Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Transporte coletivo de Teresina está próximo a colapso, diz SETUT

Os empresários defendem que a prefeitura repasse um auxílio emergência para que os ônibus continuem em operação e não prejudique os trabalhadores de serviços essenciais

27/05/2020 16:01

A pandemia do novo coronavírus e as medidas de isolamento social decretadas pela Prefeitura de Teresina reduziu 95% o número de passageiros no transporte coletivo da capital. De acordo com Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT), até o início do mês março eram transportados diariamente cerca de 220 mil pessoas. Agora, a média não passa de 10 mil.


Leia também

Prefeito anuncia suspensão do transporte coletivo em Teresina 

Defensoria quer manter transporte coletivo para grupo de vulneráveis 

Trabalhadores do transporte coletivo anunciam paralisação em Teresina 

Teresina: motoristas e cobradores continuam em greve nesta segunda-feira 


Para os empresários do setor, essa queda de demanda agravou a crise que o sistema de transporte público de Teresina vem enfrentado. O coordenador técnico do SETUT, Vinícus Rufino, explica que nesse momento o custo da operação é superior a arrecadação, o que deixa o sistema próximo a um colapso.

“Essa queda de demanda somada à ausência de aporte de recursos por parte do poder concedente, para o enfrentamento desta grave crise a qual o país se encontra, resulta na iminência de um colapso no sistema de transporte público. Como o transporte é mantido pela tarifa paga pelo usuário, o serviço já vinha desequilibrado e esse problema se agravou substancialmente”, disse.

Os empresários defendem que a prefeitura repasse um auxílio emergencial para que os ônibus continuem em operação e não prejudique os trabalhadores de serviços essenciais. O presidente do SETUT, Edmilson Carvalho, afirma que várias empresas estão com alto nível de endividamento e não possuem capital para continuar em atuação.

“Todo esse pessoal que se desloca usando o transporte público continua precisando desse serviço essencial. Algumas iniciativas do Governo Federal permitiu suspender contratos, postergar o pagamento de impostos, sinalizaram até capital de giro, o que até o momento não chegou, e como o setor está tão endividado, várias empresas não têm capacidade financeira”, pontua.

Uma década de queda

O SETUT alega que os problemas com do transporte público de Teresina tiveram início há 10 anos, quando o número de pessoas que utilizam o ônibus como meio de transporte começou a cair. Um levantamento da entidade representativa aponta a queda de passageiros e um aumento da quantidade de não pagantes que utilizam o sistema público.

Em média, foram transportados de 6.238.289 usuários pagantes durante todo o ano de 2019. Uma década depois, os dados aponta que são pouco mais de 2 milhões de pagantes anualmente. Por outro lado, preocupa também ao coordenador técnico do SETUT, Vinícius Rufino, a quantidade de gratuidades.

“Em 2010, a quantidade de passageiros não pagantes era menor que 200 mil/mês. Hoje, este número está próximo de 800 mil/mês. E a quantidade de estudantes se manteve, levando a um aumento percentual relativo deste volume em relação ao total transportado”, explica.

Rufino diz ainda que os preços de peças para manutenção dos ônibus e os combustíveis aumentam consideravelmente. Ele compara que em 2010 o valor do diesel era de R$1,75, quando hoje é comercializado a R$3,50. “Não há nenhum tipo de desoneração ou subsídio sobre o óleo diesel, como é largamente praticado em outras capitais, fato que auxiliaria na diminuição do custo total”, critica. 

Por: Otávio Neto
Mais sobre: