• Unimed
  • assinatura jornal

Notícias Campo Maior

18 de agosto de 2017

Prefeito lamenta bloqueios, mas garante pagamento de salários

Prefeito lamenta bloqueios, mas garante pagamento de salários

Por conta de débitos deixados por gestões passadas o município de Campo Maior tem sofrido constantes  bloqueios judiciais no Fundo de Participação do Município- FPM, o que tem dificultado a execução do planejamento financeiro da administração do atual prefeito Professor Ribinha. A afirmação é do próprio prefeito.

“Temos uma grande dificuldade em administrar Campo Maior, por conta de constantes bloqueios que ocorrem quase que semanalmente em contas do município, por ordem da Justiça para pagamento de salários deixados por gestões passadas. São valores que de certa forma dificulta e às vezes até inviabiliza a nossa programação para com os compromissos do município porque somos surpreendidos com esses bloqueios”, revela o prefeito Ribinha. 

O prefeito revela que está buscando com a sua assessoria jurídica, junto ao Ministério Público um melhor planejamento, para evitar surpresas na programação financeira do município.

“Não temos condições de está todo momento administrando o passado (disse se referindo aos débitos anteriores), pois a população precisa de ações no presente. Lamentamos essa situação que gera um constrangimento para nossos servidores, mas estamos buscando resolver esse problema da melhor forma possível”, lementou o prefeito

Ribinha informou que no último dia 10, contas do município sofreram mais um bloquei, parte dos servidores  prejudicados, já receberam seus pagamento, na tarde desta terça-feira (15/08), porém os professores continuam com os salários atrasados.

O secretário de Finanças, César Robério explica que o valor disponibilizado pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), não é suficiente para fechar a folha de pagamento dos servidores e a prefeitura entra com uma contrapartida, oriunda do FPM, mas devido ao bloqueio não foi possível realizar essa contrapartida, motivo pelo qual os servidores estão momentaneamente com seus salários atrasados.

O secretário afirmou ainda que a assessoria jurídica já está resolvendo o problema  e garantiu que na sexta-feira,  20 de agosto, o pagamento estará, na conta dos servidores.⁠⁠⁠⁠

17 de agosto de 2017

Prefeitura construirá creche para atingir 10 mil matriculas em 2018

Prefeitura construirá creche para atingir 10 mil matriculas em 2018

A meta do prefeito de Campo Maior, Professor Ribinha, é matricular 10 mil alunos nas escolas da rede municipal de Educação em Campo Maior. Para isto, na manhã desta quarta-feira (16.08) ele e a secretária de Educação Conceição Lima e a vice-prefeita Liége Cavalcante assinaram ordem de serviços para a construção de uma creche Modelo, tipo 2, padrão FNDE, no Bairro Parque Estrela.

Por enquanto o número de alunos da rede é 9.024. A creche vai acomodar mais de 120 alunos da comunidade e região. Na semana passada, ele inaugurou mais uma escola, na comunidade São Joaquim, a Zenita Pires Ferreira, com capacidade para receber mais alunos, além dos 200 que já existem.

 O recurso para a construção da creche no Parque Estrela é da ordem de R$ 1.235.108,3. A unidade que será construída na Avenida São Tomás de Aquino, com área total de 890,73 m², vai receber o nome da saudosa professora e escritora Marlene Mourão, que residia no Bairro.  O início da obra, segundo o prefeito, será nesta quarta-feira (16.08) com previsão de término em 17.08.2018.

"Esta creche vai mudar a vida de muita gente, e o nosso proprósito como gestor, o compromisso que  assumimos foi de melhorar, mudar, contribuir com a melhoria na vida das pessoas do município", disse o prefeito. Atualmente as crianças estudam na Escola Nossa Senhora de Fátima, que está pequena para acomodar o alunado do Bairro e da região.

"Esta obra vai criar condições e segurança aos professores e alunos; e às famílias, dar condição de colocarem seus filhos para estudarem numa creche com este padrão de qualidade. Vai ser a primeira da história de Campo Maior com este padrão", destacou o prefeito, anunciando que em breve Campo Maior vai ganhar outra no Conjunto Renascer, maior, tipo 1, no valor de R$ 1.800,00. "Em breve estaremos anunciando o início da obra", garantiu o prefeito.

A secretária Conceição Lima  disse que esta creche terá muita importância e um significado muito especial. "É na primeira infância que é formado o caráter de um ser humano e será aqui nesta creche onde os valores éticos e morais serão impregnados no comportamento e na personalidade destas crianças que vão adentrar neste espaço", refletiu a secretária Conceição Lima.

Presente a solenidade de assinatura da ordem de serviços o presidente da Associação do Bairro, José Francisco Costa, "O Zezinho", o vereador Luís Lima representando a Câmara, secretários municipais, presidentes de Associações Comunitárias, professores e populares.

A Dona de casa Maria Fernanda de Sousa e o seu marido, que tem uma criança de menos de seis meses e estavam na solenidade, contaram, que a construção da creche é uma ação maravilhosa. "A Escola mais próxima de quem mora no Bairro será interessante para todos", disse a dona de casa, que reside na Avenida Alto Longá. Ela tem uma filha com menos de seis meses e a levou para o ato, já com a certeza de que terá uma escola no futuro para ela estudar perto de casa e com um padrão de qualidade.

15 de agosto de 2017

Prefeitura lança curso de combate a violência contra a mulher

Prefeitura lança curso de combate a violência contra a mulher

Como forma de criar algo novo para comemorar os 11 anos da Lei Maria da Penha, envolvendo a comunidade na política de enfrentamento a violência contra a mulher em Campo Maior, voltado em especial para estudantes universitários, a Prefeitura Municipal por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres realiza o curso de Extensão Gênero e Violência Contra as Mulheres.

 A abertura foi feita na noite desta sexta-feira (11.08), no auditório da Câmara Municipal pela coordenadora de Políticas para as Mulheres, Luzia Pereira, juntamente com a secretária de Assistência Social Nilzana Gomes, que representou o prefeito Ribinha. 

m14

A secretária Nilzana disse que o prefeito abraçou a criação da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres com muita vontade porque sabe da importância dela. Segundo a secretária são poucos os municípios do Piauí que têm esta coordenadoria.

"Há um histórico de direitos já conquistados pelas mulheres, mais precisamos de muito mais", explicou Nilzana Gomes, ressaltando, que em Campo Maior tem também o Centro de Referência Especializado da Assistência - CREAS que atende mulheres vítimas de violência e abusos. 

Estavam na abertura, a senadora Regina Sousa, a coordenadora de Políticas Para as  Mulheres no Piauí, Aldacir Regina, a subsecretária de Segurança, a delegada Eugênia Villa, a representante da OAB - Campo Maior, Francysllanne Ferreira e outras convidadas.

A senadora Regina Sousa falou do aplicativo Salve Maria, que segundo ela, foi criado no Piauí e será utilizado como uma revolução na luta da violência contra a mulher. "Quem estiver escutando uma mulher ser agredida pega o celular e faz a denúncia e vai tocar na delegacia mais próxima do local onde ela estiver sendo agredida", disse.

Na segunda-feira (14) recomeça a programação que vai até o dia 17 de agosto com palestras importantes para a educação das pessoas com relação a violência contra as mulheres, especialmente aos homens. A senadora Regina Sousa disse que o problema da violência contra a mulher não será resolvido apenas com a punição e a detenção do homem, mais é preciso reeducá-lo para que ele entenda que não pode agredir a mulher.

m2

m20

m12

14 de agosto de 2017

Estrada esperada há 70 anos acaba o isolamento e ajuda a escoar produção

Estrada esperada há 70 anos acaba o isolamento e ajuda a escoar produção

Para uns moradores é a redenção econômica e para outros é o instrumento que tira do isolamento centenas de pessoas. Mas todos concordam que os 14 quilômetros da estrada da comunidade Esmeralda, na região dos Corredores, em Campo Maior é uma grande ação do Município, que mudou a realidade da população local.
esmeralda 23

O prefeito de Campo Maior, Professor Rbinha, fez nesse sábado, 12.08, a visita técnica à comunidade Esmeralda e Cajazeiras, onde as máquinas e homens da Prefeitura de Campo Maior concluem os 14 quilômetros da estrada que tira da região do isolamento, proporciona o escoamento da produção agrícola e a interliga os municípios de Campo Maior e Coivaras.
esmeralda 30

O prefeito, que estava acompanhado dos secretários Lustosa (Limpeza e Iluminação) e Carlos Torres (Relações Institucionais), ouviu os agradecimentos dos moradores que esperavam pela estrada há 70 anos.

Ribinha visitou a casa do agricultor Francisco da Costa, de 76 anos, mais conhecido como Chico Coco. O chefe da família Costa disse que a estrada vai facilitar o acesso dos netos à escola. “Meus netos precisam ter a oportunidade estudar que eu não tive, por isso estou feliz com a estrada”, diz emocionado Chico Coco.
esmeralda 35

O produtor de melancias, José Matias, conhecido como Zezé, disse que já estava pensando em desistir de plantar melancias porque não tinha estrada para escoar, mas com a construção da vicinal mudou de ideia e já está planejando até em aumentar a produção. “A estrada é a porta do progresso, por isso vou continuar produzindo”, disse o produtor.
esmeralda 40

O jovem casal Paulo e Layane, que moram na comunidade há seis anos, já planejava mudar para outra região, porque não suportavam mais viver isolado. Layane disse que a construção da estrada fez ela alterar os planos e resolveu seguir morando no lugar em que o marido nasceu. “Aqui mora os pais do meu marido e com a construção da estrada vejo outras oportunidades surgindo”, declara.  
esmeralda 2esmeralda 11esmeralda 16esmeralda 7

11 de agosto de 2017

Inaugurações e shows musicais marcaram a programação do aniversário

Inaugurações e shows musicais marcaram a programação do aniversário de Campo Maior

O município de Campo Maior comemorou entre os dias 02 e 08 de agosto seus 255 anos de emancipação política. Na ocasião, a Prefeitura Municipal realizou um calendário de intensas atividades, inaugurações, shows artísticos e culturais.

Durante a programação ade aniversário, o prefeito da cidade, Professor Ribinha (PT) inaugurou o Espaço Esportivo da AUCAM, em parceria com a FUNDESPI e realizou também a entrega da reforma do estádio Deusdethe Melo, que já está começou sediando a Copa de Futebol Amador.

Uma novidade para Campo Maior e toda a região foi a realização da Feira do Artesanato, na Praça Valdir Fortes, entre os dias 05 e 06 de agosto. A feira reuniu comerciantes e empreendedores de vários municípios da região dos carnaubais e deu a eles a oportunidade de expor e comercializar os seus produtos.

A programação também foi marcada por grandes shows musicais. Nesta segunda-feira (07) foi realizado o show da solidariedade, com os cantores Avine Vinny e Felipão Oficial, onde a entrada foi de apenas 1 quilo de alimento, que foi arrecadado para a realização de doações às famílias carentes do município.

Nesta terça-feira (08), o encerramento da programação se iniciou com solenidades de hasteamento das bandeiras e missa em ação de graças. A noite a Praça Valdir Fortes sediou mais um grande espetáculo, que iniciou com o sorteio da campanha do IPTU premiado, que ofereceu três grandes prêmios à quem esteve realizando o pagamento em dia da taxa: uma TV de LCD, uma geladeira e um carro 0km. Ao final, a população prestigiou as apresentações de Reisinho e Maclaine, Xenhenhém e do cantor Mano Walter. Cerca de 15 mil pessoas prestigiaram o evento.

Em entrevista ao ODIA, o prefeito da cidade avaliou a realização dos eventos de forma positiva. “Estou muito feliz por estarmos encerrando com chave de ouro esta programação que muito envolveu a nossa população. Foram vários dias de festa, onde pudemos realizar inaugurações de obras, realizamos a Feira do Artesanato que sem dúvidas já vai entrar de vez em nosso calendário. O IPTU Premiado foi um verdadeiro sucesso e todo o dinheiro arrecadado será revertido em obras para o município. Então é isto estou feliz em contribuir com o desenvolvimento da minha cidade e já temos muitas outras obras e projetos em andamento para darmos início muito em breve”, frisou.

