira (27) o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique e o vice-prefeito, Lauro Nery, estiveram visitando o Hospital Municipal José da Rocha Furtado. Os gestores acompanharam de perto o andamento das obras de reforma e garantiram que o hospital deverá ser entregue à população ainda este ano.

Durante a visita, os gestores se encontraram com a Coordenadora da Central Estadual de Regulação e Internação Hospitalar do Piauí, Socorro Oliveira. Ela é responsável pelo controle de atendimento de pacientes na rede pública, evitando que pacientes sejam transferidos de um hospital para o outro e fiquem em corredores, sem atendimento. Em União, a coordenadora está prestando uma assessoria para implantação do Núcleo Interno da Regulação e da melhoria de qualidade do atendimento do hospital local.

Para o prefeito, Dr. Paulo Henrique, a conclusão das obras possibilitará mais melhorias no atendimento à população. “Já é possível ver as melhorias no atendimento realizado aqui no hospital após algumas medidas que tomamos. Agora é acompanhar a conclusão das obras de reforma para que possamos entregar o mais breve possível e com isso ofertar um atendimento ainda melhor para a população”, disse.

O vice-prefeito, Lauro Nery, destacou os serviços que o hospital, depois de concluído deverá oferecer. “O hospital, logo que for inaugurado vai trazer um reforço a mais para a nossa Saúde. A prefeitura vai implantar aqui serviços que não eram mais oferecidos, além das pequenas cirurgias e com isso evitaremos muitos deslocamentos de pacientes para Teresina”, destacou.

27 de setembro de 2017

Projeto Lei Maria da Penha nas Escolas chega a União

Projeto será implantado nas escolas da rede estadual de ensino do município

Está sendo implantado nas escolas da rede pública estadual de ensino de União o projeto “A Lei Maria da Penha nas Escolas: Desconstruindo a Violência e Construindo Diálogos”. A implantação do projeto é uma iniciativa do Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), com a participação da 1ª Promotoria de Justiça de União e em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.

O evento foi realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de União e contou com a presença do prefeito, Dr. Paulo Henrique; da titular da Delegacia da Mulher, Vilma Alves; da promotora de Justiça, Janaína Ribeiro; do autor do projeto, Dr. Francisco de Jesus; do ex-prefeito de União e superintendente institucional da SEDUC, José Barros; da secretária municipal de Educação, Edinalva Freitas; dos vereadores, Frankilandy e Mascarenhas, além de outros representantes de entidades e a comunidade.

Durante o evento, a titular da Delegacia da Mulher, delegada Vilma Alves, falou da satisfação em desenvolver o projeto em União. “É um prazer estar mais uma vez aqui com este projeto, já temos experiências exitosas com as escolas públicas em Teresina e por isso a secretária Rejane Dias abraçou a causa. Estamos felizes, pois todos os membros da equipe que está percorrendo o interior do Estado estão empenhados em fazer com que essa nova geração possa respeitar a mulher em todos os seus direitos”, destacou.

O autor do projeto e promotor de Justiça, Dr. Francisco de Jesus, explicou as motivações para a criação do mesmo. “Entendemos que a aplicação da lei que trabalha o enfrentamento a violência contra a mulher depende basicamente de uma educação. Vamos demonstrar que não adianta prender e soltar os agressores, é necessário transformar as novas gerações. Pra isso faremos uma apresentação a toda à sociedade e em seguida teremos contato com a equipe pedagógica e professores, pois são eles que vão levar essas informações às escolas”, disse.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, garantiu total apoio por parte da prefeitura para que o projeto seja desenvolvido com sucesso nas escolas. “Quero dizer que nós estamos dispostos a contribuir com toda a estrutura para que este programa seja realizado. Tenho certeza que este projeto vai ajudar muito, pois não se pode dar espaço para violência e concordo que o diálogo é o melhor caminho. É um projeto bem elaborado e que só vem a somar com a educação dos jovens unionenses”, destacou.

Representantes da gestão municipal participam de Seminário

Seminário de Jovens Rurais foi realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (27) o Seminário de Jovens Rurais, realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município (STTR). O evento foi realizado no auditório do próprio Sindicato e contou com palestras e debates sobre assuntos relevantes. O evento também teve o objetivo de reunir jovens e lideranças do município.

A abertura do evento contou com a presença do prefeito de União, Dr. Paulo Henrique; do vice-prefeito, Lauro Nery; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores. Laurentino; da vereadora, Eliane Costa; do presidente do Partido dos Trabalhadores de União, Leonardo Fialho; da secretária de Assistência Social e Cidadania, Martina Cavalcante e da comunidade.

Aos presentes o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, falou do desejo de criar uma coordenadoria da juventude no município. “Sabemos da importancia da participação da nossa juventude na construção de uma sociedade mais justa, mais digna. Queremos estar mais perto dos jovens e por isso estamos avaliando a criação desta coordenadoria que certamente vai contribuir e muito”, frisou.

Durante o evento, profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) falaram aos presentes sobre o programa Id Jovem, do Governo Federal. "A Identidade Jovem é um documento de identificação de uso pessoal. O programa traz vários benefícios, entre eles, viagens pela metade do preço para outros estados, descontos no Cinema, shows e em outros eventos", explicou a secretária Martina Cavalcante.

