• Patrimônio 09/17
  • Unimed
  • assinatura jornal

Notícias Parnaíba

15 de setembro de 2017

Parnaíba sediou o II Fórum do Sistema Único da Assistência Social

Parnaíba sediou o II Fórum Descentralizado do Sistema Único da Assistência Social

Reunindo mais de 200 gestores e técnicos de referência do Sistema Único da Assistência Social (Suas) dos territórios da Planície Litorânea, Cocais e Carnaubais, a cidade de Parnaíba sediou, na terça-feira (12) e nessa quarta-feira (13), o II Fórum Descentralizado do Suas.

Promovido pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), por meio da Unidade de Gestão do Suas(Ugsuas), o evento teve como objetivo debater acerca de prioridades do Pacto de Aprimoramento do Suas em âmbito municipal, o apoio técnico aos gestores municipais e o gerenciamento dos sistemas da Rede Suas e Cadastro Único/Bolsa Família.

Durante o Fórum, foram abordados temas como a gestão do Suas; a equipe técnica necessária para boa execução dos serviços; a utilização dos recursos de tecnologia da informação, de dados do próprio cadastro único; ferramentas de gestão do bolsa família, a utilização dessas ferramentas para boa gestão também dos municípios; dentre outros.

“Na oportunidade, nós também abordamos a necessidade de incluir as famílias no cadastro único, especificamente as famílias do benefício de prestação continuada, que é uma meta para este ano, sob pena de haver até corte dos benefícios para estas famílias, na verdade, corte para idosos e pessoas com deficiência. Nós orientamos os municípios de como evitar isso e incluir a família beneficiada do BPC no cadastro único”, acrescentou o coordenador estadual do Cadastro Único e Programa Bolsa Família da Sasc, Roberto Oliveira.

“Com participação ativa dos presentes, o Fórum foi uma grande integração de praticamente todas as diretorias da Sasc com representantes dos Direitos Humanos, de Creas, Cras, do programa Criança Feliz, com secretários de diversos municípios em prol do aprimoramento do Suas em nosso estado”, concluiu Roberto.

14 de setembro de 2017

Parnaíba poderá ser contemplada com obras de infraestrutura

Parnaíba poderá ser contemplada com obras de infraestrutura em parceria com o Governo Federal

O Prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis Moraes Souza, Mão Santa, disse estar na esperança de que Parnaíba possa ser contemplada, em breve, com recursos federais, para aplicação em obras de mobilidade urbana. Ele tem repassado este seu desejo a secretários municipais e vereadores.

Segundo Mão Santa, o Governador do Estado pretende fazer um convênio com a Prefeitura para a execução dessas obras, utilizando esses recursos conseguidos através do Senador da República, Ciro Nogueira, mas – segundo o prefeito – isso só será possível se os recursos forem aplicados em obras definidas pela administração municipal.

As obras citadas por Mão Santa e que inicialmente deverão ser objeto do convênio são: conclusão do trecho que falta da Avenida São Sebastião, para atingir o bairro Portinho, bem como o asfaltamento da Avenida Francisco Borges dos Santos, que se inicia no aeroporto e vai até a comunidade Carpina, e ainda o asfaltamento da estrada de acesso à comunidade São José (Céu), na Ilha de Santa Isabel. Depois, outras obras poderão ser realizadas.

Disse o Prefeito que esse convênio, caso seja assinado, deverá ter seus recursos prioritariamente aplicados nessas obras acima citadas. Por isso ele disse que pediu ao deputado estadual Dr. Hélio, que marque uma audiência com o governador Wellington Dias quando o assunto deverá ser discutido.

07 de setembro de 2017

Monumento da Independência do Brasil será reformado

Secretaria de Infraestrutura vai reformar Monumento da Independência do Brasil em Parnaíba

Dando sequência ao processo de revitalização de praças e monumentos de Parnaíba, que vem sendo executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, a secretária Maria das Graças informou, em recente depoimento, que, a exemplo do Monumento da Águia, também passará por reforma o Monumento da Independência do Brasil, erigido em Parnaíba para celebrar o dia 19 de outubro de 1822, que marca a Independência do País no Piauí, conclamada pelos patriotas Simplício Dias da Silva, Leonardo de Carvalho Castello Branco, João Cândido de Deus e Silva e José Francisco de Miranda Osório, que aderiram ao movimento iniciado em 7 de setembro de 1822 com Dom Pedro I, em São Paulo. Em homenagem à data foi instituído o “Dia do Piauí” (Lei nº 176/1935).

O referido monumento encontra-se na Praça da Graça, em frente ao anexo da Câmara Municipal de Parnaíba. Possui cerca de cinco metros de altura e sua base é quadrada, descerrando, em ambos os lados, um conjunto de quatro degraus. É notadamente um dos pontos turísticos de Parnaíba que resistiu, inclusive, às reformas que deram origem à atual Praça da Graça.

De acordo com Gracinha, há projeto também em sua secretaria para a valorização do marco zero da cidade, que também fica na Praça da Graça e é por muitos desconhecido. A intenção, segundo ela, é transformar o local num ponto turístico, onde há a proposta de que seja construída no local uma grande imagem da padroeira da cidade – Nossa Senhora Mãe da Divina Graça. “Isso com projeto bem formatado, com tudo combinando com o paisagismo da praça” disse Gracinha.

06 de setembro de 2017

Agentes penitenciários anunciam greve

Devem paralisar atividades na próxima segunda

(Foto: Divulgação Sinpoljuspi)
Os agentes penitenciários do Piauí anunciaram greve por tempo indeterminado e devem paralisar as atividades na próxima segunda-feira (11). Entre as reivindicações da categoria está o reajuste salarial, além de melhores condições de trabalho.

“Até agora o governo não se manifestou, nem quis sentar com a categoria para dar uma previsão sobre o cumprimento do último acordo que foi feito no final do ano passado, mas que até agora não foi cumprido. Por conta disso, não nos restou nenhuma alternativa a não ser paralisar as atividades”, explica Kleiton Holanda, vice-presidente do Sinpoljuspi (Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado).
Ainda de acordo com Kleiton Holanda, ficarão suspensas as visitas aos presos, tanto a íntima quanto a de advogados e parentes. “Durante a greve também não iremos receber nem fazer a transferência de presos. A única coisa que continua é a alimentação, o banho de sol e o encaminhamento para atendimentos de urgência e emergência”, diz Holanda.
O vice-presidente do Sinpoljuspi afirma que, a categoria está insatisfeita com as obras inacabadas de alguns presídios, além da escassez de servidores. “A população carcerária cresce a cada dia e enquanto isso o Estado continua sem contratar mais gente. Pelo contrário, quando a Casa de Detenção de Campo Maior ficar pronta, vão tirar de onde já não tem para colocar lá”, diz.
Kleiton Holanda conta que na Casa de Custódia, por exemplo, são cerca de mil detentos para apenas dez agentes penitenciários de plantão. “Temos um déficit de 2.400 servidores. O certo seria um agente para cada cinco presos, ou seja, lá precisaria de pelo menos 200 atuando em cada plantão, mas há apenas 10 divididos cada um em uma parte da unidade”, afirma.  
A greve que começa no dia 11 deve seguir por tempo indeterminado.

04 de setembro de 2017

Solenidade de premiação encerra 42º Jogos Escolares Parnaibanos

Solenidade de premiação encerra 42º Jogos Escolares Parnaibanos

Com a presença do prefeito, Francisco de Assis Moraes Souza – Mão Santa, da secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Adalgisa de Carvalho Moraes Souza, da secretária de Educação, Altair Marinho e outros membros da administração Municipal, foi realizada, na manhã deste domingo (03), no Centro de Esporte Dirceu Arcoverde – Verdinho, a solenidade de encerramento e entrega de medalhas aos vencedores do 42º Jogos Escolares Parnaibanos.

Os 42º Jogos Escolares Parnaibanos, uma iniciativa da prefeitura de Parnaíba, através da secretária de Educação, com o apoio das secretarias de Infraestrutura e de Esportes, foi realizado de 27 de agosto à 02 de setembro, nas Quadras Poliesportivas do Verdinho e da Escola Roland Jacob, contando com a participação de 36 instituições de ensino – públicas e privadas – e mais de 4 mil atletas que disputaram nas modalidades: Futsal, Voleibol de quadra e de areia, Handebol, Natação, Atletismo, Basquete, Futebol, Queimada, Xadrez e Cabo de Guerra nas categorias: Mirim, fraldinha, infanto, juvenil e adulto.

“Foi um trabalho bastante dedicado como educação e como esporte, mas somos vitoriosos. A última edição foi em 2015, contando com pouquíssimas escolas Municipais, sendo que agora tivemos 36 e batemos o recorde na história dos Jogos Escolares de Parnaíba. Foi um trabalho muito significante com muito amor, carinho e dedicação e com isso nós fizemos a interação do professor com o Poder Público Municipal”, comentou Bernardo Lapuente (Q-Odor), Coordenador de Esporte.

“No momento em que você faz uma parceria, o evento acontece. Tivemos mais de 20 mil visitantes durante essa semana de jogos. Foi maravilhoso e só temos que agradecer a todas as pessoas que colaboraram com esse magnífico evento”, disse.

“Foi um sucesso total os nossos Jogos Estudantis. Depois de um tempo sem serem realizados, nossos alunos estão se sentindo vitoriosos, não só pela atividade, mas também pelo resgate do esporte em Parnaíba. Isso é muito importante porque o esporte é à base da disciplina. O prefeito Mão Santa dá muita importância ao esporte e é assim que vai ser a cada novo ano, melhorando sempre”, frisou Altair Marinho, Secretária de Educação.

“As nossas expectativas foram totalmente superadas. Mais de 20 mil pessoas estiveram de alguma forma participando dos jogos. Foi um sucesso total. Parabéns aos nossos alunos, aos organizadores, ao prefeito e parabéns a todos nós”, disse.

Depois de sete dias de Jogos Escolares e 281 disputas realizadas, nas mais variadas modalidades e categorias, foram definidos o campeão e vice-campeão geral dos 42º Jogos Escolares Parnaibanos. O Liceu foi o campeão geral com nove títulos de campeão e quatro de vice-campeão. A unidade Escolar Visão levou o troféu de campeão em sete modalidades e de vice-campeão em outras quatro modalidades, ficando com titulo de vice-campeã geral.

Classificação Geral Individual

Natação – Categoria Fraldinha – Masculina:

Campeão: Lucas Galani (Cobrão);
Vice-campeão: Carlos Eduardo (SESC).

Natação – Categoria Fraldinha – Feminina:

Campeão: Lissandra Padilha (SESC);
Vice-campeão: Ana Leia Almeida (SESC).

Natação – Categoria Mirim – Masculina:

Campeão: Luís Miguel (Colégio Icaro);

Natação – Categoria Mirim – Feminina:

Campeão: Adna Nogueira (Apoio);
Vice-campeão: Isabela Galani (Apoio).

Natação – Categoria Infantil – Masculina:

Campeão: Kleber Lucas (Apoio);
Vice-campeão: Gabriel Diniz (Visão)

Natação – Categoria Infanto – Masculina:

Campeão: Kleber Lucas (Apoio);
Vice-campeão: Ricardo Rocha (Dez)

Natação – Categoria Juvenil – Masculina:

Campeão: Fernando de Assis (Diocesano);
Vice-campeão: Gabriel Santos (Visão)

Natação – Categoria Juvenil – Feminina:

Campeão: Jordânia Maria (Diocesano);

29 de agosto de 2017

Terminal Rodoviário terá área isolada para tráfego de veículos pequenos

Terminal Rodoviário terá área isolada para tráfego de veículos pequenos

Apesar do aviso na placa – “Circulação Exclusiva de Ônibus”, alguns motoristas particulares não têm atentado para a obediência  a esta que é uma determinação da ANTT – Agência Nacional de Transporte Terrestre, e têm adentrado o espaço inapropriado, circulando até em alta velocidade, no local por onde passam os passageiros com suas bagagens, colocando vidas em perigo. E não são apenas os veículos de passeio, mas também os motoqueiros  com suas  motocicletas, que usam a pista como se fosse comum a todos os veículos.

De acordo com o coordenador do terminal rodoviário, Francisco Tribuzana, na semana passada por pouco um motorista infrator não agrediu o servidor da rodoviária, Ubiraci Bogéa, que foi chamar a atenção dele, que havia estacionado seu carro na plataforma de um ônibus que estava para chegar. “Eu tive que intervir também, porque o cidadão estava agredindo verbalmente o Bogéa e, ao final, por pouco nós dois não fomos agredidos, verbal e fisicamente”, disse Tribuzana, que se disse bastante preocupado com a situação.

Ele disse que por conta desses transtornos foi obrigado a voltar ao que era no passado, quando a administração da Rodoviária tinha todo o controle dos ônibus que entravam e saiam. “Por isso vamos colocar correntes nos dois lados por onde os ônibus saem e entram na platarforma de embarque e desembarque. Queremos evitar que novos problemas ocorram e proteger as pessoas de acidentes quando atravessarem a rua do estacionamento com suas bagagens para a plataforma de embarque. A colocação da corrente é a ferramenta que dispomos para evitar a circulação na área, de veículos que não sejam ônibus, obedecendo tão somente ao que determina a ANTT” – pontuou Tribuzana.

17 de agosto de 2017

16 de agosto de 2017

Polícia realiza operação para conter ondas de crimes em Parnaiba

Não iremos dar trégua e ninguém passará despercebido

Com o intuito de devolver aos parnaibanos o sentimento de paz e segurança, foi iniciada em Parnaíba no dia 15 de agosto e sob o comando do Coronel Márcio Cmt do Policiamento do Litoral e Meio Norte, a Operação Mandacaru que percorreu todos os bairros da cidade.

    Os Parnaibanos que a dias estavam acuados e com medo da onde de crimes que vem acontecendo na cidade deram grande apoio a operação.




   

 A equipe está formada pela Força Tática do Litoral Meio Norte com o próprio Coronel Márcio a frente das tropas do BPRONE, DO BTAP e do CHOQUE MONTADO, foram realizadas abordagens em bares, trailers, praças, entre outros logradouros públicos sendo feito busca pessoal e vistoria veicular em toda zona urbana e rural de Parnaíba durante a noite e madrugada!

Vários suspeitos foram abordados e foi apreendida uma arma branca. 









 De acordo com o comandante da operação Cel. Márcio, o objetivo a trazer paz e tranquilidade aos parnaibanos que ha algum tempo estão preocupados com a onda de assaltos que vem acontecendo na cidade, o comandante disse que não dará um só dia de trégua, "em todos os bairros e periferias da cidade faremos operações ostensivas para conter os bandidos, seremos rígidos e ninguém passara despercebido por nós, pode ter certeza", o disse ainda que a operação irá até o fim do mês de agosto.

10 de agosto de 2017

Polícia Civil deflagra Operação Barlavento no litoral do Piauí e prende sete

Sete pessoas são presas na operação Barlavento em Parnaíba


A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, através da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre), deflagrou na manhã desta quinta-feira (10), a operação Barlavento, na cidade de Parnaíba. Sete pessoas foram presas logo no início da manhã.

As investigações foram conduzidas pelo delegado Tales Gomes, com foco em um grupo de pessoas que vem sendo monitorado há um ano e que durante este período foram apreendidos cerca de 80 quilos de drogas e presas outras 7 pessoas. 


Walter Jonas, Herlane Erica e Rafael, presos na Operação Barlavento


No organograma de transmissão por meio de um sistema quase perfeito da quadrilha que agia no piauiense, a condução teve apoio da Polícia Militar, sete pessoas foram presas entre eles van ter Jonas Gomes Ferreira preso com 48 kg de maconha em 26 de julho do ano o terminal rodoviário de Teresina a droga vinha de Brasília para capital Teresina e ser distribuída no litoral piauiense Valter Jonas é casado Com Elaine Érica Araújo Costa Uma das Cabeças da quadrilha foi presa em 2016 com uma grande quantidade de drogas e vem sendo investigada.

 A Quadrilha estava sendo financiada por Jean Carlos conhecido em Parnaíba por vender Veículos usados e emprestar  dinheiro a juro. Com ele foi encontrada uma pistola ponto 40 de uso da polícia. Segundo ele um sargento da polícia tinha deixado como garantia de um empréstimo que tinha feito. Foram apreendidos ainda uma Hilux, um Punto, um Celta, três motos Titan, uma motocicleta Lander.

Ao todo foram presos 81 Kg de droga entre, maconha, cocaína e crack e também foram apreendidos mais de r $7000 em dinheiro. Todos os presos foram: Walter Jonas Gomes Ferreira, Herlane Erica Araújo Costa, Rafael Pereira de Araújo, Jean Carlos Brito Soares, Bruno de Brito Rocha, Fábio Junio Santos Fontenele e Francisco das Chagas de Araújo Lopes.

.

Conforme o delegado Tales, os chefes da organização criminosa era Herlane e Jonas que contavam com o apoio de Rafael, Bruno e Francisco para a venda de drogas. Jean Carlos, empresário do ramo de veículos, emprestava dinheiro para Herlane que investia na compra de drogas.


 De acordo com Delegado Menandro se as acusações contra o policial forem verdades, ele deverá ser punido severamente " Se realmente isso aconteceu com tudo o que você está falando, for verdade, esse policial ele tem que ser punido severamente, como é que você pega uma arma que o estado dar a você que  é um defensor de uma sociedade piauiense e você  pega esta arma para que ela a arma fique penhorada por droga por outra qualquer outra coisa, e essa arma sendo usada por marginais para praticar o quê roubos homicídios e latrocínios? É lamentável se for verdade e ele tem que ser punido severamente perder a farda Porque nós não podemos mais aceitar. O secretário de segurança pública Fábio Abreu o comandante da Polícia Militar não aceitam este comportamento e pode ter certeza que vai abrir um inquérito, sindicância uma operação de um processo lá na Polícia Militar ele vai ser punido severamente". Disse o delegado Menandro a imprensa parnaibana.






Polícia Civil deflagra Operação Barlavento no litoral do Piauí e prende sete

Sete pessoas são presas na operação Barlavento em Parnaíba


A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, através da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre), deflagrou na manhã desta quinta-feira (10), a operação Barlavento, na cidade de Parnaíba. Sete pessoas foram presas logo no início da manhã.

As investigações foram conduzidas pelo delegado Tales Gomes, com foco em um grupo de pessoas que vem sendo monitorado há um ano e que durante este período foram apreendidos cerca de 80 quilos de drogas e presas outras 7 pessoas. 


Walter Jonas, Herlane Erica e Rafael, presos na Operação Barlavento


No organograma de transmissão por meio de um sistema quase perfeito da quadrilha que agia no piauiense, a condução teve apoio da Polícia Militar, sete pessoas foram presas entre eles van ter Jonas Gomes Ferreira preso com 48 kg de maconha em 26 de julho do ano o terminal rodoviário de Teresina a droga vinha de Brasília para capital Teresina e ser distribuída no litoral piauiense Valter Jonas é casado Com Elaine Érica Araújo Costa Uma das Cabeças da quadrilha foi presa em 2016 com uma grande quantidade de drogas e vem sendo investigada.

 A Quadrilha estava sendo financiada por Jean Carlos conhecido em Parnaíba por vender Veículos usados e emprestar  dinheiro a juro. Com ele foi encontrada uma pistola ponto 40 de uso da polícia. Segundo ele um sargento da polícia tinha deixado como garantia de um empréstimo que tinha feito. Foram apreendidos ainda uma Hilux, um Punto, um Celta, três motos Titan, uma motocicleta Lander.

Ao todo foram presos 81 Kg de droga entre, maconha, cocaína e crack e também foram apreendidos mais de r $7000 em dinheiro. Todos os presos foram: Walter Jonas Gomes Ferreira, Herlane Erica Araújo Costa, Rafael Pereira de Araújo, Jean Carlos Brito Soares, Bruno de Brito Rocha, Fábio Junio Santos Fontenele e Francisco das Chagas de Araújo Lopes.

.

Conforme o delegado Tales, os chefes da organização criminosa era Herlane e Jonas que contavam com o apoio de Rafael, Bruno e Francisco para a venda de drogas. Jean Carlos, empresário do ramo de veículos, emprestava dinheiro para Herlane que investia na compra de drogas.


 De acordo com Delegado Menandro se as acusações contra o policial forem verdades, ele deverá ser punido severamente " Se realmente isso aconteceu com tudo o que você está falando, for verdade, esse policial ele tem que ser punido severamente, como é que você pega uma arma que o estado dar a você que  é um defensor de uma sociedade piauiense e você  pega esta arma para que ela a arma fique penhorada por droga por outra qualquer outra coisa, e essa arma sendo usada por marginais para praticar o quê roubos homicídios e latrocínios? É lamentável se for verdade e ele tem que ser punido severamente perder a farda Porque nós não podemos mais aceitar. O secretário de segurança pública Fábio Abreu o comandante da Polícia Militar não aceitam este comportamento e pode ter certeza que vai abrir um inquérito, sindicância uma operação de um processo lá na Polícia Militar ele vai ser punido severamente". Disse o delegado Menandro a imprensa parnaibana.






03 de julho de 2017

Governo autoriza início das obras do Centro de Reabilitação de Parnaíba

Governo autoriza início das obras do Centro de Reabilitação de Parnaíba

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, autoriza a ordem de serviço e início imediato das obras de construção do Centro Especializado em Reabilitação – CER IV, em Parnaíba. A autorização será dada nesta segunda, 3, com a presença da secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, que destinou emenda parlamentar para a obra; e do secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo.

O CER IV é um serviço especializado, sendo uma das primeiras unidades no Estado que oferta assistência nas quatro modalidades de reabilitação, como afirma o secretário Florentino. “Vamos possibilitar o início da construção do Centro de Especializado em Reabilitação – CER IV, uma obra que a gente vem lutando há muito tempo e que agora vamos iniciar a sua concretização. Obra importante, que vai ofertar atendimento nas quatro modalidades de reabilitação: visual, física, intelectual e auditiva”.

“Um serviço especializado muito importante para a região. São poucos os Centros de Reabilitação que nós temos no Piauí com esse perfil de atendimento nas quatro reabilitações, sendo que Parnaíba, o polo da região da Planície Litorânea será extremamente beneficiada”, complementa.

A unidade terá capacidade de atendimento de, no mínimo, 700 usuários por mês, nas quatro reabilitações, com a realização de diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a Rede de atenção à saúde no território. 

A equipe será formada por aproximadamente 30 profissionais da área de saúde, como médicos, em diversas especialidades, além de fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, enfermeiro. 

Para o acesso ao serviço, o paciente será regulado pela Central Estadual de Regulação da Assistência à Saúde (CERAS) que receberá os encaminhamentos dos municípios.

A obra está orçada em cerca de R$5 milhões, tendo como fonte de recursos o Ministério da Saúde e Tesouro Estadual.  

Convite
Data: 3 de julho – 8h30
Local: Rua Mira Rios, com rua “D” e Fausto Basto – Bairro: São Vicente de Paula
Parnaíba – Piauí

05 de junho de 2017

São João o mês inteiro: confira a programação!

São João o mês inteiro: confira a programação!

A 17ª edição do festival junino “São João da Parnaíba” vem repleta de novidades. Antes realizado em julho, durante uma semana, agora será realizado durante todo o mês de junho, fazendo uma retomada das festas juninas tradicionais, circulando por vários bairros da cidade, entre os dias 1 e 26, incluindo a zona rural. Dos dias 27 a 30, acontecerá o festival de quadrilhas e bois concorrentes à premiação, bem como shows musicais, promovidos pela Prefeitura Municipal de Parnaíba e por emenda parlamentar da Deputada Estadual Juliana Moraes Souza.

AMBULANTES/BARRACAS

Para as festividades nos bairros, os ambulantes não precisarão fazer cadastro para as vendas. Já no São João do Quadrilhódromo, os interessados devem procurar a Superintendência Municipal de Cultura, a partir do próximo dia 05, para fazerem as inscrições para o sorteio das barracas. A Superintendência de Cultura está situada no prédio do Casarão Simplício Dias da Silva, na Avenida Getúlio Vargas, próximo ao Armazém Paraíba, no Centro de Parnaíba.

Como tem São João o mês inteiro por essas bandas, escolha um dia, vários (ou todos) e vá curtir aquele bom arrasta-pé, garantido na nossa programação!


PROGRAMAÇÃO

DIA 01 - CEU DAS ARTES

Banda Municipal - Quadrilha Idosos CRAS Piauí - Quadrilha e Boi Testa Branca (Escola Benedito Jonas Correia) - Christian e Sebastian.

DIA 02 - CALÇADÃO CULTURAL DA BEIRA RIO

Bumba-meu-boi - Quadrilha e Boi Testa Branca (Escola Benedito Jonas Correia) - Os Três da Ilha (Pé de serra).

DIA 03 - PARQUE JOSÉ ESTÊVÃO

Quadrilha local - Bumba-meu-boi - Os Três da Ilha (Pé de serra).

DIA 04 - MERCADO DA QUARENTA - 9h

Os Três da Ilha (Pé de serra).

CONCHA ACÚSTICA DR. ARY CASTELLO BRANCO UCHÔA 19h

Banda Municipal - Quadrilha - Bumba-meu-boi - Black Tie

DIA 05 - ESCOLA TIA ERINELDA - QUADRA X BAIRRO SANTA LUZIA

Quadrilha da escola - Bumba-meu-boi - Os Três da Ilha (Pé de serra).

DIA 06 - CRAS JOÃO XXIII - RUA CORINTO TRINDADE. 456

Banda Municipal - Quadrilha do CRAS - Bumba-meu-boi - Os Três da Ilha (Pé de serra).

DIA 07 - CRAS MENDONÇA CLARK - Rua Dr. João Goulart, 380

Banda Municipal - Quadrilha do CRAS - Bumba-meu-boi - Os Três da Ilha (Pé de serra).

DIA 08 - CRAS ALTO STA MARIA - RUA SANTA TEREZINHA. 380 (PRAÇA)

Banda Municipal - Quadrilha do CRAS - Bumba-meu-boi - Os Três da Ilha (Pé de serra).

DIA 09 - QUADRILHÓDROMO

Banda Municipal - Arraial SEDUC - Arraial da Diversidade Grupo Guará - Concurso Miss Gay Junina - Os Três da Ilha (Pé de serra) - DJ

DIA 10 - ESCOLA BENEDITO JONAS CORREIA/ LOZINHA BEZERRA

PRAÇA ARIMATEIA CARVALHO, JOAZ SOUZA

Banda Municipal - Quadrilha da escola - Boi Testa Branca (da escola) - Coletivo Cabaça - Os Três da Ilha (Pé de serra).

DIA 11 - MERCADO DA GUARITA - 9h

Os Três da Ilha (Pé de serra)

CONCHA ACÚSTICA DR. ARY CASTELLO BRANCO UCHÔA 19h

Banda Municipal - Quadrilha - Bumba-meu-boi - Swing Bom - Chama Elas

DIA 12 - CRAS BAIXA DA CARNAÚBA - PRAÇA PRÓXIMO À BR 343

Quadrilha do CRAS - Bumba-meu-boi - Os Três da Ilha (Pé de serra).

DIA 13 - ESCOLA EVANGELINA ROSA/ CRAS ILHA

PRAÇA JERONIMO - ILHA GRANDE DE SANTA ISABEL

Quadrilha da escola -  Bumba-meu-boi - Coletivo Cabaça - Os Três da Ilha (Pé de serra).

DIA 14 - ESCOLA CAIO PASSOS - RUA MARECHAL PIRES FERREIRA, S/N - FÁTIMA (EM FRENTE À ESCOLA)

Quadrilha da escola - Bumba-meu-boi - Os Três da Ilha (Pé de serra).

DIA 15 - PORTO DAS BARCAS

Banda Municipal - Bumba-meu-boi - Grupo Regional

DIA 16 - ESCOLAS JORNALISTA ANTERO/ MARIA DO AMPARO/ VALDIR EDSON

PRAÇA DA ESCOLA JORNALISTA ANTERO. AV DR. JOÃO SILVA FILHO, PLANALTO.

Quadrilha das escolas - Bumba-meu-boi - Os Três da Ilha (Pé de serra).

DIA 17 - ESCOLA JOÃO SILVA FILHO - PRAÇA DA ESCOLA, PEDRA DO SAL

Quadrilha da escola - Bumba-meu-boi - Os Três da Ilha (Pé de serra).

DIA 18 - MERCADO DA CARAMURU - 9h

Os Três da Ilha (Pé de serra).

CONCHA ACÚSTICA DR. ARY CASTELLO BRANCO UCHÔA 19h

Banda Municipal - Quadrilha - Bumba-meu-boi - Swing Bom - Junior Vieira e banda

DIA 19 - CRAS SÃO VICENTE DE PAULA/ ESCOLA CANDIDO ATHAYDE- RUA ANTÔNIO FIRMINO DA CRUZ. 400 (ESPAÇO MULTIUSO)

Banda Municipal - Quadrilha do CRAS - Quadrilha da escola - Bumba-meu-boi - Os Três da Ilha (Pé de serra).

DIA 20 - ESCOLA JOÃO CAMPOS - QUADRA POLIESPORTIVA MARIANO SOUZA, BAIRRO DO CARMO

Quadrilha da escola - Bumba-meu-boi - Os Três da Ilha (Pé de serra).

DIA 21 - ESCOLAS JOZIMO TAVARES, SÃO JOSÉ DA ININGA, SÃO JOSÉ DO REBENTÃO E PAULO FREIRE- CAMPO DA ESCOLA JOZIMO TAVARES - ASSENTAMENTO CAJUEIRO - ZONA RURAL

Quadrilha das escolas - Bumba-meu-boi - Os Três da Ilha (Pé de serra).

DIA 22 - ESCOLAS ANTONIO SELLIGMAN/ TIA MIRTES - PRAÇA DO IPASE

Quadrilha das escolas -  Bumba-meu-boi - Coletivo Cabaça - Os Três da Ilha (Pé de serra).

DIA 23 - ESCOLA BENEDICTO DO SANTOS LIMA - ÁREA EXTERNA DA ESCOLA (PRÓX. AO CAIC)

Quadrilha da escola -  Bumba-meu-boi - Coletivo Cabaça - Os Três da Ilha (Pé de serra).

DIA 24 - ESCOLAS ALTHAIR PIRES/ ARIMATEIA CARVALHO/ COMENDADOR CORTEZ - PRAÇA DO IGARAÇU

Banda Municipal - Quadrilha das escolas -  Bumba-meu-boi - Coletivo Cabaça - Os Três da Ilha (Pé de serra).

DIA 25 - MERCADO DE FÁTIMA 9h

Os Três da Ilha (Pé de serra)

DOM RUFINO II 19h

Quadrilha e Boi Testa Branca (Escola Benedito Jonas Correia) - Os Três da Ilha (Pé de serra).

DIA 26 - ESCOLA PIRES DE SANTANA, COMUNIDADE SÃO JOSÉ - ZONA RURAL

Quadrilha da escola -  Bumba-meu-boi - Os Três da Ilha (Pé de serra).

DIA 27 - QUADRILHÓDROMO 19h

Banda Municipal

Concurso de Quadrilha Infanto

Swing Bom

Forró do Movimento

DIA 28 - QUADRILHÓDROMO 19h

Concurso de Bois Infanto

Junior Vieira e banda

Léo Cachorrão

DIA 29 - QUADRILHÓDROMO 19h

Concurso de Quadrilha Adulto

Gonzaga Lu

Forró Absolute

DIA 30 - QUADRILHÓDROMO 19h

Concurso de Bois Adulto

Farra da Gordinha

Janaína e Banda

12 de maio de 2017

Aprovado por unanimidade projeto que reduz valores do IPTU

Aprovado por unanimidade projeto que reduz valores do IPTU

Para esclarecer as dúvidas dos vereadores sobre o teor do projeto, compareceu ao plenário daquela Casa Legislativa o secretário municipal de Fazenda, Gil Borges dos Santos, o Procurador da Fazenda Municipal, advogado Emerson de Moura Barbosa, juntamente com outros técnicos da secretaria. ”Estamos aqui porque o homem público tem que se explicar. Nós na prefeitura estaremos sempre à disposição de todos”, disse Gil Borges, ao iniciar sua fala aos vereadores. Ele defendeu na ocasião a necessidade e importância da aprovação do projeto, “porque o município tem que andar com as próprias pernas e não de pires na mão em Brasília ou alguma outra esfera de governo, esperando recursos de terceiros, que não vem”, disse o secretário.

Gil Borges esclareceu que para a elaboração do projeto com os novos valores do IPTU foram consultados setores da população, técnicos da prefeitura, técnicos do Tribunal de Contas do Estado, a fim de que fosse definido “um imposto justo, para que o cidadão tenha prazer de pagá-lo, sinta-se confortável, porque sabe que vai receber o retorno, através de investimentos em saúde, educação, infraestrutura e outros serviços públicos”, pontuou o secretário.

Respondendo a um questionamento da vereadora Fátima Carmino, que propunha a votação da matéria para o dia seguinte, ele disse que tinha pressa na aprovação do projeto porque o IPTU “é uma das poucas fontes de recursos do município e qualquer demora causaria prejuízos. E nós nos cercamos das melhores pessoas, da melhor equipe para elaborar este projeto”, enfatizou, destacando: “Quando assumimos o governo passamos 20 dias sem internet (por conta de deixados pela outra gestão); depois, alguns dias sem energia elétrica, além de outras dificuldades, porque constatamos que o último recadastramento de imóveis feito pela prefeitura foi em 2004”. Atualmente Parnaíba possui 60 mil imóveis cadastrados, segundo dados da Secretaria de Fazenda. “Se atingirmos a previsão média de arrecadação, em torno de 50%, com os novos valores, a previsão é que Parnaíba arrecade em torno de 3  milhões de reais do IPTU. É um imposto que precisamos muito”.