A vice-prefeita, Dra. Liége também fez sua avaliação sobre as festividades no município. “É um bom momento para avaliarmos, estamos comemorando 255 anos e a gestão está mostrando para que veio. Pudemos inaugurar escolas, Unidades de Saúde, a AUCAM... É um momento positivo e a gente analisa que está no caminho certo. Estou satisfeita em dividir a gestão com o Professor Ribinha pois é um gestor muito comprometido. Desejo a todos tudo de bom e que nossa cidade possa evoluir muito mais, iremos trabalhar para isso!”, destacou.

24 de julho de 2017

CONCLUÍDA: Penitenciária de Campo Maior irá se chamar Nelson Mandela

CONCLUÍDA: Penitenciária de Campo Maior irá se chamar Nelson Mandela

A Penitenciária Regional de Campo Maior irá se chamar Nelson Mandela. O nome foi definido apoós Projeto de Lei apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Aluísio Martins (PT). A penitenciária terá capacidade de lotação de 160 vagas, a obra está 100% concluída.

A construção da nova unidade penal do Piauí faz parte do programa de estruturação do sistema prisional executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, com a finalidade principal de reduzir o índice de superlotação nos presídios e modernizar sistema penitenciário estadual, garantindo humanização e segurança.

A Penitenciária Nelson Mandela conta com dois pavilhões; 47 celas; módulos de ensino, visita e vistoria; consultório odontológico; além da parte administrativa e médica. A unidade vai custodiar presos provisórios e terá padrões de segurança das Casas de Detenção de Altos e de São Raimundo Nonato, presídios de segurança máxima.

NELSON MANDELA

Nelson Mandela foi um líder rebelde e, posteriormente, presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Seu nome verdadeiro é Rolihlahla Madiba Mandela. Principal representante do movimento antiapartheid, considerado pelo povo um guerreiro.

Mandela foi o responsável pela Carta da Liberdade, importante documento de luta onde a população negra oficializava sua indignação. Em 1956, as autoridades prenderam Nelson Mandela e decidiram condená-lo à morte pelo crime de traição. No entanto, a repercussão internacional de sua prisão e julgamento serviram para que o líder ficasse em liberdade. Depois disso, Mandela continuou a conduzir os protestos pacíficos contra a ordem estabelecida.

Em 1993 ganhou o Prêmio Nobel da Paz juntamente com Frederick Willem de Klerk (compatriota sul-africano) pelo trabalho no fim pacífico do regime Apartheid e por estabelecer princípios de uma nova África do sul. Mandela disse nessa conquista: “o valor deste prêmio que dividimos será e deve ser medido pela alegre paz que triunfamos, porque a humanidade comum que une negros e brancos em uma só raça humana teria dito a cada um de nós que devemos viver como as crianças do paraíso”.

Em 1994 conseguiu a presidência do país e governou até 1999 no qual além de melhorias no país, foi responsável pela reconciliação dos grupos internos.

Com a saúde abalada devido a uma infecção respiratória, “Madiba” – apelido de Mandela e nome de seu clã – ficou anos fazendo tratamentos, porém em dezembro de 2013 faleceu aos 95 anos de idade. Uma grande perda para o mundo, de um ídolo que sempre buscou o melhor para sua nação.

19 de julho de 2017

Prefeito define a programação de inaugurações no aniversário de Campo Maior

Prefeito define a programação de inaugurações no aniversário de Campo Maior

O prefeito de Campo Maior, Professor Rbinha, definiu o programação de inaugurações de obras durante a programação do aniversário dos 255 anos de emancipação política do município. A programação começa no dia 02 de agosto (quarta), com a inauguração do calçamento da Rua Mandubé, em Flores, e encerra no dia 08 com o sorteio de um carro novo e show com o cantor Mano Walter, na Praça Valdir Fortes.
ribinha

No dia 03 de agosto, (quinta-feira), o prefeito inaugura o Espaço Esportivo da AUCAM. A festa está programada para iniciar às 18 horas. No local foi construída, em parceria com a FUNDESPI, quadra de areia, campo society, quadra poliesportiva e ainda uma academia aberta. O local está todo protegido por rede de proteção.
aucam

Na sexta-feira, (dia 04 de agosto), acontece a inauguração da reforma e melhorias no Estádio Deusdethe Melo, que está marcado para às 18 horas. Logo em seguida aconteceu a abertura do Campeonato Municipal de Futebol Amador.
estadiOO1

Nos dias 05 e 06 de agosto (sábado e domingo) acontece a Feira Regional do Artesanato, na Praça Valdir Fortes. No sábado acontece o show da banda Fuló do Sertão e no domingo o evento será encerrado com o show do cantor Gonzaga Lú.
fulook

Na segunda-feira (dia 07 de agosto) acontece a inauguração do novo prédio da Escola Zenita Pires, na localidade São Joaquim, a partir das 10 horas da manhã. Ainda na segunda, acontece na Toca do Bode, o show da solidariedade com os cantores Avine Vinny e Felipão Oficial, onde a entrada é apenas 1 quilo de alimento.
aniversario

A programação prossegue no dia 08 de agosto (na terça-feira), com a solenidade de hasteamento da bandeira do Brasil, do Piauí e de Campo Maior a partir das 8 horas, na Praça Luís Miranda. Em seguida acontece a celebração da missa em Ação de Graças, na Catedral de Santo Antônio a partir das 9 horas.
mano

Já às 20 horas acontece a abertura da Copa Cidade de Salão. Às 21 horas acontece o sorteio de um carro novo e outros prêmios da campanha IPTU Premiado. Logo depois inicia o show de aniversário com o cantor Mano Walter, na Praça. 

18 de julho de 2017

80 alunos certificados para o mercado de trabalho em Campo Maior

A certificação faz parte do programa Setre nos Municípios

Uma noite glamorosa! Assim é possível definirmos o momento de Certificação do Programa Setre nos Municípios que foi realizado no último fim de semana na cidade de Campo Maior. A cerimônia de certificação e o desfile foram realizados no Complexo Cultural Valdir Fortes, com a diplomação de 80 alunos.

Os alunos participaram dos cursos: Embelezamento e Corte e Costura. Com aulas teorias e práticas, ministradas em carretas itinerantes, levando a oportunidade de qualificação para o município. Fazendo com que os participantes tenham mais oportunidades no mercado de trabalho.

O prefeito professor Ribinha falou da importância do Programa Setre nos Municípios para a população campomaiorense. “É importante sempre colocarmos a disposição da população cursos de qualificação como esses que foram oferecidos aqui. Isso leva para as pessoas conhecimento para estarem mais qualificados para mercado de trabalho, abrindo portas para a diminuição do índice de desemprego”, destacou Ribinha.

O Secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías reforçou a eficiência do Programa percorrer o Estado. “O programa Setre nos Municípios tem como objetivo qualificar trabalhadores para investirem em uma melhor carreira profissional, por meio de cursos profissionalizantes, fazendo essa ponte que liga o conhecimento qualificado e o mercado de trabalho, fazendo com que cresça o número de pessoas qualificadas para o setor empregatício no Estado”, afirmou o Secretário.

O prefeito professor Ribinha falou da importância do Programa Setre nos Municípios para a população campomaiorense. “É importante sempre colocarmos a disposição da população cursos de qualificação como esses que foram oferecidos aqui. Isso leva para as pessoas conhecimento para estarem mais qualificados para mercado de trabalho, abrindo portas para a diminuição do índice de desemprego”, destacou Ribinha.

Estiveram também presentes no evento, o Deputado Estadual Aluísio Martins, o Prefeito professor Ribinha e a Vice, Liége Cavalcante, a Secretária de Assistência Social, Nilzana Gomez, Empresárias do setor de Jeans, Vereadores e Secretários Municipais.