ID JOVEM

A Identidade Jovem (ID Jovem) é um benefício recentemente criado através do Governo Federal voltado para o auxílio de jovens de todo o país. A ideia é que, usando o cartão, jovens possam ter acesso a eventos culturais, esportivos, transportes interestaduais e outros benefícios, sempre pagando meia-entrada.

O serviço funcionará com o uso de um documento de identificação virtual pessoal que será voltado para jovens de baixa renda com idades entre 15 e 29 anos. O cadastro é feito através do Número de Identificação Social (NIS), quem ainda não tem o NIS pode adiquirir na SEMASC.

Ruas de União são preparadas para receberem obras de asfaltamento

Ao total serão 10 quilômetros de asfalto e diversas ruas da cidade serão contempladas

União se prepara para receber mais obras de pavimentação asfáltica. Diversas vias do município serão contempladas com a implantação de 10 quilômetros de asfalto. A informação foi confirmada pelo prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, que esteve com o secretário de Obras, Cícero Cunha, e com os engenheiros da empresa responsável pela execução da obra, vistoriando vias e trechos na cidade.

A Prefeitura Municipal de União segue os trabalhos de recuperação de trechos e asfaltamento de ruas na cidade. As obras que começaram com o asfaltamento da Rua 15 de Novembro e recuperação de vários trechos no centro da cidade vão continuar. “Já realizamos uma etapa da Operação Tapa Buraco com recursos próprios. Agora iremos realizar outra parte que será em parceria com o Governo do Estado e emenda do deputado estadual Georgiano Neto”, destacou o prefeito.

Para o gestor, as obras contribuem para o desenvolvimento e a infraestrutura do município. “É satisfatório para nós podermos recuperar e asfaltar várias vias em União. Esta etapa das obras vai contemplar alguns bairros da nossa cidade recapeando trechos ruins, recuperando outros e asfaltando pela primeira vez algumas ruas também. É mais uma conquista que soma ao desenvolvimento e o crescimento do nosso município”, informou.

OBRAS DE ASFALTAMENTO

Ao total, o município receberá nos próximos dias 10 quilômetros de asfalto. “Já visitamos os locais que irão receber a obra de asfaltamento, o governador assinou a ordem de serviço para execução de 1.600m, que vai da U. E. Murilo Braga até o Loteamento Pierote e Vila Nova Conquista (saída para Miguel Alves), que é a nova avenida que será construída na cidade. Além da avenida, várias outras ruas serão pavimentadas”, destacou.

Confira a lista das ruas e trechos que receberão as obras de asfaltamento:

01.  Rua da Pedreira (com terraplanagem), Rua Travessa 7 de Setembro e Rua José Almeida

02.  Travessa 7 de Setembro (Entre a Rua 15 de Novembro até a PI 112)

03.  Rua Padre Simpliciano (continuação)

04.  Rua Coronel Narciso (Da Rua João Rocha até a Rua Areolíno de Abreu)

05.  Rua Sargento Protásio

06.  Rua São Paulo (recapeamento)

07.  Rua São José

08.  Rua José Almeida

09.  Rua José Moita (recapeamento)

10.  Rua Arão Lobão

11.  Meia pista (Rua Areolinio de Abreu)

12.  Rua Fernando Lobão

13.  Rua Anísio de Abreu

14.  Rua Quintino Bocaiúva

15.  Rua David Caldas

16.  Rua 13 de Maio

17.  Parque Beira Rio (Contorno)

18.  Rua São Pedro

26 de setembro de 2017

Comunidade realiza I Plenária da Região de David Caldas

Representantes do poder público municipal estiveram participando do evento

Aconteceu na manhã deste sábado (23), a I Plenária da Região de David Caldas, com o tema “Traçando Novos Rumos”. O evento, que foi realizado pela própria comunidade, aconteceu no Ginásio de Esportes ‘Zé Maria’ e contou com a presença do prefeito de União, Dr. Paulo Henrique; do vice-prefeito, Lauro Nery, dos vereadores Frankilandy, Mascarenhas e Manoel Cecílio e também da comunidade local.

O principal objetivo da plenária foi à promoção do debate entre a comunidade e seus representantes sobre a realidade da comunidade e a oportunidade de traçar um plano para melhorias. O evento contou com a apresentação do artista da terra Mundico Rabequeiro, que é tocador de Baião e São Gonçalo.

Na oportunidade o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, falou sobre o evento. “A região de David Caldas é extensa e muito populosa, esta plenária é também uma oportunidade para que nós gestores possamos vir aqui e ouvir as necessidades da população e também expor os planos e projetos que temos para toda a região”, disse.

O vice-prefeito, Lauro Nery, também se pronunciou durante o evento. “É a primeira plenária e vejo com bons olhos. Vejo de forma positiva o fato de a população estar se mobilizando em busca dos seus interesses, das suas necessidades. Nós viemos para ouvir, debater e também mostrar o que estamos realizando e vamos realizar na cidade e na região”, destacou.