Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Inscrições de caminhões para o Corso de Teresina vão até as 17 horas

Premiação deste ano é de R$ 40 mil. Interessados devem se dirigir à sede da Fundação Cultural Monsenhor Chaves munidos da CNH e da documentação do veículo.

02/02/2018 09:21

Para quem deixou para a última hora, as inscrições de caminhões para o Corso de Teresina 2018 ainda poderão ser feitas até as 17 horas desta sexta-feira (02) na sede da Fundação Cultural Monsenhor Chaves (FMC). Os interessados deverão comparecer munidos da Carteira de Habilitação do motorista do caminhão, bem como da documentação do veículo. Este ano, o Corso de Teresina conta com uma novidade: trata-se do desfile de paredões de som, que vão entrar antes dos caminhões no trajeto da Avenida Raul Lopes.


Foto: Arquivo O Dia

Desde cedo a movimentação na Avenida Raul Lopes já é grande, na preparação para a maior festa popular da Capital. Policial. Serão 800 policiais militares, 100 policiais civis, 107 agentes e 50 policiais rodoviários federais  distribuídos em três pontos de atendimento, além de um centro integrado de operações debaixo da Ponte Estaiada e cerca de 15 elevados.

Este ano, a PM vai contar ainda com o monitoramento com câmeras de segurança e drones. O objetivo do uso destes equipamentos, segundo o coronel Carlos Augusto Sousa, comandante da Corporação, é identificar pessoas suspeitas e armas no meio da multidão. “Estabelecemos 26 pontos de bloqueio ao longo da Raul Lopes e nas ruas e avenidas paralelas. Vamos ter 300 homens de capacete e com colete reflexivo durante todo o trajeto e 400 no entorno fazendo patrulhas e abordagens”, explica o coronel.


Foto: Jailson Soares/O Dia

Os foliões devem ficar atentos para as formas de acesso ao corredor da folia, uma vez que ruas e avenidas no entorno da Raul Lopes estarão interditadas para dar mais segurança aos brincantes. A partir das seis horas da manhã deste sábado (03), a Ponte da Primavera já estará fechada nos dois sentidos para concentração dos caminhões, que vai começar na Avenida Petrônio Portela e seguir pela Duque de Caxias. Todas as vias perpendiculares à Raul Lopes, da Ponte JK até a Ponte da Primavera, também serão interditadas.

Oito pontos de tái e mototáxi serão distribuídos ao longo do percurso: na alça da Ponte JK, no sentido oeste/leste; na alça da Ponte Estaiada no sentido leste, próximo ao Bar Estaleiro; na rotatória da Lojas Pintos; na Avenida Universitária, próximo ao Posto São Raimundo; na Avenida Elias João Tajra; na Avenida Duque de Caxias com a Avenida Petrônio Portela, no sentido norte/sul; e ainda na Avenida Jóquei Clube com a Avenida Ininga.

Prevenção

Quem também estará na avenida com estandes montados para fazer campanhas de prevenção é a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e a Fundação Municipal de Saúde (FMS). De acordo com a gerente de atenção à saúde da Sesapi, Luciana Sena, de outubro de 2017 até janeiro deste ano, o Piauí já notificou cerca de 840 casos de infecções sexualmente transmissíveis como Aids e Sífilis. Em pelo menos 80% destes casos, a contaminação se dá por via sexual.

Os dados mostram ainda que 47% das pessoas infectadas pelo HIV são jovens de 20 a 34 anos. “Estão sendo disponibilizados mais de 2 milhões de insumos pra prevenção de DST’s  e o acesso a esses insumos é disponibilizado aos municípios, que estão orientados estão orientadas a distribuí-los sem cobrar nada e a pessoa tem direito de pegar quantos preservativos quiserem”, explica Luciana. A gerente da Sesapi lembra ainda que usar preservativo é a única forma de barrar a contaminação de doenças como Aids, Sífilis e Hepatite A e B.

Leia também:

Mulheres assediadas no Corso poderão fazer denúncia durante o evento 

Polícia Militar divulga dicas de segurança para foliões no Corso 2018 

Chuva fraca pode marcar começo do Corso de Teresina 2018 

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: