Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Covid-19: Em Teresina, casas de shows fecham e bares suspendem apresentações

Segundo as empresas, a decisão se dá diante do agravamento da pandemia do novo coronavírus.

22/01/2021 09:32

Após a Justiça do Piauí determinar a suspensão de eventos organizados por seis empresas de Teresina, com potencial para gerar aglomeração de pessoas e contribuir para a disseminação da covid-19, pelo menos quatro bares e restaurantes de Teresina decidiram suspender a realização de apresentações musicais e duas casas de shows comunicaram, nesta quinta-feira (21), o encerramento das suas atividades.

Foto: Andrea Rêgo Barros/Fotos Públicas

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a decisão dos estabelecimentos reflete a determinação do juiz Aderson Nogueira, da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina, em resposta a ação civil pública impetrada pelo Ministério Público do Piauí. A Abrasel afirmou que, apesar de se referir a estabelecimentos específicos, “será dada a mesma tratativa a todos os demais [estabelecimentos] que desobedecerem”.

A reportagem do O Dia entrou em contato com dois bares que anunciaram por meio das suas redes sociais a suspensão das apresentações musicais. Em resposta, o bar Motor V8 Pub, localizado na zona Leste de Teresina, afirmou que a decisão foi tomada de forma individual pela direção.

“A gente sempre procurou agir de forma consciente e achamos melhor suspender os shows para deixar claro que estamos cooperando com a fiscalização e também para afastar qualquer alegação de desrespeito aos protocolos no nosso espaço, especialmente nesse momento”.

Já o restaurante Novo Point Sul, localizado na zona Sul da Capital, informou apenas que estão seguindo todas as recomendações das autoridades sanitárias, mas que, no momento das apresentações, alguns clientes levantavam das mesas para dançar, o que não é permitido por decreto. “A única maneira foi suspender as apresentações”.

Enquanto isso, as casas de show Moonlight e Follow, localizadas na zona Leste, informaram pelas redes sociais o encerramento das suas atividades por tempo indeterminado. Em nota, as empresas comunicaram ao público que a decisão se deu diante da situação de agravamento da pandemia. 

Segundo o decreto municipal de 22 de junho de 2020, que dispõe sobre a retomada das atividades de bares e restaurantes em Teresina, é permitida a realização de apresentações ao vivo, desde que não haja dança para evitar aglomeração e a livre circulação de pessoas. Já o decreto estadual, de 04 de setembro de 2020, determina que as atividades artísticas em casas de shows devem respeitar o distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas e o uso de máscaras, além de outras orientações.

Mais sobre: