• Águas de Teresina
  • assinatura jornal

Notícias União

11 de agosto de 2017

SANTA HELENA: Equipe define últimos detalhes para entrega das casas

Em reunião na Caixa, equipe da gestão tratou dos detalhes finais e casas podem ser entregues ainda este mês

Na manhã desta quinta-feira (10), o prefeito de União em exercício, Lauro Nery; o procurador do município Pedro Costa e o chefe de gabinete, Sérgio Motta estiveram reunidos com a equipe do setor de habitação da Caixa Econômica, em Teresina. A principal pauta da reunião foi a definição de detalhes finais para a entrega das casas do Residencial Santa Helena aos respectivos donos.

De acordo com o gerente executivo de habitação, Gustavo Franco, o Residencial deverá ser entregue ainda este mês. “Estamos em tratativas finais para que a entrega seja realizada o mais rápido possível, ainda este mês. Cada casa vem com 2 quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e creio que atenderá a todas as famílias que vão residir lá”, disse.

O prefeito em exercício, Lauro Nery, fez avaliação positiva sobre a reunião. “Sabemos da pressa das famílias contempladas em receber as suas casas, muitas ainda pagando aluguel, mas quero dizer que estamos empenhados e que está muito perto a realização da entrega das chaves. Estamos acertando detalhes finais e creio que ainda este mês, através da CAIXA, estaremos realizando a entrega das casas”, destacou.

Em seguida, a equipe esteve fazendo uma visita ao Residencial e acompanharam de perto o trabalho da equipe que realiza a limpeza de todo o espaço. “O residencial está de fato concluído. Cobramos agilidade junto ao Ministério das Cidades sobre a confirmação da data para a realização da entrega. Estamos dependendo apenas desta confirmação que pode sair a qualquer momento”, destacou Lauro.

10 de agosto de 2017

07 de agosto de 2017

Em reunião, equipe define mudança de nível de servidores da educação

Secretária explicou como será realizado o procedimento

Na manhã desta sexta-feira (04), foi realizada uma reunião na Prefeitura Municipal de União entre a secretária de Educação, Edinalva Freitas; o procurador do município, Pedro Costa e representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de União. O encontro foi realizado com o objetivo de discutir a implantação da mudança de nível dos servidores e analisar a implantação de algumas reivindicações.

De acordo com a secretária, Edinalva Freitas, algumas das reivindicações já estão sendo atendidas e a mudança de nível também começará a acontecer. “Estamos reunidos discutindo e o que for de direito dos servidores será atendido, esta é uma vontade do nosso gestor. Algumas das reivindicações já estão sendo implantadas, como por exemplo, a ajuda de transporte aos servidores que não recebiam”, explicou.

Edinalva explicou ainda como será feita a mudança de nível dos servidores. “Após a análise, será dado um parecer favorável e de acordo com a documentação exigida estaremos implantando ainda este mês. Esta mudança de nível, infelizmente não atenderá a todos logo de início, mas grande parte dos servidores serão contemplados. Faremos a mudança proporcionalmente de acordo com o que estiver ao alcance da prefeitura também. Estamos analisando o que de fato é de direito e queremos estar buscando a valorização do seu trabalho”, destacou.

05 de agosto de 2017

CAIXA informou a prorrogação da primeira parcela de Residencial

Beneficiários do Residencial Santa Helena só precisam começar a pagar este mês

Esta semana a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL informou à Prefeitura de União sobre a prorrogação do vencimento do boleto da primeira parcela dos beneficiários do Residencial Santa Helena em União. 

O motivo do adiamento se dá por conta da não entrega das casas antes do prazo de vencimento da primeira parcela. A Caixa informou ainda que, quem já tiver realizado o pagamento,  o valor ficará como crédito para abater a próxima prestação a vencer.

A Prefeirura informa que está aguardando a liberação do Ministério das Cidades para divulgar uma data para entrega das chaves.

CONFIRA O COMUNICADO DA CAIXA À SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA:


À Secretaria de Assistência Social de União


Senhora Secretária


1.            Informamos que a CAIXA prorrogou o vencimento do boleto referente a primeira parcela dos beneficiários do Residencial Santa Helena, localizado nesse município de União-PI, devido a não entrega do empreendimento antes do vencimento da primeira prestação.


2.            Os procedimentos operacionais já foram realizados e, caso algum beneficiário tenha realizado o pagamento, este valor ficará como crédito para abater a próxima prestação a vencer ou ser restituído em dinheiro ao beneficiários na agência da CAIXA, caso o mesmo prefira receber em numerário.


Atenciosamente


Reginaldo Rêgo de Carvalho


Coordenador – GIHAB/TE


Alvaro Gustavo da Silva Franco


Gerente – GIHAB/TE

04 de agosto de 2017

Lauro Nery toma posse como prefeito interino de União

Dr. Paulo Henrique informou que irá se ausentar por 05 dias uteis para realizar visitas técnicas na Colombia

Em mais uma etapa na busca pela realização de um projeto de grande alcance social para União, o prefeito Dr. Paulo Henrique, informou que estará se ausentando do município por 05 dias úteis. O gestor visitará as cidades de Medelín e Bogotá, na Colômbia, a serviço do município. Com isto, o prefeito realizou no final da tarde desta sexta-feira (04) a posse de Lauro Nery (vice-prefeito), que assume interinamente a prefeitura.

O gestor informou que o objetivo da viagem às duas cidades é para a realização de visitas técnicas aos órgãos ligados a segurança pública, saúde e assistência social das referidas cidades, que são referências na diminuição da criminalidade. “Todos sabem do nosso desejo de trazer para União um centro como o Compaz, de Recife (PE). É através deste projeto que concretizaremos ações preventivas ligadas a Saúde, Assistência Social entre outras... Por isto esta visita é de fundamental importância, iremos conhecer de perto como foi feito por lá”, destacou.

Durante a solenidade de posse o novo prefeito, Lauro Nery, falou aos presentes e disse que comandará o executivo com muita responsabilidade. “Quero dizer a vocês que recebo com muita responsabilidade este cargo. Me sinto preparado, desde que aceitei compor com o Dr. Paulo Henrique, eu firmei o compromisso de estar preparado para o que precisassem. Digo ainda que nos dias em que estarei à frente da prefeitura, darei continuidade ao trabalho do Dr. Paulo Henrique e sei que sua viagem é em busca de conhecimento, para trazer projetos para União”, destacou.

A solenidade contou com a presença dos vereadores: Orcivane Coelho, Alderico Cunha, Franklandy, Mascarenha e Eliane Costa. Também participaram do momento solene os secretários: Dra. Anne Costa (Saúde), Edinalva Guimarães (Educação), Marcílio Evelin (Administração), Sérgio Motta (Gabinete), Leonardo Meneses (Finanças) e Dr. Pedro Costa (Procuradoria Municipal).

Polícia Militar prende três acusados de roubo de câmeras

Acusado de roubo e receptação já possuem várias passagens pela polícia.

Na noite desta sexta-feira (04), a PM da 2ª Cia / 16º BPM de União, prendeu três homens, acusados de roubo e receptação de câmeras de monitoramento. Após prisão de dois acusados foram encontra  duas câmeras, todos foram levados pra delegacia e encaminhados para central de flagrantes em Teresina.

Fotos: Ossian Mello.

DE acordo com Capitão Luz, os acusados Anderson da Silva, o "Burrão", e o José de Sousa Silva, O "Bizica", estão sendo acusados de roubos das câmeras de monitoramento, já o acusado Tiago Nunes Sousa de 27 anos, por receptação das câmeras. 

Após prisão dos mesmos a Polícia Militar chegou até o local onde estavam os produtos. Com um dos acusados, foi encontrado duas pedras de crack. 

03 de agosto de 2017

Em solenidade, prefeitura empossa 42 professores aprovados em concurso

Concurso foi realizado em 2015, agora os profissionais foram convocados e lotados

Durante solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (03) no auditório da UESPI de União, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação empossou 42 professores que foram aprovados em concurso realizado no ano de 2015.

O prefeito da cidade, Dr. Paulo Henrique, participou do evento e deu as boas vindas aos novos professores. “Logo que assumi, informei ao grupo dos concursados que estaríamos trabalhando e que chamaríamos. Hoje estamos cumprindo mais este compromisso que foi feito e acreditando no trabalho de vocês. Esse compromisso na verdade é com a nossa educação, esperamos que vocês possam contribuir bastante com desenvolvimento dela”, destacou.

A secretária de Educação, Edinalva Guimarães, falou sobre o evento. “Ver a felicidade destes professores é muito importante e gratificante. É uma conquista e uma meta do nosso prefeito que desde que assumiu a gestão vinha priorizando esta ação. Vamos renovar os contratos por 60 dias de alguns seletistas. Estamos felizes por participar deste momento especial para nós e para eles”, comentou.

Francisco Mendes, que foi aprovado, convocado e dará aula no povoado São Joaquim, falou sobre a satisfação da realização de um sonho.  “É uma luta que não vem de ontem, mas graças a Deus o Dr. Paulo Henrique nos escutou. Quando fui conversar com ele, lá atrás, eu vi no seu olhar o olhar de um homem... Falamos e ele garantiu que se estivéssemos dentro da lei, seriamos chamados. Na minha vida isso significa muita mudança e a gente vai poder compartilhar todo esse conhecimento que adquirimos nos estudos aos nossos alunos. Só temos a agradecer ao prefeito pelo trabalho e por estar tratando com seriedade a nossa educação”, destacou. 

OBRAS: Prefeitura incia recapeamento asfáltico de vias na cidade

Gestor e equipe estiveram acompanhando a obra no início da tarde desta quinta (03)

Teve início na manhã desta quinta-feira (03) o recapeamento asfáltico que vai atender várias vias em União. A obra está sendo iniciada pela Rua 15 de Novembro e faz parte da operação Tapa Buracos, que está sendo realizada no município, pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Obras.

Ao total serão utilizados 480 toneladas de asfalto para a recuperação de ruas como a 15 de Novembro, Rua 7 de Setembro e Benedito Rego. Parte da Rua 15 de Novembro (trecho que vai da Rua José Moita até a Rua 7 de Setembro, passando por frente a U. E Murilo Braga) também receberá asfaltamento. Atualmente a rua não tem pavimentação e receberá asfaltamento pela primeira vez.

Durante o início da tarde o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique; o vice-prefeito, Lauro Nery; a vereadora, Eliane Costa; o secretário de Obras, Cícero Cunha e o chefe de Gabinete, Sérgio Motta, estiveram visitando o local e acompanhando de perto a realização dos trabalhos.

Gestor destacou que obra recupera trecho bastante movimentado da cidade. “Estamos recuperando este trecho, pois sabemos que há um fluxo muito intenso de trânsito, até porque quem vai pra Miguel Alves, pra Novo Nilo e pra alguns bairros de União passa por aqui. Isso é apenas o começo, é parte de um projeto que se estenderá por outras ruas da cidade”, destacou o prefeito.

O prefeito também elogiou a qualidade do asfalto que está sendo colocado. “Estamos vendo que é de qualidade e por isso mesmo vai durar bastante. Devo destacar ainda que esta obra, de grande importância está sendo feita logo no início de nossa gestão. Eu pedi a todos a compreensão e paciência e agora os trabalhos estão começando com força total”, frisou.

01 de agosto de 2017

COLÔNIA DE FÉRIAS: Jovens, crianças e idosos participam de atividades

Projeto é realizado pela SEMASC e contempla pessoas atendidas pelos SCFV

A Secretaria Municipal de Assistência Social de União (SEMASC) realizou na quinta-feira (27) e na sexta (28) a Colônia de Férias com crianças, jovens e idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Ao total 141 crianças participaram do evento.

Durante a realização do projeto os participantes participaram de diversas atividades. Entre elas o “Cineminha”, que foi realizado com crianças no campus da UESPI da cidade, exibindo de filmes educativos e contou com a presença do prefeito, Dr. Paulo Henrique e da secretária Martina Costa. Já na sexta-feira, teve futebol, banho de piscina, lanche e almoço na área de lazer da AABB.

Os idosos participaram de um passeio ecológico ao zoológico de Teresina, onde tiveram informações sobre o local, participaram de brincadeiras e dinâmicas e participaram ainda de lanche e almoço. O ex-prefeito de União, Gervásio Filho, a secretária Martina Costa e a equipe da SEMASC estiveram acompanhando o passeio. Na oportunidade, o ex-gestor recebeu homenagens por parte dos participantes.

A coordenadora do SCFV, Lilian Sales, citou a importância da realização das atividades. "Atividades como esta são de extrema importância, atraímos as pessoas para participar e oferecemos a elas oportunidades de lazer que muitos nunca tiveram, e agora foram agraciados, pois o lazer é um direto de todos. Pessoas que nunca tinham ido a um zoobotânico se sentiram realizadas, assim como alguns jovens que nunca tiveram a oportunidade de banhar de piscina”, destacou.

31 de julho de 2017

Mundo Novo recebeu evento voltado para a saúde do trabalhador rural

Projeto da Secretaria Municipal de Saúde estará sendo realizado em outras comunidades

O povoado Mundo Novo, zona rural de União, recebeu equipes da Saúde da Família na manhã desta quinta-feira (27), durante a realização da 1ª Ação Preventiva ao Trabalhador Rural. O projeto é idealizado e realizado pela equipe de estratégia da Saúde da Família da região de Novo Nilo e pretende avançar para as demais localidades pertencentes ao polo. O evento teve apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Durante a programação, dezenas de homens e mulheres receberam atendimento especializado. Foi ofertado a eles serviços de aferição de pressão arterial, verificação da glicemia capilar, cálculo de IMC (com profissionais do Nasf) e ainda atendimento com assistente social para esclarecimento de direitos pessoais e dúvidas sobre questões trabalhistas e previdenciárias.

O prefeito de União, Dr. Paulo Henrique; a secretária de Saúde, Dra. Anne Costa e o chefe de gabinete, Sérgio Motta e toda equipe estiveram prestigiando a realização do evento. “Este é o primeiro evento voltado para a saúde do trabalhador rural, a equipe de estratégia da Saúde da Família está de parabéns por ter despertado e estar realizando este evento. Esta é uma necessidade que temos enxergado pois sabemos que muitos dos trabalhadores têm dificuldade de ir até o Posto de Saúde, então neste caso é a Saúde que vem até eles”, explicou a secretária, Dra. Anne.

Durante o evento, o prefeito ouviu sugestões e reclamações da população presente e anunciou melhorias no atendimento da Saúde para a região. “Aproveitamos este momento para ouvir deles as principais necessidades para a região. Estamos buscando oferecer melhorias no atendimento da Saúde, já conversei com a secretária e estaremos ampliando o atendimento do PSF que já conta com duas equipes. Queremos que este trabalho seja feito pela manhã e pela tarde”, destacou.

A enfermeira da equipe de estratégia da Saúde do polo Novo Nilo, Gabriele Meireles, destacou a importância da realização do evento. “Este evento oferece aos trabalhadores muitos esclarecimentos sobre os cuidados com a saúde no cotidiano. Estes encontros vão acontecer mensalmente em cada povoado, hoje está sendo aqui no Mundo Novo, mas nos meses seguintes iremos para os outros povoados... Bandeira, Liberdade e outros”, informou.

27 de julho de 2017

Prefeito e secretárias acompanham entrega de cadeiras de rodas

Duas crianças de Novo Nilo foram beneficiadas na manhã desta quinta (27)

Na manhã desta quinta-feira (27) o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique; a Secretaria Municipal de Saúde, Dra. Anne Costa e a secretária de Assistência Social e Cidadania, Martina Costa acompanharam a assistente social do NASF, Nairen Costa, na realização da entrega de duas cadeiras de rodas em Novo Nilo. Na oportunidade, foram beneficiadas duas crianças da região, Carlos Eduardo e Anaelson.

A secretária de Saúde, Dra. Anne Costa, destacou a satisfação das crianças beneficiadas. “Uma das cadeiras veio através de doação e a outra foi adquirida pelo caminho normal, o médico solicitou, passa pela regulação e o CEIR fez o envio. Vale lembrar que esta família ficou sabendo deste benefício depois que foi realizado um projeto itinerante aqui na região, algumas semanas atrás”, informou.

O prefeito, Dr. Paulo Henrique citou a importância de a população estar atenta na busca pelos seus direitos. “Fico feliz ao ver a felicidade dos beneficiados, das famílias ao receberem estas cadeiras. Temos feito um trabalho de conscientização para que as pessoas não deixem de buscarem os seus direitos”, frisou.

AQUISIÇÃO

Os cidadãos que necessitem das cadeiras de roda providenciar um atestado com CID, relatando a doença que o paciente tem e comprovando a sua necessidade. Os pacientes devem levar também o Cartão do Sus, atestado médico e as documentações dos familiares para a regulação.

Realizada 2ª chamada pública com agricultores familiares do município

Encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (26) no auditório do Sindicato dos Trabalhadores

A Prefeitura Municipal de União, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e Gerência da Merenda Escolar realizou na manhã desta quarta-feira (26) a 2ª chamada pública com agricultores familiares do município. O encontro teve o objetivo de fornecer informações, trocar experiências e foi realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR).

Na ocasião, o prefeito Dr. Paulo Henrique falou aos agricultores presentes no evento. “Sempre digo que temos que pensar na cidade e nas pessoas para que as coisas possam fluir. Eu sempre disse que o homem do campo precisa de apoio e temos buscado condições de oferecer isso. Tenho conversado bastante com o secretário de agricultura para que a gente possa facilitar o trabalho de vocês. Sei que uma boa assistência técnica é essencial para o fortalecimento e o incentivo aos nossos agricultores”, frisou.

O secretário de Agricultura, Zé Wilson, citou a parceria de sua pasta com os agricultores. “Tivemos algumas dificuldades no primeiro semestre, mas estamos trabalhando para melhorar. Quero que vocês nos procurem em cada dificuldade para que possamos resolver, a Secretaria está sempre de portas abertas e temos uma equipe técnica para atender aos agricultores”, disse o secretário.

MERENDA ESCOLAR

O gestor informou aos presentes que estará cobrando a qualidade dos produtos fornecidos para a merenda do município. “É importante cobrarmos a qualidade da alimentação. Não iremos receber alimentação que não esteja em boas condições e com qualidade. Essa alimentação vai servir inclusive para os filhos de vocês”, informou.

PRESENÇA

Além do prefeito de União, participaram do evento o vereador Manoel Cecílio; o secretário de Agricultura, Zé Wilson; a secretária de Educação, Edinalva Freitas e a gerente da merenda escolar, Débora e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Laurentino.

26 de julho de 2017

Prefeitura dará posse a 42 pessoas aprovadas em concurso do ano de 2015

Edital de convocação já foi publicado no Diário Oficial e aprovados devem comparecer à SEMEC

A Prefeitura Municipal de União dará posse a 42 pessoas aprovadas em concurso realizado no ano de 2015. A informação foi confirmada pela secretária de Educação do município, Edinalva Freitas e a convocação já foi publicada no Diário Oficial dos Municípios.

Nos próximos dias os concursados serão empossados e lotados para começarem a trabalhar. “Faremos a solenidade de posse nos próximos dias, em seguida realizaremos a lotação destes profissionais de acordo com os cargos e locais para onde foram aprovados”, destacou a secretária.

Edinalva informou ainda que a reação por parte dos concursados com a notícia foi a melhor possível. “Eles estão felizes, o prefeito garantiu desde que assumiu que iria convoca-los, pediu a paciência deles e está realmente cumprindo o que disse. Com isso estaremos preenchendo também uma necessidade que temos de professores em algumas escolas municipais”, frisou.

CONVOCAÇÃO

Os candidatos relacionados na lista (fotos abaixo) devem comparecer na Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) entre os dias 24 e 31 de julho, no horário de 08hs às 13hs, para apresentação de documentação constante no item 8 da contratação e para assinatura do termo de posse.

SELETIVO

A Prefeitura Municipal está avaliando a realização de outro teste seletivo que terá cerca de 5 meses de validade. “O prefeito deixou bem claro que sua intenção é realizar um concurso no próximo ano, com isso faremos este seletivo para preencher o quadro até lá”, explicou a secretária.

CONFIRA ABAIXO O EDITAL DE CONVOCAÇÃO E LISTA

Prefeito realizou visita técnica a nova unidade do Compaz em Recife

Gestor informou que a prefeitura busca condições de realizar projeto semelhante em União

Em passagem pela cidade de Recife (PE) na semana passada, o prefeito de União, Dr. Paulo Henrique, aproveitou a oportunidade e realizou visita técnica ao segundo Compaz Escritor Ariano Suassuna, recentemente inaugurado. O gestor esteve a convite do idealizador do projeto e também secretário de Segurança Pública da capital pernambucana, Murilo Cavalcanti.

“Esta visita é parte da ideia de nossa gestão que pretende abrir um centro como este para formação de cidadãos, prevenção das drogas e oferecer a todos a oportunidade de uma vida melhor. Este programa foi inspirado na grande mudança que ocorreu em Bogotá e Medelín, cidades consideradas no passado, as mais perigosas e onde o projeto foi o grande diferencial no combate às drogas e a violência”, explicou o prefeito.

SOBRE O COMPAZ

O Compaz foi concebido com o objetivo de garantir inclusão social e fortalecimento comunitário. A ideia é aproximar os jovens que perderam interesse por esses espaços, em virtude das dificuldades impostas. O projeto traz uma nova dinâmica de conhecimento e cidadania para a cidade.

PROJETO PARA UNIÃO

No mês de fevereiro, Murilo Cavalcanti, que é pesquisador e idealizador do projeto, esteve em União apresentando para a comunidade o que é o COMPAZ. Desde então a prefeitura tem buscado condições de dar prosseguimento a ideia de trazer o modelo que é referência no Recife para o município de União. “Murilo tem contribuído muito com este nosso desejo de trazer um centro como o Compaz e estamos firmes no propósito de realizá-lo, sabendo que será de grande importância para o desenvolvimento social de nossa cidade”, pontuou.