• Unimed
  • assinatura jornal

Notícias Parnaíba

15 de dezembro de 2017

Prefeitura realizará pagamento do 13º aos servidores municipais efetivos

Mão Santa autoriza pagamento nesta sexta-feira (15) do 13º salário a todos os servidores municipais efetivos

O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, determinou ao secretário de fazenda, Gil Borges, que envidasse todos os esforços possíveis a fim de que o pagamento de 13º salário dos servidores efetivos do município fosse antecipado do dia 20 para esta sexta-feira (15).

“Queremos que os funcionários da Prefeitura de Parnaíba tenham a tranquilidade de passar o natal sem a insegurança em que vivem trabalhadores de outras prefeituras, cujos salários estão sendo parcelados e muitos deles sequer sonham com uma possível data em que possam receber seu 13º”, disse o prefeito, ao ser informado pelo secretário de fazenda que foi dada autorização para o banco efetuar este pagamento no final da tarde de ontem (14).

De acordo com o secretário, todos os esforços estão sendo feitos pela sua equipe, no sentido de normalizar todos os pagamentos o mais breve possível, porque a demora em manter uma data definida para liberar todos os pagamentos se deve também ao atraso de repasses, inclusive o do ICMS, do governo do Estado. A oscilação, quase sempre para baixo, dos valores do Fundo de Participação do Município, é outro fator que contribui para que este problema ocorra. “A intenção é que agora, no início do próximo ano, com a promessa de liberação de outras receitas para investimentos, possamos dar aos servidores a tranquilidade de que todos terão uma data definida para receber seus salários”, disse o secretário.

13 de dezembro de 2017

Mulheres vão à UBS do Bairro Piauí e ganham cuidados especiais com a beleza

Mulheres vão à UBS do Bairro Piauí e ganham cuidados especiais com a beleza

Já acostumada a realizar ações sociais e integradas nas comunidades locais, a equipe de profissionais da Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Espaço Fascino’s – Corpo & Cabelo, realiza durante todo o dia de hoje (12), o Dia da Beleza, para as mulheres assistidas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Enfermeira Samaritana Maria Santos Monteiro – Módulo 12, no bairro Piauí.

No espaço da beleza improvisado na UBS, uma equipe de profissionais oferece para o público: corte de cabelo, design de sobrancelhas e serviços de manicure e pedicure. A frentista Natália Machado foi se vacinar e acabou aproveitando para fazer a unha e escovar as madeixas. “Fiquei muito feliz quando cheguei aqui e vi esse espaço montado especialmente pra gente, pois estava precisando desses serviços”, disse a frentista, sorrindo.

De acordo com a diretora administrativa da Atenção Básica, Dinorah Aragão, a ação foi pensada para proporcionar um momento especial para as mulheres neste Natal. Elas  que geralmente ficam em casa cuidando do lar e dos filhos e acabam não tirando um tempo para cuidar de si mesmas. “Ações como esta elevam a autoestima da mulher, das nossas pacientes atendidas pela Atenção Básica, pois sabemos que se tivermos uma mente sadia, conseguiremos evitar muitas doenças”, destacou.

09 de dezembro de 2017

Carro capota em avenida movimentada depois de bater em outro

Agora a tarde

A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre

Um acidente com capotamento foi registrado nesta tarde de sábado ( 09), nos cruzamentos da rua prudente de Moraes com a Jose Bonifácio Segundo informações a condutora bateu no corsa e logo veio a capota a condutora nada teve só o veiculo danos matérias  a mesma   não teve seu nome revelado.estamos colhendo mais informações 

A imagem pode conter: carro, motocicleta e atividades ao ar livre

PPTRAN esteve no local da ocorrência 

A imagem pode conter: carro e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 1 pessoa, carro e atividades ao ar livre

08 de dezembro de 2017

Secretária de Educação de Parnaíba pede Exoneração

Parnaíba lamenta a perda de uma pessoa compromissada com a educação

A professora e advogada Altair Marinho pediu exoneração do cargo de Secretária Municipal de Educação de Parnaíba, no fim da tarde do dia 08 de dezembro de 2017, após cinco meses de muito empenho e dedicação para transformação qualitativa da Educação Municipal.

Em sua passagem meteórica pela Secretaria Municipal de Educação de Parnaíba, Altair Marinho inaugurou escola, sala em biblioteca, sala de videoteca, memorial, lançou prêmio de educação de qualidade, promoveu o conhecimento sobre os patronos e patronesses das escolas municipais do município de Parnaíba, inclusive, culminando com uma grande homenagem ao Ex-Prefeito Lauro Andrade Correia, além de ter administrado com muita competência e notoriedade uma pasta complexa e extremamente delicada.

Outro destaque oriundo do trabalho de Altair Marinho foi a excelência da merenda escolar. Os pais e as crianças que eram atendidas estavam satisfeitos com o trabalho que a secretária vinha fazendo.

A secretária teve ainda que dar explicações a uma turma de professores que, segundo eles tinham sido chamados atenção pelo atual gestor com palavras de baixo calão, O gestor negou e a secretária teve que intervir para acalmar os ânimos.

Informações apuradas pela redação dão conta que Altair Marinho deixou o cargo por perseguição política e por falta de autonomia para gerir a pasta sob o seu comando.

Altair Marinho é exemplo de profissional ética e séria. Parnaíba lamenta a perda de uma pessoa compromissada com a educação, com  capacidade empreendedora de uma educadora nata.

07 de dezembro de 2017

Secretaria de Saúde reforça alerta quanto à prevenção ao HIV

49 novos casos de soropositivo foram detectados no município

De acordo com dados atualizados do Centro de Orientação e Apoio Sorológico (Coas), neste ano de 2017 foram detectados 49 novos casos de pacientes portadores da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, mais conhecida como HIV, uma doença viral ainda sem cura. Mesmo com as informações disponíveis e com a distribuição gratuita de preservativos, os números da doença têm crescido em Parnaíba e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), intensifica o alerta para que as pessoas não se descuidem e procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde elas receberão os preservativos, tanto masculino quanto feminino, gratuitamente. Lubrificantes também ficam disponíveis na recepção das UBS e qualquer pessoa pode pegar o objeto, sem mesmo precisar se identificar.

Neste mês de dezembro a direção do Coas está com uma campanha intensiva para alertar a população sobre os riscos das relações sexuais sem proteção. Serão feitas visitas a prostíbulos da cidade, com a entrega de preservativos, rodas de conversa com as profissionais do sexo, além de distribuição de materiais informativos. Equipes também farão uma ação no Terminal Rodoviário de Parnaíba, com distribuição dos mesmos materiais e objetos citados acima, uma vez que neste mês o local já começa a receber um grande fluxo de turistas.

No Coas de Parnaíba, situado na Rua Passajarina, 247, no bairro Pindorama, anexo ao prédio da Prefeitura de Parnaíba, são disponibilizados gratuitamente todos os serviços: testes, consultas e exames relativos à doença. Toda segunda e quarta-feira são feitas consultas com a infectologista Andreia Beltrão e a cada 15 dias são realizados os exames de CD4 e carga viral. Além do teste de HIV, também são realizados testes de hepatite B, hepatite e sífilis. Para a coleta das amostras, basta a pessoa levar a Carteira de Identidade e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Não precisa estar em jejum. Vale ressaltar que não é possível detectar o vírus da AIDS em exames rotineiros de hemograma. Somente as coletas específicas, como as realizadas no Coas, são capazes de atestar se o paciente possui ou não o vírus.

“O teste, bem como a identidade do paciente, é mantido em absoluto sigilo. No Coas os pacientes também têm à disposição todos os coquetéis anti-HIV e, para as mães soropositivo, são distribuídos dois tipos de leite, uma vez que elas não podem amamentar, devido ao grande risco de o bebê ser contaminado, através do leite materno”, afirma a enfermeira Vera Costa.

Convivendo bem com a doença

Apesar da AIDS não ter cura, se o paciente infectado mantiver um estilo de vida saudável, alimentando-se bem, praticando exercícios físicos regularmente e cuidando das emoções, é possível ter uma vida saudável e normal. Um professor de educação física, do qual não revelaremos o nome, é um exemplo claro disso. Ele descobriu a doença há dois anos e, desde então, redobrou os cuidados com a saúde. Mantém uma rotina semanal de exercícios, cuida muito bem da alimentação e procura dormir cedo.

“Tenho todo o cuidado com a minha alimentação. Fazer exercícios físicos também é muito importante para você manter uma carga viral alta e indetectável. Ou seja, se o CD4 da pessoa estiver a cima de 200, isso significa que o organismo da pessoa está reagindo bem à doença; que a sua imunidade está elevada e nesse ambiente não tem como o vírus se manifestar. Meu alerta para as pessoas soropositivo é para que elas sejam felizes, que cuidem das emoções, porque um bom estado mental mantém a imunidade alta, e também ter responsabilidade com a vida do outro, praticando relações sexuais de forma segura”, frisa o professor, que declara ser homossexual e que foi infectado por um ex-parceiro, durante um ato sexual sem proteção.

06 de dezembro de 2017

Fugitivo do presídio de Parnaíba é recapturado

Os policiais foram buscar o foragido em casa

Uma guarnição da Polícia Militar, comandada pelo sargento Farlon Machado, tendo como patrulheiros o cabo Marcos Silva e soldado Nikolas, recapturou o fugitivo Wanderson Silva Ferreira, mais conhecido “Dudu”, por volta das 06h desta quarta-feira (06/12), na Rua Padre Matias, no Bairro Planalto Montserrat, em Parnaíba.

Wanderson Silva Ferreira

O “Dudu” fugiu da penitenciária mista de Juiz João Nonon de Moura Fontes Ibiapina, na madrugada de terça-feira (05/12); pois estava na ala dois do presídio, onde estava preso por furto. Os policiais foram buscar o foragido em casa. Segundo Farlon Machado, Wanderson disse que aproveitou a o banho de sol para fugir.

05 de dezembro de 2017

Mão Santa empossa 11 novos guardas civis nesta terça-feira

Para reforçar as forças de segurança prefeito Mão Santa empossa 11 novos guardas civis nesta terça-feira

O prefeito Mão Santa sancionou nesta segunda-feira, o projeto de lei complementar aprovado na última sexta-feira, na Câmara Municipal, fixando em 52 a quantidade de cargos da Guarda Civil de Parnaíba, com a unificação dos quadros, dos quais 41 já estão preenchidos e os demais o serão com o aproveitamento de pessoal aprovado no último concurso.

Com isso, serão empossados às 17h desta terça-feira, os 11 novos guardas civis, em ato a ser realizado no gabinete do prefeito. Mão Santa sancionou também na ocasião o projeto de lei que autoriza a prefeitura presentear com um notebook o aluno Ryan Pereira dos Santos, da Escola Roland Jacob, pelo destaque em sua participação na Olimpíada Nacional de Matemática e no concurso de redação da Marinha do Brasil.

O encaminhamento do projeto de lei complementar à Câmara, relativo à guarda civil, “se deu pelo fato de que haviam 13 candidatos remanescentes do último concurso e 3 assumiriam, conforme  contato feito com eles. Contudo um dos três desistiu do cargo público que ocupava em Teresina, para assumir a vaga dele na Guarda Civil de Parnaíba. Com isso, uma pessoa ficaria de fora desta convocação, o que não se justifica, tornando necessário o projeto de lei complementar para corrigir esta injustiça que seria feita com essa única pessoa que necessita da vaga para a qual foi classificada”, explicou o prefeito, na justificativa do projeto.

Durante as discussões da matéria, na presença de um grupo de guardas civis, alguns vereadores se manifestaram em favor da atitude de Mão Santa. “O prefeito é muito sensível. Dia 8 acaba a validade do concurso e este chamamento é mais do que justo”, disseram os vereadores Diniz e Fátima Carmino, elogiando também o gesto de solidariedade de alguns guardas civis, presentes à sessão.

“O prefeito Mão Santa tem olhado com carinho para a Guarda Civil de Parnaíba e outras benfeitorias ainda serão atendidas. O chamamento desses 11 profissionais representa quase 30% de crescimento no efetivo da corporação”, disse o líder do governo, vereador Carlson Pessoa.

A nova vaga será preenchida pela jovem Mariana do Vale Santos e contou com o apoio e presença dos guardas municipais que acompanharam os debates na sessão. “Estou profundamente satisfeita com a administração municipal, com a colaboração da Câmara dos Vereadores e com a sensibilidade dos guardas municipais em me apoiar, pois sem eles eu não teria conseguido assumir a vaga. Eu lutei muito para estar aqui, estudei muito e hoje vejo que todo o esforço valeu à pena”, comemorou Mariana.

02 de dezembro de 2017

Polícia encontra plantação com mais de 6 mil pés de Maconha

A polícia só saiu do local incinerar as plantações de maconha

O Dono de uma fazenda localizada em Ilha Grande um bairro afastado de Parnaíba, avisou a polícia que avia encontrado dentro de sua propriedade uma plantação de maconha.  O dono estava com seus funcionários fazendo um reconhecimento da fazenda pois o mesmo acabara de ter comprado , foi então quando se deparou com a imensa plantação, Assustado acionou logo a polícia. Era por volta das 05h30 desta sexta-feira (01/12), quando policiais militares da Força Tática foram até o lugar, numa mata densa e de difícil acesso próximo do local  havia um dispositivo artesanal feito de linha nylon, que alarmou a chegada da polícia e os homens fugiram.

maconha (9)

Um roçado de maconha foi uma das surpresas, além de grande prejuízo na grande fazenda, da zona rural de Ilha Grande Bairro de Parnaíba. Após uma investigação de furto qualificado, a Polícia Militar descobriu que havia dois hectares de plantação de maconha.

maconha (8)
maconha (6)

No local havia toda estrutura de irrigação, cabanas improvisadas e métodos rústicos de alimentação. Havia anda dois tanques com água e encanações. Segundo a Perícia Criminal eram pouco mais de seis mil pés de maconha. Após recolhimento de vários objetos comprobatórios, trabalhadores agrícolas e policiais militares juntaram a plantação em um só lugar para atear fogo. Fato ocorrido na presença de policiais federais e militares.

O proprietário da fazenda teve o gado vendido, carnaubal devastado e suas casas também tiveram parte das estruturas vendidas. Em torno de trezentas cabeças de gado, quatrocentos caprinos, quarenta porcos e também equipamentos agrícolas foram vendidos. Portanto, grande prejuízo financeiro. As investigações ainda estão em fase final. As autoridades policiais só saíram do local no fina da tarde depois de incinerar as plantações de maconha.

maconha (7)

30 de novembro de 2017

Pedestre é atropelado e morto por carro em alta velocidade

Foi arremessado a cerca de 10 metros


Um homem de identidade ainda não revelada foi vítima de atropelamento na tarde desta quarta-feira (29/11) por volta das 17 horas na Av. São Sebastião em Parnaíba (PI). Ele morreu no local após o forte impacto que o arremessou por cerca de 10 metros, onde foi parar embaixo de outro veículo.

Segundo mostram as imagens de uma câmera de segurança o Celta 2P Life cor prata placa de Parnaíba NIS-5209 seguia em alta velocidade quando a vítima tentou atravessar a via. O condutor identificado por Tiago Silva Oliveira foi detido pela polícia e não prestou socorro à vítima como determina a lei.


O IML foi ao local e a Polícia Militar isolou a área ocupada por curiosos. O SAMU ainda esteve no local e constatou óbito da vítima. Veja o vídeo do momento do acidente. (Não indicado para menores ou cardíacos).

Uma câmera de segurança gravou todo o acidente. nas imagens dá pra perceber que a vítima espera vários veículos passar, e em um dado momento quando ela percebe que não tem mais, resolve passar, é quando um carro em alta velocidade o atropela.

veja nas imagens:





 

28 de novembro de 2017

23 de novembro de 2017

O Caso do Agente penitenciário Assassinado em Parnaíba

Entenda como começou e quem foi preso

Agente penitenciário é executado a tiros no Conjunto Joaz Souza 

 Local onde o agente penitenciário foi executado com quatro tiros. Tudo aconteceu por volta das 19h desta quarta-feira (22). O agente penitenciário era lotado na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, identificado por José Silvino da Silva, de 52 anos, que também tinha uma loja de ração para câes e gatos na Avenida Luís Carlos Mavignier de Vasconcelos, avenida principal do Conjunto Joaz Souza, Bairro Rosápolis, em Parnaíba onde  foi executado a bala.

De acordo com informações dois homens chegaram em uma moto Honda/Fan 150 de cor vermelha, um dos ocupantes desceu da moto e entrou no Pet Câes e Gatos de propriedade da vítima e perguntou por Silvino e quando ele respondeu foi alvejado diversas vezes. Foram vários disparos acertando quatro tiros na cabeça do agente penitenciário que teve morte imediata no local.

Uma equipe da Perícia Criminal comandada pelo perito criminal Frederico Augusto esteve no local do crime e realizou o levantamento das provas, dinâmica do crime e posterior emitiu laudo criminal. O carro tumba do Instituto Médico Legal - IML realizou a remoção do corpo após ser liberado pela perícia. O delegado Eduardo Aquino, titular da Delegacia de Homicídios, Latrocínio e Tráfico de Drogas, lamentou a morte de mais um profissional da segurança e afirmou ser este um crime de execução; pois os bandidos não levaram nada.


Tornozeleira ajudou a identificar suspeito de matar agente penitenciário


Suspeito de ter assassinado o Coordenador de Disciplina da Penitenciária de Parnaíba já possui passagens pela Polícia por homicídio e assalto e estava em liberdade com uso de tornozeleira eletrônica, foi preso, no início da tarde desta quinta-feira (23), pouco menos de 24 horas após o crime. O suspeito foi identificado como sendo   Isaías Lima dos Santos.  A informação é do titular da Delegacia Regional de Parnaíba, o delegado Eduardo Aquino.

O suspeito foi preso por equipes da Polícia Civil na sua residência, localizada no bairro São Vicente de Paulo, em Parnaíba. Segundo o delegado Eduardo Aquino, o mandado de prisão temporária, expedido pela juíza da 1ª Vara Criminal de Parnaíba, foi pedido após a Polícia Civil juntar elementos que comprovassem a participação de Isaías no crime. “Nós temos fortes indícios de que esse indivíduo é o executor”, afirma o delegado Eduardo Aquino.

Isaías Santos nega ser o autor do crime e disse que esteve no local comprando ração pouco antes do assassinato. Na oportunidade pediu que quem o viu testemunhasse a seu favor. Admitiu ainda que já foi preso por homicídio qualificado e roubo e dispõe de uma tornozeleira. E foi através deste equipamento que os policiais chegaram até ele. 


“Bem, Ele nega a participação, porém não é o que corroboram os autos. Nós já temos elementos suficientes para pedir a conversão da prisão temporária em prisão preventiva e até indiciá-lo”, destaca o delegado Eduardo Aquino. 

O acusado, juntamente com a sua companheira, foi levado para a Central de Flagrantes onde as investigações continuam. O delegado Eduardo Aquino disse que uma testemunha reconheceu Isaías como sendo um dos envolvidos no crime.


Sobre a suspeita de que a vítima teria recebido ameaças de morte antes do crime, o delegado afirma que não há confirmação dessa informação. “O crime aconteceu há menos de 24 horas, as diligências foram realizadas no sentido de capturar os indivíduos, não tivemos tempo de aprofundar a investigação e tomar conhecimento da motivação”, finaliza o delegado, acrescentando que o crime tem características de execução, tendo em vista que a vítima foi morta com três tiros no rosto, e nenhum pertence foi levado pelo criminoso.


20 de novembro de 2017

Ladrão tenta furtar residência de policial federal em Parnaíba

A vítima prestou queixa e recuperou seus pertences.

 Francisco Wellington da Costa Rocha, de 23 anos, residente na Travessa Francisco Borges dos Santos, bairro João XXIII em Parnaíba, foi preso por volta das 17hs desta segunda-feira(20), após pular o muro do quintal da casa de um policial federal para furtar.

 A vítima flagrou o suspeito furtando objetos no quintal da casa ao passar pela cerca elétrica.

Conseguiu captura-lo dentro de um terreno baldio nas proximidades da igreja de Santo Expedito - bairro Reis Veloso, quando tentava fugir com o furto.

 Uma guarnição da policia militar coordenada pelo sargento Silveira efetuou a prisão.

A vítima prestou queixa e recuperou seus pertences.

Francisco Wellington ficou preso na central de flagrantes

16 de novembro de 2017

Aeroporto de Parnaíba ganha melhorias na sala de embarque

O local ganhou novos assentos, a instalação de forro em gesso e uma nova central de ar, reaproveitada do Aeroporto de Criciúma

O Aeroporto Internacional de Parnaíba Prefeito Dr. João Silva Filho (PI) recebeu obras de melhorias na sala de embarque de passageiros. O local ganhou novos assentos - passando de 45 para 90 -, a instalação de forro em gesso e uma nova central de ar, reaproveitada do Aeroporto de Criciúma (SC). Agora, três equipamentos condicionadores de ar de 60.000 BTUs garantem a climatização do local. Ao todo, o investimento foi de R$ 25 mil.

“Garantir facilidades e conforto aos passageiros e usuários é objetivo da Infraero e a melhoria do local foi significativamente importante, pois proporcionará estas condições aos passageiros”, observa o superintendente Ezequiel Gomes dos Santos, que também destacou o apoio da Sede da empresa na realização dos trabalhos.

Movimentação

O Aeroporto de Parnaíba opera com dois voos regulares na semana, sendo um da Azul aos sábados com a aeronave E195 – na rota Campinas (SP)/Parnaíba e Parnaíba/Teresina(PI)/Campinas. Outro voo é da empresa Gensa Taxi Aéreo, que opera um voo semanal com aeronave E110 na rota Teresina/Parnaíba/Teresina.

Tem significativa predominância no aeroporto a operação da aviação geral, tanto taxi aéreo como executiva particular, com foco no turismo e negócios na região. Para o período de alta temporada que se aproxima, um aumento na movimentação é esperada. “Parnaíba vem registrando crescimentos consideráveis na atividade econômica e o aeroporto é uma das ferramentas-chave desse desenvolvimento”, afirma o superintendente. “A Rota das Emoções, que integra os estados do Piauí, Maranhão e Ceará, também vem ganhando adeptos no Brasil e no exterior que desembarcam no Aeroporto de Parnaíba para a prática do ecoturismo”, acrescenta.

10 de novembro de 2017

08 de novembro de 2017

Parnahyba pode ser suspenso de todas as competições da CBF

não assumir o erro cometido

Se entrar na justiça comum para obtenção de liminar para suspender as partidas finais da Copa Piauí Sub-21, o Parnahyba fica imediatamente suspenso de todas as competições da CBF da temporada 2018. O Tubarão está classificado para disputar a Copa do Brasil, e mais o Campeonato Piauiense em 2018.

Para os cíticos, a arrogância do presidente reeleito do Parnahyba Batista Filho em não assumir o erro cometido com a utilização do jogador Garcês, pode custar caro para a representação azulina do litoral piauiense.

O Parnahyba foi punido duas vezes na esfera da justiça desportiva local. Agora, inconformado com o resultado ameaça subir com o processo para última instância da justiça desportiva o STJD.

Com o resultado unanime da Corte piauiense a Federação de Futebol confirmou  a realização dos dois jogos da final da Copa Piauí entre River e 4 de Julho para os dias 4 (SÁBADO) em Teresina,17h, no estádio Albertão e dia 11(SÁBADO), na cidade de Piripiri no estádio Ytacoatiara. 

Prefeitura vai inscrever no cadastro de devedores contribuintes com débitos

Somente acima de R$ 620,00

Foi aprovado pelos vereadores, em sessão ordinária da Câmara, na noite do dia 6 do corrente mês, projeto de lei que autoriza a prefeitura de Parnaíba firmar convênio com entidades que prestam serviços de proteção ao crédito (SPC/Serasa), para fins de inscrição no cadastro restritivo, de informações a respeito dos créditos da Fazenda Pública Municipal, de qualquer valor, provenientes de débitos fiscais de natureza tributária e não tributária, inscritos na dívida ativa, com a consequente divulgação e negativação dos cadastros das empresas e pessoas físicas inadimplentes. Votaram contra a aprovação do projeto os vereadores Daniel Miranda, Fátima Carmino, Ricardo Véras e Beto Sousa e Silva. O vereador Diniz se absteve e o voto foi contabilizado também contra. Mesmo assim o projeto foi aprovado, por maioria absoluta.

“Este projeto foi apresentado porque é uma obrigação do município. Ele tem que usar todos os mecanismos para haver justiça social. E justiça só pode haver, neste caso, quando todos pagam seus tributos. E não uns, e outros não”, disse o procurador da Fazenda Municipal, Emerson Ramin, presente à sessão, para dar explicações aos vereadores. Ele assegurou que ninguém será negativado junto aos órgãos de proteção ao crédito, antes do prazo final do Refis, que a prefeitura também aprovou na Câmara, além do que todos serão chamados a negociar seus débitos, serão propostos acordos, de modo que ninguém seja prejudicado, principalmente os de menor poder aquisitivo. E para reforçar isso, foi apresentada uma emenda ao projeto, determinando que contribuintes com débitos inferiores a R$ 620,00 não serão negativados.

Segundo o procurador Emerson Ramin, serão inscritos na dívida ativa débitos de 2 a 3 anos atrás. “Há 13 anos – desde 2004, que o município está sem quaisquer inscrição na dívida ativa. E, pelo projeto, mais de 50% dos devedores não serão atingidos pela proposta do projeto”, explicou.

Na justificativa do projeto é explicado que o município de Parnaíba acumula um valor considerável a receber dos contribuintes inadimplentes, ou seja, dívida tributária ou não tributária (cerca de 20 milhões), cujos esforços para se receber os valores se resumiram em cobranças amigáveis, parcelamentos e/ou cobranças judiciais”.

“As cobranças amigáveis, os parcelamentos e as cobranças judiciais não lograram o êxito esperado, bem como os procedimentos adotados para a recuperação dos créditos tributários existentes, apesar de serem medidas que tiveram seu impacto imediato realizado. Ainda assim, os valores dos débitos tributários e não tributários cresceram vertiginosamente , ano após ano, agora agravados pela crise econômica que aflige o país como um todo”.



Oportunidade de emprego

utilidade publica


ADMINISTRAÇÃO E MARKETING OU TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

A imobiliária J. Castro está selecionando candidatos (as) para a vaga de ESTAGIÁRIO EM ADMINISTRAÇÃO E MARKETING OU TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.

O candidato (a) deverá estar cursando a partir do 4º período do curso superior ou técnico de administração ou marketing ou tecnologia da informação, com habilidade em marketing digital, organizado, habilidade em lidar com público/cliente, pró-ativo e boa comunicação escrita e oral.

Os currículos deverão ser enviados para o seguinte e-mail até o dia 20/11/2017: renner@jcastro.com.br.