• elshallon
  • Unimed
  • assinatura jornal

Notícias Oeiras

10 de novembro de 2017

Escola de Bandolins de Oeiras ganha novos instrumentos

Escola de Bandolins de Oeiras ganha novos instrumentos

A Escola de Bandolins Dona Petinha recebeu na manhã desta quinta-feira, 09, novos instrumentos musicais. A entrega aconteceu no Centro Cultural Sobrado Major Selemérico e contou com a presença do secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo.

São seis novos bandolins, que vão ser utilizados nas aulas ministradas aos 17 alunos da escola. “Agora, os alunos poderão levar os instrumentos para fazer exercícios em casa. A escola hoje está equipada”, destaca o professor Herbeth Vinícius.

Inaugurada há um ano, a Escola de Bandolins Dona Petinha é uma das responsáveis pela manutenção da tradição musical oeirense. É lá que ensaiam e se aperfeiçoam os jovens integrantes do grupo Bandolins Mirins, revelados num projeto artístico da Secretaria Municipal de Educação, na Escola Lourenço Barbosa (Maçonaria).

Através do trabalho desenvolvido na escola de música, os jovens Rhyan Vittor, Ivan Filho, Alexandre Augusto, Antônio Roberto e Giovanna Fontes, orientados pelo professor Herberth Vinícius, se apresentaram este ano em importantes eventos, em Brasília e Bom Jesus-PI.

Agora, o grupo se prepara para gravar um CD, produzido pelos músicos Júlio Medeiros e Zé Dantas.

Nova galeria

Em rápida passagem por Oeiras, para realizar a entrega dos instrumentos à escola de bandolins, o secretário Fábio Novo anunciou novidades, que em breve serão implementadas no Sobrado Major Selemérico.

A principal delas, a montagem de uma galeria em homenagem aos governadores piauienses do período imperial – o centro cultural tem uma galeria de mandatários da era republicana. Segundo o secretário, o novo espaço está em fase de planejamento e terá retratos dos governantes pintados pela artista Dora Parentes. “As telas já estão prontas”, revela Novo.

Ainda este ano, segundo o secretário, devem ser abertos editais para as edições 2018 dos projetos Boca da Noite e Seis e Meia.

Sorteio do IPTU Premiado terá moto zero e acontece dia 22 de dezembro em Oeiras

Sorteio do IPTU Premiado terá moto zero e acontece dia 22 de dezembro em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras sorteará nove prêmios entre os contribuintes em 2017 – moto zero km, fogão, geladeira, TV 32’’ e aparelhos smartphones. O sorteio faz parte da campanha IPTU Premiado e será realizado no dia 22 de dezembro, às 9h, no Mercado Municipal Dona Lili.

O IPTU Premiado foi instituído para estimular a arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano e consiste na distribuição gratuita de prêmios, mediante sorteio, entre os contribuintes que pagarem o IPTU/2017, e, ainda, não possuírem débitos de IPTU de exercícios anteriores vencidos.

Para participar, os contribuintes deverão apresentar seus impostos quitados junto ao setor de tributos e arrecadação da Prefeitura de Oeiras, das 14 às 16h. Os cupons para participação no sorteio devem ser preenchidos e depositados numa urna instalada no Paço Municipal.

A receita do IPTU é aplicada nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e na manutenção de todos os serviços públicos municipais.

Prêmios do IPTU Premiado:

1° PREMIO – Uma moto POP110

2° PREMIO – Um fogão seis bocas

3° PREMIO – Uma Geladeira Duplex

4° PREMIO – Uma TV tela plana, 32”

5° PREMIO – Um celular Smartphone

6° PREMIO – Um celular Smartphone

7° PREMIO – Um celular Smartphone

8° PREMIO – Um celular Smartphone

9° PREMIO – Um celular Smartphone

03 de novembro de 2017

Prefeitura de Oeiras convoca 09 aprovados em concurso público; veja nomes

Prefeitura de Oeiras convoca 09 aprovados em concurso público; veja nomes

O prefeito José Raimundo autorizou nesta quarta-feira, 1º, a convocação de nove aprovados no concurso público realizado pela Prefeitura de Oeiras em 2014. Os convocados deverão ocupar funções de técnico agrícola, auxiliar administrativo, agente administrativo e um turismólogo.

Os aprovados devem comparecer à sede da Prefeitura Municipal, situada na Praça das Vitórias, 37, no centro de Oeiras, no período de 20 a 24 de novembro de 2017, munidos da documentação citada no edital.

A solenidade de nomeação dos candidatos habilitados, que comparecerem no período estipulado, será marcada após a entrega da documentação.

Confira os convocados: 

CARGO: TÉCNICO AGRÍCOLA – Secretaria Municipal da Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente

Francisco das Chagas dos Santos Carvalho – Inscrição 3.360

CARGO: AUXILIAR ADMINISTRATIVO – Secretaria Municipal de Assistência Social

Maria Luzilene Silva da Costa – Inscrição 3.036

Francisco Ramos de Aquino – Inscrição 1.474

CARGO: AGENTE ADMINISTRATIVO – Secretaria Municipal de Assistência Social

Vanessa Ferreira da Silva – Inscrição 1.980

Jonas Gonçalves de Moura – Inscrição 1.198

Luiz Henrique Barbosa Nunes – Inscrição 1.172

Herlandio Andrade Silva – Inscrição 3.714

Francildo Miranda Vieira – Inscrição 3.550

CARGO: TURISMÓLOGO – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Luziane Barroso de Moura Sousa – Inscrição 580

Prefeito Zé Raimundo anuncia novidades no Mercado Municipal de Oeiras

Prefeito Zé Raimundo anuncia novidades no Mercado Municipal de Oeiras

O prefeito de Oeiras, José Raimundo, anunciou nesta terça-feira, 31, uma série de novidades para o Mercado Municipal Dona Lili. Entre as medidas estão: a permissão da venda de bebida alcoólica nos pontos de restaurantes e lanchonetes; a diversificação dos produtos comercializados e a isenção do pagamento de taxas nos meses de novembro e dezembro, desde que permissionários estejam adimplentes até 10 de novembro.

Segundo o gestor, as medidas atendem uma pauta de reivindicações feitas pelos permissionários. “Nosso intuito é fazer com que o mercado continue um local de referência na comercialização para a toda a população de Oeiras. E para que os permissionários, cada vez mais, sintam o ambiente favorável a isso, o poder público municipal na sua sensibilidade e responsabilidade buscou fazer um entendimento com todos aqueles que lá trabalham”, afirma o prefeito.

A venda de bebida alcoólica fica restrita à comercialização de cerveja e será fiscalizada pela direção do mercado. “Acreditamos que todos aumentarão seus rendimentos dentro de uma responsabilidade, logicamente, atendendo à direção do mercado na disposição da bebida alcoólica, dentro do horário de funcionamento. Acreditamos também que isso dará um impulso significativo para as pessoas que trabalham com a atividade de restaurante e lanchonete”, pondera Zé Raimundo.

O prefeito informa que, os permissionários em dia com o pagamento das taxas do mercado, só voltarão a pagar os tributos no final de janeiro. “Com relação ao recolhimento de tributos, fizemos um entendimento e, durante os meses de novembro e dezembro, iremos abonar o pagamento, para aqueles que estejam adimplentes até o dia 10 de novembro. Quem estiver em atraso, procure a direção do mercado para regularizar sua situação”, pontua.

Também está admitida a diversificação dos produtos comercializados, ou seja, os permissionários poderão, a partir de agora, oferecer artigos variados em seus pontos. “Aqueles pontos que trabalham com cereais, que queiram vender verduras; ou os que trabalham com verduras que queriam vender um condimento…Isso foi acordado e será permitida essa diversificação de comercialização desses produtos”, explica o prefeito.

“Entendemos que essas medidas são para melhor funcionamento do mercado e para dar fôlego às pessoas que lá trabalham. Queremos que a atividade no mercado seja cada vez mais atraente”, finaliza Zé Raimundo.

Novo serviço

Outra novidade é que, a partir da segunda semana de novembro, o Mercado Municipal ganhará um box para emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), que vai atender a demanda de todo o Território Vale do Canindé. O serviço vai ficar a cargo do engenheiro agrônomo Manoel Martins de Sousa e vai facilitar o acesso ao documento, sem que haja a necessidade de deslocamento do produtor rural para Teresina. O Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) é o documento que comprova a regularidade cadastral do imóvel rural.

Nova direção

Nos próximos dias, o Mercado Municipal Dona Lili ganha também um novo diretor. Assume o posto, o administrador, Rafael Rêgo, que ocupava o quadro profissional da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic). “É uma grande oportunidade e um grande desafio. Vamos trabalhar para realizar uma boa gestão à frente do Mercado Municipal Dona Lili”, comenta Rafael Rêgo.

O atual diretor, Giovane Oliveira, que dirige o mercado desde sua abertura, em março deste ano, agora vai trabalhar na iniciativa privada. “Sou grato pela oportunidade. No entanto, recebi uma proposta irrecusável para meu crescimento pessoal e profissional. Desejo sucesso ao novo administrador”, pontua Giovane Oliveira.

31 de outubro de 2017

Cerca de 900 estudantes de Oeiras participam da Prova Brasil

Alunos respondem questões de língua portuguesa e matemática, formuladas com o objetivo de avaliar a Educação Básica

Cerca de 900 estudantes das turmas de 5º e 9º Ano da rede municipal de Oeiras participam nesta terça e quarta-feira, 31 de outubro e 1º de novembro, da Prova Brasil. No exame, os alunos respondem questões de língua portuguesa e matemática, formuladas com o objetivo de avaliar a Educação Básica.

O resultado da Prova Brasil é um dos elementos que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador utilizado pelo Ministério da Educação para aferir a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

De acordo com a professora Tiana Tapety, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) vem desenvolvendo um trabalho intenso de preparação dos alunos para a avaliação. “Oeiras tem se preparado para este momento com um trabalho intenso, voltado para a alfabetização e letramento de nossas crianças”, frisa a secretária municipal de Educação.

Tiana destaca que, desde o início do ano letivo, a Semed promove uma série de simulados e revisões para os estudantes, intuito de assegurar a qualidade do ensino oferecido na rede municipal. Este ano, 27 turmas serão avaliadas – na última Prova Brasil foram 11. “Demos um salto de qualidade. Isso demonstra que diminuímos a evasão escolar e que estamos reduzindo os níveis de distorção idade-série nas escolas da rede municipal de ensino”, argumenta Tiana Tapety. 

30 de outubro de 2017

Publicitário Último Campos é escolhido novo presidente da CDL/ASCOM de Oeiras

Publicitário Último Campos é escolhido novo presidente da CDL/ASCOM de Oeiras

O publicitário Último Campos foi escolhido para ser o novo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas e Associação Comercial de Oeiras (CDL/ASCOM). A escolha do dirigente aconteceu por aclamação, na última quarta-feira, 25, numa reunião entre associados.

O novo gestor assume em janeiro de 2018 o cargo atualmente ocupado pela empresária Milany Nery. “Nossa premissa principal é tonificar a representação social da CDL/ASCOM, tendo em vista que é uma entidade bastante representativa da classe empresarial. Queremos aprimorar processos internos, a fim de trazer modernidade, eficiência e transparência para a instituição”, destaca Último Campos.

Ele comenta que uma das plataformas de sua gestão será o amparo ao jovem empreendedor oeirense. “Para que os novos empresários possam se sentir amparados pela instituição, realizaremos cursos e capacitações”, argumenta Último Campos, acrescentando que, para oferecer os cursos, a CDL/ASCOM buscará parcerias com o Sebrae, Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic), Associação de Jovens Empresários do Piauí (AJE), Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi) e outras entidades do setor.

Além dele, compõem a nova diretoria os jovens empresários Marcelo Cavalcante e Miguel Filho, o veterano Miguel Machado e outras figuras notáveis de diversos segmentos empresariais. “Mesclamos renovação e experiência”, resume o novo presidente.

Último Campos é graduado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda. Tem experiência em Marketing Empresarial e Governamental. Além disso, atua no associativismo voltado ao esporte – é um dos fundadores e atual presidente do Oeiras Bike Clube (OBC), entidade responsável por fomentar e organizar a prática do ciclismo em Oeiras.

Feira Literária de Oeiras (FLOR) acontece de 15 a 18 de novembro

Feira Literária de Oeiras (FLOR) acontece de 15 a 18 de novembro

Homenageando o professor e escritor piauiense, Cineas Santos, a 5ª edição da Feira Literária de Oeiras (FLOR) acontecerá entre 15 e 18 de novembro. A obra dele é objeto de análises e estudos em projetos desenvolvidos pelas escolas da rede municipal de ensino desde o início do ano letivo de 2017.

“Escolhemos homenagear o professor Cineas pelo compromisso que tem com o Piauí e com a cultura sertaneja. Então, nessa ocasião em que Oeiras completa 300 anos, decidimos homenagear um autor que tem tudo a ver com a nossa cultura”, argumenta a professora Tiana Tapety, secretária municipal de Educação, informando que, até o começo de novembro, o escritor terá visitado todas as escolas do município.

No último final de semana, Cineas Santos esteve novamente em Oeiras, visitando escolas municipais. “É animador ver crianças de escolas públicas lendo, escrevendo, contando. Estou lambuzado de carinho. Imaginem como será durante a realização da FLOR. Espero estar vivo para vivenciar e contar”, celebra o escritor.

Novidades

Por conta da homenagem, Cineas Santos escreveu um novo livro, dedicado a Oeiras. Intitulada ‘O Parceiro do Vento’, a publicação é destinada ao público infanto-juvenil e será lançada dentro da Feira Literária.

Outra novidade da FLOR 2017 é que o evento será exibido no programa “Feito Em Casa”, apresentado por Cineas Santos na TV Cidade Verde, nas manhãs de sábado.

Em quatro edições, a Flor já homenageou nomes renomados da literatura infanto-juvenil brasileira, como Monteiro Lobato (2013), Ziraldo (2014), Maurício de Sousa (2015) e Ruth Rocha (2016).

O homenageado

Cineas das Chagas Santos, 68 anos, nasceu na localidade Campo Formoso, município de Caracol, no sertão do Piauí. Poeta, cronista, professor, agente cultural, advogado e editor, é autor de diversos livros, muitos deles de temática infanto-juvenil – ‘Miudezas em Geral’, ‘Tinha que acontecer’, ‘ABC da ecologia’, ‘Aldeia grande’, ‘O menino que descobriu as palavras’, ‘Nada além’, ‘Ciranda Desafinada’, ‘Trem da Vida’, ‘Donas Purcina: a matriarca dos loucos’. É também autor da letra do Hino de Teresina, em parceria com o músico Erisvaldo Borges.

Oeiras sediará seminário para Formação de Controladores Oficiais e Ouvidoria

Com apresentação de palestras, debates e minicursos, o Seminário qualificará gestores e administradores públicos a gerir os recursos

Oeiras sedia entre os dias 6 e 8 de novembro o XXXVI Seminário de Formação de Controladores Oficiais e Ouvidoria Itinerante. Realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC), o evento é destinado a prefeitos, vereadores, gestores, conselheiros municipais, contadores, servidores públicos e sociedade civil.

Com apresentação de palestras, debates e minicursos, o Seminário qualificará gestores e administradores públicos a gerir os recursos, além de instruirá os cidadãos em geral a fiscalizar e estimular o controle dos órgãos públicos.

A abertura acontecerá no dia 6, às 18h, no Cine Teatro de Oeiras, com as palestras de José Pinheiro, procurador do Ministério Públicos de Contas do TCE-PI, e Márcio de Araújo, auditor governamental e gerente de Controle Interno da CGE-PI. Logo após, ocorrerá o debate com participação de Conselheiros, Auditores e Procuradores do TCE e da Sociedade Civil.

No primeiro dia de Seminário, os minicursos acontecerão em duas etapas, no período da manhã e da tarde.  O vice-diretor da EGC, professor Bernardo Sá, ministrará o minicurso “As Multifaces da Cidade”, que abordará os sistemas de funcionalidade, as representações e simbolismo e os documentos fundamentais que regem o funcionamento do espaço urbano: Lei Orgânica, Código de Posturas Municipais e Plano Diretor. Os participantes do evento contarão também com os minicursos “A importância dos Conselhos Tutelares e suas Atribuições”, da diretora técnica pedagógica da APPM, Dilma Campos; “Contratação Direta – Dispensa e Inexigibilidade de Licitação, do auditor de Controle Externo do TCE-PI, Gilson de Araújo; dentre outros.

O último dia de evento contará com minicursos das áreas de controle de gestão e também econômica, como o tema que Adriana Pachêco, consultora do SEBRAE-PI, sobre “Alimentação Escolar e a Participação dos Pequenos Negócios e Agricultores Familiares”. Outro assunto será a saúde do servidor, apresentado pela professora da EGC e psicóloga, Valquíria Nogueira, com o minicurso “Os impactos do estresse e do endividamento para a saúde do servidor. Desafios e soluções”.

Esta é a segunda vez que Oeiras recebe o Seminário de Controladores Sociais. Nesta edição, o evento conta com a parceria da Prefeitura de Oeiras, do SEBRAE-PI, Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral do Estado do Piauí (CGE-PI), Associação Piauiense de Municípios (APPM) e outras entidades parceiras.

25 de outubro de 2017

I Semana da Juventude começa com palestras sobre prevenção ao uso de drogas

I Semana da Juventude de Oeiras começa com palestras sobre prevenção ao uso de drogas

Foi aberta na noite desta segunda-feira, 23, a I Semana da Juventude de Oeiras, evento promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Juventude, com o propósito de contribuir para o debate sobre políticas públicas para a juventude na cidade.

A solenidade de abertura aconteceu no anfiteatro da Praça da Juventude e contou com a participação dos secretários municipais e diversas apresentações culturais. “Nosso objetivo é trabalhar políticas públicas para a juventude, enfatizando o protagonismo juvenil para que os jovens sejam multiplicadores dos seus direitos e deveres, pautados no Estatuto da Juventude, que tem uma grande importância para que o jovem sinta-se amparado e também para que ele aja decisivamente na sociedade”, argumenta Heloísa Helena, secretária municipal de Juventude.

Nesta terça-feira, 24, a mobilização da Semana da Juventude aconteceu nas escolas da rede estadual Farmacêutico João Carvalho e CETI Rocha Neto, onde está concentrado um número bastante expressivo de jovens. Nestas escolas, os jovens participaram de palestras sobre prevenção ao uso de drogas, ministradas pela equipe de psicólogos da Fundação Milton Campos.

Até o próximo sábado, 28, a Semana da Juventude de Oeiras oferece uma programação ampla e variada, envolvendo os jovens em encontros para refletir também sobre questões como consumo de álcool e empreendedorismo.

I Semana da Juventude começa com palestras sobre prevenção ao uso de drogas

I Semana da Juventude de Oeiras começa com palestras sobre prevenção ao uso de drogas

Foi aberta na noite desta segunda-feira, 23, a I Semana da Juventude de Oeiras, evento promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Juventude, com o propósito de contribuir para o debate sobre políticas públicas para a juventude na cidade.

A solenidade de abertura aconteceu no anfiteatro da Praça da Juventude e contou com a participação dos secretários municipais e diversas apresentações culturais. “Nosso objetivo é trabalhar políticas públicas para a juventude, enfatizando o protagonismo juvenil para que os jovens sejam multiplicadores dos seus direitos e deveres, pautados no Estatuto da Juventude, que tem uma grande importância para que o jovem sinta-se amparado e também para que ele aja decisivamente na sociedade”, argumenta Heloísa Helena, secretária municipal de Juventude.

Nesta terça-feira, 24, a mobilização da Semana da Juventude aconteceu nas escolas da rede estadual Farmacêutico João Carvalho e CETI Rocha Neto, onde está concentrado um número bastante expressivo de jovens. Nestas escolas, os jovens participaram de palestras sobre prevenção ao uso de drogas, ministradas pela equipe de psicólogos da Fundação Milton Campos.

Até o próximo sábado, 28, a Semana da Juventude de Oeiras oferece uma programação ampla e variada, envolvendo os jovens em encontros para refletir também sobre questões como consumo de álcool e empreendedorismo.

Confira a programação da I Semana da Juventude de Oeiras




24 de outubro de 2017

Outubro Rosa: Saúde oferece exames de mamografia em Oeiras

Outubro Rosa: Saúde oferece exames de mamografia em Oeiras

A partir desta terça-feira, 24, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), vai oferecer exames gratuitos de mamografia para a população. Para ter acesso aos exames, as mulheres serão avaliadas pelos médicos e enfermeiros que compõem as equipes de Estratégia Saúde da Família do município.

“As mulheres terão acesso a este serviço após avaliações criteriosas realizadas pelos médicos e enfermeiros que compõem as equipes de Estratégia Saúde da Família de cada área do município, tanto da zona urbana como da zona rural. De cada área, serão selecionadas 15 mulheres que apresentarem os casos mais urgentes, oportunizando assim um combate mais eficiente e rápido ao câncer de mama”, explica a coordenadora de Atenção Integral à Saúde da Mulher da Semusa, Alexsandra Fontes, informando que a ação faz parte da campanha Outubro Rosa.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que este serviço é cadastrado e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município, através de convênio com uma clínica privada. Entretanto, desde novembro de 2016, o serviço está indisponível, por conta de problemas técnicos no equipamento de mamografia.  “O problema já é de conhecimento da área técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Estamos aguardando um parecer em relação a esta situação do serviço, a contemplar não apenas o município de Oeiras, mas o Território Vale do Canindé, que até então encontra-se com o serviço prejudicado”, argumenta Auridene Freitas, secretária municipal de Saúde.

Sensível a necessidade da realização do exame pela população, a Administração Municipal decidiu oferecer o serviço, em caráter especial, por conta da campanha Outubro Rosa. Além disso, durante todo o mês de outubro estão sendo realizadas diversas atividades pelas equipes da Saúde da Família, entre elas: coleta para prevenção do câncer de útero, rodas de conversas, avaliação clínica das mamas e a distribuição de sais de ervas com efeito antioxidante, que auxiliam na prevenção do câncer de mama.

“A melhor forma de prevenção para qualquer tipo de câncer – seja de mama, útero e outros – é adotar hábitos de vida saudáveis. O município, através da Secretaria Municipal de Saúde, mantém diversos grupos focados na melhora da qualidade vida. Toda a população é convidada a conhecer e integrar um dos nossos grupos, tanto na zona urbana quanto na rural”, finaliza a coordenadora.

Oeiras reforça ações de combate ao Aedes aegypti

Oeiras reforça ações de combate ao Aedes aegypti

A Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), reforça, durante toda esta semana, as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Nesta terça-feira, 24, haverá um mutirão de conscientização e limpeza no Bairro Canela. Na ação, que está dentro da Semana Nacional de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti, estarão envolvidos agentes de endemias e profissionais das secretarias municipais de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, Assistência Social e Educação.

Planejada pelo Ministério da Saúde, a semana de mobilização tem o objetivo de alertar a população sobre a importância de combater o mosquito Aedes, antes do período chuvoso, que facilita a reprodução do vetor.

Na quinta-feira, 26, as atividades acontecem no bairro Rodagem de Picos. A Secretaria Municipal de Saúde destaca que as ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti são realizadas rotineiramente em Oeiras, durante todo o ano.

Dentro da semana de mobilização, que acontece de 23 a 27, a Semusa desenvolve também uma estratégia para garantir que crianças, jovens e adultos tenham acesso ao Cartão Nacional de Saúde, ferramenta importante na qualificação do acompanhamento das condições de saúde das pessoas ao longo do tempo, e nos diferentes pontos da rede de atenção à saúde. Os cartões podem ser feitos na sede provisória da Semusa, na Rua Brigadeiro Manoel Clementino, Centro Histórico, por trás da Galeria do Divino.

23 de outubro de 2017

1ª Semana da Juventude de Oeiras acontece de 23 a 28 de outubro

1ª Semana da Juventude de Oeiras acontece de 23 a 28 de outubro

A partir da próxima segunda-feira, 23, uma série de atividades vão mobilizar centenas de jovens, na Semana da Juventude de Oeiras. São ações culturais e de cidadania, serviços, ciclos de debates e palestras, competições esportivas e apresentações culturais promovidas pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Juventude.

O propósito do evento é contribuir com o debate sobre políticas públicas para a juventude, envolvendo os jovens em encontros para refletir sobre questões diversas como consumo de álcool, prevenção às drogas e empreendedorismo.

Em sua 1ª edição, a Semana Municipal da Juventude vai oferecer uma programação ampla e variada. O calendário já tem ações agendadas entre 23 e 28 de outubro, com atividades realizadas com o apoio da Coordenadoria Estadual da Juventude e outras entidades parceiras.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA JUVENTUDE DE OEIRAS   

23/10 - Segunda-Feira

ÀS 9:00h – Mesa Redonda na Rádio Vale do Canindé tema: Prevenção às Drogas. (Drª. Érica);

Às 19:00h – Abertura da I Semana da Juventude na Praça da Juventude.

24/10 - Terça-Feira

07:50h às 09:30h, palestra de Prevenção às drogas na Unidade Escolar Farmacêutico João Carvalho. (Equipe psicólogos da Fundação Milton Campos);

10:55h às 11:55h, palestra de Prevenção às drogas no CETI – Rocha Neto. (Equipe psicólogos da Fundação Milton Campos).

25/10 - Quarta-Feira

08:00h às 11:00h – Oficina de Embelezamento para todos os Jovens;

14:00h às 17:00h – Continuação da oficina de Embelezamento.

26/10 - Quinta-Feira

9:00h – Palestra de Empreendedorismo para Jovens no auditório da UESPI – Universidade Estadual do Piauí / Oeiras-PI. (Palestrante da Coordenadoria Estadual da Juventude).

27/10 - Sexta-Feira

07:30h às 17:30h – Seminário: Bebida, lazer com responsabilidade, no IFPI – Instituto Federal do Piauí/Oeiras-PI (Fundação Milton Campos);

19:30h – Shows com artistas local e a Banda Eufrásia de Teresina.

28/10 - Sábado (Momento Cultural)

08:00h – Voz e Violão com o artista teresinense Fan;

08:30 – Apresentação dos grêmios estudantis atuantes em Oeiras, fala do Coordenador Estadual da Juventude: Vicente Gomes, representantes do movimento estudantil e um GD - grupo de discursão com a pauta: Grêmio Estudantil;

10:40h - Voz e Violão com o artista teresinense Fan;

14:00h às 16:00h – Oficina para músico iniciante com o músico Eduardo Sousa, Grafite, roda livre de Hip-Hop;

17:00h – Seletiva estadual de Skate;

17:30h – Batalha do Vale (MC’S);

18:30 – Show de Rap com Lú de Santa Cruz / Teresina-PI;

20:00h – Shows: Banda Legenda Lateral do Ceará e Banda Basa de Salvador-BA.

Fórum debate gestão em rede e prevenção da gravidez na adolescência

Fórum debate gestão em rede e prevenção da gravidez na adolescência em Oeiras

Aconteceu nesta quarta-feira, 18, o I Fórum Municipal de Ações Integradas de Oeiras. O evento, realizado no Centro Diocesano ‘Dom Expedito Lopes’, discutiu a importância da gestão em rede e o fortalecimento das ações de prevenção da gravidez na adolescência no município.

O Fórum foi promovido pela Prefeitura de Oeiras e contou com a participação de secretários municipais, enfermeiros, médicos, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, educadores físicos, fonoaudiólogos, dentistas, coordenadores pedagógicos e outros agentes públicos municipais envolvidos em ações para adolescentes.

O evento foi aberto com a apresentação musical da banda Geração Jovem, composta por estudantes da Escola Municipal Juarez Tapety e do grupo de flautistas da escola Cebolinha. A programação do fórum foi iniciada nesta terça-feira, 17, no auditório da Semed, com oficinas para agentes comunitários de saúde, que atuam nas zonas urbana e rural de Oeiras.

Tiana Tapety, secretária municipal de Educação, diz que o fórum possibilita o planejamento e a integração de ações entre as pastas que compõem a Administração Municipal, favorecendo o uso racional de recursos e melhorando a qualidade da prestação de serviços públicos. “Muitos de nós, que compomos a gestão, não conhecemos o trabalho do outro e deixamos de otimizar tempo e recursos fazendo trabalhos e desenvolvendo ações que poderiam ser pactuadas e integradas com outros setores, deixando a gestão mais eficiente”, argumenta a secretária municipal.

“Decidimos fazer esse fórum para que as secretarias pudessem se integrar e que, dentro desse processo de integração, possamos desenvolver um calendário de ação, onde vamos consorciar nossas ações e aplicá-las de maneira mais efetiva no município, no intuito de adquirir um desenvolvimento mais eficiente em relação a todas as ações que o Poder Municipal presta para a comunidade”, destaca Tiana Tapety.

‘Gestão em Rede para servir melhor’

Ministrante da palestra sobre Gestão Pública em Rede, a pedagoga Osana Moraes considera que o fórum colabora para oferecimento de serviços públicos com mais qualidade no município. “Tivemos a oportunidade de conversar com os agentes públicos de Oeiras sobre gestão em rede e de que forma as secretarias, irmanadas nessa ideia de trabalho articulado e integrado, podem conferir a prestação de um serviço público cada vez mais qualitativo para a comunidade de Oeiras”, pontua a ministrante.

“Percebemos o quanto cada secretário e sua coletividade de colaboradores tem pensado e refletido seriamente sobre isso. Então, discutir gestão em rede ganha importância, porque o povo precisa ser olhado com esse olhar integrado. As condições que carecem de ser estabelecidas em termo de gerenciamento para que suas necessidades sejam alcançadas e supridas precisam ser olhadas nessa perspectiva de rede”, prossegue Osana Moraes.

“A ideia é alargarmos o gerenciamento em rede, que já existe em Oeiras, articulando mais conhecimentos, trazendo novas proposições, construindo novos sonhos, na perspectiva de sempre conferirmos ao povo, o melhor, e a gestão em rede faz parte disso. Sem ela, é impossível se pensar na construção de um serviço integral, que atenda às necessidades do povo em tudo que ele precisa”, finaliza a pedagoga.

Índices apontam crescimento de casos de gravidez na adolescência em Oeiras

Dados disponibilizados pelo Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos, do Ministério da Saúde, apontam que é crescente o número de casos de jovens grávidas em Oeiras, na faixa dos 10 aos 19 anos. Os índices foram apresentados durante o fórum pela pedagoga Ruthneia Costa, que acredita que um trabalho de gestão em rede irá minimizá-los.

“Os indicadores de gravidez na adolescência estão elevados em Oeiras. Têm crescido muito de 2015 para cá. Muitas ações foram feitas, mas não conseguimos diminuir. E esse momento aqui foi um momento de reflexão, de colocarmos os pés no chão e percebermos tudo que caminhamos até agora, porque não conseguirmos diminuir, onde está o nó? Então, estamos reconstruindo um novo caminho para que possamos daqui a alguns meses já ver esse resultado”, defende Ruthneia Costa.

Ruthneia Costa comenta que a prevenção dos casos de gravidez na adolescência deve ser feita ao longo de todo o ano de 2018. “Está sendo feito um planejamento de ações integradas para o ano de 2018, porque temos que nos antecipar ao problema, vendo que ele está crescente. Tomamos duas medidas: a intervenção imediata onde está acontecendo o problema das adolescentes grávidas e, do outro lado, uma ação educativa e preventiva dentro das escolas. Então, essas ações integradas vão otimizar resultados, melhorar indicadores e a assistência oferecida pelo município”, conclui a pedagoga.

18 de outubro de 2017

Gestores são capacitados sobre licenciamento e fiscalização ambiental

Oeiras capacita gestores de Simplício Mendes sobre licenciamento e fiscalização ambiental

A Prefeitura de Oeiras promoveu desta terça-feira, 17, uma capacitação sobre emissão de licenças e fiscalização ambiental para gestores do município de Simplício Mendes. A capacitação foi mediada pelos profissionais que atuam na Gerência Municipal de Meio Ambiente, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA). 

“Acolhemos a equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Simplício Mendes, repassamos conhecimentos sobre fiscalização e licenciamento ambiental. Demonstramos os procedimentos desde o início até a emissão da licença ambiental. É interessante essa parceria com os municípios circunvizinhos”, avalia Adriano Ferreira, gerente municipal de Meio Ambiente, lembrando que, em agosto, o município realizou uma capacitação na mesma área, para gestores da cidade de Novo Oriente.

Fátima Moura Fé, secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Simplício Mendes, diz que o intercâmbio com Oeiras é importante para o desenvolvimento das atividades da pasta em seu município. “Viemos conhecer um pouco mais do trabalho que é feito aqui, porque estamos iniciando lá a parte de licenciamento e fiscalização ambiental. É importante que tenhamos esse conhecimento e esse diálogo com um município que já está mais avançado nesse processo”, explica a gestora.

“Estamos muito felizes com a iniciativa e com acolhida que recebemos aqui no município de Oeiras. Realmente, a impressão que tivemos no início se concretizou. O município está bem organizado, muito além do que nossa expectativa estava aguardando e está sendo de muita valia essa troca de conhecimentos e experiências aqui”, completa Fátima Moura Fé.

Agora, segundo a gestora, uma equipe de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de Simplício Mendes fará um estágio na Gerência de Meio Ambiente de Oeiras. “Próximo passo é a nossa equipe de fiscalização e licenciamento vir passar alguns dias aqui, num estágio, acompanhando o trabalho em campo, para aproveitarmos mais a experiência do município de Oeiras”, conclui Fátima Moura Fé.

11 de outubro de 2017

Oeiras implanta o 1º Serviço de Inspeção Municipal (SIM) no interior do PI

Oeiras implanta o 1º Serviço de Inspeção Municipal (SIM) no interior do Piauí

A Prefeitura de Oeiras implantou nesta terça-feira, 10, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que regulamenta a prévia inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal, destinados à comercialização no município.

O órgão é vinculado à Secretaria Municipal da Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que elaborou uma agenda para marcar a inauguração. A programação envolveu: visita ao Matadouro de Pequenos Animais, descerramento de fita na sede do SIM, solenidade de abertura e uma palestra sobre a importância do SIM para a qualidade de vida da população de Oeiras, realizada no Cine Teatro, com presença de agentes públicos, produtores e representantes das entidades parceiras na implantação do serviço.

A instalação do SIM ocorre através de uma parceria da Prefeitura Municipal com o escritório do Sebrae de Floriano, no âmbito Projeto de Desenvolvimento Territorial e Econômico (DET) – Vale dos Rios Canindé, Piauí e Itaueiras. Todo o processo foi acompanhado pelo Ministério Público.

“Este é um momento marcante e palpitante na implantação de políticas públicas na nossa cidade. Registre-se que, depois de Teresina, essa implantação é a primeira no interior do Piauí, com todos os requisitos pertinentes. Temos muita coisa a fazer, já melhorou bastante o nível cultural das pessoas que abatem animais em nossa cidade, mas precisamos avançar e contar necessariamente com a participação e a multiplicação da ideia pela população do município. Sem a população, nenhuma política pública terá sucesso”, ressalta o promotor Carlos Rubem Campos.

“O salto de qualidade que a cidade de Oeiras está dando na implantação dessa política pública é muito importante. Evidentemente, que existem alguns recalcitrantes, mas contamos com o serviço de conscientização e mobilização, através de instituições públicas e privadas, mostrando que devemos todos nós aderir a esta política”, amplia o representante do Ministério Público.

500 animais de pequeno porte são abatidos mensalmente no Matadouro Municipal

O prefeito José Raimundo destaca que, em Oeiras, mensalmente, são abatidos cerca de 500 animais de pequeno porte no Matadouro Municipal, por 25 produtores cadastrados. “Creio que o SIM será um divisor de águas no que diz respeito à saúde da nossa população, no tocante aos alimentos de origem animal. É uma ferramenta importante para nossa cidade. E o grande fator para que ela tenha êxito, é que a população de Oeiras entenda que aquilo que está sendo consumido na sua residência passou por um processo de inspeção e qualificação. O SIM tem esse propósito”, afirma o prefeito.

“A Prefeitura, através das secretarias municipais de Agricultura, Indústria e Comércio e Saúde, não mediu esforços para que esta ferramenta fosse implementada, por meio da parceria com o Sebrae, que foi de fundamental importância na consolidação desse processo. Através dessa consultoria, todas as pessoas que trabalham com o abate animal foram provocadas a fazê-lo de maneira adequada. Agora, o município oferece o espaço e, com certeza, a população de Oeiras vai receber um produto de qualidade na sua mesa. É o propósito da gestão estar sempre oferecendo melhor qualidade de vida ao nosso povo”, acrescenta José Raimundo.

A consultora do Sebrae, Elza Soares, lembra que o processo de implantação do SIM foi iniciado em maio deste ano, observando todas as regras estabelecidas pela legislação. “Estamos fechando um período glório no município, entregando para a população o Serviço de Inspeção Municipal montado e estruturado, dentro dos protocolos como prevê o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. E hoje todo mundo ganha. Ganha o município, o agricultor familiar, o pequeno produtor, a população”, frisa a Elza Soares.

SIM contribui para geração de emprego e renda no município

A consultora coloca que a implantação do SIM, além de oferecer segurança alimentar à população, é responsável pela geração de renda para os pequenos produtores. “De um lado, estamos gerando renda, porque há uma valorização do produto local certificado. Do outro lado, tem as pessoas que vão consumir um produto de qualidade sabendo que foi inspecionado e que teve todos os cuidados com os aspectos higiênicos e sanitários. Então, o município de Oeiras está de parabéns. O trabalho está só iniciando. A população tem que ter muita serenidade. Essa não foi uma decisão do gestor público, do Ministério Público. É uma necessidade está ocorrendo em todos os municípios brasileiros e Oeiras não pode ficar na contramão. As normas da inspeção sanitária não vieram para punir, mas sim para adequar e colocar um produto forte no mercado”, assinala Elza Soares.

O SIM é composto por uma equipe multiprofissional, formada por dois médicos veterinários, técnico de Vigilância Sanitária, engenheiro agrônomo e agente de inspeção. “O serviço foi criado com vistas à população, para promoção da saúde e para colocar nas mãos de todos, produtos de origem animal (carnes, leite, derivados, pescado...) de boa qualidade sanitária, para que a população possa consumir e ter a garantia de que não vai adquirir nenhuma doença, de que não vai ficar prejudicada sua saúde”, pontua a médica veterinária do SIM, Geórgia Barros.

“Por outro lado, tem questão da geração de renda para a cidade, tudo é uma cadeia produtiva. Com a criação do SIM vai aumentar o número de criadores animais, consequentemente, vai aumentar o número de abates e na comercialização. Tudo isso é desenvolvimento para a cidade, é geração de emprego e renda”, reforça a veterinária.

Durante o evento de inauguração, foi entregue o primeiro certificado de concessão do selo SIM, para a agroindústria familiar de abate de galinha caipira do Assentamento Chapada do Fio e o primeiro certificado de estabelecimento de produtos cárneos inspecionado pelo SIM e Vigilância Sanitária, entregue ao Frigorífico Prazeres da Carne. 

09 de outubro de 2017

Audiência Pública mobiliza dezenas de entidades pela paz no trânsito

Audiência Pública mobiliza dezenas de entidades pela paz no trânsito em Oeiras

Representantes de dezenas de entidades públicas e privadas participaram nesta sexta-feira, 06, de uma audiência pública promovida pela Câmara Municipal para discutir ações de prevenção e segurança no trânsito de Oeiras. Um levantamento feito pela Polícia Militar mostra que já passa de 1.700 o número de vítimas de acidentes de trânsito no município de Oeiras, em 2017.

O evento aconteceu no Ginásio Santaninha e foi precedido por uma caminhada, organizada pelo grupo Amigos do Trânsito pela Vida (ATV), encabeçado pela defensora pública do Ceará e ex-delegada regional de Oeiras, Jannayna Nobre – que recentemente perdeu a mãe em um acidente de trânsito.

Jannayna Nobre comenta que a grande adesão ao movimento demonstra que a população está atenta à necessidade de mudança de comportamento no trânsito. “Reunimos todos os poderes públicos, todas as entidades públicas e privadas, igrejas, estudantes de todas as escolas e várias associações da sociedade civil. Fizemos um evento grandioso, fiquei impressionada com tamanha adesão. Isso quer dizer que a sociedade quer mudar e está referendando esta campanha”, argumenta a idealizadora do evento.

“Ontem, o trânsito em Oeiras foi municipalizado, coisa que deveria ter sido realizada há 20 anos atrás. Hoje, as escolas estão se comprometendo a trabalhar educação no trânsito nas suas grades curriculares. Fizemos vários requerimentos, que serão encaminhados à Câmara Municipal, para que sejam feitos vários ofícios, reinvindicações. Foi um ponta pé inicial, foi uma semente plantada e é preciso que, agora, todos nos unamos para dar a essa semana a oportunidade de crescer, florescer e frutificar”, acrescenta Jannayna Nobre.

O evento acontece na mesma semana em que foi aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito, a lei que implanta a Municipalização do Trânsito em Oeiras. No início da audiência pública, o vereador Espedito Martins fez a leitura de alguns pontos da legislação.

Ao longo desta semana, estudantes das redes municipal e estadual de ensino participaram de blitz educativas, alertando condutores de veículos sobre a importância de obedecer às leis de trânsito. Palestras, panfletagens e outras atividades educativas também foram realizadas dentro do projeto.

“Este é um momento de educação, chamando a atenção da sociedade para os altos índices de acidentes de trânsito que ocorrem na nossa cidade. Cabe a nós, população de Oeiras, sermos multiplicadores para fazer a educação para o trânsito acontecer na nossa cidade”, comenta a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety.

06 de outubro de 2017

Prefeitura realizará concurso para agente de trânsito e fiscal de tributos

Prefeitura de Oeiras realizará concurso para agente de trânsito e fiscal de tributos

Foi sancionada nesta quinta-feira, 05, pelo prefeito José Raimundo, a lei que implantará em Oeiras a Municipalização do Trânsito, ou seja, a integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), prevista pela Constituição Federal e apoiada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Com isso, o município instituirá a Gerência de Transportes e Trânsito, a Coordenação de Trânsito do Município de Oeiras – COTRAN e a Junta Administrativa de Recursos de Infração de Trânsito – JARI. Ainda este mês, a Prefeitura lançará o edital do concurso público para Agente de Trânsito e Fiscal de Tributos, técnicos que vão compor o quadro do sistema municipal de trânsito.

De acordo com o prefeito, serão abertas 06 vagas para o cargo de Agente de Trânsito e 02 para Fiscal de Tributos. Os aprovados no certame passarão por um treinamento. Ele afirma que, com a municipalização, a Prefeitura amplia as condições para oferecer suporte ao cidadão, melhorando a operação do tráfego, atuando na educação, conscientização, segurança e fiscalização de condutores e pedestres.

“Nesses primeiros seis meses, faremos campanhas educativas e depois iniciaremos o processo de fiscalização. Não fugiremos de nossa obrigação, enquanto gestor público, de colocar estas ações em prática, no sentido de organizar o trânsito em nossa cidade. Para isso contamos com o apoio e colaboração de toda a sociedade”, argumenta Zé Raimundo, acrescentando que a Prefeitura também firmará convênios com a Polícia Militar para atuação no trânsito municipal.

Além da Municipalização do Trânsito, foram sancionadas: a lei que institui IPTU Premiado, programa que consiste na realização de sorteios de prêmios para estimular a arrecadação do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU); a legislação que define os procedimentos para licenciamento ambiental, no que diz respeito à utilização de fonte sonora no município e a lei que altera o Código Tributário de Oeiras.

Vereadores aprovam IPTU Premiado e Lei do Silêncio em Oeiras

Vereadores aprovam IPTU Premiado e Lei do Silêncio em Oeiras

A Câmara de Vereadores de Oeiras aprovou na sessão ordinária da última segunda-feira, 02, o projeto de lei que autoriza o município a instituir o programa IPTU Premiado, que consiste na realização de sorteios de prêmios para estimular a arrecadação do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).

A medida, proposta pelo Poder Executivo, busca incentivar o pagamento do imposto sem atrasos, além de combater a inadimplência do IPTU.

Os vereadores também aprovaram um projeto de lei que dispõe sobre os sons urbanos e fixa níveis e horários em que serão permitidas sua emissão. A chamada Lei do Silêncio define os procedimentos para licenciamento ambiental, no que diz respeito à utilização de fonte sonora no município de Oeiras.

De acordo com a legislação aprovada pela Câmara, a emissão de sons e ruídos, decorrentes de qualquer atividade desenvolvida no município obedecerá aos padrões estabelecidos por esta lei, que objetiva garantir saúde, segurança, sossego e o bem estar público.

Também foi aprovado o projeto de lei que altera o Código Tributário do município de Oeiras. A medida considera necessária adequação do Código Tributário Municipal, de modo a acrescentar outras hipóteses de taxas ambientais e modificar a forma de definição das taxas, assegurando assim a efetiva proteção aos recursos naturais e preservação do equilíbrio ambiental. 

05 de outubro de 2017

Prefeitura e Bombeiros se unem para prevenir e combater incêndios

Prefeitura e Corpo de Bombeiros se unem para prevenir e combater incêndios em Oeiras

O Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Oeiras, através da Gerência Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Obras, estabeleceram uma parceria para o desenvolvimento de ações preventivas e de combate a incêndios em vegetação.

Nesta quarta-feira, 04, uma equipe de técnicos esteve reunida na sede da Prefeitura para definir estratégias e equipamentos necessários para o desenvolvimento das atividades, que têm o objetivo de minimizar os riscos de ocorrências de queimadas no município. As ações serão realizadas permanentemente de outubro a dezembro deste ano e devem contar também com o apoio da Comissão Municipal de Defesa Civil (COMDEC) e de um grupo de voluntários.

 O tenente Carlos Nascimento, do Corpo de Bombeiros, explica que neste período do ano as ocorrências de incêndios em matas e reservas ambientais aumenta em todo o Estado. “Vamos atuar principalmente na parte da prevenção, conscientização da população”, pontua o oficial dos Bombeiros, informando que fará palestras nos bairros da cidade e nas comunidades rurais. O tenente Carlos Nascimento acrescenta que também fará vistorias em estabelecimentos e áreas de risco de incêndios no município.

O gerente municipal de Meio Ambiente, Adriano Ferreira, comenta que toda a equipe técnica da Gerência está mobilizada nas ações. “Estamos disponibilizando a sede, veículos e todo apoio logístico para que as ações de combate e prevenção de incêndios se desenvolvam”, afirma Adriano Ferreira.

“Oeiras está entre as cidades do Piauí com maior iminência de queimadas, mas através do controle e trabalho de educação ambiental, o município encontra-se numa situação controlada, com baixos índices”, avalia o gerente municipal de Meio Ambiente.

04 de outubro de 2017

Câmara aprova municipalização do trânsito em Oeiras

Câmara aprova municipalização do trânsito em Oeiras

A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, na noite desta segunda-feira, 02, o projeto de lei para municipalização do trânsito em Oeiras, ou seja, a integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), prevista pela Constituição Federal e apoiada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O projeto de lei, que é de autoria do prefeito José Raimundo, dispõe sobre a criação de uma Gerência de Transportes e Trânsito, as atribuições da Coordenação de Trânsito do Município de Oeiras – COTRAN e da Junta Administrativa de Recursos de Infração de Trânsito – JARI.

O projeto deve ser sancionado pelo prefeito nos próximos dias. Com isso, a cidade terá que elaborar planejamentos, projetos, operações, fiscalização e educação de trânsito, não apenas no perímetro urbano, mas também nas estradas municipais.

Após a sanção, a Prefeitura terá autonomia para tomar decisões e promover ações. Além disso, através da nova política de trânsito, o município contará com mais receita para investimentos na implantação de estruturas que permitam estudos e regulação do tráfego, viabilizem melhorias da sinalização, aumentem a fluidez e tornem o trânsito mais seguro.

Ainda de acordo com o projeto, o provimento de vagas para o cargo de Agente Municipal de Trânsito será feito através de concurso público.

Ato público pela paz no trânsito

Nesta sexta-feira, 06, acontecerá no Ginásio Santaninha um grande ato público pela paz no trânsito. Escolas, entidades, igrejas, associações de classes, Poder Público, Subseção de Oeiras da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e outros organismos sociais estão mobilizadas em torno da causa.

Antes da audiência no Santaninha, ocorrerá uma grande caminhada, com concentração na Praça Raimundo Lopes, em frente ao estádio Gérson Campos, passando pela avenida Santos Dumont e descendo pela avenida Rui Barbosa, com parada em frente ao Hospital Deolindo Couto, como forma de homenagem as todas as vítimas do trânsito.

O movimento é articulado pela ex-delegada regional de Oeiras, Jannayna Nobre, atualmente defensora pública no Estado do Ceará, que sempre manifestou preocupação com a situação do trânsito em Oeiras. “O trânsito em Oeiras é um dos nossos maiores problemas e precisamos discutir, debater visando uma solução. A cada dia temos um crescente número de acidentes que deixam vítimas fatais e outras mutiladas”, argumenta Nobre.

“É necessário que medidas sejam tomadas com urgência visando disciplinar o trânsito em Oeiras, mas não somente coibir as infrações, mas acima de tudo educar o nosso povo. É importante debatermos a municipalização do trânsito, como também criar uma consciência coletiva de respeito no trânsito”, acrescenta a defensora.

Simony canta sucessos do Balão Mágico em show Superfantástico em Oeiras

Simony canta sucessos do Balão Mágico em show Superfantástico em Oeiras

A cantora Simony é a próxima atração do projeto Seis e Meia no Piauí, em homenagem ao mês das crianças. A artista fará show para todas as gerações no próximo dia 8 de outubro, em frente ao Cine Teatro Oeiras. A apresentação será aberto ao público, que deve comparecer levando um brinquedo.

Simony foi uma das estrelas do grupo Balão Mágico, que marcou gerações. Entre shows, entrevistas, escola, o grupo conseguiu vender mais de 10 milhões de cópias em apenas cinco LPs lançados, com participações especiais de Roberto Carlos, Djavan, Simone, Gal Costa, Tim Maia, Fábio Junior, Moraes Moreira, Pepeu Gomes e Baby Consuelo. O grupo durou de 1982 a 1986, e permaneceu nas manhãs da TV aberta até o dia 28 de junho de 1986.

Com o fim do Balão Mágico, Simony, com 10 anos de idade, se uniu com Jairzinho, seu companheiro do programa e se tornaram uma das duplas mais famosas do fim dos anos 80, a parceria durou até o ano de 1988. O primeiro LP solo intitulado “Sonhando Acordada” foi gravado quando a cantora tinha 13 anos. Em 1995, ela volta aos palcos com o seu segundo CD solo e trouxe para o Brasil o sucesso “Primeiros Erros”.

O show Superfantástica, que Simony apresentará no Piauí, faz parte do disco lançado em comemoração aos 25 anos do Balão Mágico, onde relembra os grandes sucessos do grupo, como “Ursinho Pimpão”, “Super Fantástico”, “Depende de Nós”, entre outros.

O Projeto Seis e Meia é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com apoio da Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Prefeito Zé Raimundo anuncia construção de 200 casas populares

Prefeito Zé Raimundo anuncia construção de 200 casas populares em Oeiras

O prefeito José Raimundo anunciou nesta terça-feira, 03, a construção de 200 casas populares no Bairro Rosário, em Oeiras. O anúncio partiu de Brasília, onde o prefeito cumpre uma extensa agenda de compromissos.

A construção das casas foi viabilizada pela Prefeitura Municipal em conjunto com a Associação de Moradores do Bairro Rosário. As moradias serão construídas através do Programa Minha Casa Minha Vida Entidades, do Ministério das Cidades. “Serão investidos algo em torno de R$ 13 milhões na construção dessas residências, com toda infraestrutura de arruamento, energia, esgotamento sanitário e água. É uma felicidade enorme dar a oportunidade a 200 famílias de terem sua residência própria”, celebra o prefeito de Oeiras.

Em abril deste ano, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), contando com a parceria da Associação de Moradores do Bairro Rosário, realizou o cadastro das famílias, atendendo aos critériosde elegibilidade e seleção dos beneficiados pelo programa.

O Minha Casa Minha Vida Entidades atende famílias organizadas por meio de cooperativas habitacionais, associações, movimentos sociais e demais entidades privadas sem fins lucrativos, interessados em obter uma moradia própria. “Fazemos as coisas com responsabilidade e organização. Por conta disso, Oeiras foi contemplada com 200 residências”, frisa Zé Raimundo.

O prefeito destaca o empenho do senador Ciro Nogueira para a viabilidade do projeto e informa que as moradias devem começar a ser construídas dentro de cinco meses, numa área próxima à comunidade Lajeiro do Samba.

Zé Raimundo diz ainda que novos projetos habitacionais estão em curso no município. “Não queremos ficar apenas nessas 200 casas. Aguardamos a liberação dos recursos das 60 casas do projeto Alto do Canela, as áreas estão disponíveis. Além disso, estamos pleiteando a construção de outras 200 casas numa área próxima ao IFPI. A Prefeitura está num processo de doação de oito hectares para que sejam construídas lá também mais 200 casas. Sabemos do déficit habitacional no município de Oeiras. Estamos antenados a isso e não mediremos esforços. Se tiver que vir uma, duas ou dez vezes à Brasília para conseguir isso, viremos com certeza”, conclui o prefeito.