• bbrock
  • Jovens escritores 2017
  • assinatura jornal

Notícias Parnaíba

12 de maio de 2017

Aprovado por unanimidade projeto que reduz valores do IPTU

Aprovado por unanimidade projeto que reduz valores do IPTU

Para esclarecer as dúvidas dos vereadores sobre o teor do projeto, compareceu ao plenário daquela Casa Legislativa o secretário municipal de Fazenda, Gil Borges dos Santos, o Procurador da Fazenda Municipal, advogado Emerson de Moura Barbosa, juntamente com outros técnicos da secretaria. ”Estamos aqui porque o homem público tem que se explicar. Nós na prefeitura estaremos sempre à disposição de todos”, disse Gil Borges, ao iniciar sua fala aos vereadores. Ele defendeu na ocasião a necessidade e importância da aprovação do projeto, “porque o município tem que andar com as próprias pernas e não de pires na mão em Brasília ou alguma outra esfera de governo, esperando recursos de terceiros, que não vem”, disse o secretário.

Gil Borges esclareceu que para a elaboração do projeto com os novos valores do IPTU foram consultados setores da população, técnicos da prefeitura, técnicos do Tribunal de Contas do Estado, a fim de que fosse definido “um imposto justo, para que o cidadão tenha prazer de pagá-lo, sinta-se confortável, porque sabe que vai receber o retorno, através de investimentos em saúde, educação, infraestrutura e outros serviços públicos”, pontuou o secretário.

Respondendo a um questionamento da vereadora Fátima Carmino, que propunha a votação da matéria para o dia seguinte, ele disse que tinha pressa na aprovação do projeto porque o IPTU “é uma das poucas fontes de recursos do município e qualquer demora causaria prejuízos. E nós nos cercamos das melhores pessoas, da melhor equipe para elaborar este projeto”, enfatizou, destacando: “Quando assumimos o governo passamos 20 dias sem internet (por conta de deixados pela outra gestão); depois, alguns dias sem energia elétrica, além de outras dificuldades, porque constatamos que o último recadastramento de imóveis feito pela prefeitura foi em 2004”. Atualmente Parnaíba possui 60 mil imóveis cadastrados, segundo dados da Secretaria de Fazenda. “Se atingirmos a previsão média de arrecadação, em torno de 50%, com os novos valores, a previsão é que Parnaíba arrecade em torno de 3  milhões de reais do IPTU. É um imposto que precisamos muito”.

04 de maio de 2017

Uma onda de assaltos e crimes sem fim toma Parnaíba

Os moradores já estão assustados com tanta violência

Três morrem em Parnaíba vítimas de violência

Três mortes aconteceram em Parnaíba em menos de cinco horas. O ajudante de pedreiro Antônio Rafael Oliveira da Silva, de 31 anos, foi atropelado e morreu por volta das 23h de domingo (30/04) na Avenida Transtabuleiro, Bairro Tabuleiro. Antônio estava seguro em moto e quando foi colidido por um caminhão que seguia no sentido contrário. Fato ocorrido em uma curva. O condutor do carro fugiu.

atropelamento Por volta de 02h desta segunda-feira (01/05), o ex-presidiário José Maicon Pereira, de 23 anos, foi assassinado com 13 golpes de faca na Rua Oscar Clark, no Bairro Nossa Senhora do Carmo, por três irmãos, sendo Alex do Nascimento Brito, Jonathan do Nascimento Brito e Walderi do Nascimento Brito. As informações são de que o Maicon era usuário de drogas e os irmãos afirmaram ter reagido em legítima defesa.

facadas

O mestre de obras Sebastião Francisco Pereira, de 66 anos, foi assassinado por volta das 02h desta segunda-feira (01/05) na Rua Lívio Fortes dos Santos, no Bairro Planalto Montserrat, com um tiro no abdômen, suspeito de ter sido vítima de latrocínio. Francisco ouvia música em som alto quando foi alvejado com três tiros.


Assaltantes atiram contra caminhão e roubam dinheiro, em Parnaíba

Um caminhão com carregamento de arroz foi interceptado por bandidos por volta das 20h de sexta-feira (28/04) na via de acesso a lagoa do Portinho e roubaram em torno de R$ 6 mil que estava com o motorista Sebastião Silva. O trio envolvido no assalto alvejou o caminhão a tiros e o condutor se abaixou para se esquivar.

caminhãoFoto: Diego Sousa

O caminhão Mercedes Benz/710, de cor branca, placas OGS 9704 Parnaíba (PI) acabou saindo da pista quando o motorista procurava se proteger. O homem tentou fugir quando outros tiros foram efetuados. Os bandidos levaram o dinheiro que estava na cabine. Uma guarnição da Companhia Independente de policiamento turístico (CPITUR) foi até o local.


Roubo de moto

Gente quero dizer a vocês que, fiz o boletim de ocorrência a mais de uma semana, quando minha moto foi roubada. E veja o que esta constando no sistema. Fica aqui minha indignação!


Garoto de 15 anos é surpreendido e morto a bala, em Parnaíba

Surpreendido com tiros, Rômulo dos Santos Vieira, 15 anos, morreu por volta das 08h30 desta terça-feira (02/05) na Rua Oeste, Bairro Piauí, em Parnaíba. O garoto tinha acabado de sair de casa quando sentou na calçada de uma residência a um quarteirão de seu endereço e foi executado com quatro tiros dos quais três o acertaram. Ele morreu instante depois.

Segundo a polícia, projéteis de calibre 38 atingiram o chão, o que leva a crer que o garoto já estava caindo no decorrer dos disparos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) constatou a morte e a Polícia Militar isolou o local. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnico Científica, chefiado pelo perito Fausto Vasconcelos, realizou a perícia.

Em seguida, a mesma equipe removeu uma moto Honda / XRE 300, de cor preta, modelo 2010, placa NID 6043 Parnaíba (PI), que estava abandonada na Avenida Pinheiro Machado, Bairro Boa Esperança, sendo suspeita de ter sido utilizada no homicídio. A moto foi levada para o IML para ser periciada.

Rômulo dos Santos Vieira (1)Rômulo dos Santos Vieira (3)Rômulo dos Santos Vieiramoto



Jovem tenta fuga durante assalto e é baleado nas costas

O cobrador Renan do Nascimento Melo, de 26 anos de idade, foi baleado nas costas após reagir a um assalto por volta das 15h desta quinta-feira (04/05) na Rua Osvaldo Cruz, no Bairro Boa Esperança, em Parnaíba, quando esta a trabalho. O mesmo foi abordado por dois assaltantes, em uma moto, quando seguia para o carro, juntamente com uma colega de trabalho Marcelina Pereira, e por ter fugido no momento do assalto, um dos bandidos efetuou os disparos em que um atingiu a região lombar da coluna.

Os bandidos fugiram após roubar o celular da mulher. Renan foi atendido pelo Corpo de Bombeiros Militar (CB) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A Polícia Militar esteve no local tão logo após o assalto. A Polícia Militar teve acesso a imagens de câmeras de segurança e está agindo no sentido de capturar os acusados. Renan Melo trabalha em uma ótica localizada na Avenida Álvaro Mendes, Bairro Nova Parnaíba. A vítima foi levada para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA).

renan baleado (2)renan baleado (3)

renan baleado (1)renan baleado (4)


27 de março de 2017

Parnahyba é Campeão da Taça Estado do Piauí

O resultado garante vaga para a Copa do Brasil e uma inédita vaga na Copa Nordeste

Altos e Parnahyba fizeram a final da Taça Estado no Piauí neste domingo (26) no estádio municipal Lindolfo Monteiro, em Teresina. O Parnahyba venceu pelo placar de 2 X 1 e ficou com a Taça que leva o nome “Professor Vitorino da Costa Filho”, homenagem da FFP ao ex-presidente do Esporte Clube Flamengo.

parnahybacampeao

O Parnahyba venceu o Flamengo-PI por 2 a 1 na semifinal, resultado que colocou o Tubarão na decisão da Taça Estado do Piauí. Desde 2014, o Tubarão não disputa uma decisão de turno. Já Altos chegou à final do turno após empatar em 0 a 0 com o River-PI na semifinal. O Jacaré tinha a vantagem do empate na prorrogação e se classificou. Para a final Altos permanece com a vantagem do mando de campo e podendo conquistar o título com um empate na prorrogação.

O jogo começa muito equilibrado com uma leve tendência de domínio pela equipe do altos, mas por volta dos 20 minutos o time do Tubarão começa a encaixar as jogadas e passa a entrar na área do Jacaré de forma mais perigosa. Quando o gol do Parahyba parecia maduro, Siderval faz falta que o lateral Thiaguinho do Altos cobra forte, de longe, pela direita. A bola passa pela barreira e morre no canto do goleiro Alex, abrindo o placar para o Jacaré aos 38 minutos.

A chuva aperta no Lindolfo Monteiro e o pequeno público se agasalha como pode. O Parnahyba esta agora em situação delicada. Mas o Tubarão, o Rei do Lindolfo não desiste e arranca o empate no minuto final do primeiro tempo e deixa caminho aberto para a tão sonhada taça. Aos 45 minutos, numa jogada desconcertante de Yerien pela esquerda, que balançou a defesa do Altos o atacante toca para Tininho, que domina na marca do pênalti e coloca no ângulo de Rodrigo empatando o jogo.

O segundo tempo começa com o Altos chegando mais ao ataque, é uma equipe bem montada, com grandes jogadores e sempre levando muito perigo a meta do goleiro Alex. Mas o Parnahyba é um time de chegada tem jogadores experientes e sabe se posicionar em campo e tem em Fernando Tonet um grande treinador que sabe orientar seus comandados e foi assim que das adversidades da partida aos 25 minutos, Bafana e Marcelo se confunde e não conseguem tirar bola da área, e Jânio Daniel, atacante do Parnahyba aproveitou a indecisão e colocou a bola no cantinho do goleiro Rodrigo do Altos, desempatando a partida. Era a virada do Parnahyba pra cima do Altos.

Precisando vencer, pois só a vitória lhe dá o título do turno, a partir do gol da virada o Parnahyba passa a fazer o jogo de segurança e segura a bola por mais tempo no campo de ataque do Altos.

Escalações das equipes:
Altos: Rodrigo Carvalho; Chiquinho, Vitor Bafana, Marcelo e Thiaguinho; Nonato, Dos Santos, Leandro Sobral (Jeremias) e Vágne (Alex Mineiror); Manoel (Mauro Santos) e Joelson. Técnico: Ruy Scarpino

Parnahyba: Alex; Tiago Granja, Gilmar Bahia, Renan e Sideval (Dênis); Ramon, Marcos Gasolina e Dunga; Tininho, Yerien (Alan Rosário) e Jânio Daniel. Técnico: Fernando Tonet

A final da Taça Estado Piauí com dois times do interior não acontece desde 2011. À época, Comercial-PI e Parnahyba se enfrentaram – o Bode de Campo Maior ficou com o título. Desde então, sempre um clube da capital chegou à decisão do turno. Em 2017, o interior voltou a dominar.

Leonardo Marques Fortes apitou. Mauro Cezar Evangelista de Sousa e Marcio Iglesias Araújo Silva foram os assistentes. O quarto árbitro ficou a cargo de Diego da Silva Castro.

O resultado de campeão da Taça Estado do Piauí já assegura o vice-campeonato do Piauiense, o que garante vaga para a Copa do Brasil e uma inédita vaga na Copa Nordeste que serão realizadas em 2018. Ainda credencia o Tubarão para a disputa da final do campeonato piauiense que garante vaga ao campeão na Série D do Campeonato Brasileiro de 2018.