• VIP TAXI teresina
  • bbrock
  • assinatura jornal

Notícias Campo Maior

22 de junho de 2017

SAAE está entre os 30 melhores serviços municipais de água do Brasil

SAAE está entre os 30 melhores serviços municipais de água do Brasil

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Campo Maior, (SAAE), está entre os 30 melhores serviços municipais de água do Brasil, segundo a Associação Nacional dos Serviços de Saneamento, (ASSEMAE). A escolha foi confirmada durante o 47º Congresso Nacional de Saneamento da ASSEMAE em Campinas/SP.

O evento acontece anualmente é considerado o maior sobre o setor de saneamento básico e segue até o dia 22/06, com o tema “Saneamento Público Municipal: um caminho para o Brasil”. O diretor do SAAE, João Lima, está presente no congresso para falar sobre a gestão exitosa do órgão.

A programação foi iniciada na segunda-feira, 19/06, com a reunião ordinária do Conselho Diretor Nacional e congregou representantes de municípios de todas as cinco regiões do país, debateram as perspectivas de atuação da entidade a favor do saneamento público municipal.

O diretor João Lima coordenou o painel II: Relação entre saneamento básico e gestão dos mananciais onde contou as seguintes participações: José Yarley de Brito Gonçalves do SAAEC/Crato/CE; Fernando Cintra Mortara ABES/SP; e Volney Zanardi Junior da Agência Nacional das Águas – ANA.

Na terça-feira, (20/06),  João Lima representou o prefeito Ribamar Carvalho na mesa de honra, ao lado do presidente da ASSEMAE Aparecido Hojaij, do presidente da SANASA Arly de Lara Romêo e várias autoridades de São Paulo e Minas Gerais. Na ocasião, foi lançada a publicação do livro que reúne “Experiências Municipais Exitosas em Saneamento – 2017” destacando relatos de 31 casos de sucesso de ações positivas voltadas para a saúde e qualidade de vida por meio do saneamento, entre elas a cidade de Campo Maior.

João Lima usou a tribuna para fazer uma síntese dos trabalhos desenvolvidos pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE e ressaltou o importante papel da ASSEMAE junto aos municípios. “O livro reflete de forma grandiosa que os municípios possuem uma gestão de excelência, reforçando a luta pela gestão pública do saneamento no país”, falou Lima.

O exemplar foi entregue à delegação do SAAE de Campo Maior e para o presidente da Câmara de Vereadores Fernando Miranda e o vereador Edvaldo Lima que prestigiaram o evento.

13 de junho de 2017

Sala do Teste do Pezinho é entregue para população de Campo Maior

Sala do Teste do Pezinho é entregue para população de Campo Maior

O município de Campo Maior agora passa a contar com uma estrutura especializada em fazer a triagem Neonatal, realizando do conhecido ‘Teste do Pezinho’. Esse teste é capaz de identificar até seis doenças genéticas ou congênitas e é recomendável para ser realizado em bebês que estão entre o 3º e 5º dia após o nascimento.

A inauguração da Sala do Teste do Pezinho, localizada no prédio da Secretária de Saúde, aconteceu nessa segunda-feira, dia 12, com a presença do prefeito de Campo Maior, Professor Ribinha.

Ribinha informa que é de forma inédita que o Sistema Municipal de Saúde oferece esse serviço à população.  O prefeito destaca que quanto mais cedo as doenças forem identificadas e tratadas, maior a possibilidade de evitar sequelas em crianças que realizarem o teste do pezinho.

O secretário de Saúde, Marcelo Miranda, disse que essa sala é dotada de profissionais especializados e realiza até 10 testes do pezinho por dia. “Nós estamos colocando essa estrutura à disposição da população que não tem como fazer esse procedimento na rede particular de saúde”, detalha o secretário Marcelo Miranda.

Marcelo explica que o Teste do Pezinho deve ser agendado nos postos de marcação de exames do município e cita eles. “Na sede da Secretaria de Saúde, nos Postos de Saúde do Caic, Santa Rita, São João e do Alto do Meio”.  

05 de junho de 2017

Campo Maior é a primeira cidade do Brasil com iluminação pública em LEDs

Campo Maior é a primeira cidade do Brasil a receber iluminação pública totalmente em LEDs

A Prefeitura Municipal de Campo Maior está dando um passo gigantesco em sua infraestrutura urbana. A cidade se prepara para uma mudança total no sistema de iluminação pública, depois de fechar uma valiosa parceria (PPP). Atualmente a iluminação pública do município segue com as antigas lâmpadas de mercúrio, com filamentos e vapor, que provoca um alto custo aos cofres da cidade. Mas essa situação desfavorável tem dia pra terminar, assegurou o prefeito de Campo Maior, Ribinha.

CAMPO MAIOR, PRIMEIRA CIDADE BRASILEIRA 100% LED

O prefeito do município, prof. Ribinha, conversou hoje (03/06) cedo com nossa equipe e explicou que Campo Maior será totalmente iluminada com LEDs. Conforme o prefeito, o município larga na frente em todo o Brasil: “Campo Maior vai ser a primeira cidade brasileira com iluminação pública 100% em LEDs. Vamos levar esse exemplo para todo o país e já fomos, inclusive, sondados por jornalistas nacionais sobre o nosso projeto”, explicou o prefeito.

PRIMEIRAS ÁREAS ILUMINADAS

Uma equipe da empresa Sigma Engenharia, legada à Tellus Mater, já está na cidade, analisando as primeiras áreas onde a iluminação LED será implantada. O engenheiro João Augusto está acompanhado pelo prefeito de Campo Maior, Ribinha, e pelo secretário de limpeza e iluminação pública do município, Antônio Lustosa. Os locais já definidos para receber a nova iluminação são os seguintes: Praça Bona Primo, Av. Santo Antônio e a orla do açude grande, pontos de referência na cidade. Em seguida outros pontos da cidade serão iluminados, completando toda a iluminação de Campo Maior. Inicialmente Campo Maior deve receber um total de 5 mil LEDs, para cobrir as áreas mencionadas.

CAMPO MAIOR E EUROPA

A medida de efetuar uma mudança desse porte em Campo Maior, e inédita no Brasil, foi ousada, mas é um avanço para o município, que segue imitando cidades da Europa, que já fizeram o processo de mudança e promoveram uma série de benefícios. O prefeito Ribinha comentou sobre a mudança: “era necessário fazer essa mudança em Campo Maior. A iluminação pública, nos moldes atuais, demanda um custo muito alto. Os LEDs irão reduzir drasticamente o gasto financeiro, sem falar nos benefícios para o meio ambiente. Os países mais desenvolvidos já optaram por essa mudança e nós não vamos ficar para trás”, ressaltou o prefeito, mostrando que está inteirado dos benefícios do LED.

Os trabalhos da empresa já começaram, e a previsão é que na outra semana a Praça Bona Primo, que recebe os Festejos de Santo Antônio, já esteja completamente iluminada com os LEDs, mudando seu visual: “quem veio para a praça nas primeiras noites do festejo vai se surpreender, pois até até o fim da semana que vem a praça estará totalmente iluminada com o LEDs”, ressaltou o prefeito de Campo Maior.

31 de maio de 2017

25 de maio de 2017

Campo Maior: Caminhão da SETRE oferece 96 vagas em cursos gratuitos

O programa foi destinado para Campo Maior após uma solicitação do prefeito Professor Ribinha, durante reunião com o deputado Aluísio Martins e o secretário do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaias.

A Prefeitura Municipal de Campo Maior,  através da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), em parceria com a Secretaria Estadual do Trabalho e Empreendedorismo (SETRE), oferta cursos de Corte e Costura e Embelezamento, com o objetivo de qualificar a população. Estão sendo destinadas 96 vagas.

As inscrições serão feitas nos dias 25 e 26 de maio, a partir das 08:00 horas, na Secretaria Municipal de Assistência Social.  Os documentos necessários para realizar a inscrição, são: Carteira de Identidade - RG, Cadastro de Pessoas Físicas - CPF,  Número de Identificação Social - NIS e Comprovante de Endereço.
cursos

“O curso é aberto a todas as famílias cadastradas no CAD Único e os horários serão disponibilizados durante manhã, tarde e noite. Então no ato da inscrição a pessoa deve escolher o horário”, esclarece a Secretária de Assistência Social, Nilzana Gomes.  

Cada curso terá carga horária de 66 horas com aulas teóricas e práticas e entrega de certificado.
ccom 51

O programa foi destinado para Campo Maior após uma solicitação do prefeito Professor Ribinha, durante reunião com o deputado Aluísio Martins e o secretário do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaias. O 'SETRE nos Municípios' é realizado de forma itinerante com quatro caminhões que contam com tecnologia e estrutura necessária para a realização das atividades práticas e teóricas.

24 de maio de 2017

Mais de seis mil jovens campomaiorenses beneficiados com o ID Jovem

Mais de seis mil jovens campomaiorenses beneficiados com o ID Jovem

Mais de seis mil jovens de Campo Maior serão beneficiados pelo Programa Idade Jovem, chamado de IDJovem., que foi lançado no município, nessa manhã de terça-feira (23/05), no plenário da Câmara Municipal de Campo Maior.

O Programa ID Jovem foi integrado no munícipio por meio da parceria entre o Governo Estadual e da Prefeitura Municipal de Campo Maior através da Secretaria de Assistência Social. E vem trazendo benefícios para os jovens entre 15 e 29 anos que tenham renda familiar de até dois salários mínimos.

De acordo com o prefeito Professor Ribinha, que fez o lançamento ao lado da secretária municipal de Assistência Social, Nilzana Gomes, o programa social assegura aos jovens meia entrada em cinemas, em teatros, em shows, em eventos esportivos, duas vagas gratuitas em viagens interestaduais e outras duas com 50% de desconto. 

 “Precisamos firmar parcerias no sentido de trazer mais oportunidades para a juventude da nossa cidade. Estou muito grato e muito contente, principalmente por trabalhar ações importantes para a nossa juventude. Nós temos cerca de 6 mil jovens que irão se enquadrar no ID Jovem, então é um número expressivo de campomaiorenses que podem estar inseridos nesse programa onde as oportunidades chegarão a cada um de vocês”, disse o Prefeito.

Segundo a Secretária de Assistência Social, Nilzana Gomes, o programa é uma conquista importante para Campo Maior. “Não vou medir esforços para ir em busca de projetos que possam valorizar ainda mais essa juventude”, afirmou a Secretária.

O evento contou com a participação do Presidente do Conselho Estadual da Juventude, Vinicius Lima, do Coordenador Estadual da Juventude, Vicente Gomes, da Diretora da 5° Gerencia Regional de Campo Maior, Lucimeire Barros, de autoridades locais e de estudantes da rede pública de ensino.

19 de maio de 2017

31 DE MAIO: Mastruz com Leite, a “relíquia do forró” em Campo Maior

Os Festejos de Santo Antônio é considerado uma das maiores festas religiosa e cultural do nordeste. As festividades começam dia 31 de maio e vai até o dia 13 de junho.

Os Festejos de Santo Antônio, considerado um dos maiores do nordeste, terá uma das suas maiores edições de toda sua história neste ano de 2017. Grandes nomes do forró e outros ritmos musicais já estão confirmados para o evento. Para abrir a sequência de grandes shows que acontecerão no Espaço Cultural Dom Abel Nunes, a organização do evento trouxe para abertura dia 31 de maio o fenômeno do forró Mastruz com Leite.  

A banda de forró Mastruz com Leite é considerada a banda que idealizou todo o mundo do forró. Nascida em Fortaleza, na década de 1990, foi à primeira banda de forró criada para o universo do show business e também a primeira banda a tocar cinco horas de forró, ininterruptos nos shows, no início de carreira. Foi dela também a marca do primeiro grupo de forró a tocar em cima do trio elétrico no carnaval de Salvador, em 1995.

Com uma média de 20 shows por mês, percorrendo o Brasil inteiro, a banda-mãe do forró foi a pioneira a levar o “new forró”, como se chamava na época, para o exterior, realizando várias turnês em New York, Stanford e Massachussetts nos Estados Unidos; além de repetidos shows em Genebra, Suíça, Lisboa, Porto e Zurique, na Europa.

O Gerente de Eventos, Ulisses Raulino, disse que a abertura dos Festejos de Santo Antônio homenageará em grande estilo a cultura nordestina através do forró quente e sem igual da Mastruz com Leite.

“Para os amantes de um forró que você ouve mais do que dança com certeza será uma noite inesquecível. Mastruz com Leite é uma história viva de sucesso que nunca acabou, e os campo-maiorenses irão poder prestigiar o grande show dessa banda logo na abertura das festividades em homenagem ao nosso padroeiro” enfatizou Ulisses.

Outras atrações passarão pelo palco do Espaço Cultural durante as 14 noites de festividades: Felipão, Desejo de Menina, Taty Girl, Mara Pavanelly, Walkyria Santos, Bruno Lira, Reisinho e Maclaine, Léo Xenhenhém, Waldo & Felipe, Cavalo Branco, Júnior Beger, Banda Spacial, Forró Contágio, Sambakana e muitas outras. Ao todo serão 60 atrações que passarão pelo palco nas 14 noites de festa.  

Campo Maior: Abuso sexual de crianças é tema em noite cultural

A campanha de enfrentamento do abuso sexual de crianças e adolescentes tem mobilizado toda a equipe da SEMAS, que realizou uma campanha em escolas e associações de moradores.

A Prefeitura de Campo Maior realizou, nesse dia 18 de maio,  por meio da equipe da Secretaria de Assistência Social, (SEMAS),  as atividades da campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescente, que teve uma noite de sensibilização através de atividades culturais executadas por crianças do PETI de Campo Maior.

Essa data (18 de maio), é em lembrança ao “Caso Araceli”, uma menina de 8 anos que foi sequestrada, violentada e assassinada há 43 anos atrás no Espírito Santo.

A campanha "Faça Bonito" acontece anualmente em todo país, com o intuito de promover ações de enfrentamento e conscientização em defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes. “Faça Bonito! Denuncie disque 100”, ressalta  a secretária de Assistência Social, Nilzana Gomes.

O prefeito Ribinha prestigiou com muito alegria o evento de Luta contra o Abuso Sexual de crianças e adolescentes, realizado essa noite, com chuva e tudo, no Complexo Valdir Fortes, em Campo Maior. Ribinha parabenizou a todos que organizaram o evento. “Campo Maior entra nessa luta e conseguimos realizar um evento de sensibilização importante para essa luta, que é de toda a sociedade”, destaca.

A campanha de enfrentamento do abuso sexual de crianças e adolescentes tem mobilizado toda a equipe da SEMAS, que realizou uma campanha em escolas e associações de moradores. 

A Prefeitura de Campo Maior realizou, nesse dia 18 de maio,  por meio da equipe da Secretaria de Assistência Social, (SEMAS),  as atividades da campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescente, que teve uma noite de sensibilização através de atividades culturais executadas por crianças do PETI de Campo Maior.

menor 90

menor 16
menor 36

menor 110

menor 11

menor 44menor 22menor 24menor 31menorok9menorok8

18 de maio de 2017

Campo Maior: Programa Saúde no Campo inicia com 350 procedimentos

A Prefeitura de Campo Maior começou as atividades do Programa Saúde no Campo nessa quarta (17), na Comunidade São Joaquim com 150 atendimentos e 350 procedimentos.

Levar para a zona Rural os serviços médicos que geralmente só estão disponíveis na cidade é uma o principal objetivo do Programa Saúde no Campo, uma ação  da Profeitura de Campo Maior, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, que começou a ser implantado no município, tendo a sua edição na comunidade São Joaquim.
sjoaquim 424
sjoaquim 390

A iniciativa disponibilizou uma equipe de 30 profissionais para atender quase 150 pessoas da comunidade São Joaquim com especialidades como fonoaudiologia, ginecologia, odontologia, fisioterapia, exames laboratoriais e imunização.

sjoaq6

De acordo com o secretário de Saúde, Marcelo Miranda, o programa Saúde no Campo levou aos moradores da comunidade São Joaquim consulta médica e de enfermagem, coleta de material para exames, coleta de Papanicolau, vacinação, dispensação de medicamentos, verificação de sinais vitais e glicemia capilar.
sjoaq5

Segundo o secretário ainda foram feitos testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B, pilates para gestantes, higienização corporal infantil, escovação supervisionada, aplicação de flúor, avaliação bucal, moldagem de próteses dentárias, otoscopia/triagem auditiva de escolares, pesquisa de vetores e combate ao Aedes aegypti.
sjoaq1

O prefeito Professor Ribinha, que estava acompanhado do vereador Manin Pereira, esteve na comunidade nessa quinta e acompanhou as atividades do Saúde no Campo. O prefeito garantiu que outras comunidades receberão as ações do programa. “Nosso objetivo é atender todo o município, estendendo o atendimento feito pela Estratégia de Saúde da Família”, revela.
sjoaquim 358

VEJA OS NÚMEROS DA 1ª EDIÇÃO DO SAÚDE NO CAMPO (SÃO JOAQUIM)

✔Confecção de próteses dentárias - 20

✔Teste rápido para HIV - 34

✔Teste rápido para sífilis - 34

✔Teste rápido para hepatite B - 34

✔Coleta de Papanicolau - 13

✔Consulta médica em clínica geral - 57

✔Higienização corporal - 28

✔Escovação supervisionada - 38

✔Aplicação de flúor - 38

✔Controle de vetores - 10

✔Combate ao tabagismo - 5

✔Otoscopia/triagem auditiva de escolares - 37

✔Pilates com gestantes - 4

✔Verificação de sinais vitais - 38

✔Dosagem de glicemia capilar - 25

✔Doses de vacinaa aplicadas - 170 (todos os tipos de vacina, com exceção da BCG)

    ✔Coleta de exames laboratoriais - 19 pacientes coletados (seguintes exames: hemograma, glicemia, colesterol e triglicerideos - totalizando 76 procedimentos realizados)⁠⁠⁠⁠.
    sjoaqsjoaquim 328sjoaquim 335sjoaquim 373sjoaquim 445sjoaquim 463sjoaquim 476sjoaquim 361sjoaquim 381

    17 de maio de 2017

    Encontro da Melhor Idade movimenta grupo de idosos em Campo Maior

    O encontro é uma oportunidade para os idosos se descontraírem, reencontrarem amigos, dançarem, se alimentarem bem e receberem os cuidados da Secretaria de Assistência Social.

    O tradicional Encontro da Melhor Idade realizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Assistência Social e CRAS – Centro de Referência em Assistência Social é uma forma de ampliar a cada dia o atendimento aos idosos de Campo Maior, criando melhores condições de atividades e qualidade de vida as pessoas da melhor idade.

    O encontro agora acontece de 15 em 15 dias na sede do Sinte. A Secretária de Assistência Social, Nilzana Gomes, aguarda a finalização da licitação da obra para iniciar a construção do novo abrigo dos idosos que será construído com uma estrutura adequada e novas instalações que irão gerar melhores condições e ampliações nos serviços. 

    Nesta quarta-feira (17), aconteceu mais um encontro. Animação e disposição não faltou para os idosos que participaram das atividades realizadas pela equipe da SEMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social. Logo cedo os idosos são recebidos com um delicioso café da manhã, após um momento de bate-papo, jogos, interação e muito forró com a banda Arlene Mel e Atração.com, teve o almoço que é preparado pelas nutricionistas da secretaria, e a tarde os idosos ainda ganham outro lanche.

    A Secretária Nilzana Gomes, disse que cuidar bem das pessoas com a melhor idade de Campo Maior é um dos principais objetivos da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Assistência Social.

     “É muito gratificante poder cuidar das pessoas, ajudar para uma melhor qualidade de vida para quem tanto já contribuiu com a nossa Cidade. Parabéns a todos os envolvidos nesse encontro da Melhor Idade, aos funcionários do Cras e toda Comissão Organizadora”, disse a secretária.

    No encontro ainda teve uma missa que foi celebrada pelo padre monsenhor Paulo Matheus. Após a celebração a Secretária Nilzana Gomes homenageou, abraçou e fez a distribuição de lembranças para todas as mães presente no evento. 

    16 de maio de 2017

    Maio Amarelo: Campo Maior terá campanha pela vida no trânsito

    A campanha terá blitz educativa no cruzamento das avenidas José Paulino, Padre Manoel Felix e Avenida Demerval Lobão.

    Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 15, no Auditório da 5° Gerencia Regional de Saúde de Campo Maior, uma reunião com o objetivo de planejar as ações do movimento Maio Amarelo que serão desenvolvidas no município.

    O Maio Amarelo é um movimento internacional que promove a conscientização da sociedade como um todo, colocando em evidência o debate sobre a importância de um comportamento seguro no trânsito. “O importante é fazer o movimento, é chamar a atenção da sociedade para os acidentes de trânsito”, declarou o Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Miranda.

    As ações acontecem durante todo o mês de maio e como parte da programação, nesta terça – feira (16) irá acontecer no Auditório da Secretária Municipal de Saúde, às 08:30 horas, uma palestra sobre as Mudanças nas Leis de Trânsito e na quinta – feira (18), às 07:30 horas, acontecerá uma blitz educativa com distribuição de panfletos e informações sobre a segurança no trânsito.  A blitz acontecerá no cruzamento das ruas José Paulino e Padre Manoel Felix e no cruzamento da Avenida Demerval Lobão com a Rua Padre Manoel Felix.

    A Campanha é realizada pela Secretária Municipal de Saúde com o apoio de diversos órgãos. O Prefeito Municipal de Campo Maior, José de Ribamar Carvalho esteve presente e ressaltou a importância das ações do Maio Amarelo. “Precisamos de fato que a sociedade se envolva, então o papel que nós podemos fazer é a questão da sensibilização, é mobilizar os representantes, nós temos condições de fazer um grande trabalho e amenizar esse problema que é mundial”.

    A reunião foi presidida pela Enfermeira , Simone Peres e contou com a participação do Prefeito de Campo Maior, José de Ribamar Carvalho, do Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Miranda, da Coordenadora do Projeto DANTS (Doenças e Agravos não transmissíveis), Antônia Soares, da Supervisora do PSF, Micaela Chaves, do Secretario Municipal de Trânsito, Major Paz e dos representantes da Ordem Demoley, Tiro de Guerra, Agentes Comunitários de Saúde, GTRANS, Policia Militar e da Regional de Saúde.