Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Firmino Filho: Educação, saúde e enfrentamento à pandemia marcaram o gestor

Os índices de avaliações externas apontaram o crescimento na qualidade do ensino infantil na capital do Piauí

07/04/2021 15:23

A qualidade da educação, os investimentos em saúde e o enfrentamento a pandemia foram ações que se destacaram e que são marcas do ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho. Ele foi encontrado morto na tarde dessa terça-feira (6) na calçada de um edifício comercial na zona Leste da capital .  

Os índices de avaliações externas apontaram o crescimento na qualidade do ensino infantil na capital do Piauí, em especial na sua última gestão, e foi base de estudos publicados nacionalmente. 


Leia tambémLideranças políticas lamentam a morte do ex-prefeito Firmino Filho 

“A história dele se confunde com a de Teresina”, diz Wellington sobre Firmino 

Corpo de Firmino Filho chega ao cemitério e familiares celebram missa 


Segundo o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Teresina saiu da pontuação 5.0 no ano de 2013 para alcançar 7.4 na avaliação de 2019. Com o repentino crescimento, o município saiu das posições de baixo do ranking e chegou ao primeiro lugar, em 2017, como a melhor Educação entre as capitais do país. 

Segundo o Ministério da Educação, Teresina avançou ainda no quesito universalização do ensino, que é a quantidade de crianças atendidas pelo serviço público. O ex-prefeito deixou a capital com 97,9% de cobertura educacional. Além, disso os alunos do 5º ano da rede municipal apresentaram notas acima da média nacional no quesito conhecimento da Língua Portuguesa e Matemática.

Firmino durante inauguração de escola (Foto: Reprodução / Facebook)

O combate a pandemia do novo coronavírus demonstrou um lado firme de Firmino Filho. Ele teve a capacidade de garantir medidas de restrições para viabilizar o distanciamento social e impedir o crescimento dos efeitos da pandemia na cidade. O então prefeito chegou a enfrentar diversas críticas por conta das restrições as atividades econômicas, mas sempre afirmava que garantir a saúde e a vida das pessoas era prioridade. 

Na gestão do prefeito Firmino Filho, Teresina também se destacou como pólo de saúde para atender pacientes do interior do Piauí, de parte do Maranhão e até do Pará. Firmino sempre deixou claro que apesar da Constituição obrigar as prefeituras a gastarem no mínimo 15% dos recursos com saúde, sua gestão disponibilizava até 35% do orçamento para o setor.

Mais sobre: