Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Retomada da economia: saiba o que vai reabrir em Teresina na segunda-feira

A Etapa 1 da Fase 3 está marcada para retornar dia 10 de agosto, seguindo as recomendações da Prefeitura de Teresina

07/08/2020 10:36

Nesta segunda-feira (10), será dada continuidade a mais uma etapa de reabertura das atividades econômicas de Teresina. Os estabelecimentos que estão incluídos na Etapa 1 da Fase 3 e estão autorizados a reabrir são os cabeleireiros e outras atividades de tratamento de beleza.

Além desse serviço, outros setores também poderão retomar suas atividades, como a de reparação e manutenção de equipamentos de informática e de objetos pessoais e domésticos; transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, e outros transportes rodoviários, além das atividades da administração pública geral, direta e indireta, relações exteriores e Justiça.

Leia também: Reabertura do comércio: lojistas mantêm lojas fechadas e vendas online 

Todos os serviços e setores autorizados a reabrir suas atividades econômicas na próxima segunda-feira (10) deverão seguir um protocolo específico, como funcionar com 50% dos trabalhadores; quatro dias por semana; seis horas por dia e manter um distanciamento de dois metros entre funcionários e clientes. 

(Foto: Reprodução)

O prefeito Firmino Filho lembra que, assim como nas etapas anteriores, é preciso que os protocolos de segurança sejam cumpridos de forma rigorosa. “Essa é uma etapa importante e que inclui o serviço público. Então, todos os setores devem seguir as orientações de segurança e higiene para evitar a disseminação do novo Coronavírus. Essas medidas são fundamentais para que possamos avançar para a etapa seguinte”, disse.

A segunda etapa da Fase 3, marcada para o dia 17 de agosto, prevê a reabertura de bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, sem entretenimento. Restaurantes a La Carte, prato feito, buffet sem autosserviço, restaurantes self-service, lanchonetes, cafeterias e similares também poderão reabrir. Esses estabelecimentos estão sujeitos a funcionamento mediante os protocolos específicos constantes no anexo do decreto Nº 19.922.

Leia também: Reabertura de bares e restaurantes: saiba como diminuir os riscos de contágio da Covid-19 

Todos os estabelecimentos autorizados a reabrir na Fase 3 deverão atuar em turno único de trabalho de seis horas consecutivas por dia, além de seguir protocolos de segurança, com redução de trabalhadores, distanciamento social, uso de máscara, testagem dos funcionários, bem como cumprir as demais regras estabelecidas pela União, pelo estado do Piauí, pelo município de Teresina.

Leia também: Com reabertura do comércio, Teresina tem o pior isolamento dos últimos 15 dias 

O descumprimento do decreto por qualquer estabelecimento, serviço e atividade, que esteja em funcionamento ou que não esteja permitido funcionar, resultará na aplicação de multa, interdição total da atividade e cassação de alvará de localização e funcionamento.

Por: Isabela Lopes, com informações da PMT
Mais sobre: