Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Suspensão de apresentações musicais em bares e restaurantes impacta artistas

Músicos relatam os reflexos da pandemia no cenário cultural teresinense e detalham desafios para se manter

27/01/2021 08:00

Não é novidade para ninguém que a pandemia do novo coronavírus trouxe vários impactos significativos nas práticas sociais. Para além das mudanças de comportamento, os setores culturais, e em especial, o da música, vêm enfrentando grandes dificuldades em virtude de uma série de incertezas que se materializam desde os tristes números de mortos pelo vírus ao crescente desemprego no setor. Na semana passada, a Justiça do Piauí determinou a suspensão de eventos organizados em seis casas de show de Teresina , o que fez com que outros estabelecimentos, por iniciativa própria, suspendessem as apresentações musicais ou encerrassem suas atividades .

Felipe Red, vocalista da banda Retroativa, relata as dificuldades diárias e defende protocolos sanitários para realização de eventos em Teresina. “É uma situação muito delicada. Para nós como artista está sendo difícil. Já passamos um tempão com o comércio fechado por causa da pandemia e, na minha opinião, seguindo os protocolos, não vejo como alternativa o fechamento para tudo. É uma experiência própria de estar nos shows e observar que as pessoas respeitam o distanciamento, o uso do álcool e da máscara. Então pra quem faz música, tudo fechado é terrível. Eu sinceramente não sei o que vai acontecer amanhã”, disse. 

Foto: Reprodução/ Redes Sociais. 

Red acredita ainda que, com a chegada da vacina, há esperança para dias melhores. “O músico vive de semana a semana. Graças a Deus está tendo show. Só nos resta ter esperança nessa vacina. Eu tenho dois filhos e eles são a minha vida. A gente mantém a alma de músico fervorosa para tocar. Eu sei que não é uma situação simples, mas passaremos por cima disso tudo se Deus quiser”, completa.

O cantor e compositor Yuri Raphael, da banda Aclive, também relata as dificuldades do setor. Para ele, é preciso ter equilíbrio entre quem precisa do show e coerência para obedecer ao que está sendo ordenado pelas autoridades em saúde. 

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

“Nós artistas estamos sofrendo como tantos outros em tantas outras profissões. Não posso julgar quem precisa do show, da noite, do evento, para sobreviver, mas também temos que ser coerentes em obedecer ao que está sendo ordenado. Se é para o bem de todos, que possamos ser coerentes nesse momento”, resume. 

Endurecimento das regras

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), os estabelecimentos que decidiram suspender a realização de apresentações musicais ao vivo e encerrar festas com possibilidade de aglomeração de pessoas em Teresina reflete a determinação do juiz Aderson Nogueira, da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina, sobre a suspensão de festas carnavalesca na Capital. A decisão também é uma resposta à ação civil pública impetrada pelo Ministério Público do Piauí para barrar festas que possam potencializar a disseminação do novo coronavírus. 

A Abrasel afirmou que, apesar de se referir a estabelecimentos específicos, “será dada a mesma tratativa a todos os demais [estabelecimentos] que desobedecerem”.

Nessa ação do MP, por meio da 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, foram notificados o município de Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e as empresas “Jeitinho Produções”, Flip Eventos, 309 Bar, Restaurante Quinta do Visconde, The Lounge e Moon Pub House.  O promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes pediu ainda multa de R$ 50 mil (diária) em caso de descumprimento.

Decretos 

Segundo o decreto municipal de 22 de junho de 2020, que dispõe sobre a retomada das atividades de bares e restaurantes em Teresina, é permitida a realização de apresentações ao vivo, desde que não haja dança para evitar aglomeração e a livre circulação de pessoas. Já o decreto estadual, de 4 de setembro de 2020, determina que as atividades artísticas em casas de shows devem respeitar o distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas e o uso de máscaras, além de outras orientações.

Mais sobre: